Youtuber proibido de lançar vídeos durante 5 anos após ter humilhado um sem-abrigo
Existem várias histórias insólitas e incomuns que acontecem com regularidade no mundo tecnológico, sendo que algumas são mais sérias do que outras.
Recentemente um youtuber foi condenado pelo Supremo Tribunal de Espanha a não poder fazer upload de novos vídeos durante 5 anos. O motivo prende-se com o facto do youtuber ter humilhado um sem-abrigo ao dar-lhe bolachas Oreo recheadas com pasta dos dentes.
5 anos sem poder lançar vídeos no youtube por ter humilhado sem-abrigo
No mês de novembro de 2016, um popular youtuber chinês designado ReSet decidiu que era uma ideia divertida humilhar um sem-abrigo de 52 anos nas ruas de Barcelona com algum dos seus desafios. Como tal, ReSet, cujo nome verdadeiro é Kenghua Ren, recheou bolachas Oreo com pasta dos dentes e deu-as para o mendigo comer. A "brincadeira" foi filmada e depois lançada em vídeo na sua conta oficial do youtuber, onde muitos vídeos mostravam ReSet a assediar pessoas indefesas e vulneráveis.
Como consequência, em 2019 o Tribunal Criminal espanhol número 9 de Barcelona condenou o youtuber a 15 meses de prisão e a 5 anos sem poder fazer o uploads de conteúdos para o YouTube. Contudo, esta última decisão era inusitada na justiça espanhola. Mas agora, o Supremo Tribunal decidiu confirmar essa mesma decisão e ainda acrescentar a obrigação de ReSet indemnizar a vítima com uma quantia de 20.000 euros.
Pode o YouTube ser um "local de crime"?
Os detalhes do caso sugerem que o Supremo Tribunal considerou os argumentos do tribunal de Barcelona, o qual afirma que o YouTube pode ser um "lugar de crime" e, como tal, a sentença pode estabelecer uma proibição de aproximação.
No seguinte vídeo, do ano de 2018, pode ver parte do vídeo original do youtuber a humilhar o sem-abrigo.
Antes desta polémica, o canal do youtuber tinha mais de 120 milhões de visualizações e 1,1 milhões de subscritores. No entanto, depois deste problema, as visualizações caíram para cerca de 4 milhões. Por sua vez, segundo as informações, ReSet ganhou cerca de 2.180 com o vídeo, portanto, o crime definitivamente não compensou. No julgamento, o youtuber disse, em sua defesa que "tudo era uma piada" e que a intenção não era ofender.
Uma das dificuldades de interpretação era se os tribunais poderiam proibir as pessoas de usar determinada plataforma, uma vez que não é um 'local físico'. Mas o Supremo Tribunal considerou que as redes sociais podem sim integrar-se nesta proibição.
Este artigo tem mais de um ano
Palhaço. Muito bem feito.
Infelizmente ele fez o que a sociedade quer ver…
“A internet veio dar voz aos idiotas” que por sinal, começam a tomar o espaço de importância por um déficit de políticos capazes e eles também idiotas.
Mas mais idiotas do que eles, somos nós que todos os 4 anos lá vamos nos baixar sempre para os mesmos como se não houvessem melhores alternativas sem tocar em extremistas.
Existe outros no youtube que insultam os Portugueses diriamente , e nada lhes acontece e dizem o mesmo ” é só uma paida “, cá conituam.
Quem? Queremos é nomes.
foram denunciados? os alvos aceitaram como piada, ou acham ofensivo e mesmo assim não se queixam? é que sem queixa as autoridades não podem fazer nada. começa logo por aí. irem choramingar nas redes sociais só os faz passar por choramingas. se se sentem ofendidos, façam queixa. usem os mecanismos legais, não sejam choramingas só.
Só? Nunca mais devia poder publicar no YouTube.
+ 1 , e digo mais, ninguém ia ter pena dele se um dia aparecesse com dentes partidos.
Em vez de 5 anos off do Youtube, era 5 anos obrigado a comer bolachas com pasta de dentes, digo eu… Inconsciente.
Com pasta de dentes não digo, mas com piri piri Ai Ai do Paladin era top
Gozar com a miséria dos outros merecia um castigo ainda mais severo e ou pedagógico. Acrescentava 5 anos de trabalho forçado junto de uma organização que prestasse apoio aos sem abrigo!
Gosto da tua maneira de pensar …. essa é uma pena digna da pessoa em questão !!!
O problema é que o rapazinho nem para isso serve, para estorvar mais vale estar quieto.
E agora nem uma palmada se pode dar a uma criança, basta olhar para a espetacular educação que os jovens têm hoje, não respeitão nada nem ninguém, estamos a produzir nados com uma espécie de morte cerebral, sem pensamento critico ou opinião sem ser formada numa qualquer rede social.
Pensamento crítico e opinião não se criam à base de palmadas… nunca a boa educação e o respeito terão por base a violência.
Palmada é violência? Eu levei as minhas em pequeno e aprendi, e não é por isso que sou um criminoso ou psicopata, ou outro “pata” qualquer. A velocidade com que a mão se dirige ao rabo de uma criança não faz disso violência. Estamos a falar de um enxota moscas e não de espancar. Não misturem alhos com bugalhos.
Com certeza, @Maria Inês Coelho somos de gerações diferentes, não estou a referir-me a espancar alguém com um cinto, ou uma colher de pau, eu em criança quando andava na escola primária levava reguadas se não todos os dias foi quase, sou disléxico, e a minha professora dava-nos um reguada por cada erro, isto sim é violência, como deve de calcular não me ajudava em nada, pelo contrário, mas no meu tempo levei uma quantas palmadas dos meus pais, e acho que não me fizeram mal nenhum, hoje em dia são os pais a bater nos professores porque falou mais alto para o filhinho.
Por favor não interprete mal a minha afirmação das palmadas.
Não sou de todo uma pessoa violenta.
barão, há anos que venho dizendo isso mesmo, estamos a criar gente sem qualquer pensamento e capacidade de analisar a realidade.
Ovelhas apenas, ou pior que isso…
Mas é a geração mais bem preparada de sempre, por isso, vai uma selfie…
Bem, se tivesses capacidade de analisar a realidade já terias percebido que não há gerações melhores e piores. As gerações mais novas são fruto das anteriores. Se esta não presta a culpa é das duas ou três que apareceram antes.
Fazer dele tb um sem abrigo seria a pena adequada…
Na tua cabeça talvez mas não é assim que funciona.
“No julgamento, o youtuber disse, em sua defesa que “tudo era uma piada” e que a intenção não era ofender.”
Este é o grande problema da facilidade que a tecnologia na mão de muita gente veio trazer.
Já não têm noção do ridiculo, aliás não têm noção de nada!
Ingerir pasta de dentes faz mt mal à saude, e só o gesto em si é humihante o quanto baste! Não há valores!
Mais um ser humano nojento. Até a cara é parva.
Palhaço…