Rússia acusa Google de abusar de posição dominante do Android
Todo o ecossistema Android consegue dar à Google uma posição invejável e única no mundo dos dispositivos móveis. Para além de ter as suas aplicações e os seus serviços presentes, é complicado que outras empresas consigam ocupar um lugar de destaque dentro deste sistema.
Esta posição tem valido à Google processos em diversos mercados. A Rússia, onde a Google tem uma posição frágil, acaba de provar que a empresa abusou da sua posição dominante.
Depois de terem em sido apresentadas queixas em Fevereiro deste ano, pela Yandex, contra a Google e a sua posição dominante no mercado russo, a agência que monitoriza as questões relacionadas com monopólios e situações de abusos de posições dominantes acabou de tomar uma decisão.
De acordo com a FAS (Federal Antimonopoly Service), a Google abusou da sua posição no mercado e violou a lei ao decidir instalar várias das suas aplicações no Android.
O resultado prático desta decisão é a aplicação de uma multa pesada à Google pelas suas práticas, que vão ser de um valor não revelado, mas que deve representar cerca de 15% das receitas obtidas pela empresa durante o ano passado, em território russo.
A FAS tem agora 10 dias para formalizar a sua decisão e decidir qual o montante da multa que irá à Google. Este deve ser um valor que não deverá ser conhecido, por ser considerado informação privilegiada.
A Google tem ainda de alterar as suas práticas para que passe a estar de acordo com as regras do mercado russo, sob pena de ser novamente multada se estas violações continuarem.
Apesar de ter sido considerada culpada de abusar da sua posição dominante no mercado, a acusação de práticas injustas de competição não foi provada e por isso ficou de fora desta decisão.
Ao conhecer a decisão da FAS a Yandex congratulou-se, esperando que agora o mercado volte a ser competitivo e com espaço para todas as empresas trabalharem de forma aberta.
As acusações da Yandex não são diferentes de outras já conhecidas noutros mercados e passam pela inclusão de pacotes de aplicações da Google com a Play Store, a obrigatoriedade de utilização do motor de pesquisa da Google e a atribuição de lugares de destaque às aplicações da Google no ecrã dos dispositivos.
Tendo a maioria do mercado das pesquisas na rússia, a Yandex tem estado a ser penalizada com o crescimento do Android, que contabiliza mais de 80% do mercado de smartphones.
Este caso não é diferente de outros que estão e curso e que ainda aguardam decisão por parte das entidades competentes. O maior deles é talvez o que está a ser levado a cabo pela União Europeia, em que também a Google é acusada de práticas de monopólio e de abuso da sua posição dominante.
Este artigo tem mais de um ano
Russos implicando com os Americanos desde o século XXI
Sempre implicaram, alias sempre andaram em guerra por outras questões e nunca mais se intendem
acho engraçado a notícia…. Porque a google? quem quer dominar e ter o monopólio todo é a intel e microsoft..
E a google não quer, o facebook não quer, a apple não quer(ia)…
Que eu saiba a Google é quem “manda” no Android não a Microsoft nem a Intel. Logo se o problema é abuso de posição dominante no Android é normal que seja a Google a implicada.
Quanto aos outros mercados, como o dos SO, etc.., acho que a Microsoft também já teve problemas do mesmo tipo tanto na Rússia como em outros mercados, nomeadamente o da EU, como prova a “obrigatoriedade” de criar versões N dos diversos SO Windows e nas diversas versões
O Windows Phone já é o segundo SO por aqueles lados 🙂
E que tem isso a ver com o artigo?!
Anyway.. eu discordo com isto. Se uma empresa faz um s.o. (seja qual for! MS, APPLE, GOOGLE) é que deve decidir o que usar certo??
Sim até ao momento em que os interesses dos consumidores passam a ser colocados em risco e aí as entidades reguladoras devem intervir.
Nenhum consumidor é obrigado a comprar Android, não quer as apps ou o que seja, compra outro, também não sou muito a favor desta treta, se o SO é da Google ela faz o que quer, cabe ao consumidor decidir se gosta e compra ou não.
Normalmente os utilizadores Android fazem muita propaganda à liberdade que o sistema permite, se bem que eu não vejo claramente onde….
De qualquer forma, apesar de os consumidores terem a opção de escolha, se pensares bem, essa escolha é forçada por via das regras que as entidades reguladoras impõem às empresas. Não tenhas dúvidas que se não fossem algumas dessas regras, Android ou qualquer um dos outros SO’s seriam uma bela salganhada para os utilizadores. Analogia um pouco exagerada: eu tenho uma arma então posso fazer o que quiser com ela, certo? Sim, até ao momento que coloco terceiros em risco… Ou achas que só se põe à frente da mira quem quiser? 😉
Sim, a tua liberdade termina onde começa a minha, mas se o SO ficasse uma salganhada as pessoas simplesmente deixavam de comprar, não vejo onde esteja o atropelo à liberdade ou direitos de outrem…
P. S.: A liberdade do Android é outra história, como por exemplo a liberdade de instalar aplicações fora da store.
A Microsoft também e mas a google e pior, compras um Android e so vem apps da google, a Microsoft ja não e tanto assim. Acho que deveriamos ter possibilidade de escolha não prender a todos
True.
Mas aparentemente irão ser reduzidas. Segundo li… mas em cima disto ainda está o bloatware das marcas
Magina! A Microsoft não inclui o seu próprio navegador, seu próprio buscador, seu próprio serviço de email, seu próprio cliente office….
Na boa, todas fazem isso, elas justamente entraram no sistema mobile com o intuito de “vender” suas aplicações. No entanto acho que no caso do Android existe um pouquinho de “MIMIMI” já que como o Android é de código aberto, a Yandex pode a qualquer momento fazer uma ROM e oferecer com seus serviços, depois ainda fazer parcerias com empresas Russas para vender aparelhos com sua versão do Android, assim como a Cyanogen vem fazendo. Lembrando que o Android não vem com os GApps, eles são postos apenas depois que as fabricantes procuram a Google para usar sua Play Store, no acordo para usar a Play Store estão as exigências dos demais Gapps.
No Windows Phone ou IOS não existe essa possibilidade, mas como disse, isso é algo que acontecerá com TODAS, o principal interesse delas em manter um desenvolvimento de sistema mobile é para ofertar seus próprios serviços.
Será que a Apple também posição dominante no iOS e a Microsoft no Windows?
Isto não é sobre ter monopólios ou ter posição dominante, pelo menos segundo a lei invocada!
É sobre abuso dessa posição ou monopólio, que no caso da Google impede os fabricantes de negociar e instalar certos serviços concorrentes da Google. Isto é, a Google está a interferir na capacidade das empresas concorrentes terem negócios com os fabricantes sujeitos ao monopólio da Google noutra área. É o mesmo princípio que levou a Microsoft a ser condenada há mais de 10 anos atrás, por abuso!
Como o sistema da Apple é exclusivo da Apple, a situação não é equiparável pois nem sequer há outras empresas sujeitas ao poder da Apple sobre o iOS, nem o iOS tem posição dominante no mercado.
Android é opensource os fabricantes podem retirar os serviços da Apple se assim quiserem. No iOS e preciso pedir autorização á Apple. Embora não perfeito o Android ainda é o mais flexível de todos.
Mas que confusão vai por essas bandas!
Há uma versão open source do Android, mas há outra versão oficial que é o que muitos fabricantes desejam para usar a loja da Google, e têm que levar com muitos outros serviços e sujeitar-se a restrições quanto ao uso de serviços de empresas concorrentes (que não concorrem com o Android). É esta intromissão na relação entre empresas que está a ser considerada abusiva.
A Apple é a única fabricante com o iOS, por isso ninguém pede autorização a ninguém.
Este comentário foi removido.
Uns gostam de andar nas gajas outros gostam de andar nas Mota, são gostos.
Quem é que não tem posição dominante na sua casa?
Só se fores tu!
Este comentário foi removido.
Não percebo a “indignação” dos fãs da Google e utilizadores do Android…não foram vocês que aplaudiram a obrigatoriedade de a Microsoft “oferecer” a possibilidade de instalação de outros browsers a quando da compra de um pc com Windows em detrimento da instalação nativa do IE?? E,na altura,o “argumento” invocado não foi o mesmo?? Tenham paciência…ou há moralidade ou comem todos!! E no caso da Microsoft nem havia qualquer restrição na instalação de qualquer navegador…
No caso do Android, vc pode tb instalar qq navegador. O Android é livre sim, se as empresas optarem por ter os serviços da Google é que têm que se submeter a regras.
Mas qq empresa, que não tenha contrato com a Google, pode pegar o Android, modificá-lo e distribui-lo da forma que quiser, vide Amazon, vide Cyanogen. Mesmo no Android distribuído pela Google, pode-se instalar lojas alternativas, pode-se instalar programas concorrentes aos da Google. Para mim a decisão da Rússia está mais para perseguição as empresas dos EUA, do que qq outra coisa.