Smartwatches: A tecnologia para crianças que ajuda os pais
Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia por parte das crianças. A regra é haver regras e, talvez, o facto de utilizarem tecnologia possa bastante positivo para o seu desenvolvimento. Mas há diversos tipos de tecnologia que pode ser oferecida aos mais novos, alguma dela pode mesmo ser uma ajuda para os pais.
Hoje falamos desse tipo de dispositivos.
Se os pais são seres tecnológicos, como podem as crianças não o ser? Já muito se debateu sobre isso e sobre o impacto que esta era digital pode ter sobre os mais novos. A resposta tende a ser inconclusiva, mas uma utilização com regras acaba por ser unânime, no que respeita ao bom desenvolvimento dos mais novos.
A tecnologia dirigida às crianças é ampla, mas hoje vamo-nos focar naquela que pode ser uma ajuda para os pais. Falamos de dispositivos de localização projetados para que possa haver uma comunicação entre os pais e a criança, à distância.
São ideias para as crianças utilizarem em dias de passeio nas escolas, na confusão da praia ou parque de diversões. Da mesma forma, também servem para colocar na mochila ou no casaco, para aquelas crianças mais distraídas que tendem a perder esses objetos.
Podemos começar por aí, pelas Tags Bluetooth, com GPS, ideias para prender aos objetos e localizá-los sempre que necessário. A vantagem deste tipo de produto é ser versátil, podendo ser utilizado tanto para os objetos da criança, como para o porta-chaves do adulto ou a coleira do cão.
Smartwatches para as crianças
É comum ver crianças de relógio ao pulso, mesmo que ainda não saibam bem ver as horas. Ora, se se evolui no tipo de brincadeiras, também se pode evoluir no tipo de relógios que se lhes oferece.
Podem estes já ser mais tecnológicos e, assim, ser não só um acessório útil para a criança, mas também uma ligação importante com os cuidadores.
Nos mais variados formatos, como se pode ver pela imagem acima, os smartwatches para crianças partilham de algumas características comuns (smartwatch Xiaomi e smartwatch M05). Têm GPS, Bluetooth e suporte para cartão SIM. O objetivo é que possam ser ligados aos smartphones dos pais, para que possa haver comunicação entre eles.
O número de contactos adicionados ao relógio tende a ser limitado, para que só possam ligar a quem os pais considerarem importante. Permitem enviar e receber mensagens de voz e ainda dão aos pais a possibilidade de monitorizar a localização dos filhos.
Imaginemos o caso de um dia de praia, em que no meio da confusão a criança se perde dos pais. Com um destes smartwatches, além do contacto via rede móvel, poderá ser consultada a localização. Dessa forma dá para perceber, ainda que com alguma margem de erro, se está perto ou longe.
Para a criança, estes relógios, além das horas, ainda podem apresentar o calendário, servir de despertador e até monitorizar a atividade física. Porque as crianças têm que se mexer!
Sugestões Pplware
Todos os produtos têm portes de envio gratuitos e disponíveis seguros de envio e de impostos e taxas, que cobrem, nomeadamente, as taxas de alfândega.
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me que faz sentido usar esporadicamente em dias de passeio, por exemplo.
Existirá em alguma operadora portuguesa um tarifário de dados moveis pago ao dia de utilização?
Para este tipo de smartwatches geralmente não é necessário dados móveis. Funcionam apenas com SMSs e chamadas. As ordens que recebem remotamente (e enviam) são dadas via SMS com conteúdo “especial” para o efeito.
Vivam!
Antes de adquirirem smartwatches para crianças convém conhecer os riscos para que devem estar alertas.
Aqui fica alguma informação sobre o tema:
– #WatchOut – https://www.youtube.com/watch?v=OHdsIRGq0ZU
– Significant security flaws in smartwatches for children – https://www.forbrukerradet.no/side/significant-security-flaws-in-smartwatches-for-children/
– #WatchOut – Analysis of smartwatches for children – https://fil.forbrukerradet.no/wp-content/uploads/2017/10/watchout-rapport-october-2017.pdf
Apesar da informação acima não se aplicar diretamente aos dispositivos analisados no v/artigo, importa estar alerta.
Cumprimentos
Tito de Morais
Fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net
MAs para localizar o smartwatch não é necessário dados móveis? O alcance do Bluetooth é limitado
O smartwatch tem GSM e GPS. Para alguns modelos, quando recebem um pedido de localização a partir da app, a app desencadeia o envio de um SMS “especial” para o smartwatch. Quando é recebida, o smartwatch obtém a localização, e envia-a novamente por SMS.
No caso do M05, já utilizará pacotes de dados (2G/EDGE) para enviar a foto.
Eu comprei um smartwatch Xiaomi e não o consigo utilizar… Pede um registo com cartão de cidadão chinês… Alguém consegui colocar a funcionar?