Mercedes quer “reforçar o staff” com robôs humanoides
Os robôs humanoides não são novos, mas, a par das empresas que já os utilizam, surgem outras a desenvolver propostas mais completas e cada vez mais competentes e ágeis. A mais recente fabricante a juntar-se à tendência é a Mercedes-Benz, que vai "reforçar o staff" com o Apollo.
Chama-se Apollo e integrará a equipa da Mercedes-Benz, no âmbito de um teste que procurará perceber a sua aplicabilidade nas instalações da fabricante.
Seguindo a tendência crescente de reforçar as produções com robôs humanoides, a empresa alemã celebrou um acordo com a Apptronik, especialista em robótica sediada no Texas, com o objetivo de colaborar na identificação de aplicações para robôs altamente avançados que possam ser utilizados pela gigante automóvel.
We are ecstatic to be collaborating with @MercedesBenz to empower staff in its manufacturing facilities with state-of-the-art technology that automates physically demanding, repetitive and dull tasks that people don't want to do. Stay tuned, this is just the beginning. pic.twitter.com/jIXj8uGTKh
— Apptronik (@Apptronik) March 15, 2024
O acordo entre as duas empresas prevê que o robô humanoide Apollo trabalhe ao lado dos funcionários humanos da Mercedes-Benz, levando as peças do veículo para a linha de produção para que os trabalhadores as montem, e entregando as caixas com as peças montadas mais tarde no processo de fabrico.
A Mercedes planeia utilizar a robótica e o Apollo para automatizar algum trabalho manual de baixa competência e fisicamente desafiante - um caso de utilização modelo que veremos outras organizações replicarem nos próximos meses e anos.
Explicou Jeff Cardenas, cofundador e CEO da Apptronik, revelando que "quando nos propusemos a construir o Apollo, um acordo como o que estamos a anunciar hoje com a Mercedes-Benz era um cenário de sonho".
Segundo o executivo da Mercedes-Benz, Jörg Burzer, a ideia passa por "preencher lacunas de mão de obra em áreas como o trabalho pouco qualificado, repetitivo e fisicamente exigente, e libertar os membros da nossa equipa altamente qualificados da linha de produção".
O Apollo pode manusear cargas úteis de até 55 libras (cerca de 25 kg) e funcionar durante quatro horas com uma única carga. As baterias podem ser trocadas rapidamente, de modo a maximizar a eficiência.
Sem clientes não há lucros e quem compra são seres Humanos, nada contra a evolução tecnológica pelo contrario sou favor da IAG, mas estes empresários tem também mudar de mentalidade .
Vamos lá ver, tarefas repetitivas que não requerem qualificações para serem feitas, que causam degaste rápido, há muitos anos que andam a ser realizadas por máquinas e cada vez menos tem pessoas a executa-las…
A indústria está a ser cada vez mais automatizada hoje onde trabalhavam 100 pessoas só lá estão 10 para supervisão e chegam, há de chegar a uma altura que nem essas 10 estarão, o sistema fica a funcionar com controlo remoto.
E num cenário absurdo, sem ninguém a trabalhar, quem consome a produção ??
Não é absurdo, a dada altura é o que se prevê, só máquinas a realizar todas as tarefas de produção, o que tem de mudar neste paradigma é a sociedade tem de evoluir tal como outras formas de sustento também…
Ou pensas que com a evolução a mão de obra humana ia continuar a ser necessária, naturalmente que não, isto já anda a acontecer há varias décadas, o problema é conseguir acompanhar as mudanças pois são cada vez mais rápidas, não existe período de adaptação.
Ha muitos trabalhos repetitivos , qual e o drama disso mesmo ? Acordaram agora para a vida e decidiram mudar esse paradigma ? O caso das caixas de supermercados entao vai ser uma festa quando deixarem de estawr la pessoas a trabalhar nao e ? Uma vez mais tambem reforco. Se vao comecrar a destruir trabalhos vao comecar a destruir a economia tal como ela e. Se os capitalistas gostam disso e nao percebem o mal que fazem as pessoas, so nos resta esperar ate ver onde isto termina.
“Evoluir” “evoluir” bla bla… Estou cansado dessa palavra evoluir. E por acaso uma tribo indigena nativa que nunca entrou em contato com nossa sociedade evoluiu? Ela precisa de uma AGI? O problema esta exatamente nessa “evolucao” forçada, pois eu nao pedi nem para nascer nessa sociedade doente
É isso, continuem todas assim… Continuem que já se está a ver como vai ser o futuro a curto prazo no mundo inteiro.
Há tarefas que fazem todo o sentido serem feitas por robots. Aliás muitas já o são, especialmente na indústria automóvel.
Não vale a pena argumentar com o mestre Mestre Interespacialalalalalalalalal
Ele já avisou!!!
O futuro da industrialização é ser tudo 100% automatizado, já existe muitas empresas que se converteram na totalidade sobretudo em trabalhos de grande desgaste.
Simplesmente as coisas tem de evoluir e as pessoas tem de acompanhar e ter de passar a fazer outras coisas, mas isso requer formação…
Nunca tive um Mercedes, no entanto posso ser atropelado por um… Ou seja eu nao tenho nada haver com isso, no entanto… O mundo é extremamente cruel e frio
Bora fazer boicote à Mercedes, vamos deixar de comprar os carros deles…………. esperem…. nunca tive possibilidade financeiras de adquirir um mercedes…. “facepalm” para mim.
Já pagaste varios mercedes ao teu patrão e familiares e não sabes.
Vamos esperar pelos comentários do costume, “só têm que se adaptar…” ou então, “na revolução industrial bla bla bla”. Algumas pessoas precisam de uma dose de noção. Pode ser que quando a AI começe a substituir os devs, que os autores desses comentários acordem um pouco.
E antes que digam que não, não vai acontecer, sim vai. O CEO da NVdia diz que a partir de 2027 a AI vai substituir os humanos em tarefas de criar código.