“A Google é um monopólio no setor da publicidade online”, afirma juiz federal
Uma decisão judicial marcante nos Estados Unidos classificou a Google como detentora de uma posição monopolista no ecossistema da publicidade digital. Esta deliberação resulta de um processo iniciado pelo Departamento de Justiça norte-americano, alegando práticas anticoncorrenciais por parte da gigante tecnológica.
Decisão judicial aponta para práticas ilegais da Google
A juíza federal Leonie Brinkema, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia, determinou que a Google infringiu a legislação para consolidar o seu domínio no mercado da tecnologia de publicidade (ad tech). Conforme reportado pelo The New York Times, a juíza sublinhou as consequências negativas destas ações.
Para além de privar os rivais da capacidade de competir, esta conduta de exclusão prejudicou substancialmente os clientes editores da Google, o processo competitivo e, em última análise, os consumidores de informação na web aberta.
Afirmou Brinkema.
Origem do processo e acusações do governo
Este caso tem origem numa ação judicial apresentada em janeiro de 2023 pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ, originalmente) em conjunto com oito estados. A acusação central era a de que a Google monopolizou ilegalmente o mercado publicitário, utilizando esse poder para impor preços mais elevados e reter uma maior percentagem das receitas geradas pelas transações.
Na sua queixa inicial, o governo argumentou que "a concorrência no espaço ad tech está comprometida, por razões que não foram nem acidentais nem inevitáveis". O governo estima que a Google detenha uma quota de mercado de 87% na tecnologia de venda de anúncios.
Lee-Anne Mulholland, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios da Google, comentou a decisão:
Ganhámos metade deste caso e iremos recorrer da outra metade. O Tribunal considerou que as nossas ferramentas para anunciantes e as nossas aquisições, como a DoubleClick, não prejudicam a concorrência.
Discordamos da decisão do Tribunal relativamente às nossas ferramentas para editores. Os editores têm muitas opções e escolhem a Google porque as nossas ferramentas de ad tech são simples, acessíveis e eficazes
Afirmou Mulholland.
Impacto no setor editorial e nos consumidores
O governo alegou que o poder monopolista da Google permitiu à empresa forçar os editores a utilizar o seu software de publicidade, limitando as alternativas disponíveis para os órgãos de comunicação social online e outros websites. Esta situação terá contribuído para a redução das receitas dos sites de notícias, afetando particularmente aqueles que não dependem de subscrições pagas.
A decisão da juíza Brinkema surge após uma outra deliberação relevante em agosto, na qual um juiz federal diferente, Amit Mehta, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, concluiu que a Google monopoliza o mercado de pesquisa online.
O juiz Mehta afirmou em 2024 que a empresa "é um monopolista e agiu como tal para manter o seu monopólio". Atualmente, o juiz Mehta está a analisar um pedido do DOJ para desmembrar a empresa com base nessa decisão anterior.
Agora, a juíza Brinkema enfrenta uma decisão semelhante relativamente ao domínio da Google, uma empresa avaliada em quase 1,9 biliões de dólares, no setor da publicidade. A ação judicial do DOJ já solicitava ao tribunal que ordenasse à Google a venda de partes do seu negócio de tecnologia publicitária.
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Atualmente quem mais monopoliza é a Meta, muito difícil anunciar na Meta, facilmente se leva um ban na conta de anúncio e depois a solução é comprar perfiles falsos e andar a abrir contas novas de x em x meses, tudo porque o suporte da Meta não restabelece as contas e monopoliza as decisões, não há direitos.
Ai os chineses controlam tudo, nao digam ao trump
Os chineses controlam tudo na China, os Americanos controlam tudo na América, não vejo nada de anormal.
Tudo a usar limuz e duck duck go na Europa ja! E quem nao usar limix prisao perpetua! E acabar com a malta dos aifones tem de ser ja me irritam