Falha ao usar o Gmail no Outlook? Mudança secreta da Google é a razão
Apesar de ser um serviço de email completo, o Gmail da Google permite ser acedido por qualquer cliente de email externo. Estes só precisam de ser configurados com os dados certos e o email vai facilmente ser acedido remotamente. Esta vertente tem estado a falhar nos últimos dias.
Segundo uma análise ao problema, tudo resulta afinal de uma mudança que a Google fez em segredo no acesso ao Gmail.
A Google quer voltar a elevar a segurança
A Google sempre lutou contra a utilização das passwords de acesso aos seus serviços noutras apps ou sites. Procurou garantir que estas eram temporárias e estavam protegidas, garantindo isso com a criação de passwords para essas apps e serviços.
Isso está agora visível em quem tenta usar o Gmail em clientes externos como o Outlook, o Thunderbird ou outros. As queixas começaram há alguns dias, com os utilizadores a serem brindados com pedidos de passwords, que na verdade não permitiam a autenticação.
Crie uma nova password para cada app ou o 2FA
Uma análise ao problema revelou a causa e também a solução. A Google, sem qualquer alerta aos utilizadores, passou a impedir a utilização do username e da password de forma direta nestes clientes de email, pensa-se como uma medida de segurança.
A solução aparentemente é simples, e pode ser ativada por qualquer utilizador. Bastará ativar a autenticação de 2 fatores (2FA) e usar estes dados e este mecanismo extra no momento da autenticação no Outlook ou noutros clientes de email. O 2FA pode ser ativado nesta página da Google.
Solução simples para o Outlook ou noutros clientes
Uma outra alternativa para resolver este problema passa pela criação de uma password dedicada para essa app. Esta palavras-passe de aplicações da Google permite autenticar apenas uma app ou serviço e não dá acesso direto à conta do utilizador. Esta funcionalidade pode ser ativada nesta página da Google.
Caso esteja com este problema de acesso ao Gmail, o ideal é mesmo tomar uma destas medidas de segurança. A Google já tinha alertado para a necessidade da sua utilização, mas agora parece estar a forçá-las, ainda que de forma silenciosa e sem qualquer alerta aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha dado com o problema há duas semanas atrás com a utilização do Mailbird.
uma vergonha fazerem isto secretamente …. só me arranjaram problemas !!!!
desde pc’s a impressoras que deixaram de funcionar ….
A parte do “(…) de forma silenciosa e sem qualquer alerta aos utilizadores.” é que não está correta.
Eu recebi um mail da Google a 29.04.2022 a informar que “A 30 de maio, pode perder o acesso às apps que estão a utilizar tecnologia de início de sessão menos segura”.
Acabei por ficar sem acesso a 07.06 e, logo nesse dia, usar esta solução descrita no artigo.
Recebi o mesmo mail em duas contas que raramente utilizava.
A minha solução imediata foi remover as contas e deixar de vez o gmail.
Também já me tinha acontecido com um cliente.
Isso é banha da cobra!
Não tive de activar nada de 2FA!
Se não ativaste num cliente o método de segurança 2FA… bom… isso o teu cliente está bem servido, não há dúvidas disso!!!
O que não nos falta no mundo TI é clientes “bem” servidos e técnicos bem formados 😉
Política de qualidade a tua…
Posso perguntar que tipo de empresa detém? cliente de que mesmo?
Duvido que esteja a par sequer do que é a ISO 27001
Realmente fui brindado com um novo pedido de autorização, mas já foi há bastante tempo, e como aconteceu quando actualizei o programa, achei que tivesse sido da actualização, mas pelos vistos era mesmo uma nova exigência da Google. Cumpri com a exigência, e permitiram-me ter acesso de novo. #gratidão
Então mas agora temos de utilizar uma password que eles querem? Mas está tudo doido?
Realmente recebi um alerta de segurança a semana passada depois de abrir o Outlook nas minhas contas Gmail
O meu gmail no Thunderbird está a funcionar normalmente. Não percebo porquê mencionaram o Thunderbird na noticia?
Porque também há utilizadores afetados com esse cliente de mail. A questão até passa por mais alguns.
Se o seu Thunderbird faz a autenticação por OAuth 2.0 não é afetado por isto. Só no caso de aceder via POP ou IMAP.
Recebi mail da google a avisar, e já tinha feito o procedimento que aqui o pplware indica, mas mesmo assim as câmaras de videovigilância continuam a dar erro no envio de emails de alarme. No thunderbird ainda funciona comigo sem alterar nada.
nao considero que esteja a fazer em segredo visto a google ter informado por email que iria “obrigar” a ativação 2FA e como tal lá se teve de gerar uma password para as aplicações de email.
para quem não sabe, caso optem 2FA por sms , só dá para associar o mesmo número de telemóvel a 6 caixas de correio
Não estou a conseguir com o outlook 2013?
O que devo escrever no nome (antes de gerar a chave de 16 digitos)?
Já experimentei Outlook e Microsoft Outlook e continua a não funciona!
HELP!
Tenho a autenticação de 2 fatores ativada e uma pass para o outlook 2019 e não funciona