Vai viajar? Estes 6 gadgets vão facilitar a sua experiência
Viajar é, hoje, mais acessível do que nunca, estando as viagens mais baratas, de modo geral, e os processos muito mais otimizados. Para facilitar toda a experiência, temos, obviamente, a tecnologia. Deixamos-lhe seis gadgets.
Conhecer o mundo está na wishlist de muita gente, com os vários recantos a serem enumerados e os destinos de sonho estabelecidos. Se, há uns anos, viajar para fora do país e conhecer novas culturas era uma experiência destinada às elites, hoje, o cenário é diferente e a porta do mundo está aberta a um muito mais largo leque de pessoas.
Assim sendo, e graças à Era Digital, não faltam facilitadores, cujo objetivo passa por tornar as viagens ainda mais acessíveis e intuitivas, desde o planeamento até aos dias que dão vida às experiências.
Hoje, deixamos-lhe seis gadgets que poderão ser grandes parceiros durante as suas viagens internacionais.
#1 | Auscultadores
Embora seja quase certo que os coloca na mala, importa recordar que uns auscultadores, bem como uns auriculares, podem ser de grande utilidade, aquando de uma viagem. Afinal, dependendo da viagem que vai fazer, é possível que entre autocarros e aviões, queira algumas horas de paz e silêncio para repor energias.
Talvez seja relevante apostar num equipamento com cancelamento de ruído, por forma a assegurar esse tempo de descanso sem interrupções ou barulhos de fundo.
Tendo em conta que a maioria destes equipamentos se conecta aos dispositivos sem recorrer a fios, por via de Bluetooth, poderá ser pertinente levar consigo uma opção com fio, para visitas guiadas, por exemplo.
#2 | Powerbank
Se uma parte da sua viagem depende do seu smartphone, seja enquanto portador de bilhetes ou apenas enquanto GPS, importa ter consigo uma (ou até duas) bateria portátil, assegurando carga suficiente para todos os momentos em que ele for necessário.
Hoje, o mercado já dispõe de uma larga variedade de opções, respondendo às necessidades específicas de cada utilizador.
#3 | Localizador GPS
Contrariamente às sugestões acima, esta pode não ser óbvia para todos os que almejam conhecer terras internacionais. Porém, acredite, pode ser útil.
Viajar para locais que se desconhece implica uma atenção redobrada à segurança dos bens pessoais. Com esse objetivo em mente, um dispositivo portátil que informe sobre a localização da sua mala, do seu smartphone, da sua câmara fotográfica, ou até das chaves do Airbnb, pode ser muito pertinente.
Também os localizadores GPS abundam pelo mercado, com várias alternativas disponíveis - inclusivamente para rastrear a localização de crianças ou animais.
#4 | Tradutor Vasco
As viagens internacionais exigem uma certa desenvoltura e capacidade de comunicação. De facto, para muitos, a barreira linguística ainda é um impedimento para sair do país.
Para esses, mas também para aqueles que decidem viajar mesmo assim, ter um tradutor sempre presente pode facilitar muito, libertando as pessoas e deixando-as muito mais disponíveis para viverem novas experiências.
Foi exatamente com este propósito que nasceu o Vasco, um tradutor automático e portátil que procura ser um verdadeiro companheiro de viagem, desamarrando as pessoas das dificuldades linguísticas.
Por ser automático, o Vasco assegura traduções em tempo real, podendo ser estabelecida uma conversa em qualquer um dos 108 idiomas que ele suporta. As traduções podem ser feitas em diferentes formatos, servindo uma série de propósitos, desde perceber o que um guia turístico está a dizer, até detetar o nome de um bolo que está na vitrine de uma pastelaria local.
Estar no estrangeiro pode ser desafiante, considerando que, apesar da comum fluência e globalidade do inglês, nem todos os países estão adaptados com informações nesse idioma. Portanto, ler menus, documentos, indicações ou jornais e revistas, bem como conversar com um local, nunca foi tão acessível.
Conheça melhor o Vasco V4
O Vasco Translator V4 foi desenhado pela Vasco Electronics e procura ser uma ponte importante de comunicação entre pessoas de todo o mundo.
Este tradutor reúne algumas vantagens importantes, a par de ser um tranquilizador na hora de falar com outras pessoas.
1 | Internet gratuita e ilimitada para sempre
Equipado com um cartão SIM, o Vasco pode ser usado em qualquer lado, desde que tenha rede de telemóvel. Não é necessário um smartphone ou Wi-Fi; basta ligá-lo e começar a traduzir.
O acesso à internet para tradução com o Vasco funciona em quase 200 países.
- Não precisa de limitar a sua viagem a locais com Wi-Fi, pois o Vasco traduz em praticamente todo o lado;
- Pode poupar dinheiro quando viaja, pois tem acesso gratuito à internet para traduções;
- Pode enviar o histórico de traduções por e-mail.
2 | Tradução a partir de fotografias
O Vasco está equipado com uma câmara, pelo que basta tirar uma fotografia a um menu, um jornal ou documento para ele traduzir em segundos.
- Ler horários de autocarros;
- Fazer refeições em restaurantes, sabendo exatamente o que está a comer;
- Compreender o contexto do destino, por via de informações em cartazes ou sinais.
3 | Sem necessidade de aplicações extra
O Vasco funciona por si só, não precisando de nenhuma aplicação ou smartphone.
4 | Tradução bidirecional e imediata
O tradutor automático é útil para conversas, pois faz uma tradução bidirecional, auxiliando ambos os intervenientes.
Tradutor Vasco em 15 pontos:
- 108 idiomas, ou seja, pode ligar-se a mais de 90% da população mundial;
- 96% de precisão de tradução;
- Melhor pronúncia do mercado;
- Dois microfones com redução de ruído, permitindo um reconhecimento muito competente;
- Resistente;
- Fácil de limpar;
- Usabilidade intuitiva;
- Bateria potente;
- Dispositivo ergonómico;
- Atualizações gratuitas;
- Escolha do idioma por reconhecimento de voz;
- Design moderno;
- Lanterna;
- Desenvolvido na União Europeia;
- Dados armazenados na Alemanha e encriptados com SSL, em conformidade com as normas europeias.
#5 | e-Reader
Este é, sem dúvida, um essencial para aqueles que, além de gostarem de viajar, não perdem uma oportunidade para "deitar o olho" a um livro. Apesar de serem um formato mais real para muitos leitores, os livros físicos, em papel, não são logisticamente viáveis, em contexto de viagem.
Por isso, os e-Readers podem servir de alternativa, permitindo que carregue uma série de livros diferentes num gadget compacto.
#6 | Cartão eSIM
Provavelmente, já ouviu falar do cartão eSIM. Este nada mais é do que um cartão SIM virtual, configurado diretamente no seu dispositivo. Apesar de não precisar de estar em viagem para o utilizar, este formato é muito pertinente para esse fim e há cada vez mais modelos de smartphone a suportá-lo.
À semelhança dos cartões físicos, os eSIM necessitam de um plano de telecomunicações, possibilitando a ligação às redes locais. Porém, a virtualidade facilita (muito) num contexto de viagem.
De entre as vantagens está, por exemplo, a possibilidade de trocar entre cartões consoante o país que estivermos a visitar, sem necessidade de trocar o cartão físico. O eSIM pode ser trocado remotamente e usado de imediato.
Depois, e uma vez que funciona virtualmente, não precisa de o trocar a cada novo país e não corre o risco de o perder ou de o ver roubado.
Além de os planos serem, de modo geral, mais baratos do que os serviços roaming das operadoras, pode explorar as opções de eSIM disponíveis no mercado e escolher uma alternativa regional ou global, assegurando rede em qualquer lugar.
Por fim, pode manter o seu número durante toda a viagem, mesmo utilizando um ou vários eSIM.
Leia também:
Para ativar um eSIM e comprar um eSIM pré-pago antes de chegar a um país sem roaming do operador:
1 – Fazer o buckup dos contactos que estejam no eSIM físico (para o caso de lá haver alguns que ainda sejam necessários)
2 – Ligar para o apoio ao cliente (no meu caso MEO). Enviam um código QR por mail. Com a leitura do código pelo telemóvel e os dados que dermos o eSIM é ativado.
3 – Adquirir, numa das empresas internacionais conceituadas que têm esse negócio, um eSIM pré-pago – geralmente apenas de dados, sem chamadas de voz nem SMS (porque para isso é preciso um eSIM com nº de telefone). Instala-se a correspondente app e quando se chega ao país/região de destino, com ligação a uma rede Wi-Fi (a do hotel) ativa-se o eSIM.
É prático.
o Pixel suporta mais que um sim, por isso é só alternar qual está ativo.
o meu operador nem quer saber
@Aves, Bom dia
Tens algum eSim que recomendes, eu por norma compro sempre um SIM de operador no destino escolhido , eu vou sempre 6 semanas de mochila às costas e opto sempre por planos ilimitados, é normal eu andar por mais que um país como vai ser o caso este ano vou estar em 3 países diferentes no sudoeste Asiático.
Ainda à dias estava a ver no Youtube a explicarem as vantagens e parece boa ideia, mas infelizmente como estava a ver já na cama, não apontei e já ñ me lembro de qual vídeo estava a ver.
Abraço e continuação de boas viagens.
A doce liberdade de não ter filhos
@Zé Fonseca A. 🙂 a inveja é pior que muitas doenças 🙂 🙂 🙂
Há muita informação na net (“best eSim to …”), além da propaganda das próprias empresas. O último que usei, nas Caraíbas, foi da Airalo, mas há outras. Há de depender do país/região e do período de estadia.
Normalmente pensa-se num SIM, físico, sempre com telefone e SMS e com dados como opção adicional. Num eSIM pode-se pensar só em dados, para não se ficar incontactável fora do Wi-Fi. A Airalo, para o país que fui só tem eSIM de dados – mas sei que, dependendo do destino, há empresas em que se pode comprar eSIM também com nº de telefone (com telefone e SMS). Chegando ao país, desde que se tenha acesso a uma rede Wi-Fi, com a app do eSIM ativa-se esse eSIM (e pode-se recarregar). Convém também comparar os preços.
Uso quase sempre os da Airalo nos países sem roaming. Há melhores?
Boas dicas deixo aqui as minhas.Nunca viajo sem:
1 – AirTags nas malas e sacos de mão
2 – Powerbank pzoz 20000mAh com Apple Watch Magnetic Wireless Charger
3 – Mochila não quero outra, YuzuNeko Bag Store
4 – Micro impressora Instax Link Wide porque sou apaixonado pela foto instantanea
5 – iPad Pro 12 polegadas porque não passo sem as minhas coisas
6 – Auscultadores Sony WH-1000XM5
7 – óculos de sol
8 – 1 boxers um por cada dia+shits+corta vento impermeavel+2calças elásticas+1par sapatilhas+kit higiene
9 – Garrafa de água dobrável de silicone
10 – iPhone com passagens na app carteira, revolut com dinheiro na app
11 – capa do iphone Liquid Silicone com carteira para 3 cartões ( cartão de saude internacional, visa e Cartão de cidadão e dá para meter duas notas de 20€)
12 – Almofada da Snugl (já testei várias, este é alta e muito boa em termos do material)
Tudo isto não pode passar os 6 quilos na bagagem de cabine.
Comprar bilhetes e arranjar voos baratos uso a skyscanner (mas dizem que há melhores)
Uso aplicações de transportes para o país para onde viajo.
3 – Mochila não quero outra, YuzuNeko Bag Store – Loja Aliexpress?
Qual o modelo?
Obrigado
Amigo, o teu post é um hino às marcas! Em algo que devia ser pessoal és tendencioso e tristemente elitistas! Fiquei sem vontade de comprar nada do que referires aqui! Faço turismo de aventura em vários países da Europa desde 2012 e a minha mochila nunca pesa mais de 4kg e não preciso de matade da panóplica de coisas que aqui exibes e nunca tive qualquer problemas de pagamento, comunicação e vestuário, etc.. Acho que o importante na aventura é a capacidade de improvisação, o desapego da abundância e a simplicidade do dia!
O bom e mesmo ajudar a malta, cada um depois compra o que quer mas perguntam sempre o que uso e onde compro e eu não me importo de dizer, mesmo que venha malta com criticas como a tua esta-se bem. Não quero que tenhas a mesma opinião que eu, tens a tua e eu a minha e assim está top. Eu uso o que me apetece e adoro viajar, mas gosto do meu conforto também. o desapego é uma cena que não me assiste e é conversa para alguns malucos terem o que lhes enche a boca. eu é mais coisas que gosto de levar e que me dão prazer em ter comigo. Não tenho cena para fazer de pobrezinho, desgraçado e humilde como tu. somos diferentes, aceita isso. A minha mochila vem sempre com mais do que levo. Desde que a consiga carregar sigaaaa
Pedro Antonio, boa oportunidade de ser poeta que desperdiçaste.
ya o link foi-se, mas é esta https://video.aliexpress-media.com/play/u/ae_sg_item/3000000768512/p/1/e/6/t/10301/1100215279367.mp4 a Mochila Airbag de Grande Capacidade Expansível
Acho que é esta : https://pt.aliexpress.com/item/1005006796753783.html?spm=a2g0o.productlist.main.9.45faa762hshlVq&algo_pvid=3928b23e-995d-40a3-a8b2-682589a63da1&aem_p4p_detail=2024040907573915057057301061930000435028&algo_exp_id=3928b23e-995d-40a3-a8b2-682589a63da1-4&pdp_npi=4%40dis%21EUR%2179.48%2179.48%21%21%21610.90%21610.90%21%402103854617126746598715073e2fcd%2112000038335232570%21sea%21PT%21757575987%21&curPageLogUid=Ty9ZVKJmwqCx&utparam-url=scene%3Asearch%7Cquery_from%3A&search_p4p_id=2024040907573915057057301061930000435028_1
e isso tudo. Olha é muito prática.
Podes acrescentar mais umas coisinhas a tua lista, por exemplo:
O Mpas me mapas mundiais sem necessidade de dados basta descarregar os mapas do país para onde vais
Capas de silicone à prova de fugas, para tapares os champôs e protetores solares e coisas do género
Adaptador de corrente
E o mais importante Imodium.
Eu levo sempre comigo um Ipad Mini, carregar esse monstro deves de chagar ao fim do dia com as costas todas partidas
Eu nos últimos anos tenho estado a conhecer a Ásia, nos dois últimos anos apenas utilizei duas t-shirts dois pares de boxers e dois pares de calções, no final do dia lavo a roupa no dia seguinte está seca e pronta a vestir, o pior é quando fico só uma noite no mesmo local, ai sim a coisa pode não correr bem se o AC for velhote a roupa pode não secar, eu para ñ correr grandes riscos levo sempre 12 molas da roupa e prendo a roupa ao Ac, coloco as palhetas do AC todas para baixo e com a ajuda das molas prendo a roupa as palhetas no outro dia está a roupa seca e levo sempre também comigo um frasco de amaciador de roupa mas na Ásia podem comprar amaciador de roupa individuais n se não quiserem levar de casa, 🙂
E eu aqui preocupado se o quarto tem duche exterior e private pool 😐
é isso, faltou.me o adaptador de corrente que levo também. O software no iphone uso muito os mapas em offline do Maps, faço tipo um roteiro com varias parágens para ver o tempo, como ando muito a pé ou de transportes publicos, gosto de ir com as cenas já definidas. Depois a cena do vestuário é conforme. Há alturas que levo só tshirts e um bom casaco e siga. Essa das molas para secar no AC não é má lembrado não. Uso lavar e deixar toda a noite no seca toalhas eletrico dos wcs, isso faço. Boas dicas.
Eu não sou tão organizado como tu, alias adoro viajar mas mesmo a aventura, já me tem acontecido chegar a casa e amigos perguntarem se foste a tal sítio, e por vezes não fui porque como digo gosto de ir sempre sem compromissos. e a aventura.
Em 2016 no Vietnam, estava a chover tanto mas mesmo tanto que em alguns sítios os rios tinham transbordado e não dava para passar e fazia tanto frio 8 graus, fui ver o clima nos países à volta e comprei passagens para o Camboja e fui sem ter nada planeado, mas é assim que adoro viajar.
Também já fui turista de hotéis de 5 estrelas com tudo incluído, mas neste momento isso já não são ferias para mim, prefiro ser viajante.
Mas recomendo a todos pelo menos uma vez na vida fazer ferias tipo Caraíbas ou México, mas não troco a minha forma de viajar por estas de ferias tudo incluído.
porquê duas calças elásticas?
Lavo umas elas vao secando, uso as outras e alterno para andarem mais limpas. Não gosto de levar muita roupa, mas já tive de comprar roupa quente.
Obrigado pela tua partilha.
Eu como tenho neurónios sigo, ou não, os teus concelhos, já outros…
Tenho um tradutor Vasco V4 e de facto é um tradutor de excelência, já foi a China, Japão, Indonesia, Suíça ( parte alema ), Noruega, Canada e Marrocos, nunca me deixou mal bem pelo contrario, é um excelente equipamento .