PplWare Mobile

Ubuntu 15.04 bate o Windows 10 no Dota 2


Autor: Pedro Pinto


  1. Lino Lisboa says:

    O Vídeo não aponta para o que devia. É este link https://youtu.be/YM8qXbJqMvs.
    Cumprimentos

  2. Realista says:

    Oh cares??!!

  3. Pedro Coutinho says:

    Resultado completamente surpreendente realmente.
    Um reparo: a placa gráfica não é a que referem. Já que os drivers usados foram Catalyst tem necessariamente de ser uma ATI

  4. Papa Joe says:

    é a velha historia,as pessoas apostam nas grandes marcas em vez de na qualidade de artigos *brancos*ora seja por desconhecimento ou por pseudo fiabilidade.Acontece com os iphones e samsungs.Ha tantos telefones a 300 euros a fazer literalmente o dobro do que estes.No sistema operativo com a qualidade e quantidade de developers existentes um SO open source é atualmente uma das melhores opcoes.

  5. Fontinhas says:

    Surpreendente e impressionante. Não estava à espera de uma diferença tão grande.

    Gostava de ver esta comparação com gráficas da Nvidia. A AMD deixa muito a desejar nas drivers gráficas para Windows.

    Há um erro no artigo relativamente às specs do Sistema de Testes. A gráfica usada foi uma AMD R9 390 8GB e não uma GTX 680 conforme indicado.

    Cumprimentos

  6. Lino Lisboa says:

    A minha pergunta é: No windows tenho o Geforce Experience, que procura os jogos que tenho e aplica as melhores definições vídeo (No Dota 2 aplicou-me uma resolução automaticamente que nem aparecia nas opções do jogo). Existe o Geforce Experience ou algo semelhante se eu jogar em Linux?

  7. PGS says:

    Gostei do facto de usar drivers AMD/ATI com uma suposta GPU da NVIDIA.

  8. Nuno A. says:

    É treta!
    Já não é a primeira vez que a Valve faz isto. quando passaram o TF2 e L4D2 para Linux optimizaram e ficou melhor nesse sistema.
    Depois lançaram updates com as otimizações para o win e o win é melhor outra vez… mesma história,…

  9. int3 says:

    OpenGL magic 😀

  10. Diogo says:

    Surpreendente!

  11. Tiago says:

    Isto é perfeitamente normal e nao é surpreendente. Surpreendente seria se fosse ao contrario, isto tudo porque OpenGL > DirectX, e a comparação devia ser essa, em vez de linux> windows 🙂

  12. Hugo says:

    Sou leitor assíduo do pplware desde 2015… apesar de nem sempre comentar as noticias…
    Porquê que os meus comentários continuam a precisar der moderados antes de serem publicados?!
    Obrigado e continuem com o bom trabalho…

  13. Mikes says:

    Qual o resultado dessa ndivia no windows 10 com os drivers correctos e com o Experience optimizado?
    Assim sim, só tendo este resultado é que se pode comparar.
    Comparar performance com drivers errados e sem acesso às optimizações da marca é falsear resultados.

    • Dumitru says:

      pois, mas eles é que sabem… a comparação também é estupida pois o win10 é novo e os drivers não trabalham a 100% e por não falar no DirectX 12 que poucos jogos oferecem o directx12. Quero ver também uma comparação real com um jogo em que esteja a 100% no windows e 100% no Linux, querendo dizer, drivers corretos, e utilização dos periféricos gpu/cpu a 100% . Dizer que se utiliza “the latest drivers” não significa que sejam os melhores. Como disse o jogo utiliza directx11 e não o 12 portanto não é so em drivers o problema mas sim no jogo

  14. alkjsdlkajsd says:

    esses resultados mudam consoante a maquina(jogo), estar a dizer que linux bate windows independentemente do jogo ou specs é um bocado absurdo :p

  15. mr says:

    É sempre difícil para as pessoas aceitarem estes tipos de testes porque com facilidade podem ser manipulados. De qualquer forma gostava de ver o benchmark no GTAV a 4k ou jogos q puxem bem pelo pc. Para saber se a diferença é assim tão notória. E continuo a achar q o trunfo do novo win é o directx 12. N tenho nada contra linux. Para nós users maior rivalidade é igual a melhor qualidade:)

    • Dumitru says:

      Nem mais, é como nos smartphones quanto mais opções o utilizador é que ganha, mas aqui não sei se se ganha ou perde, pois a comparação é um pouco não muito “real”, não muito real porque os drivers da gráfica para win10 não são os melhores mesmo sendo os mais atualizados, pois como o win10 é novo ha sempre problemas, mas esse não é muito grande o problema, o maior é a maioria dos jogos ainda não suportarem o directx12 que é ai que acho que vai fazer a diferença toda! E a comparação devia ser mais do tipo : opengl vs DirectX não Linux vs windows. quero ver um jogo que suporta o directx12 a ser comparado com directx12 e Linux/opengl aí sim vai ser um teste mais “real”

      • Carlos Silva says:

        Para testares o DX12 em Win10, tens que testar em Vulkan no Linux…. Mas melhor ainda, é testar em Vulkan nos 2. Isso sim, era equilibrado.

        • leonardo says:

          Equilibrado onde? Se o Vulkan é feito mais para linux é óbvio que ira ser melhor optimizado para essa plataforma e não terá o mesmo desempenho que no windows. Justo seria fazer o mesmo jogo um com linux e Vulkan outro wind 10 e DX12, tudo quando ambos tivessem maduros.

          • João says:

            O Vulkan não é feito mais para o linux, o vulkan é uma nova versão do OpenGL, que é um conjunto de bibliotecas gráficas que são um standart da industria. O OpenGL pode ser usado tanto no windows como no linux.

          • Carlos Silva says:

            Equilibrado em todo o lado já que o Vulkan é multiplataforma, portanto é o mais equilibrado possível.

  16. Alexsandro says:

    Já joguei durante algum tempo Dota2 tanto em linux como em windows na altura era a mesma maquina com Mint KDE/Win 7 e não havia nenhuma diferença, pelo menos aos meus olhos… Só deixei de jogar em linux porque a ATI não dá mais suporte para a minha placa de video que já é velhinha. Mas sim é uma boa noticia para o pessoal que gosta de outras opções que não windows.

  17. Jose says:

    Surpreende apenas para quem anda a dormir no sector gaming.

    Os jogos Source sempre tiveram melhor performance no Linux que no Windows.

    O mesmo não pode ser dito nos outros jogos que não usam o Source.

  18. Iurie Solomon says:

    sao apenas resultados …. os drivers no win 10 ainda podem n tar ainda mto maduros e tb o jogo pode ainda n tar mto optimizado po win 10. em qq dos casos é sempre bom ver que o ubuntu mesmo neste caso consegue ultrapassar o win 10 e impressionar as produtoras de jogos.

  19. Iurie Solomon says:

    sao apenas resultados …. os drivers no win 10 ainda podem n tar ainda mto maduros e tb o jogo pode ainda n tar mto optimizado po win 10. em qq dos casos é sempre bom ver que o ubuntu mesmo neste caso consegue ultrapassar o win 10 e impressionar as produtoras de jogos.

  20. Miguel Gomes says:

    Depois das declarações da Valve em relação ao Windows acho estes testes um pouco suspeitos.

    Mas gostaria de ver outros comparativos e outros jogos a correr em OpenGL @ Linux

    Btw, optimização de drivers não é desculpa nenhuma para o Windows 10, seria mais depressa uma desculpa para linux visto ter sido sempre o underdog no mundo dos computadores pessoais.

  21. Gonçalo says:

    Who plays Dota anyway?

  22. Daniel says:

    Hummm… nos tempos do quake também conseguia mais fps (frames per second) no linux do que em Windows (e no QW bem que era preciso ter fps para fazer bunny hop).

  23. José says:

    Linux está muito á frente

  24. Fernando says:

    Não fico supreendido com este artigo. Fala-se muitas vezes nas grandes potencialidades do Linux para os mais diversos fins. Ainda por cima o Ubuntu, que tem merecido uma super atenção da comunidade Linux e que lidera, junto com o Linux Mint (Ubuntu based distro), o mercado de PC’s do universo Linux.

  25. Gonçalo says:

    Who plays Dota anyway?

  26. censo says:

    “fluidez do jogo de um sistema operativo para o outro é notável” … pelo que vi…fazer esta afirmação parece-me forçado, ou sou só eu ? E alem do mais…como se podem tirar conclusões sobre um ou outro sistema quando o software usado para os benchmarks são diferentes ?

  27. david.pt says:

    Lindo.
    Pena os fabricantes não ajudarem mais um pouco.
    Não se esqueçam que o SO da PS4 corre linux 😉

  28. Guilherme says:

    Na minha opinião Linux por um lado é melhor que windows e eu já há 1 mês que ando a pensar fazer Dual Boot com Ubuntu e hoje vai ser o dia pois já estou farto dos BSOD e dos problemas de “not responding” entre outros para mim linux é uma plataforma muito mais estável em termos de performance do que windows

  29. Review!!! says:

    Podiam fazer uma review do apricty os (:

  30. Censo says:

    Benchmarks diferentes dão resultados diferentes. E mais não digo, porque senão censuram-me…

  31. Proud Troll says:

    Isso é porque os caramelos não testaram num Windows Phone, que aquilo é só fluidez sem lags e um telelé de 100€ até corre o GTA V e o Fallout IV ao mesmo tempo.

    Ah pois é!

    P.S.: Tive que substituir os papagaios do WP, pois já não faz sentido um artigo do pplware sem essas besteiras nos comentários, nem digno de ser chamado artigo é.

  32. A. says:

    Penso que é bom finalmente se começar a ver as coisas, de um modo diferente é óbvio que o DirectX, nunca poderá entrar ou favorecer um sistema linux, nem preciso de dizer porquê, até hoje as Marcas ATI-AMD ou Nvidia davam as desculpas de não desenvolveram mais drivers openGL, por falta de procura no mercado especialmente em jogos, que são para os utilizadores residencias e não empresas, é bóm ver que começa a haver procura por este mercado e vai ficar mais apetícivel, para mim, acho que o windows tinha muitas coisas a favor deste, neste mercado, algo começa a mudar independetemente de mais um fps ou não… para mim é o que retenho desta noticia, e isso é um bem já por si só…

    • Wandscheer says:

      Tem muito chão para isso mudar. Estamos falando de um jogo, de um caso isolado.
      Ainda a maioria dos jogos são otimizados e feitos para Windows e os fabricantes ganham muito mais vantagem ($) vendendo seus produtos com Windows. Pergunte a um usuário leigo se ele teria coragem de usar Linux? A maioria nem sabe o que é. Minha prima comprou um notebook que veio com uma distribuição Linux, na mesma semana ela pediu para eu instalar o Windows 7 por que ela achou o sistema ruim e sem programas. Enfim, Windows é popular e as pessoas o preferem. Gamers são minoria no mercado.

  33. João says:

    Já há alguns anos que faço programação OpenGL e testo os programas em windows / linux na mesma máquina com dual boot (laptops com nvidia com drivers atualizados) e geralmente obtenho sempre melhor performance no linux (derivados de ubuntu). Já cheguei nalguns casos a obter quase o dobro de fps em linux. Já o DirectX nunca usei nem programei nada. O interessante era comparar duas versoes do mesmo programa desenvolvidas em DirectX / OpenGL e compará-las em Windows. O DirectX e o OpenGL são api’s que apesar de serem binariamente incompativeis, estão alinhadas uma com a outra, pois as funções do OpenGL são equivalentes às do directX e vice versa (se bem que em abono da Microsoft, geralmente é o DirectX que apresenta novas funcionalidades e o OpenGL vai atrás). A grande desvantagem do DirectX na minha opinião é que é um sistema fechado e proprietário que só funciona em windows, enquanto que o OpenGL é um standard da industria e que funciona em quase todos os dispositos e sistemas operativos. Os próprios programadores que trabalham nas grandes empresas de jogos prefeririam usar o OpenGL em vez do DirectX pois o OpenGL facilita a migração dos jogos para outras plataformas que não o Windows. Então qual é a razão pela qual quase todos os grandes players do industria dos jogos usam o DirectX em vez do OpenGL ? A razão tem a ver com um lobby praticado pela Microsoft desde há muitos anos, pelo facto de ter “congelado” no Windows o OpenGL a uma versão bastante antiga e arcaica (salvo erro é a versão 1.6, quando atualmente o OpenGL já vai na versão 4.5). A microsoft chegou a afirmar oficialmente que não tem planos para atualizar a versão opengl que vem no windows. Isto quer dizer que todos programas desenvolvidos em versões recentes de OpenGL não funcionam em windows, a não ser que o PC tenha uma placa gráfica decente tipo nVidia ou Ati, com gráficos propritários instalados. De certeza que já viram quando os programas “crasham” aqueles relatórios de erros que o programa pede autorização para enviar via email. A informação recolhida, entre outras, indica o sistema operativo, versão, tipo de placa gráfica, versão dos drivers, tamanho do monitor e resolução, etc. A industria dos jogos, que é multimilionária e não brinca em serviço, sabe perfeitamente que a grande fatia dos utilizadores usa windows e não se pode dar ao luxo de ter utilizadores cujos jogos não funcionam simplesmente porque o utilizador não atualizou os drivers da sua placa gráfica. Por isso é muito mais “seguro” utilizar directx que já vem de raiz instalado no windows. O OpenGL esteve quase a tornar-se irrelevante até que em 2007 aconteceu um fenômeno na industria e as coisas começaram a mudar: foi lançado o iphone cujos jogos mais “gráficos” utilizam precisamente o OpenGL.

  34. André Alves says:

    O teste seria melhor sem os programas de gravação, pelo que eu sei o fraps tira performance no jogo

  35. Mario Balelas says:

    nao é novidade nenhuma no team fortress 2 ja se sabia da diferença de desempenho a um bom tempo …. é pena nao sairem muitos jogos para o linux de resto nao é novidade nenhuma

  36. Marcos Santos says:

    Um está a correr em DX11 outro esta a correr em OpelGL 3.3 equivalente a DirectX 10.

    OpenGL 3.3 was released alongside version 4.0. It was designed to target hardware capable of supporting Direct3D 10.

  37. Guilherme Cunha says:

    O titulo do teste foi meu sem sentido, oque está sendo testado é OpenGL vs DirectX e se formos levar em consideração que nenhuma placa de vídeo ainda dá suporte completo ao DirectX no Windows 10 posso até dizer que esse teste ficou meio equivocado, mas de fato o OpenGL tem suas vantagens apesar que eu prefiro o DirectX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.