Quantcast
PplWare Mobile

Tablets: são equipamentos ainda úteis ou obsoletos?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Pedro S says:

    Os únicos tablets realmente bons e não olhando ao preço são os surface e os ipad air e pro

    • IDroid says:

      Concordo a 100%

    • Robin says:

      Tenho um Galaxy S2 e na boa todos os dias a bombar para tudo testes , ler, teams, etc.

    • Rui says:

      Só se for o Go, os outros Surfaces são portáteis a 100% com ecrãn com touch!!!!
      De resto é verdade.

    • SSD says:

      Isso é o mesmo que dizer que os únicos carros realmente bons são Ferraris e Lamborghinis, o que não quer dizer que não ande num fiesta ha quase 15 aninhos e ainda a bombar.
      A mesma coisa com o tablet, tenho o A da samsung, para ler e responder a emails, ver uns videos, ver tv até, e mesmo com word e excel safa se bem. Claro que para quem quiser uma coisa mais séria e quase profissional sim essas são as melhores opções, agora do que cada um precisa.

    • sujeito says:

      Não largo os meus surface um único dia. Já o fire tablet “10… vai servindo como controlo remoto e para a minha filha jogar.

  2. Miguel Fonseca says:

    Eu tenho um Huawei Media Pad que basicamente só uso (e comprei com esse intuito) quando vou de férias e apenas para ler os jornais, navegar na internet e pouco mais.

  3. paulo says:

    xiaomi mi pad 4!

  4. xnelox says:

    Completamente obsoletos, fico à espera dos smartphones xxxl com o mesmo tamanho

  5. Tuga says:

    Tenho a televisão da cozinha avariada. O tablet dá jeito para ver tv enquanto se come qualquer coisa. Fora isso, serve para ver as capas de jornais, navegar na net, servir de comando do sistema de som, navegar pelas redes sociais, jogar alguma coisa para exercitar a mente…quer dizer…ainda serve para muita coisa.

  6. xtremis says:

    São bastante úteis, só é pena que a maioria dos fabricantes tenham desleixado completamente este mercado nos últimos anos. Não faz sentido ter 6 ou 8 GB de RAM num telemóvel e os melhores tablets terem no máximo 4 GB, por exemplo. Ou aquela mania de usar rácios de ecrã mais adequadas para cinema em praticamente todos os tablets Android: podiam ter alguns modelos para produtividade ou para uso escolar, com um rácio de 3:2 ou 4:3, por exemplo, mas não, toma lá um tablet super alto e super estreito. Ou seria interessante ter mais modelos próximos do tamanho de um bloco A5 ou A4, assim podia manter-se o paralelo com a informação em papel.

    • Rui says:

      No fundo está a dizer que todas as marcas deviam seguir a Apple 🙂
      E tem razão, para trabalho mais profissional, dá mais jeito o ecrãn de um ipad, já sem falar nas apps

      • xtremis says:

        Dou a mão à palmatória, a Apple tem os melhores tablets a nível de hardware/design 😉 O meu primeiro tablet foi um iPad 2 e era um dispositivo bestial. O único problema que tenho com a Apple é a abordagem restritiva que têm no iOS, quando comparado com o Android.
        O Mi Pad 2 de que falo noutro comentário é uma cópia quase exata de um iPad Mini da época, mas com a opção de correr Windows 10 ou Android. Mesmo em termos de resolução de ecrã, há poucos tablets atuais que lhe façam justiça (ecrã de 7.9″ com 1536 x 2048 pixels, 4:3 ratio e 326 ppi. Ler naquele tablet é uma maravilha 🙂

        • sujeito says:

          Tomara o iPad chegar aos calcanhares dos Surface Pro. Apesar de serem dr certa forma úteis, estão longe do que se pode fazer num Surface.

          • xtremis says:

            Sim, o Surface tem a vantagem de ser um PC Windows 10 completo, nesse aspecto não há dúvidas. Só acho que a nível de interface touch, o Windows 10 ainda deixa um bocadinho a desejar.

  7. Alan says:

    Uso tablet baratíssimo da Amazon, para vídeos principalmente, é fraco, tem menos de 2gb de ram, mas para youtube, twitch, e outros apps me serve muito bem e ano passado paguei bem barato, pena hoje ser quase o dobro do preço. Se a pessoa ter noção para que vai usar o tablet não precisa pagar caro.
    No meu caso é útil sim.

  8. xtremis says:

    Tentem ler um livro em PDF, com ilustrações ou diagramas complexos (ou seja, que não seja só texto corrido) num smartphone “grande” (mesmo com ecrã de 6″ e tal), e comparem a mesma experiência com um tablet, mesmo num de 8″ (nem é preciso irmos aos de 10″). Adicionem a possibilidade de tirar notas ao mesmo tempo com uma pen (quando possível), e usar um tablet passa a ser logo uma experiência completamente diferente de usar um smartphone.

  9. qwertyuiopus says:

    Só é obsoleto para quem não dá uso ou quem comprou tablets de 50 euros para brincar.

    Podem vir cá com os vossos smartphones de mil polegadas que deformam os vossos bolsos das calças, que nunca mas NUNCA terá o mesmo conforto que um bom tablet.

  10. Celso says:

    O meu ipad só serve para Netflix e Youtube ahahahah e de férias a nos tv de resto pouco mais.

  11. Rui says:

    Ainda são muito úteis numa empresa, quer para mostrar os produtos do site on-line, ou até catálogos em pdf, quer para facturar, gerir reuniões e substitui o caderninho que dá jeito mas se o perdermos ou esquecermos em casa ficamos sem dados importantes, enquanto um tablet, sincronizado com o telemóvel e com acesso por exemplo ao notas, mails, etc, dão muito jeito para resolver assuntos em qualquer lado.

    O tablet só consegue ser substituído por um telemóvel…… se este for um tijolo, para além da desvantagem da bateria, quem usar um tablet, certamente vai poupar imensa bateria!!!!!!!
    E já agora, uma reunião com o tablet, nós conseguimos escrever as nossas notas, num telemóvel……..

  12. Ze Duarte says:

    Em último caso são uma televisão portátil. Os de 7” talvez sejam obsoletos tendo em conta o tamanho enorme dos smartphones de hoje em dia mas os de 10” ou superior ainda têm muita utilidade.

  13. B@rão Vermelho says:

    Eu ainda dou “bastante” uso aos meus Tablets, Ipad 2, 2 ipads 3, 1 Ipad 5, 1 Ipad Mini 1, e um Ipad nimi 4, e vários outros Tablets Android e Windows.
    Alias ainda a poucos dias fui buscar a gaveta da tralha um dos Ipad 3 e estava a pedir uma atualização.
    Uso principalmente para as capas dos jornais e consultar mais algumas páginas de internet.
    O Ipad mini 4 é o fiel companheiro de viagem, já começa dar dar sinais de desgaste dos longos “passeios” com a autonomia a sofrer bastante, à espera de um novo Ipad mini, espero que a Apple não se esqueça de atualizar os Mini.

  14. Tiago Santos says:

    Para lazer têm muita utilidade ainda. Comprei o meu faz 3 anos apenas para ter as apps de televisão e de streaming e adoro. Já comprei 2 para oferecer com o mesmo intuito desde aí e são utilizados todos os dias.
    Para além disto não lhes vejo utilidade. Mas cada caso é um caso acho que as pessoas têm é de estar cientes das limitações… Não é um PC e não o vai substituir como se dizia há uns anos atrás.

  15. cm says:

    São tão úteis que que sou informático e não tenho….

  16. Luis Silva says:

    Eu acho muito util em casa e férias.
    Só tenho pena que até 200€ não acha grande coisa de jeito e maior parte não vale grande coisa, ando a ver ai uns até 200€ a ver se adquiro um brevemente, ipad e samsung tablets caros não compensa a não ser que se use em negócio/empresas.
    A mim dava um jeitão, mas no minimo 10″ de ecrã

  17. Joana says:

    So ipad vale a pena, os android tablet sao lixo com aquele formato 16:9 dao para filmes e nada mais. Ipad funciona para produtividade e leitura muito mais confortavel.

    • Luis Silva says:

      Olha este tem palas nos olhos, então é porque não experimentastes outra coisa de certeza.

    • Douglas Ferreira says:

      Estive vendo uma análise do Galaxy Tab S7 e achei um produto bem interessante. O problema é o suporte que dão ao sistema Android, que nem sempre é tão longo quanto o suporte que a Apple tem dado aos iPad. Tablet Android é um tiro no escuro.

      • xtremis says:

        Se for um tablet da Samsung, normalmente a qualidade é boa e pelos vistos agora garantem updates até 2 versões de Android, o que não é nada mau.
        De resto, tablets Android estão muito ao abandono, mesmo marcas como a Lenovo ou a Huawei abandonam os updates muito rapidamente, mas isso é um problema mais geral a nível de Android.

  18. Douglas Ferreira says:

    Tenho um iPad Air 2 e ainda está muito bom. Uso apenas para consumir conteúdo, mesmo. Na verdade, também no MacBook Air tenho mais consumido do que produzido.

    Acho que a mudança dos MacBooks para o processador M1 vai gerar uma melhor integração entre os MacOS e o iPad OS, talvez tenhamos versões “completas” de aplicativos como o Photoshop e outros da Adobe, Microsoft Office… Falta baratear os acessórios do iPad: aquele teclado que se encaixa no iPad Pro é muito caro, se for usar o iPad num formato mais próximo de um notebook, com teclado e talvez até caneta, sai mais em conta o MacBook Air. Se diminuirem os custos e passarem a rodar os mesmos apps, será o fim do MacBook Air.

  19. Bruno says:

    Acho que vale a pena para casos específicos. Para artistas por exemplo, os últimos iPads são excelentes pelo que vi. Dão jeito para quem não faz mais nada no portátil sem ser media e internet, mas não vejo grande vantagem para digamos um trabalho “normal”.

  20. José Fonseca Amadeu says:

    Para mim é util porque viajo bastante então acabo por usar no avião para netflix e email.
    Fora do avião só mesmo para assinatura de documentos.

    Tirando isso já não vejo utilidade, hoje em dia tudo tem ecra, bicicleta, passadeira, etc, já não tem a utilidade que tinha antigamente, talvez para quem faz design gráfico tenha mais.

  21. sujeito says:

    Para viagens, lazer ou trabalho não existe nada superior ao Surface. Simplesmente fantástico!

  22. João Salgueiro says:

    Nesta altura de home office, tem sido excelente para as reuniões. Top como 2º ecran.
    TIrando isso, pouca utilização lhe dou.

  23. Luis says:

    Tenho um iPad pro comprado em 2019 e até hoje o melhor tablet!!

  24. anna kamilla says:

    tenho um multilaser, ele é bom mas tá com desgaste muito grande principalmente no que se refere a bateria e tela. Tem uns 3 anos de uso.

  25. Luis says:

    sempre foram obsoletos, não passando de uma moda

  26. XBUZZY says:

    Pelo que tenho visto aqui nos comentários, na generalidade quem tem ipad diz que tem utilidade, quem tem android, já concorda com o “obsoleto”.
    Bem parece-me mais um problema de software do que form factor 😉

    • SSD says:

      Isso é uma interpretação um bocadinho fechada. Pelo que vejo muitos dos que dizem que é obsoleto ou que não usa não refere marcas. Agora os iPads para quem quiser uma “coisa mais séria” sim é aposta, principalmente havendo alguns a preços inferiores aos surface

  27. Rafa says:

    Tablets Teclast, M30 ou T30.. Tenho um M30 e, com um preço inferior a 200€ n quero outra coisa

  28. KodiakShadows says:

    Eu tenho mesmo que usar um no meu trabalho, era mesmo impossível fazer num telemóvel mesmo tamanho tijolo. Ter que utilizar a aplicação da empresa, fazer booking, reports, etc. e nãoé preciso ser grande coisa um Huawei Media Pad. Os tablet são uteis vai depender para o uso a tomar.

  29. AlexX says:

    É-me útil por vários motivos, menciono os 3 principais: Gosto do ecrã grande, sem necessidade de fazer zoom ou scroll para os lados; São também o meu telefone desde há 8 anos quando comprei o 1°; Fico com uma boa desculpa para não carregar comigo o tlf, retorno no final do dia apenas as chamadas “não chatinhas”.

  30. Gusmão says:

    Na minha opinião os Tablets continuam a fazer todo o sentido!
    O problema é que genericamente os da gama mais acessível (android) são “fracos”, os da Apple são bons mas carotes e em Portugal os Chromebooks ainda não estão devidamente divulgados (salvo erro a quota de mercado nos EUA é superior a 60%, por cá inexistente), porque a Google e as restantes marcas não têm interesse no nosso País.
    Se querem um Tablet/MiniPC a Lenovo tem um que considero muito vantajoso (eu tenho) pela relação preço/qualidade/performance… Lenovo IdeaPad Duet Chromebook

  31. Francisco Carvalho says:

    Os tablets ainda são muito uteis e na seguemento educacional só não são ainda mais uteis pois as escolas não tem orçamento para investir.
    Um escola com tablets ( surface por exemplo) com esta pandemia teria zero problemas.

  32. PC says:

    Cada um experiencia as coisas como determina a sua necessidade. Sob o ponto de vista exclusivamene de utilizador, pra mim, o iPad só serve para uma coisa, TUDO, deixei de usar computador.

  33. Hugo Nabais says:

    Quando deitado na cama para ler ou ver filmes/youtube é do melhor que há. Nas férias é indispensável.
    Para entreter a miúda mais nova é do melhor quer seja para jogos ou até mesmo para uso didático.
    Nem entendo como possam sequer considerar que estão obsoletos.

  34. Leonardo Batista says:

    Tenho um Galaxy Tab S6 e posso dizer que estou extremamente satisfeito. Uso todos os dias para tirar apontamentos na universidade , seja para anotar pdfs ou até powerpoints e para além disso dá jeito para ver serviços de streaming quando não estamos no nosso lar. Portanto , os tablets continuam a fazer todo o sentido para um certo público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.