E se uma bateria de um carro elétrico precisar só de 10 minutos para recarregar?
Atualmente, há várias abordagens para resolver o problema da autonomia dos carros elétricos. Baterias com maior capacidade, moderação nos consumos e ciclos de carregamento mais rápidos e mais frequentes. Nesse sentido, uma equipa de investigadores americanos criou uma bateria que pode ser parcialmente recarregada em apenas 10 minutos.
Este novo dispositivo poderia ser uma solução para carros elétricos com pouca autonomia e que muitas vezes têm que parar a meio de longas viagens para se abastecer de eletricidade.
Investigadores desenvolveram uma bateria de iões de lítio que é carregada a uma temperatura elevada para aumentar a velocidade de reação. Contudo, a tecnologia empregue mantém também a célula fria durante a descarga. Como resultado, mostraram que é possível com 10 minutos de carga adicionar 300 quilómetros de autonomia a um carro elétrico.
Os cientistas reconheceram a necessidade de projetar baterias de veículos elétricos capazes de serem carregadas com extrema rapidez. No entanto, uma velocidade de carregamento tão rápida exigiria que a bateria absorvesse rapidamente 400 quilowatts de energia. Este é um feito que os veículos de hoje não conseguem alcançar.
De acordo com a investigação, quando se consegue que uma bateria de iões de lítio alcance 400 quilowatt de energia de forma rápida, forma-se uma camada de lítio metálico à volta do elétrodo ânodo. Esta camada poderá levar a uma deterioração grave no funcionamento da bateria.
Estrutura em níquel
Enquanto as baterias de lítio convencionais são carregadas e descarregadas na mesma temperatura, os investigadores descobriram que era possível contornar o problema do revestimento de lítio. Assim, conseguiram carregar a bateria a uma temperatura elevada de 60 graus Celsius durante alguns minutos. Posteriormente, a bateria foi descarregada a temperaturas mais frias.
Além do carregamento rápido, este projeto permite-nos limitar o tempo a que bateria é exposta à alta temperatura de carga, resultando numa vida útil muito longa. A chave é o aquecimento rápido; caso contrário, a bateria será mantida em temperaturas elevadas durante muito tempo, causando grave degradação.
Explicou o autor Chao-Yang Wang, engenheiro mecânico da Universidade Estadual da Pensilvânia.
Para encurtar o tempo de aquecimento e levar toda a bateria a uma temperatura uniforme, os investigadores equiparam uma bateria de iões de lítio com uma estrutura de níquel que pré-aquece em menos de 30 segundos.
Para testar o seu modelo, a equipa fez vários testes com temperaturas entre os 40 e os 60 °C. Também usaram várias estratégias de arrefecimento para manter constantes as temperaturas de carregamento. Para confirmar que não se deu o tal revestimento de lítio, descarregaram totalmente as células e abriram as baterias para as analisar.
Aquecer a bateria a 60ºC
A equipa de Wang descobriu que as baterias pré-aquecidas a 60 graus Celsius poderiam sustentar o processo de carregamento extremamente rápido em cerca de 1700 ciclos, enquanto a célula de controlo só poderia manter o ritmo durante 60 ciclos. A uma temperatura de carga média entre 49 e 60 graus Celsius, a investigação não revelou nenhum revestimento de lítio.
Demonstrámos que conseguimos carregar um veículo elétrico em dez minutos para percursos entre as 200 e as 300 milhas (cerca de 322 a 483 quilómetros).
No entanto, nesses dez minutos atingi-se uma carga de 80% da capacidade da bateria sem se causar qualquer dano. Segundo a informação disponível, a equipa conseguiu repetir o processo de carga 2500 vezes. Com isso, conseguiu provar ser possível gerar uma autonomia equivalente a 500 mil milhas (cerca de 805 mil quilómetros), mas 20% da bateria acabava por ficar degradada.
Quando chegará ao mercado e que preço?
Chao-Yang Wang sugere que estas baterias cheguem ao mercado nos próximos dois ou três anos. Mas dependerá ainda de vários testes em veículos. Quanto ao preço, será quase o mesmo do de uma bateria de iões de lítio convencional. Nesse ponto já será o mercado a ditar e tudo depende de fabricante para fabricante e do volume.
Relativamente às baterias de iões de lítio, esta bateria custará apenas mais 0,4%.
Concluiu o investigador.
Os resultados foram publicados esta quarta-feira na revista "Joule".
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Pplware
Fonte: Joule
Neste artigo: bateria, iões de lítio, lítio
Vê-se notícias de avanços na tecnologia das baterias quase todos os dias, mas aplicação prática é 0.
Se esta inovação for para a frente, acredito que irá dar um grande boom às vendas dos eléctricos…mas é ver para crer.
Quantos km carrega um tesla em 10min em supercharge??
Se carrega cerca de 400km em 30 minutos, em 10 carrega 133
Na pratica carrega a volta de 160milhas(260km/hora)
Considerando isso, sao 26km por cada 10 minutos de carga.
Poderás conseguir carregar mais rapido, ou mais lento, dependendo de quantos carros estao no mesmo charging point, da carga actual da bateria ou mesmo da temperatura ambiente.
Eu tenho um Supercharger a 10 minutos a pé de casa e outro no meu local de trabalho, por norma deixo lá o carro de manha quando vou trabalhar, passado uma horita vou tomar um café e tiro o carro de lá.
Em viagens grandes, tens o trip planner, que te diz onde deveras parar para carregar e o tempo estimado que lá deverás ficar.
https://www.tesla.com/trips
Seleccionas a versao que queres/tens e dá para teres uma ideia do percurso e tempo que vais demorar a chegar ao destino.
Se forem 260km por hora são 43km.
E os superchargers da Tesla chegam a bem mais que 260 km por hora
Sim tens razão, 43, sim chegam a bem mais que isso, mas como disse, depende do carregador, depende de quantos carros lá estão, da temperatura ambiente e por aí fora.
Os Tesla têm esse processo de aquecimento da bateria antes da carga, e arrefecimento quando já está a um nível de carga próximo do máximo, ou no definido. Faltam esses carregamentos a levarem tanto tempo quando encher um depósito de GPL.
Isto é que era !! Não sendo um entendido na matéria imagino o tempo que se poupava à espera de carregar a bateria de qualquer carro eléctrico.Força aí,o progresso não pode parar. 🙂
Se agora com os combustíveis normais 3 min já parece uma eternidade, com filas e filas de carros, imaginem 10 min por carro. Se tiver 3 carros à frente é só meia hora de espera. Lindo. Eu passo. Continuo com o meu carro normal. Prefiro ser retrógrada e que digam que é por causa de pessoas como eu que o mundo não avança e outros clichês deliciosos que a malta adora usar.
o teu raciocínio parte do princípio que todo o mundo carrega os veículos elétricos em postos públicos o que é uma assunção completamente errada.
os caregamentos em casa ou nas empresas são talvez os mais frequentes e serão cada vez mais uma vez que muitos prédios construídos recentemente estão já a instalar postos de carregamento nos espaços comuns. muitas empresas estão a fazer o mesmo e alguns centros comerciais (os portugueses adoram sentros comerciais) também estão a começar a enveredar por disponibilizar carregamentos para veículos elétricos
Autonomia das baterias é coisa que a tecnologia vai resolvendo. O meu maior problema é que não tenho onde carregar o carro quando estou em casa… Casa sem garagem, no meio da cidade.. nao posso simplesmente esticar um cabo pela janela. Ainda existe um problema de infraestrutura nas cidades para tornar “apetecível” investir num electrifico (para não falar de apartamentos..porque uma wallbox não se pode colocar em qq lado..).
Acho que este tipo de carro só é util para quem tem as condições de o carregar comodamente em casa.. Podemos dizer o que se quiser mas o conforto é um ponto essencial nestas decisões e eu prefiro o conforto e eficiencia do que ter de estacionar o carro longe de casa, ficar por lá quase 1 hora (mínimo) para o carro carregar qualquer coisa, para depois o trazer para casa à espera de ser usado. Claro que com um carro tradicional não o “carrego” em casa mas ele também dura mais quanto a autonomia; e preciso apenas de 5min para abastecer, pagar e andar.
É uma ideia muito boa mas ainda, a meu ver, pouco madura e não acessivel a todos (não apenas na carteira).
Quantos mais elétricos existirem nas ruas, mais carregadores irão existir.
Em alguns países, tens parques de estacionamento onde podes estacionar e carregar ao mesmo tempo
cada vezs mais condomínios estão a instalar pontos de carregamento.
mesmo condomínios sem espaços comuns fechados (garagens) podem instalar pontos de carregamento em espaços comuns a céu aberto. haja imaginação e vontade.
conheço um caso de um prédio com garagem subterrânea em que o condomínio não quis instalar um posto de carregamento mas o locatário de uma loja com lugar de garagem queria. como a certificação da instalação da garagem não permitia ultrapassar os 6,9kva e por isso não haver interesse em instalar uma wallbox, o locatário com autorização do condomínio, instalou uma derivação do quadro da garagem para uma caixa de carregamento por tomada schuko e contagem individualizada através de um contador parcial.
é óbvio que o carregamento por este meio é muito demorado mas é mais um complemento a todas as outras alternativas de carregamento de que dispõe (públicas e privadas). sempre que o carro pára na garagem, liga à tomada. o custo da coisa resumiu-se a uma queixa, fechada, um contador parcial digital, um disjuntor diferêncial e um disjuntor interruptor
Louro, mlopes, são pontos válidos mas que não invalidam que, ter um eletrico hoje em dia, não é propriamente o mais prático. Eu vivo numa casa de cidade, nem garagem, numa zona histórica.. não posso colocar wallboxes nem esticar cabos e o sitio mais proximo para carregar (publico) fica num shopping.. não é prático.
Só irei pensar em comprar um eletrico quando meu a gasolina tiver de ser trocado e só será eletrico se a infraestrutura assim o permitir.. Até lá não passa de “pressão ideológica” apenas para se ter um…