Google anuncia o Wear OS 4 com mais tempo de bateria e faces de relógio mais avançadas
A Google continua a apostar forte nos seus sistemas operativos e agora voltou a focar-se no Wear OS, com a chegada da versão 4. Esta foi revelada na I/O que está a decorrer e promete dar aos smartwatches mais tempo de bateria e faces de relógio mais avançadas.
Chegou o Wear OS 4 da Google
Foi na I/O de 2021 que a Google revelou a grande renovação do Wear OS. Em parceria com a Samsung refez o seu sistema operativo para smartwatches e abriu a porta a muitas novidades que acabou por ir revelando ao longo do tempo. Ainda não está massificado e marcou um ponto importante neste sistema.
Agora, na I/O deste ano, a Google voltou a focar-se no Wear OS e apresentou mais uma versão. Esta é baseada no Android 13 e traz muitas novidades. Traz mais apps renovadas e uma nova forma de criar faces de relógio, muito mais simples de criar.
We’re in good company.
— Wear OS by Google (@WearOSbyGoogle) May 10, 2023
New apps and updates are rolling out to #WearOS this year from @WhatsApp, @Spotify, @onePeloton, @googlecalendar, @madebygoogle, @gmail and more. #GoogleIO
Learn more here: https://t.co/B7WPmBVALY pic.twitter.com/uXMPz2FXGw
Mais bateria para o smartwatch
O Watch Face Format é uma das grandes novidades. Este novo formato permitirá que os programadores criem faces de relógio do Wear OS num formato XML declarativo e sem escrever nenhum código. A plataforma otimizará automaticamente o mostrador do smartwatch para gastar menos bateria e ter um desempenho mais elevado.
O novo sistema tem várias otimizações ocultas e está mais eficiente em termos de bateria. Outra mudança é a chegada de uma ferramenta nativa de backups. Na configuração de um novo smartwatch com o Wear OS, todas as permissões concedidas no smartphone serão transferidas automaticamente para o relógio.
Relógio vai receber ainda mais apps
A Google trabalhou para trazer novidades nas apps aplicativas Calendário e Gmail para o Wear OS. Este sistema também tem uma integração mais profunda com o Google Home e mostrará controlo dos dispositivos, incluindo controlo de luz e visualizações de câmara.
O Wear OS 4 será lançado no outono de 2023. A Samsung já revelou a One UI Watch 5 para os Galaxy Watch, mas não esclareceu se a esta sua personalização será baseada no Wear OS 4.
Este artigo tem mais de um ano
Espero que com esta atualização o Google Mapas passe finalmente a ter uma camada de vista de satélite.
Será que o Galaxy Watch 5 vai receber a atualização?
Quando as baterias durarem 7 a 15 dias como os smartwatchs da Huawei podem ser consideradas soluções
Curioso que os novos modelos da huawei anunciados esta semana so duram 2 a 3 dias. Talvez porque passaram a ter mais sensores e tecnologia como os rivais e quanto a isso nao ha milagres
Quando as baterias durarem 7 a 15 dias como os smartwatchs da Huawei podem ser consideradas soluções