PplWare Mobile

Tutorial Node.js: Como usar o engine EJS no seu projeto?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Miguel says:

    Bom tutorial, mas pouco ou nada explicam sobre o EJS. Poderiam introduzir a principal finalidade, que permite tornar as páginas dinâmicas no que toca a visualização de dados enviados do servidor, nomeadamente, enviar uma array para o lado do Cliente e listar os dados do mesmo. Um artigo assim, apenas para servir páginas estáticas, dá a entender que utilizar o EJS é a mesma coisa que usar páginas “standard” html.

  2. Nunof says:

    Mas o Node.js já é uma linguagem de programação? Não deveria ser designada como framrwork, por exemplo?

    • Miguel says:

      Realmente, este tutorial foi um pouco mal desenvolvido. Penso que nessa parte foi apenas uma gafe, visto que o NodeJS é uma Framework para ser usada com a Linguagem JavaScript.

    • Nuno says:

      Node não é uma framework. Node é uma linguagem de programação (JS neste caso) a correr do lado do servidor. Um exemplo de uma framework é a Express.

      • dc says:

        Não, Nodejs não é uma linguagem de programação. A página oficial descreve da seguinte forma “Node.js® is a JavaScript runtime built on Chrome’s V8 JavaScript engine.”. A linguagem de programação utilizada é JavaScript, e é executado sobre o V8.

      • Nuno says:

        O Node especificamente é um ambiente run-time implementado no V8, a linguagem é JS como eu disse. De qualquer forma, não pode ser considerada uma framework.

  3. dc says:

    Este é o 3º tutorial que vejo de NodeJS onde continuam a utilizar “var”. Em todos, há comentários a apontar essa falha, e mesmo assim continua igual. Por favor mudem isso, não vá alguém começar a usar “var” a pensar que está certo. Continuação de bom trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.