Stadia: a ligação mínima, jogos confirmados, YouTube e o Google Chrome
"O futuro dos jogos não está numa caixa" de acordo com a Google. "Está num só local" e da mesma forma que durante séculos construímos estádios para nos reunirmos com um claro propósito, o Stadia parte da mesma premissa. Assim, a plataforma de streaming de jogos anunciada pela Google, é muito promissora.
Agora, já sabemos quais são os primeiros jogos confirmados, bem como a velocidade de ligação recomendada.
O futuro dos gaming, acessível a partir de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo. Em suma, a Netflix dos jogos, tal como carinhosamente já é apelidado. É um estádio virtual, em que o bilhete é uma ligação à Internet, independentemente do dispositivo utilizado. Não precisará de uma consola física, ou PC gamer.
Uma ligação à Internet e o browser Google Chrome
Estas são as únicas exigências do lado do consumidor para que este possa entrar no Stadia. Ainda assim, o projeto carece de meses de desenvolvimento, ficando disponível apenas no final deste ano. Além disso, chegará aos Estados Unidos da América, UK, Canadá, bem como à Europa (países não especificados).
Importa agora compreender melhor o seu funcionamento. Para tal, encontramos o YouTube, bem como o Google Chrome enquanto principais "motores" para o Stadia. Durante a apresentação, a Google descreveu o YouTube como se da Twitch se tratasse. Com sessões de jogo regulares e um público cativo, além do jogador.
Locais onde, por exemplo, todos os dias a X horas, milhares de crianças se reúnem para assistirem a sessões de Fortnite. É exatamente este público cativo que a Google quer para o seu Stadia, jogadores e espetadores atentos aos principais astros do gaming. Para além, claro está, de poderem também partilhar as suas sessões.
Uma audiência dinâmica e uma comunidade de jogadores
Com criadores de conteúdo de um lado (youtubers e programadores de jogos). Do outro, todo um público ávido pelas suas novas estrelas, ídolos ou simplesmente para quem quiser ver um gameplay. Uma premissa resumida na perfeição pela imagem acima, um dos slides da apresentação na GDC19.
Alás, desengane-se se pensa que isto é só brincadeira para entreter crianças. É uma indústria, um negócio em forte expansão que gera milhares de dólares, não só para os estúdios responsáveis pelos jogos, mas também para alguns jogadores. Veja-se o exemplo do "Ninja" que aufere 500 mil dólares mensais, a jogar Fortnite.
Mas há mais, muito mais! O YouTube servirá como um motor de lançamento para o Stadia em que os criadores de conteúdo poderão interagir, como nunca antes, com os seus espetadores. Assim, poderão criar um lobby, uma zona (com desafios e jogos) onde qualquer um se poderá juntar para sessões de jogo.
YouTube, o grande promotor do Stadia
Imagine que está a assistir a uma livestream (transmissão em direito) de um jogo através do YouTube. A dada altura o streamer disponibiliza o link de acesso ao jogo. Assim, bastará clicar no mesmo para se juntar ao seu youtuber favorito numa sessão de jogos através do Stadia.
Em suma, o Stadia é uma consola de jogos, que utiliza apenas a Cloud e foi concebida de raiz para a geração do YouTube. Esta é a grande aposta da Google com a sua nova plataforma de streaming de jogos.
É o único dispositivo, sob a forma do novo controlador que aqui pode conhecer. É o Stadia Controller e também ele está ao serviço do streaming de jogos. Contudo, será um extra e não um pre-requisito para poder jogar. Aliás, desde que tenha uma ligação à Internet e o navegador Google Chrome, não precisa de mais nada.
O Google Chrome e os dispositivos Android
O Stadia foi demonstrado em vários dispositivos como smartphones, televisões, tablets e até em computadores ChromeOS. Assim, sabemos que a porta de entrada para o Stadia é o browser da empresa, o seu Google Chrome, o mesmo se aplicando aos dispositivos Android, sempre através do browser.
Contudo, não vimos qualquer indicação do suporte para dispositivos iOS. Isto é, o Stadia não foi demonstrado através do Safari pelo que concluímos que, sem o Google Chrome, não poderá aceder ao serviço de streaming de jogos, pelo menos para já. No futuro, isto poderá vir a mudar.
A Google prometeu o suporte para mais navegadores. Contudo, pelo menos durante os primeiros meses, terá mesmo que utilizar o Google Chrome caso queira aceder a este serviço de streaming de jogos. O início não será fácil, mas já temos alguns jogos confirmados, bem como o seu Stadia Games e o Entertainment Studio.
Os primeiro jogos, já confirmados para o Stadia
O que é uma plataforma, ecossistema ou consola de jogos sem...jogos? Assim, o primeiro jogo, logo demonstrado na apresentação do Stadia foi o Doom Eternal, um exclusivo. Além disso, a Google garantiu que mais de 100 estúdios de jogos já têm o seu dev kit ou kit de ferramentas para produção de novos títulos.
Em seguida tivemos a confirmação do Rime, bem como do Shadow of the Tom Raider. Por fim, temos ainda um quarto jogo já confirmado, de nome não divulgado, mas desenvolvido pelo menos estúdio que produziu o Star Fox. Assim, na sua apresentação, o Stadia garantiu quatro jogos para a sua plataforma.
A tecnológica norte-americana apresentou também os seus novos estúdios para produção de conteúdos exclusivos para a plataforma. Contudo, não avançou qualquer detalhe sobre o tipo de jogos que estariam a ser preparados para o seu Stadia. Assim, temos apenas a indicação dos 4 títulos supracitados.
A velocidade de ligação recomendada à Internet
Ainda que o hardware não seja uma preocupação, a ligação à Internet é uma condição sine qua non poderá utilizar o seu serviço de streaming de jogos. Por conseguinte, a Google já deu a conhecer que precisaremos de pelo menos 25 megabits por segundo (25 mbps). Esta é a velocidade mínima que garantirá uma experiência de jogo (streaming) a 1080p (Full-HD) a 60 frames por segundo (fps).
De acordo com as declarações de Phill Harrison, responsável máximo pelo Stadia, à Kotaku, quando futuramente o serviço disponibilizar conteúdos em 4K (ultra-HD) a 60 fps, a velocidade de ligação recomendada será de 30 mbps.
Além disso, recomendou que o utilizador tenha um pacote sem limite de dados. Caso contrário, o plafond esgotaria rapidamente ao utilizar o streaming de jogos. Já a qualidade da imagem será baseada na qualidade da ligação à Internet.
E a latência neste serviço de streaming?
Uma boa ligação à Internet, sem limites de tráfego é um dos requisitos. Contudo, isto por si só não resolve outra das preocupações, a latência vulgarmente definida pelo "Ping". Note-se que é necessária uma latência muito reduzida para não haver um desfasamento do tempo entre o pressionar do botão no controlador e a ação respetiva, dentro do jogo.
Contudo, a Google tem aqui uma sólida vantagem face a todo e qualquer possível concorrente. Com centenas de centros de dados (data centers) espalhados pelo mundo. Ainda assim, para quem não estiver perto de uma grande área metropolitana não excluímos a possibilidade de os tempos de latência serem uma preocupação.
Em suma, existem ainda várias questões às quais não podemos responder. Tome-se, por exemplo, o plano de preços, ainda não revelado pela empresa.
Este artigo tem mais de um ano
OFF Topic: Sabiam que agora publicar anuncios no OLX, pelo menos Smartphones tem uma quantia associada, apesar de ser simbólica ainda não ouvi ninguém falar sobre isso.
A sério????
A competividade da Google já chateia
Dominarão tudo, é a Disney da tecnologia.
Já me estou a ver a jogar WoTB na minha TV 😀
25 mbps para 1080p e 30mbps para 4k…
Algo aqui não bate certo…
Mesmo…para 4k é preciso idealmente o dobro do bitrate para manter a qualidade, diria que neste caso 50mbps no mínimo.
30 mbps e suficiente, problema protocolo tcp vai criar lentidão quando perder pacotes. Ver vídeo tranquilo mas jogar é mt diferente. Vamos ver. Em adicional o meo há teve meo games via stream e funcionou bastante bem.
Também fiquei com algumas dúvidas, mas há que fiar na palavra do responsável máximo pelo projeto.
Os 25 mbps era o recomendado na altura do teste do Project Stream. E a utilização ficou abaixo dos 20 mbps. O que o Phil Harrison disse entretanto aos jornalistas foi que com as optimizações que fizeram (e vão fazer), na altura em que sair o 4K já só vão usar 30 mbps.
Exatamente
Faltou referir o Assassin’s Creed Odyssey que foi o primeiro jogo a ser apresentado
A ID software tb apresentou o Doom Eternal
Por acaso alguém já experimentou o PS Now?
Boas,
Eu já
E?
No PC esqueci de especificar.
E preços?
Tentem ver um vídeo no YouTube, em FHD, com 25megas…
Não conseguimos ver porque a Youtube comprime os vídeos até à exaustão. No entanto, os Bluray são codificados em média a 25Mbps (com o codec H.264) e são fantásticos.
20 Mb vc assiste 4k na Netflix e YouTube sem travar… Vai muito da qualidade da Internet fornecida… Não adianta co tratar 20 e receber 15 ou menos
Isso é que não é verdade!!
Ainda agora mesmo testei um video em 4k no Youtube (2160p) e a monitorizei a minha velocidade (estou numa fibra a 400mbps) e andou em média a consumir 40mbps com alguns picos a 60mbps.
Com 20mbps ia de certeza “travar”!
E faz sentido, se o objectivo for ver 4k de qualidade, e a verdade é que 4k a 20mbps nunca daria bom resultado, independentemente do codec utilizado…
Aqui roda 1080 60 fps com 10 mb
Tenho 120 megas rodo até em 4K quando existe a opção.
eu consigo ver em 4k a 60 fps de boa
Não é só a latencia que importa, se houver perda de pacotes estão tramados.
Esse é uns dos problemas que ja sofri e que de volta e emia aparece.
Esta tudo bem com velocidades e Pings mas a perda de pacotes inviabiliza a fluidez.
Para mim, a million dollar question, é o PREÇO
Mas penso que ainda teremos de esperar uns bons meses para saber..
Estou como tu Ricardo, mas temos mesmo que esperar.
Um abraço!
Seria perfeito um programa de assinatura, mensal, anual, não sei, e acesso a todo conteúdo!!! Seria sensacional!!!
Não vai vingar, como já disseram o Stadia foi feito para Cloud jogar online conectado numa internet ilimitada, você assistir um filme online é uma coisa, um game é totalmente diferente! A Google ficou com medo de bater de frente trazendo um console, para mim e outras milhares de pessoas tem que ter um console, um PC etc…. Não tem como depender de uma conexão para carregar um jogo e manter, tem que ter uma memória física presente armazenado este jogo!
Eu penso que é exatamente ao contrário do que disse, acho que o futuro é bem por aí e que os consoles perderam terreno, ainda mais quando vem aí a era 5G onde teremos velocidades absurdas e latência muito baixa, isso pra onde não tem cobertura fibra.
Não podemos acreditar em tudo o que nos prometem….
O 4G também ia ser uma coisa espectacular e significativa e afinal de contas foi apenas um pequeno aumento de velocidade em relação à geração anterior.
Só para avisar que o Doom Eternal não é exclusivo de qualquer plataforma.
Vamos ver se não se torna mais um (ONLIVE), experimentei na altura e ate funcionava bem, o problema era sempre a Internet.
Doom eternal exclusivo?
Aham sei.
Parei de ler ai.
Isto qualquer dia a Google abadona o projecto como tudo o que tem vindo a lançar.. continuo a preferir a Nintendo Switch ou a Playstation.
Para quem é gamer e gosta de jogar com bons fps e latências e por ai fora pelo que foi mostrado e pelo que dizem não será a aposta, penso sim que será útil a quem jogar esporadicamente, agora e o preço compensará…
Vamos ver, mas é bom surgirem novas alternativas
Vale uma importante ressalva… São 25mbps de DOWNLOAD ou seja, nos padrões “enganosos” de velocidades da internet Brasileira, é necessário ter uma conexão de 250mb… Então infelizmente o acesso vai se resumir a uma parcela muito mas muito pequena de público aqui no Brasil.
É o contrário meu guri. O upload é que é 10% do download.
Muito interessante… mas qual será mesmo o preço ? …..
Deixe me ver se entendi bem. 25 megabits. Pelo que minha humilde sabedoria diz, isso quer dizer 250 míseros Megas como é dito por que no Brasil pelas operadoras.
Quando joga o benfica ninguem vai conswguir jogar com o TS que eles andam a fazer…
É verdade…. Na altura dos jogos anda aí mto QoS….
Da mesma forma que precisam de uma boa net para poderem jogarem fortnite, apex ou qqer outro titulo multiplayer hoje em dia. Qual é o espanto?!?
Se conseguem jogar esses ou outros…porque haveriam de ter problemas de usabilidade e latência neste serviço? Bando de miúdos a tentar arranjar problemas onde não os há! Agora não tentem enfiar-se no fundo de uma gruta ou meio do mato para tentarem jogar.
O que já começa a cheirar mal é a tal exclusividade de títulos, reveja-se a “guerra” entre steam e epic store. Titulos exclusivos empurram os consumidores de forma forçada para uma determinada plataforma onde acaba por não haver concorrência. E quem perde com isso somos nós consumidores.
Caro uma boa NET para jogar multiplayer não e o mesmo que fazer stream e ainda jogar multiplayer.. porque tu quando jogas multiplayer o jogo está instalado no teu PC todas as imagens estão no teu PC e aqui tá tudo na cloud que tem de fazer download a medida que acontece..
Tambem existe o problema dos fps que enquanto num filme tu sabes sempre qual é o próximo frame no jogo isso não acontece pois é aleatório pois e a pessoa que decide o que acontece no jogo..
Não é ser hater.. pois acho que num futuro, não perto, vai ser via stream mas neste momento tem tens muitas incognitas.
Mas e esperar para ver e qual é a resposta.
Em relação aos exclusivos concordo contigo.. caso isto seja um sucesso vamos entrar (que ela já existe) numa maior guerra de exclusivos, fora os que mencionas te tem também a Sony e Microsoft, e como sempre quem sofre somos nós.
Aqui roda 1440p 60fps com 8mb de Internet de boa ‘-‘
Olha aqui 2160p 60fps roda a 4mbps
Isso quer é GTA 5!!
Este novo serviço da Google parece ser um excelente passo, por exemplo, contra a pirataria se o conteúdo disponibilizado é controlado pela Cloud. Penso também que poderia ser futuramente abrangido por software de edição de imagem e video.
Acredito que o Stadia funciona bem em condições ideais, net rápida e de super qualidade, para ter sempre uma latência muito reduzida.
Se já com os jogos multiplayer a correr no PC, em que a informação que é partilhada entre servidor e jogadores são coordenada posicionais e acções executadas, já é preciso ter uma net de qualidade com ping baixo, senão começa a lagar por todo lado, imagina a receber todo o stream do jogo…
Outra situação, é estarmos sozinho em casa! Não vai a Maria ver uns vídeos no youtube ou o João começar a ver um episódio no Netflix… e PUF!! lá se vai o jogo em stream.
Atenção que o Stream de vídeo (youtube, netflix) é bem diferente, não precisa de tanta qualidade, a latência (ping) pouco interfere visto que a comunicação é só num sentido. E quanto a velocidade(mbps), também não precisa ser tão alta e constante, visto que em stream o vídeo permite fazer cache, isto é, mesmo em caso de pequenas falhas de net ou perde de velocidade, o stream a vai usar a cache de vídeo (pré-carregado) mantendo o vídeo fluído.
Jogar em stream não dá para fazer cache.
Só tenho duas palavras para isso em Portugal “traffic shaping”. Podem vir com os data centers que quiserem se não tiver um data center em cada casa não funciona.
Isto é tudo mto bonito no papel porque na realidade será bem diferente e só quem tiver uma hiper mega bombástica internet é que conseguirá rodar os jogos em tempo real sem problemas e mesmo em Portugal serão pcos os que se poderão gabar disso.. teria que haver datacenters em cada canto em Portugal..eu fico me por agr, pelos PCs e consolas para jogar sem preocupações ou mensalidades para jogar .
Caros: Acredito que isto é o futuro e não muito distante. Quanto a este projecto da Google, a única coisa que acho assim de repente é que, tal como no caso do Google Plus, também aqui eles chegaram tarde demais… Veremos!…
O meu cérebro pifou quando li no artigo que há um tipo com o nome de “Ninja” a ganhar 500.000 dólares por mês a jogar Fortnite. 😐
isso é treta dos amerdicanos!
Mais vale gastar 500eur numa Xbox one X e jogar com uma ligação de alguns kbps com graficos a 6tflops.
Consolas de streaming sera o mesmo que o VR, foi apenas polvora… ja ninguem liga put0 a isso.
Será o principio do fim do PC GAMER.