YouTube poderá amenizar as regras em torno da música protegida com direitos de autor
Se é ou acompanha criadores de conteúdo no YouTube, sabe que a plataforma é, desde sempre, implacável na defesa dos direitos de autor das músicas utilizadas nos vídeos. No entanto, esta rigidez poderá vir a ser amenizada, e já há utilizadores a testar.
Além de usarem as músicas, os criadores poderão vir a ganhar dinheiro por incluí-las nos seus vídeos.
Segundo um vídeo publicado recentemente no Creator Insider, um canal que, como o próprio nome sugere, partilha atualizações da equipa técnica do YouTube, este está atualmente a testar a possibilidade de permitir que os criadores de conteúdo incluam músicas com direitos de autor dos parceiros da indústria musical da plataforma nos seus vídeos.
Até aqui, os criadores de conteúdo viam os seus vídeos muitas vezes desmonetizados devido à presença de música protegida por direitos de autor.
A par do vídeo, a página YouTube Help esclareceu que a possibilidade de acesso a essa música é uma “experiência recente” em que a empresa está a trabalhar, e que está só a ser testada com um conjunto limitado de criadores de conteúdo.
Apesar de se saber que esses criadores poderão ainda ganhar dinheiro com a utilização das músicas nos seus vídeos, espera-se que sejam divulgadas mais informações nos próximos meses.
Além do YouTube, de acordo com o Digital Trends, também outras plataformas, como o Facebook, estão a apostar na liberalização de músicas protegidas. Neste caso, a rede social da Meta lançou um programa próprio chamado Music Revenue Sharing, que permite aos criadores de conteúdo ganhar dinheiro com os vídeos nos quais incluam música licenciada e que esteja na biblioteca do Facebook (cerca de 20 %).
Esta tendência poderá ser mais uma forma que as plataformas encontraram de encorajar os criadores a produzir conteúdo original.
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Este artigo tem mais de um ano
Quem diria que aumentar a exposição em vez de proibir a sua utilização é uma boa ideia…
Faz lembrar por exemplo o Top Gear.
99% das pessoas passaram a conhecer o programa porque foi partilhado ilegalmente na internet.
Se não fosse isso os 3 estarolas nunca teriam tido a fama que tiveram.
Eu a pensar que era por ter passado no canal televisivo Discovery.
bem pensavas mal, pois muitos grandes conteúdos eram apenas passados em no pais onde eram realizados a pouca difusão que tinham era via satélite para quem estada dentro da cobertura, isso de Discovery veio muitos anos mais tarde pois estamos a falar de um canal de subscrição, o Boom de muitos foi mesmo na internet, que se começou a ver globalmente.
Eu próprio fiquei a conhecer muitos programas foi na web o que me puxou a ir em busca do conteúdo de origem.
E isso incrementou precisamente quantos € às contas dos criadores do conteúdo? Zero.
Não é apenas a fama que paga contas e a prova disso é a quantidade de figuras conhecidas por todos através de vídeos virais.
Eu e muitas pessoas já fazíamos download dos episódios no início dos anos 2000.
Só passou no Discovery mais tarde em 2010’s.
Finalmente.
Não entendo, tanto esforço para incentivar os criadores de conteúdo a não utilizarem músicas com direitos de autor e agora isto?
Não me venham dizer que é por causa do TikTok e da sua política bastante mais liberal em relação às músicas.
Estava tudo a correr tão bem, bastava meter uma qualquer música com direito de autor e lá se ia a monetização, a menos que a pessoa pagasse um determinado valor a uma daquelas empresas de licenciamento… e é por isso que quase toda a gente utiliza músicas da Epidemic Sound, ou de outras empresas similares… ou se esforçam por encontrar músicas sem direitos e que muitas vezes se arrependem por que tem gente sem escrúpulos a disponibilizar músicas supostamente sem direito de autor e depois passado uns anos vêm reclamar direitos de autor e querem dinheiro pela violação desses direitos.
Não entendes, paciência, também não vou ser eu que te vou explicar, e não não tem nada haver com tiktok’s…