Huawei Watch GT3 Pro: Como pode um smartwatch premium ser tão acessível e útil?
O Watch GT 3 Pro é uma declaração clara da Huawei face ao que consegue criar na área dos smartwatches. Depois de muitos modelos únicos e cada vez mais interessantes, este é o relógio que a marca quer tornar como o padrão do mercado, em especial no campo do design e das funcionalidades.
Se à primeira vista este é um relógio tradicional, é com a sua utilização e a atenção ao detalhe que tudo se revela. Esta (quase) peça de arte está agora no nosso mercado e, por isso, o Pplware vai dar a conhecer o que o destaca e o torna único.
Um relógio ou um smartwatch? Na verdade, ambos
Uma das apostas mais bem conseguidas da Huawei está na sua área de smartwatches. Tem crescido de forma única e é hoje um dos principais players, muito graças aos diferentes modelos que tem lançado, sempre num crescendo rumo ao que o Watch GT 3 Pro representa.
Esta nova proposta da Huawei assume um papel importante e é uma aposta grande da marca, ao estrear novos materiais e novas linhas de design. O modelo de 46 mm tem um acabamento de titânio, já no modelo dedicado ao público feminino, há uma proposta única de cerâmica, algo que não é comum noutras marcas.
Se, na verdade, vemos no modelo de 46 mm uma linha bem conhecida nos smartwatches da Huawei, a verdade é que este inova e muda completamente o seu design. Com uma construção sólida e bem estruturada, tem detalhes e recortes que se destacam e elevam a coroa central deste relógio. Foi possível comprovar este detalhe com a utilização que demos, destacando-se neste caso ainda mais o mostrador.
Este é claramente um equipamento de qualidade superior, quase luxuoso, mas que se torna acessível e simples de usar no dia a dia. Sólido, bonito e bem construído, o Huawei Watch GT 3 Pro marca presença pela sua sobriedade e qualidade que emana. Apesar do seu tamanho, este relógio não é pesado e não trouxe incómodo durante a utilização diária a que foi sujeito.
Curiosamente, fomos abordados diversas vezes com questões sobre este equipamento, em especial sobre o seu design e sobre as suas funcionalidades. Este pormenor garante que o smartwatch será mais um caso de sucesso da Huawei.
O modelo a que o Pplware teve acesso foi o de 46 mm, com pulseira de couro, mas a marca tem várias propostas no mesmo modelo, como uma versão com bracelete de titânio e outra com bracelete de fluoroelastómero preto.
Specs Huawei Watch GT 3 Pro
Dimensões: 46,6 mm x 46,6 mm x 10,9 mm
Tamanho da caixa: 46,6 mm
Dimensão do pulso: 140 - 210 mm
Peso: Cerca de 54 g (sem a bracelete)
Ecrã: Ecrã a Cores AMOLED de 1,43 polegadas. O ecrã tátil AMOLED é compatível com gestos de deslizar e tocar.
Caixa do relógio - Materiais: Titânio + Vidro de safira
Pulseira: Bracelete de fluoroelastómero preto, Bracelete em couro cinzento, Bracelete em Titânio
Sensores:
- Acelerómetro
- Giroscópico
- Magnetómetro
- Sensor ótico de frequência cardíaca
- Barómetro
- Sensor de temperatura
Botão: Botão para ligar / desligar, botão de funções, suporta operações como premir e manter e a rotação da coroa do relógio
Porta de Carregamento: Carregamento sem fios
Requisitos de Sistema: HarmonyOS 2 ou posterior, Android 6.0 ou posterior, iOS 9.0 ou posterior
Resistência à Água: IP68, 5 ATM, Mergulho (até 30 metros)
Conectividade:
- Compatível com GPS
- Compatível com NFC (alguns países)
- Compatível com Bluetooth
Ambiente: Temperatura: - 20 °C a + 45 °C, Humidade: 5% ~ 95% (sem condensação)
Bateria:
- até 14 dias em utilização típica.
- até 8 dias em utilização intensiva.
Colunas: Compatível
Microfone: Compatível
Carregamento: 5V, 2A
Na Caixa:
- 1 Relógio
- 1 Base de carregamento sem fios (incluindo o cabo de carregamento)
- 1 Guia de Utilizador, Informações de Segurança e Cartão de Garantia
Um design único e materiais nobres sempre presentes
Este smartwatch prima pelo seu design único, onde todos os elementos se agrupam de forma natural. O ecrã de safira é resistente, com proteção anti riscos quer para a utilização normal do dia a dia, quer para situações mais agressivas.
À direita temos os dois únicos botões presentes, sendo que cada um tem uma forma e função diferentes, sendo que a coroa rotativa de titânio fica no topo e permite controlar de forma completa o relógio.
Da utilização que demos, durante os testes realizados, tornou-se quase natural usar a coroa para navegar na interface do Watch GT3 Pro. O segundo botão acabou por ser reconfigurado para uma funcionalidade mais óbvia, isto porque a vertente desporto não era a mais importante para o utilizador.
Abaixo há um botão/sensor, que permite o acesso às funções de desporto, configurável e personalizável, mas que assume mais funções. Este é, na verdade, um sensor ECG que irá em breve ser usado para fazer um eletrocardiograma.
A parte menos visível é mesmo a zona inferior, onde a Huawei colocou todos os sensores que estão no Watch GT 3 Pro. A somar a isso temos a zona de carregamento, que fica arrumada nesta área que é de cerâmica nanocristalina, o que garante um conforto permanente.
Durante os teste, esta zona nunca trouxe incómodo ou aqueceu demais. Os materiais presentes garantem esta quase impercetível presença.
Autonomia para vários dias
Um ponto onde o Watch GT3 Pro se destaca, seguindo o que a Huawei tem nos restantes modelos, é na bateria. Conseguimos ter uma duração de 14 dias numa utilização normal, tal como a fabricante promete.
Com carregamento sem fios, é simples e rápido de colocar a carregar e de forma relativamente rápida. Nos nossos testes, uma vez mais os valores foram ao encontro daquilo que é prometido: 25% da bateria em apenas 10 minutos, ou 100% em menos de hora e meia.
Nos modelos dedicados ao público feminino, estes valores decrescem ligeiramente. Temos 7 dias de bateria numa utilização típica e 4 dias em utilização intensiva e um tempo de carregamento ligeiramente maior.
HarmonyOS, App Gallery e as apps estão presentes
A escolha da Huawei para dar suporte ao Watch GT 3 Pro só podia ser uma. Falamos do HarmonyOS que continua a ser, do nosso ponto de vista, uma opção acertada. Esta versão continua a dar aos utilizadores os elementos certos, sem necessidade de extras essenciais.
Ainda assim, a Huawei continua a investir no seu sistema e quer dar-lhe mais. A prova disso é a possibilidade de usar apps que complementam e elevam ainda mais a oferta que podemos usar neste relógio.
Tal como tem acontecido nos modelos anteriores, o GT 3 Pro baseia toda a comunicação com o smartphone na app Saúde da Huawei. Esta tem crescido e é a montra dos dados recolhidos e interpretados, bem como a gestão de mostradores de relógio e até das apps instaladas.
A experiência da Huawei nesta área, fruto dos seus vários anos a criar smartwatches e smartbands está bem presente. A maturidade da app permite uma leitura simples e rápida dos dados, bem como a própria gestão dos equipamentos ligados.
Nos testes realizados não foi usado um smartphone Huawei e mesmo assim a app teve um comportamento irrepreensível. Foi simples de encontrar e instalar na Play Store do Android, tal como acontece na App Store da Apple, e a ligação do Huawei GT3 Pro ao smartphone foi simples, rápida e livre de qualquer procedimento complexo. Bastou ler o código QR presente na caixa deste relógio e fomos encaminhados para a app.
Em momento algum, quer na configuração, quer na utilização no dia a dia, houve qualquer problema e a integração é transparente, tanto no Android como no iOS. Esta parece uma app nativa e isso dá uma liberdade grande ao utilizador que não tem de se preocupar.
Outra característica interessante do Watch GT 3 Pro é a sua capacidade de receber chamadas diretamente no relógio. Estas chegam via Bluetooth e garantem uma boa qualidade de conversação, tal como acontece com a versão anterior.
A somar a todas estas caraterísticas, sensores e um design único, o novo smartwatch da Huawei conta ainda com GPS e NFC. Este é um legado dos modelos anteriores e que neste continuam presentes e a ser úteis no dia a dia.
O foco na saúde e no bem estar do utilizador
Mesmo sendo um relógio clássico e com todas as caraterísticas de um smartwatch, a Huawei quis tornar o Watch GT 3 Pro um ponto central para a recolha de informação de saúde dos utilizadores.
Com um leque de informação útil e essencial, temos no Watch GT 3 Pro a medição da frequência cardíaca, SpO2, sono e monitorização de stress. Estes elementos são usados para monitorizar o utilizador e podem estar permanentemente ativos e a ser controlados.
Cada um destes fluxos de dados de saúde do utilizador são controlados de forma isolada e com uma atenção especial.
Ao avaliar os dados recolhidos, quer associados ao sono, quer à medição da frequência cardíaca e SpO2, os valores são próximos dos reais, tendo alguns deles sido mesmo comprovados por equipamento médico dedicado.
Uma vertente de desporto num smartwatch de elite
Algo que não podia faltar no Huawei Watch GT 3 Pro é toda a sua vertente dedicada ao desporto, apesar do seu aspeto premium.
A Huawei quis cobrir quase todas as áreas da atividade física e, por isso, garante que mais de 100 atividades que podem ser monitorizadas com o Watch GT 3 Pro. Estas são variadas e focam-se em desportos profissionais ou a uma simples corrida de final de tarde ou uma ida ao ginásio e a experiência que conseguimos obter da sua utilização mostra isso mesmo
Algo que a marca quis destacar e tornar como elemento diferencial foram dois desportos. Falamos do golfe, onde são registados os dados profissionais, como a velocidade e o tempo da tacada, o tempo de backswing e o tempo de downswing. Há ainda demonstrações úteis e sugestões para elevar o seu jogo a um novo patamar.
Outro elemento único é o mergulho, onde o Watch GT 3 Pro conta com classificação IP68 de até 5 ATM para resistência à água e suporta uns espantosos 200 ciclos de pressão de água. Isto garante que pode ser utilizado em mergulhos livres até 30 metros de profundidade.
Mas o Huawei Watch GT 3 Pro é mesmo uma escolha certa?
A proposta da Huawei destaca-se em duas frentes, sendo por isso uma escolha quase óbvia, para quem procura um produto de topo. Além disso, olhando ao mercado geral, este é também um equipamento que define padrões no que toca em áreas essenciais.
Falamos aqui da duração da bateria, da qualidade de construção e até da informação de saúde que consegue reunir, processar e apresentar ao utilizador. É uma proposta com um design único e que se destaca de forma natural na longa lista de propostas que o mercado tem.
Os preços do Huawei Watch GT3 Pro de 46 mm ajustam-se ao que oferece e situa-se nos 400 euros (modelo fluoroelastómero preto ou couro cinzento) ou 520 euros (modelo titânio). Já o modelo de 43 mm, fica nos 500 euros (cabedal branco) ou nos 620 euros (modelo cerâmica), fruto da utilização da cerâmica, um material de construção único.
A Huawei volta a mostrar que está de corpo e alma na sua área de smartwatches. As propostas continuam a melhorar e a ganhar funcionalidades, com um design único e caraterísticas que o colocam no topo das listas de preferências dos consumidores.
Galeria
Este artigo tem mais de um ano
“400 euros ~ 520 euros”
“500 euros ~ 620 euros”
“Huawei GT3 Pro: Como pode um smartwatch premium ser tão acessível”.
Bem, então eu é que ganho pouco… 😐
Acredito cada vez mais no Multiverso dos Vencimentos … deverá de haver uma cópia de mim noutro universo que considere 400€ de relógio digital “acessível”.
ahahah
NN, 400 euros por este produto não é coisa descabida.
Os materiais são de qualidade, quer o quê?
O velho Champalimaud disse uma vez uma coisa na televisão que nunca mais esqueci.
Isto já lá vão umas décadas…
Ele disse assim e passo a citar ” Um Rolls Royce custa muito dinheiro, mas não é caro porque adquire um carro que dura a sua vida toda”.
Nunca mais me esqueci disto…
O valor intrínseco do produto acaba por fazer com que o preço seja alto mas não seja caro dadas as vantagens que traz.
Oh Amílcar, para o produto que é, os valores são acessíveis e justos.
Neste caso a qualidade paga-se.
Mas olhe que logo de início numa notícia deste site diz-se que o Aifone 13 é o modelo mais vendido do trimestre ou semestre ou lá o que é…
E quanto custa o Aifone? 1000?1200?1300 euros? Nem sei, porque é telefone que não me interessa.
Se é o mais vendido e os preços são os que disse, então vc faz parte do lote dos que ganham muito mal.
Sempre pode recorrer ao crédito, coisa tão popular entre os tugas para comprar bugigangas…
Ah já me esquecia, Aifone dá status hihihi…
Sem ter nada a ver com este assunto, comprei um Poco F3 para mim.
Coisa brutal.
Preço? Versão 8Gb Ram e 256 Gb Rom…300 euros. Novo e selado na cx.
De 300 para 1000 ainda vai uma boa distância.
Saber gerir o dinheiro hoje em dia é uma arte que infelizmente poucos praticam e depois é o costume, fica tudo de calças na mão.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
“Compatível com NFC (alguns países)”
Podiam ter especificado se o nosso era um deles 😛
Realmente… quando li o titulo estava muiiito longe de pensar em 500€ a 600€…
É pouco menos do que um ordenado minimo… isto de acessível não tem nada!!
Tens modelos do atch GT 3 Pro um pouco mais baratos que esses “500€ a 600€”. Para além disso, vê os materiais que são usados. A cerâmica é algo caro e que é difícil de trabalhar, isto no caso do modelo de preço mais elevado.
Têm toda a razão, mas não se pode dizer que é acessível!
Não traz de novo.. Apple bate aos pontos em smartwatch.. anedódico em termos de monitorizar qualquer desporto que seja comparado com Garmin, Coros, Suunto etc… Acho extremamente caro.. a não ser que se seja adepto do design e se queira pagar por isso.
🙂 vê-se bem que nunca pegaste num destes para comparar com esses que falas…
Este tem o essencial, tem aquilo que 99% das pessoas precisam, mas prontos, tu tens todo o direito de pertencer ao 1% restante.
Isso pode estar tudo correcto e até justificar o preço mas not the point. Não podes chamar a um relógio de 500€ algo acessível.
bem o meu é um Huawei GT2 pro que é de titanio e ceramica e custou 230 euros….nao é bem isso que dizes….é premium é verdade e tem um toque excelente mas 600 euros nao ha justificacao em materiais….
tambem tem vidro safira alias foi um dos factores ke o comprei, pq nao curto ver o vidro riscado (que nunca ficou) nem gosto de usar protectores de ecra…nem no telemovel eu tenho.
Se calhar dentro dos “premium” é dos mais acessíveis.
Trabalho com relógios e acredita que aquele mostrador é qualquer coisa em matérias primas e trabalha-las não é algo que se faça facilmente em série
Não vejas as coisas por esse ponto, trata-se de um relógio com materiais de qualidade superior e o que é bom paga-se bem. Se considerares que existem muitos relógios de pulso mecânicos custando 500 vezes isso, e até mil vezes isso no caso dos relógios astronómicos agora um pouco na moda, este até se pode considerar muito acessível dada a muito maior oferta de funções.
Eu tenho o GT2 gosto bastante dele mas já foi substituído em garantia porque de um momento para outro a autonomia passou dos 15 dias para 2 dias, o novo também de um momento para o outro passou apenas para 5 dias, tenho tudo desativado apenas quero receber SMS e ter o tlf desbloqueado quando estão perto um do outro.
Mas de resto gosto bastante quando tinha a autonomia usava muito mais que o Samsung Watch 3.
Eu tenho o gt2 pro 46mm , que é muito idêntico e faz praticamente o mesmo desde 2020 e o preço não chegava a 200. Aumentaram muito. Continua a ser mt bom, bateria para 15 dias, chamadas, notificações, alarme, desportos, sp2, stress, ritmo cardíaco, etc. Não vejo no momento, uma grande evolução, para justificar o dobro do preço.
Tenho um GT2 que faz essas coisas todas e custou 100 Euros
Há tb o GT3 normal que custa 230 Euros na loja da HW e em espanha são 170.
Querem premium? Muito bem gastem lá os 500 euros que é barato.
Tenho o honor Magic watch 2 que nem a 170€ ficou. O watch GT2 da Huawei tbm já foi possível encontrar a esse preço e o GT2 pro que é lindíssimo tb já foi possível encontrar a bater ali abaixo dos 200€. Por isso o preço é exagerado apenas por uma questão de materiais usados na construção. A app gallery pouco trás de útil e a nível de Smart pouco tem, tendo o Harmony OS nem é possível responder as msg, para quem realmente pretende para desportos há mesmo outras opções mais precisas na distância e mapas com tempo de GPS mais curto, Google fit e Strava. Autonomia é positiva mas é tudo uma questão de hábito
500 euros acessivel? Mais caro que um samsung watch4, que também tem pressão arterial e ecc.
SPO2 e batimentos cardiacos qualquer smart band faz por algumas dezenas de euros.
+1
Cá me fico pelo Amazfit Bip, contente e feliz!!
Continuo achar que o fato de não integrar diretamente com o STRAVA é uma limitação enorme para este relógio… Principalmente para quem tem um telemóvel Iphone…
Título apenas para chamar leitores… Nada contra o preço em questão. Parece ser um bom smartwatch!
No entanto, ganho 2800 euros brutos por mês, e, na minha opinião, é um relógio caro.
No meio disto tudo, não consigo encontrar em lado nenhum as specs do relógio. Afinal quantos Gigas tem de memória? O que não gostei foi que não dá para instalar App
com o iPhone e não dá para passar músicas do iPhone, é preciso desemparelhar e emparelhar com um android, para passar músicas e Apps…
Pelo preço que se paga, isto não devia acontecer…
No meio disto tudo, não consigo encontrar em lado nenhum as specs do relógio. Afinal quantos Gigas tem de memória? O que não gostei foi que não dá para instalar App
com o iPhone e não dá para passar músicas do iPhone, é preciso desemparelhar e emparelhar com um android, para passar músicas e Apps…
Pelo preço que se paga, isto não devia acontecer…
Huawei gt 3 pro responde mensagem do whatsapp?