Anular contrato com MEO, NOS e Vodafone pode ficar mais barato
A intenção é da Autoridade Nacional das Comunicações que propõe uma redução dos encargos para o lado do consumidor quando este pretende um rescisão antecipada do serviço de telecomunicações.
O Governo está a transpor o novo Código Europeu das Comunicações (CECE), que substituirá a Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE), devendo reforçar os direitos dos consumidores.
Contrato cancelado: Consumidores podem pagar entre 10% a 20% das mensalidades que faltam
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) quer que os consumidores possam sair dos contratos com fidelização com menos custos e propôs ao Governo que só possam ser exigidos entre 10% a 20% das mensalidades até ao fim do vínculo, revela o JN.
O objetivo desta media é reduzir os encargos dos consumidores quando estes pretendem rescindir os contratos.
Apesar de não adiantar data, o Governo revela que está a tratar da transposição do Código Europeu das Comunicações Eletrónicas e garante que "o leque de direitos dos utilizadores sairá ampliado e reforçado na futura lei, podendo referir-se, a título de exemplo, os requisitos de informação contratual dos prestadores de serviços, bem como a uma maior facilidade na mudança de operador, evitando-se efeitos de dependência nas ofertas em pacote"
Para a ANACOM, a última lei, de 2016 - Lei n.º 15/2016 de 17 de junho, "foi contraproducente e aumentou custos para o consumidor na hora de se desvincular". Relativamente à proposta agora realizada, a entidade reguladora admite que o assunto já não é novo: "Já tínhamos apresentado esta proposta em 2019, repetimo-la no verão passado e, agora, aguardamos que o Governo tome uma decisão".
Este artigo tem mais de um ano
Quero ver quem fica a ganhar se são os clientes se são as operadoras…
As operadoras e a suposta entidade reguladora nunca fazem as coisas para as operadoras ficarem a perder.
Deveria existir uma lei europeia e uma autoridade regulador europeia. Mercado interno europeu sem barreiras. Vamos ficar na mesma, lei confusa e entidade reguladora que não protege os consumidores.
Esperemos com o novo operador MASMOVIL haja mais concorrência.
net neutrality?
Estava falar num mercado livre em toda união europeia.
Não existe em Portugal a chamada net neutrality. O traffic shaping é aplicado pelos operadores.
É ilegal aplicarem shaping, só podem fazer QoS, no entanto não temos net neutrality em PT, ainda.
As comunicações em Portugal são uma vergonha as operadoras fazem o que querem deveria se ser possível ao fim de 6 meses cancelar o contracto só assim as operadoras metiam se finos!
Tenho um sim card de Singapore com 60 GB de dados mensais 1 GB em roaming para qualquer parte do mundo e centenas de minutos grátis locais só pago 18 euros, cambada de xulos em Portugal
lol, vais comparar a cidade tecnologicamente mais avançada do mundo com PT? …
eu tenho dados ilimitado por 34€ em portugal com roaming para qualquer parte do mundo menos satélite(Tipo alto mar cruzeiros), 100gb por 16€ em frança ,cambada de xulos em Singapore
TAN TARARAN TAN, TAN TAN! 🙂
baixem mas é os preços
Era bom,e logo com quem. 😀 😀 😀
Com a m%$#da de serviço que oferecem, era uma mais valia.
“…só possam ser exigidos entre 10% a 20% das mensalidades até ao fim do vínculo…” Mesmo assim tem sempre que pagar às operadoras de telecomunicações.Isto não é grande compensação.Tenham mas é cuidado é com os advogados deles ao anular os contratos ou a irem a tribunal contra eles pois os tipos raramente perdem um caso.Fora o caso da INTRUM.Não pagas estás feito ao bife. 😐
Até hoje a melhor forma de sair de um contrato de comunicações sem pagar 1 cêntimo é reclamar sempre que o serviço não seja entregue conforme contratado, mas é reclamar sempre mesmo! Outra das coisas é que as operadoras para resolver problemas deles agora desde algum tempo estão a cobrar aos cliente x por minuto para resovel constrangimentos que são da responsabilidade do Operador! No final de cada chamada peçam para que o montante seja-vos restituído! Especialmente na NOS em que estes senhores subcontrataram os serviços técnicos à PCMEDIC e os Valores da Chamada são astronómicos e abusivos, especialmente quando o técnico do outro lado sabe menos que vocês e nem as ferramentas disponibilizadas pela NOS sabem usar! Já estou a divagar!
Resumindo devem reclamar sempre que tem um problema seja que tipo for, desde relacionado com o vosso serviço (haja bom senso!), para que quando denunciarem o vosso contrato possam disser que o serviço nunca foi o melhor e que querem mudar de operadora que que não devem compensar um mau serviço!
Mas em cada chamada de reclamação roubam-te 2 ou 3€ na conta telefónica e depois ainda gozam, dizem que não é o departamento e que tens de ligar para o numero x e nesse numero aparece uma voz a dizer para marcar a extensão e não anda para lado nenhum, desligas e lá vai mais 1 euro e tal, fica caro reclamar com burlões. Portal da queixa, mandam-te ligar para lá, duhh. A Vodafone sempre trabalhou muito bem, agora começaram a fazer isto, e ainda fizeram um contrato com o meu pai à minha revelia de 30Gb no telemóvel e ele nem 1 kb usa.
Só tretas… Já sabemos que no fim não dá em nada.
Um alerta para quem muda de casa. Quando mudamos de casa o nosso contrato é cancelado e feito um novo, com novo período de fidelização e com as campanhas em vigor nessa altura para novos clientes. Se por acaso tinham um contrato fantástico provavelmente vão vos dizer que não é possível manter. Vão vos dizer isso em loja e também vão dizer se ligarem para a linha de apoio. Por mais que insistem que aleguem o decreto de lei que indica que as condições de contrato mudaram não vão conseguir fazer nada. Em loja e nas linhas de apoio eles simplesmente têm um roteiro para seguir e nada mais sabem. Nestes casos o que tem a fazer é pedirem para falar com o departamento de rescisão de contratos. Vão vos tentar demover que não adianta nada, que o que lêem na net não sabem nada e que eles trabalham lá e sabem que não é possível. Eles não vos dizem isso pq estão a mentir, simplesmente não sabem. Ao ligarem para o departamento de cancelamento de contratos o trato será outro e logo verão como resolver a situação. Provavelmente vão vos dizer que será sim celebrado um novo contrato, mas com condições similares ao anterior, apenas o prazo será renovado.
Eu tinha renegociado o meu contrato com condições fantásticas (39.99 por 500Mbps, 200 canais, telefone + telemóvel 5GB de dados + Meo Go multi. Menoa de 6 meses depois comprei casa e um amigo que tinha uma loja de representação oficial alertou-me para situação e tentou ajudar, mesmo assim na thea com as movimentações dele consegui 56€. Em loja ou telefone eu só conseguia 63€. Na net encontrava alguém que dizia que já tinha conseguido,as outros que diziam que até cartas para deco e provedor do consumidor já tinham enviado sem muito sucesso, apesar que ficava no ar que alguns tinham conseguido. Felizmente um amigo aleitou-me sobre o departamento de cancelamento de contratos. Tentei que os operadores de telefone me transferisse a chamada. Até arrogantes foram dizendo que se o conseguisse seria o primeiro em Portugal. Como disse não foi a mentir, foi simplesmente ignorância. Quando finalmente consegui o trato da pessoa que atendeu mudou. Expus o caso que logo disse que íamos arranjar forma de manter condições similares. No final fiquei na mesma com os 39.99€, apenas perdi o Meo Go Multi. Por isso se muderem de casa 3 não quiserem perder as boas condições que têm já têm, já sabem o procedimento.
obrigado Sergio é sempre bom saber destas manobras.
A meo é fantastica sem duvida a melhor em fibra
É,é !! Não me faça rir.Vá à página do Facebook da MEO e veja as centenas de reclamações que eles têm todos os dias.E muitas delas relacionadas com a suposta “qualidade” da fibra e das suas velocidades “alucinantes”. 😀 😀 😀
Se isto for para a frente, “bora lá” aumentar os preços ao pessoal para compensar as “perdas imensas” que isto iria representar para os senhores, coitadinhos… Eles NUNCA ficam a perder, fazem o que querem e lhes apetece e está sempre tudo bem, ninguém lhes diz nada.
Vai para a frente pois, e alteram o periodo de fidelização para 5 anos 😀
Xiiiiiiu! Não dês ideias! 😉
anulei um contato ao fim de 9 meses com a NOS, era de 2 anos o contrato e não tive dificuldades nenhumas e 0€ de custas
Mas teve problemas com a disponibilização do serviço? Se sim isso pode explicar não lhe terem cobrado nada
É que eles iam mesmo anular um contrato sem razão válida… é mais um bot a defender gatunos. Gostava de ver essa boa vontade mas estas grandes empresas funcionam de uma maneira capitalista, boa vontade não é muito o forte do capitalismo.
Pois eu já caí em algumas asneiras mas hoje em dia deveria ser mais fácil cancelar os serviços. Nós subscrevemos um serviço e temos que o cumprir rigorosamente, mas o serviço que eles prometem não é cumprido. Á, é verdade as letrinhas pequeninas nós não as lemos. E Depois ficamos sempre com encargos às costas que não nos servem de nada.
Claro que tem de haver contratos pois também há malta que abusa e, à custa dos que se acham mais espertos, as empresas também tem que se salvaguardar mas aí abusam pois a ANACOM pouco tem feito para o evitar e quando há multas enviam postais de natal https://www.ctt.pt/grupo-ctt/media/noticias/ctt-oferecem-postal-de-natal-a-todas-as-familias-portuguesas. Outro problema que refere, e bem, são as letrinhas pequeninas diz coisas como, pode reclamar se achar que a empresa o burlou, mas tem 15 dias, a partir dessa data a burla torna-se legal. E quem vai para tribunal por algumas centenas de euros que ainda se podem transformar em milhares?
Penso que esta lei é uma melhoria a lei atual sem duvida atualmente se tiveres um contrato de 24 meses com mensalidade de 30€ = 720€ se quiseres sair quando faltar 10 meses para o fim tens de pagar metade 300€ com esta lei só tens de pagar 10 a 20%, e isto garante a operadora o valor mínimo que eles dizem precisar para cobrir os custos da instalação e não impede as pessoas de mudar de contrato como a lei atual.
Se isto vai levar ao aumento dos preços finais ao consumidor não sei os pacotes já não são barato, mas a outras maneiras de reduzir a diferença o valor da “multa” por romper a fidelização é calculado pelo valor da mensalidade e não pelo valor que tu pagas, tendo por exemplo os BestOfer da MEO tu tens uma mensalidade de 40€ da qual pagas 15€ devido a um desconto mas se quiseres romper o contrato o valor é calculado com base nos 40€ não nos 15€.
Se nas seguradoras podemos cancelar o contrato porque razão nas operadoras de telecomunicações não se pode fazer o mesmo vejo isto uma grande exploração ao consumidor,
Porque as seguradoras não compram equipamentos para te meter em casa. Nem técnicos para instalarem os equipamentos, nem andam a esburacar ruas ou levantar postes para passar cabos, nem…nem…nem…nem… Por mim acabava a oferta dos custos de instalação e deixava de haver contratos de permanência (curiosamente algo que já está ao dispor de todos os Clientes)
E o contrato de luz não posso alterar todos os meses? também tem essas coisas todas que tu dizes.
Router? Técnicos para instalação? Inovação de produtos? Sabia que os operadores pagam aos canais para os transmitir? E que o tráfego de dados entre países não é gratuito?
Não me diga que é daqueles que vai ao café pedir um copo com água, um palito e o jornal de ontem
A rede de distribuição da eletrecidade é gerida e alargada pela REN e não pela EDP, no caso das operadores cada uma tem a sua rede ou partilham a rede umas com as outras mas não é separado como o caso da REN.
É verdade sim, e até podia ser que os preços ficassem mais apelativos devido á concorrência, mas as operadoras não estão interessadas nisso.
É curioso também quanto se fica a pagar se não quiser subscrever um contrato de permanência…
fica basicamente mais caro ainda porque pagas logo tudo no primeiro mês, estes gajos tem um cartel em Portugal para que o consumidor não tenha alternativas, a anacom manda dar postais
https://www.ctt.pt/grupo-ctt/media/noticias/ctt-oferecem-postal-de-natal-a-todas-as-familias-portuguesas
Bom dia
O meu contracto de TV e Internet com a Vodafone termina agora em Março, tenho o pacote minimo, 33,39 Euros mês, aconselham a manter ou a mudar….aproveitando alguma campanha ….?
Se não tiver problemas com o serviço e está contente, para quê mudar? Procure ver se pelo mesmo valor que paga podem subir os débitos de velocidade e/ou melhorar o serviço de TV em algum aspeto
Se não fazem nada, aqui d`el rei que andam a servir as operadoras, se fazem são logo acusados de ser trafulhas que tudo não passa de forma rebuscada de dar mais ás operadoras, e que tal se esperassem pelas alterações e depois emitiam opinião, tanto dizer mal porque sim, já cansa.
Como posso cancelar tá em nome de um irmão meu
Sempre que há uma notícia no pplware sobre Operadora em Portugal eu venho aqui escrever sempre o mesmo: Tudo CHULOS!!! Sem exepção, tudo CHULOS!!
Não quero ser defensor de quem não merece (operadoras cartelizadas) pois chulam MUUUIIIITOOOO, mas quando adquirimos um serviço, com “benefícios promocionais” e aceitamos as condições, nomeadamente a fidelização, então temos de pagar se não cumprimos o contrato!
Quem não quer a fidelização, faz contrato sem ela… já sabe… vai pagar mais por mês mas é o mercado que temos…
Não li o decreto que regula para o caso da mudança de residência mas mesmo assim, só se lá estiver escrito que se devem manter todas as condições, coisa que eu duvido. De outra forma, é como o Sérgio J menciona, deveremos recorrer ao departamento de contratos e rescisões. Normalmente, o pessoal deste departamento faz quase tudo para manter o cliente, mas mais uma vez, atenção que a conversa entre o cliente e a operadora é uma “nova” negociação.
Os outros, bem ou mal, só servem para mandar fazer um DVL aos equipamentos (Desliga e Volta a Ligar) e passar telefonemas para outra linha… Se não os ensinam melhor, como é que podem fazer melhor?
Resumindo, alterações de contrato, esteja o que tiver escrito, a melhor solução é o pessoal do departamento de contrato e rescisões!
Concordo plenamente assim acaba os abusos de fidelização, depois de fidelização começa a dor de cabeça, deixamos de ter serviço e temos de pagar o que não temos ,para resolver os problemas deles temos de pagar taxas ,e se ficamos sem serviço temos de pagar à mesma .
Existe já a lei da anulação do contrato sem qualquer custo quando a operadora não fornecer o produto com qualidade!
Poderia fundamentar? Qual a lei, por favor?
atenção as letras miudas nos contratos MEO senão pagam gato por lebre,, pacote M4O satélite: 67 canais dos quais 20 repetidos HD,, rede para tlm ZERO, tinha de se sair de casa para fazer ou receber chamadas. Net diziam por satelite com 40mgb,,, na verdade net e telefone por cabo de cobre e a máxima velocidade da mesma e atestada pelos tecnicos 1,2 mgb
rescisão por incumprimento contratual….resposta da meo:
Julgamento marcado para Março de 2021
se isto não é enganar cliente ,,,, será o que?????
Mas já existe a lei de recisão quando a operadora não fornece o serviço com qualidade!
Sugiro um contrato de seis meses para sabermos o quanto podemos contar com um serviço em condições