CEO da IBM diz que é bom que a IA assuma alguns postos de trabalho
As potencialidades da Inteligência Artificial (IA) têm assustado aqueles que temem que os sistemas baseados na tecnologia assumam o seu posto de trabalho e o desempenhem até melhor. As opiniões são, claro, muitas. O CEO da IBM, por exemplo, considera que esta mudança pode ser boa.
A IBM (International Business Machines Corporation), uma das empresas tecnológicas mais consolidadas da área da Tecnologia da Informação, fabrica e comercializa hardware e software. O atual CEO, Arvind Krishna, deu uma entrevista ao Financial Times, com o objetivo de partilhar os planos para reinventar o negócio da IA da empresa.
No entanto, "conversa puxa conversa", e Krishna partilhou também a sua perspetiva relativamente ao panorama global de um dos assuntos tecnológicos do momento: a IA.
Temos realmente falta de mão-de-obra no mundo real, e isso deve-se a uma questão demográfica que o mundo está a enfrentar. Os Estados Unidos da América estão agora com 3,4% de desemprego, o mais baixo dos últimos 60 anos. Por isso, talvez possamos encontrar ferramentas que substituam algumas partes da mão-de-obra, e desta vez é uma coisa boa.
Na opinião do CEO da IBM, serviço de apoio voltado para o cliente, por exemplo, é uma área onde a IA poderia fornecer "uma resposta muito melhor, talvez a cerca de metade do custo atual". Além disso, sugeriu que a tecnologia poderia ajudar as empresas com contratações ou promoção, num processo através do qual um bot poderia fazer o trabalho de recolha de informação e um ser humano ajudaria com a decisão final.
Há centenas de processos deste tipo dentro de cada empresa, por isso penso que o trabalho de escritório de colarinho branco vai poder ser substituído por isto. Um grande pedaço desse trabalho poderia ser automatizado utilizando estas técnicas.
Explicou Krishna, partilhando que, para si, a IA poderia ter um desempenho melhor em tarefas administrativas nos serviços financeiros ou em algumas tarefas nos cuidados de saúde.
Este artigo tem mais de um ano
Sim, o dele por exemplo. CEO pode bem ser substituído pela IA
A de CEO seria ótimo mesmo. Só sabem falar e mandar fazer.
E’ a função deles. Dirigentes definem estratégias, quadros médios planificam como executar e os trabalhadores executam – trabalham.
Tá bem,tá !! E depois são aos milhares os que já estão a ser postos na rua por esse mundo fora.Aos poucos a IA vai fazendo das suas,se me entendem.E com isto do ChatGPT a evoluir como tem evoluído,não sei,não… O futuro está melhor para as máquinas do que para os humanos,da maneira que isto anda.
Mas estas com medo que uma IA te vá roubar trabalho???
O mundo evolui…..há trabalhos que foram se extinguindo ao longo dos anos.
E não é por causa disse que há falta de trabalho…
Há sempre espaço de evolução e com a evolução se extingue e se Cris novos posto de trabalho.
Daqui a uns anos conversamos…
“Temos realmente falta de mão-de-obra no mundo real, e isso deve-se a uma questão demográfica que o mundo está a enfrentar. Os Estados Unidos da América estão agora com 3,4% de desemprego, o mais baixo dos últimos 60 anos. Por isso, talvez possamos encontrar ferramentas que substituam algumas partes da mão-de-obra, e desta vez é uma coisa boa.” Mas que contrassenso é este ?? Primeiro diz que há falta de mão-de-obra,depois afirma que o desemprego nos Estados Unidos é o mais baixo registado nos últimos 60 anos e,mesmo assim,ainda diz este disparate ?? Mas que tolo. ಠ_ಠ
Como é que há falta de mão-de-obra se a área das ciências e tecnologias é a mais procurada no mundo inteiro ??
Precisamente por esse motivo.
Por este motivo ?? Não estou a perceber o que quer dizer. 😐
Se a taxa de desemprego é baixa quer dizer que há falta de pessoas sem emprego para aceitar novos postos de trabalho, e tem de se roubar à concorrencia
Então pela vossa ideia, os humanos dentro de uma geração serão só trabalhadores na área das ciências e tecnologias, o resto está extinto. Ou seja, quem não for dos mais inteligentes ou quiser outra coisa… pois não, isso é trabalho de máquina;
logo uma geração mais o CEO é uma máquina, mete as máquinas como dirigentes e os humanos de serventes lolol
Não deve faltar muito para isto…
Voce não faz sentido nenhum na sua resposta.
Mas poderia propor que pense no que foi a revolução industrialm por exemplo.
Mais uma mente brilhante. Cabecinha pensadora.
O mundo do IT vai sofrer uma grande transformação nos próximos 10-15 anos com a AI.
Os empregos tradicionais dos sysadm, dos tecnicos, das equipas de suporte, segurança, etc com a chegada do AIOPS já em implementação vão desaparecer e outras oportunidades vão ser criadas.
Agora não sei para quem vão essas oportunidades….. certamente near ou off shore.
Quem sabe… mas é o futuro e um futuro interesante.
é irrelevante, pessoal de IT está habituado a ajustar-se às constantes mudanças, é só mais uma.
Isso sao tudo mudancas para poupar uns cobres aos mesmos de sempre. Cada vez mais somos apenas numeros apesar de nos dizerem que nao somos.
Pode substituir trabalhos… desde que não seja o dele.