Esqueça o 5G! A China já trabalha no 6G
O 5G, em muitos países de todo o Mundo, ainda é uma tecnologia sem muita representatividade. No entanto, na China não é bem o caso... E o país já começou os seus desenvolvimentos em 6G!
Tal informação foi confirmada por um Ministro, sendo que o arranque no desenvolvimento foi adiantado. Inicialmente planeado para 2020, as equipas de investigação estão já a trabalhar na sexta geração de redes móveis.
A China atualmente é a líder no desenvolvimento e implementação da tecnologia 5G. Este domínio é especialmente notório através da Huawei, que investiu milhares de milhões de euros em investigação e desenvolvimento.
Apesar desta realidade positiva para o país, a China tem ambições mais altas. O Ministro da Ciência e Tecnologia anunciou ontem que estão já a trabalhar na sexta geração de redes móveis.
Tal já tinha sido comentado no passado, mas através da Huawei. Tal não foi confirmado, mas tendo em conta a proximidade da fabricante com o governo Chinês, é possível que estejam a colaborar neste objetivo!
Desta vez, o Ministro adiantou mais pormenores. Segundo a fonte, pertencente ao próprio governo, duas equipas de investigadores estão a trabalhar no 6G.
Uma das equipas está mais ligada aos departamentos governamentais e com a implementação da tecnologia; a segunda equipa é composta por trinta e sete elementos de universidades, empresas e instituições científicas que irão estudar a própria tecnologia e desenvolvê-la de modo a ser uma realidade no futuro.
O mundo precisa mesmo do 6G?
Estas notícias, que nos chegam sobretudo da China, acabam por ser surpreendentes... Especialmente se tivermos em conta o grau de implementação do 5G! Apesar de a China estar mais avançada nessa tarefa - o país já tem planos de comunicação 5G em funcionamento - o resto do Mundo está ainda numa fase muito inicial.
Para isto contribuiu também a guerra comercial com os EUA... A Huawei é a empresa que mais avanços demonstrou no 5G e o boicote por parte dos EUA prejudicou bastante a missão da empresa chinesa.
Não obstante dos desenvolvimentos que já estão a ser realizados, obviamente teremos de aguardar muitos anos pela chegada do 6G ao mercado. Tal já tinha sido adiantado pela Huawei - que afirmou que a tecnologia está numa fase muito embrionária - e com certeza o governo Chinês irá enfrentar as mesmas dificuldades.
Para além disso, em qualquer nova geração de rede móvel, os padrões precisam de ser definidos pelo setor. Isto ocorreu para o 5G – e todas as gerações anteriores – e as discussões iniciais sobre o 6G já ocorreram também… Contudo, os padrões não estão definidos e poderá demorar vários até anos até que tal aconteça.
Internet por 5G? Para além da China, Donald Trump quer 6G nos EUA
Este artigo tem mais de um ano
Neste artigo: 5G, 6G, China, redes, redes móveis, telecomunicações
“O 5G, em muitos países de todo o Mundo, ainda é uma tecnologia sem muita representatividade. ”
Mas existe algum país onde o 5G já tenha alguma representatividade? Se algum país tiver 10% de cobertura das restantes gerações vou achar muito.
Pfff… se eu fosse a ti lia um pouco mais de notícias. Especialmente as da Suíça …
Pronto… lá vem mais um chorrilho de taxas alfandegárias.
Até imagino como será: 6G – 10gbps mas tens de estar a um metro da antena
afinal o Trump é k a sabia toda 😛
Por alguma razao os americanos podem usar Youtube e as redes sociais.
Agora na china… nem isso o governo deles lhes permite… oops….
Avisem quando chegar ao 3847368547385737387G.
Ouvi dizer que esse é que vai ser bom!
Normalmente o espaço de tempo entre as gerações móveis tem sido de 10 anos, por isso acredito que veremos a 6ª geração para o público por volta de 2030.
Concordo com as suas críticas.
Mania de sensacionalismo quando aparece resticios de uma nova geração de uma tecnologia que demorou 10+ anos a desenvolver e vir um “jornalista” dizer que é para esquecer…
Já trabalha no 6G leia-se continua a roubar IP.
De que adianta a china ter 5G se nem o Youtube eles la conseguem usar por causa do governo deles? O 3G pra eles ja é o suficiente.
Eles têm mais serviços para além do YouTube para usar. Não julgue
De acordo. Regime comunista no seu melhor.
LOL! Mas a vida de internet resume-se a YouTube? O .elhot é reduzires-te à insignificância.
Devíamos começar a pensar no 10G.
Quero oficialmente admitir que na minha garagem trabalho na tecnologia de 10G.
Pelos vistos, agora há lápis azul quando se critica as “notícias”… muito bem!!!
Este artigo é uma mão cheia de nada. Caro Eduardo Mota, também a Ericson (só para dar um exemplo!) está a desenvolver investigação nesta área. Aliás, entre começar a desenvolver uma tecnologia e esta chegar ao mercado são necessários uns bons 20 anos! Associado à investigação, há todo um trabalho de normalização feito ao nível de por exemplo da UIT, 3GPP….portanto o título “Esqueça o 5G! A China já trabalha no 6G” é simplesmente idiota (desculpe a franqueza!) ou então, pior ainda, uma armadilha” para as pessoas clicarem para gerar receita…
Há muita censura neste local, sobre se essa ter como alvo a China! Não percebo esta dependência e submissão! Querem à viva força que tenhamos a mentalidade submissa e conformada de um chinês que viveu toda a sua História em regime de escravidão ou feudal em relação ao poder central! Claro que o dinheiro paga e apaga tudo, daí a censura chinesa estender-se muito além das sua fronteiras, querem o mundo todo a concordar e a bajular aquele regime miserável, agora transvertido de modernaço!
Se existe quem diga ( basta uma pequena pesquisa para ver o que estou a falar ) que o 5G é prejudicial a saúde do Homem, nem quero imaginar o 6G …
Que dizer, anda tudo doido! Querem tudo no imediato sem pensar nas consequências! No meu caso e em casa desliguei tudo o que for wifi, não tenho necessidade dentro de casa alguma de estar sob o efeito de radiações sejam elas quais forem e francamente nem faz falta alguma, a não ser para um uso eventual – imaginem o que é estar rodeado de 10/20 aparelhos todos ligados por wifi? Quanto mais ter os sinais cada vez mais fortes. Já levamos com o sinal dos vizinhos porque o padrão IEEE 802.11n por exemplo pode chegar aos 300 metros! A minha esposa SÓ já teve dois canceres que lhe “ofereceram” 88% de invalidez. Farta de radiações está ela. Aqui está tudo cablado e isolado – nem deixo de usufruir o melhor que a tecnologia tem para dar por causa disso.
Epa! É melhor nem saires de casa e ires viver para um bunker. É que nem na praia de safas das ondas 😉
Ele fala tendo por base a sua experiencia de vida e acho que deve proceder de acordo com o seu instinto e aprendizagem de vida.
Como me disse um médico numa consulta, pensarmos que uma morte é aceitavel mesmo num milhão é porque pensamos sempre que não somos nós ou alguém próximo. Porque se formos, não o aceitamos.
Por quais motivos eu teria 6G na China? Para baixar mais rápido o discurso da tarde do líder lixo comunista? Ou acessar a resolução de 20.000 páginas sobre como ser um escravo feliz? Ou assistir o último episódio sobre como o capitalismo funciona bem para os líderes chineses e o comunismo melhor ainda para os bestas escravos na base da pirâmide?
De acordo. Tendo em conta o regime político da China acredito que o que pretendem é conseguir monitorizar mais facilmente todas as comunicações sejam de voz ou dados feitas pelos cidadãos de modo a detectarem presumíveis opositores políticos.
Isso do “facebook” ou “instagram” ou “youtube” ser proibido na china é total mentira….. Eles têm sim a politica de “apostar na casa”. Sendo que a unica coisa proibida é publicidade de software estrangeiro..
Mas porque é que não experimentas ir as redes sociais ou ao yt ou então a twitch e ves uns chineses a usufruir de tudo..
Isto já deve dar para lavar os pratos e estender a roupa. Espantoso este novo mundo da internet das coisas!
Para quem não sabe informo que existe um apelo internacional para impedir a implementação do 5G por ser uma tecnologia não testada.
Por cá já se desenvolve o 7G :p… é meter “7G” nos ecrãs dos smartphones, e está a andar de mota.