Musk acredita que haverá um robô humanoide em todas as casas em 2050
Elon Musk habituou-nos a uma vertente visionária muito questionável, por prever acontecimentos que nos parecem, no mínimo, mirabolantes. O mais recente prende-se com a certeza de que, em 2050, haverá um robô humanoide em todas as casas.
Para o CEO da Tesla, isto poderá ser ainda maior do que o carro.
Numa entrevista recente partilhada pelo TED, Elon Musk contextualizou o que tem vindo a ser feito pela SpaceX, pela Neuralink e pela The Boring Company. Além disso, comentou também as opiniões que surgem relativamente à sua riqueza e ao seu comportamento nas redes sociais.
Durante a entrevista, Elon Musk falou acerca do desenvolvimento do Full Self-Driving da Tesla e mencionou os esforços da fabricante no setor da robótica. Na sequência do assunto, o multimilionário concordou que, em 2050, a maioria das casas terá um robô humanoide.
Contudo, ressalvou que a Inteligência Artificial (IA) continua a ser o principal obstáculo.
Demorei algum tempo a perceber que, para resolver a autocondução, era realmente necessário resolver a IA do mundo real. E no ponto em que se resolve a IA do mundo real para um carro, que é realmente um robô sobre quatro rodas, podemos então generalizar isso também para um robô sobre pernas.
Durante a entrevista, Elon Musk menciona que empresas como a Boston Dynamics têm demonstrado que é possível criar robôs convincentes e úteis. No entanto, sublinhou que a capacidade da IA ainda não lhes permite “navegar no mundo real e fazer coisas úteis sem serem explicitamente instruídos”.
As pessoas não têm ideia, isto vai ser maior do que o carro.
Conforme já havia explicado, o robô humanoide a ser desenvolvido pela Tesla terá como tarefas aquelas que ninguém quer fazer, bem como trabalhos perigosos e aborrecidos. Isto, inicialmente. Depois, a Tesla pretende torná-lo mais avançado, permitindo que desempenhe uma panóplia de tarefas que facilitarão a vida quotidiana das pessoas.
Relativamente ao preço do robô humanoide, Elon Musk referiu que, inicialmente, o custo será elevado. Depois, “veremos um crescimento rápido, ano após ano, da utilidade dos robôs humanoides, uma diminuição dos custos e um aumento da produção”.
Apesar de acreditar que estes robôs alimentados por IA farão parte do futuro, Elon Musk também considera que é importante haver uma entidade reguladora dessa tecnologia, por forma a garantir a segurança das pessoas que adquirem os equipamentos.
Assista à entrevista na íntegra:
Este artigo tem mais de um ano
o homem é um iluminado… Com pessoas que nem computador têm e que mal ganham para ter comida na mesa, e este acha que todas as casas vão ter um humanoide daqui a 30 anos.
visto que “a malta” já tem eletrecidade, carrros, computadores e afins, e continua a existir pessoas a passar fome, diria que isso não é argumento.
“I ROBOT” vejam o filme…
desmaiei na parte da seringa
Não sei porque não há já! Já tou farto da Maria 🙂 hehehe
Posso garantir que não.
Vindo do musk já ninguém acredita
É obvio.
De preferência um que limpe a casa e que passe a ferro.
Isso já faço eu. Um robot que “saque” as melhores séries e filmes, calendarize as visualizações em sugestão compatível com a vida activa, prepare as pipocas, faça segurança ativa e enxote da porta vendedores da Meo e da Iberdrola, escuteiros a vender bolachas, e limpe e denuncie Bots russos das páginas que eu sigo, e que me lembre de pagar as contas até mesmo as pagar, já era excelente 🙂
Só em 2050?…
heresia…
Seja ou não em 2050, tal como os carros basta que consiga influenciar o mercado a mexer, já é meio caminho.
Isto vai ser um perigo para a humanidade, “Blade Runner” é um exemplo do futuro triste do mundo
Bem, este frique da passa deve estar a falar para uns poucos como ele…
Podia ter vergonha mas não tem, como outras que verborreou…
Enfim, talvez nessa altura o homem esteja tão só que tenha que recorrer a essas coisas mesmo… , isto, pela importância e consideração que hoje o homem como ele dá e tem pelos outros… e é só ouvir alguns dos seus empregados….
Não têm para comer, para a casa ou para se tratar e vão comparar um robo… hahahahaha !!
Bem vai à falência.
Ele é um visionario , pessoa inteligente mas as vezes viaja no cha de cogumelo tambem
Tendo em conta que ele considera que por essa altura já irá existir rendimento básico universal, e que o robot deverá custar menos do que um típico carro novo a ideia não é totalmente descabida…
Depois os robots tornam-se delinquentes e quero ver quem e que os aturam :p Nem com umas palmadas os corrigem.
Iluminado ou não (tb era um iluminado na questão de carro 100% elétrico a conduzir sozinho), sonhador ou não, tendo cérebro derretido ou não…..o que eu queria era estar a nascer agora (apesar deste mundo atualmente louco) e ver o que este futuro tecnológico nos reserva, mas como este ano já faço 45, espero ainda andar por cá algum tempo, mas provavelmente não verei essa explosão tecnológica que ele fala, mas que vai existir isso vai, com mais ou menos dificuldade.
Uma coisa que podia e devia acabar já, era a fome e a guerra no mundo! Isso é que sim, já devia ter acabado à muito, antes mesmo destas modernices que nos rodeiam todos os dias e que dizemos muito gostar.
E será um robot, ou uma pessoa dentro de um fato como foi na sua apresentação?
Em 1920 acreditavam que estarias a conduzir carros voadores no ano 2000….. 😀
já existem carros voadores; por isso a margem de erro se fosse 20%, teriam acertado em cheio!
A fome só se irá agravar, guerras ainda vão ser piores….e o rendimento universal será como é hoje o salario minimo é, que nem para o minimo dá… ou a Humanidade muda mesmo ou como já alguém disse, estamos a caminho da extinção.
Além disso basta ver os dias que correm. As grandes empresas até podem ter o tal codigo de conduta, mas na realidade é para inglês ver. Nao faltam exemplos, maus claro.