Microsoft promete uma alternativa superior ao Stadia da Google na E3
A Google apresentou-nos recentemente o seu serviço de streaming de jogos, o Stadia na GDC19. Antes de mais, durante a sua keynote a tecnológica de Mountain View afirmou que o seu serviço é mais poderoso do que a PS4 e a Xbox One X, combinadas. Contudo, a Microsoft promete novidades incríveis para a E3.
Quem o diz é o responsável máximo pela Xbox, Phill Spencer, deixando antever uma "revolução" no próximo mês de junho. Para já é apenas uma promessa mas, também o é o serviço da Google.
Nesse sentido, importa primeiramente dizer que a E3 celebrar-se-á entre os dias 11 a 13 de junho, em Los Angeles nos Estados Unidos da América. Aí, este executivo de alto nível, responsável pela consola Xbox da Microsoft, prometeu fazer frente ao Stadia, da Google. Escusado será dizer que a gigante de Redmond acompanhou atentamente a apresentação das novidades da rival de Mountain View.
As declarações de Phill Spencer, líder da Xbox
Face à apresentação da Google, Spencer alertou toda a equipa Xbox para a importância do Stadia, definindo também o curso de ação para a sua empresa. Assim sendo, através de uma circular interna publicada, entretanto, pela Thurrot, vemos exatamente o impacto que a apresentação da Google teve na Xbox.
Acabamos de ver a Google a anunciar o Stadia, como equipa, aqui na GDC. O anúncio deles (Google) é a validação do rumo por nós traçado há já dois anos.
Hoje vimos uma grande tecnológica, concorrente, entrar no mundo do gaming com todos os ingredientes necessários para o sucesso. Em primeiro lugar, o conteúdo, seguido pela comunidade e, por fim, a Cloud. Não vimos grandes surpresas no anúncio deles, ainda que tenha ficado impressionado pela sua utilização e alavancamento do Stadia através do YouTube, bem como o uso da Google Assistant e o seu novo controlador.
Mas, quero voltar as atenções para nós (Xbox). Temos feito um ótimo trabalho para conseguirmos chegar a esta posição em que podemos competir pelos dois mil milhões de jogadores espalhados pelo planeta. A Google triunfou hoje com o seu projeto audaz. Entretanto, temos ainda alguns meses pela frente até ser a nossa vez de brilhar, durante a E3.
Contudo, temos que permanecer ágeis para continuar a desenvolver soluções pensadas para o utilizador. Assim sendo, temos o conteúdo, a comunidade, a equipa da Cloud, bem como a estratégia. Além disso, já o digo há algum tempo, tem tudo a ver com a execução. Algo que agora é ainda mais verdade.
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O mérito da Google e do Stadia, além da promessa da Xbox na E3
Desta circular interna podemos retirar dois pontos. A Microsoft, mais concretamente na pessoa de Phill Spencer, não duvida do potencial do Stadia. Aliás, dedica bastantes elogios à ação conjunta da Google e do projeto que apresentaram.
Contudo, o chefe da Xbox quer colocar a Microsoft no topo da indústria gaming. Para tal, deixou antever uma aposta própria em plataformas de streaming de jogos. Algo que a Xbox já tem vindo a desenvolver, nomeadamente com o seu Project xCloud.
A Microsoft terá uma plataforma de streaming de jogos capaz de competir com a Stadia da Google. Este é o segundo ponto que podemos retirar a partir desta circular interna. Algo que já não deixa qualquer dúvida, e que poderá até ultrapassar a solução que ficamos a conhecer a 19 de março.
A importância dos serviços de Cloud da Microsoft
Prometendo estar à altura da Google, bem como à conquista dos 2 mil milhões de jogadores em todo o mundo. Um anúncio empolgante que está reservado para a conferência E3 2019, a decorrer no próximo mês de junho.
A solução da Xbox utilizará os serviços de clound da Microsoft, algo que também ficou estabelecido. Agora, resta-nos aguardar pela sua apresentação oficial.
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Não podiam ficar sem resposta, da mesma forma que aconteceu quando o Open Office conseguiu criar um standard ISO para os documentos, a MS arranjou maneira de criar e certificar tb um novo formato ISO que passou a ser usado pelo MS Office.
Se a Google tiver sucesso com o Stadia, ao passar os jogos do PC para a nuvem, irá reduzir muito a necessidade do Windows num PC – que tem sido o sistema de eleição baseado num computador para jogos. Com os jogos na nuvem acessíveis a qq plataforma, um Chromebook ganha um novo segmento de mercado que não podia competir onde entram os jogos com grandes requisitos de hardware.
Na plataforma da MS já é possível ter workstations remotas onde é possível fazer todo o tipo de trabalho/processamento. Visto já possuírem toda uma infraestrutura, é possível que se seja uma nova funcionalidade ao que ja existe.
Bem visto
@Oscar, tiraste-me as palavras da boca.
@Joaquim Alcobia, Na boa meu!
Agora é que vai ficar interessante, enquanto houver concorrência só é bom para nós utilizadores. Ambas vão tentar fazer melhor, e talvez melhores preços também.