OPPO apresenta o verdadeiro zoom ótico contínuo para smartphones… mas há mais
A OPPO é hoje uma das mais relevantes fabricantes de smartphones e prepara-se para revolucionar o mercado no que toca às câmaras. Hoje realizou o evento de apresentação da Tecnologia de Imagem do Futuro de 2021, onde revelou alguns dos seus planos para um futuro breve.
Novos sensores RGBW, zoom ótico contínuo, tecnologia OIS de cinco eixos e câmara por baixo do ecrã são algumas das inovações apresentadas.
A OPPO realizou hoje o evento de epresentação da Tecnologia de Imagem do Futuro de 2021, onde revelou uma série de inovações direcionadas à tecnologia de imagem em smartphones centradas em atualizações de sensores, módulos e algoritmos.
Em concreto as inovações da OPPO apresentadas passam pelo novo sensor de RGBW, pelo zoom ótico contínuo de 85-200 mm, pela tecnologia de OIS (estabilização ótica de imagem) de cinco eixos e pela câmara por baixo do ecrã com uma série de algoritmos de IA patenteados da OPPO para melhorar a imagem captada.
Utilizando estas novas tecnologias, a OPPO garante um grande salto na tecnologia de imagem de smartphones, abrangendo várias capacidades de imagem, incluindo sensibilidade à luz, capacidade de zoom, estabilização, investigação e desenvolvimento de novos formatos de produtos e muito mais.
O novo sensor RGBW
A OPPO apresentou o novo sensor de RGBW com o objetivo de melhorar significativamente a sensibilidade à luz ao introduzir subpíxeis brancos (W) adicionais, tecnologia de DTI inovadora e o algoritmo de píxel 4 em 1 desenvolvido pela OPPO.
Como resultado destas inovações, o novo sensor permite que seja captada mais 60% de luz do que com os sensores anteriores, ao mesmo tempo que alcança uma redução do ruído que chega aos 35%, oferecendo imagens muito mais nítidas e brilhantes em condições de pouca luz.
Mais do que simplesmente melhorar a captação de fotografias em condições de pouca luz, o sensor de RGBW está também apto a tornar os retratos mais expressivos tanto em fotografias como em vídeos, melhorando a pele, a textura e o contraste. O novo sensor será comercialmente lançado nos produtos OPPO a partir do quarto trimestre de 2021.
Zoom ótico contínuo da OPPO
O módulo recém-lançado é o zoom ótico contínuo de 85-200 mm, adota a tecnologia de lente G+P (vidro + plástico) pela primeira vez, introduzindo duas lentes de vidro esféricas superfinas e de alta precisão que melhoram significativamente os efeitos óticos, como a minimização do desvio da luz.
Além disso, a aplicação de um sensor de magnetorresistência de túnel (sensor de TMR) permite que as lentes no interior do módulo da câmara se movimentem com mais estabilidade e precisão. O veio do motor de orientação aumenta a inclinação dinâmica através da qual o sistema da lente se movimenta, suportando facilmente o zoom ótico contínuo em ampliações mais elevadas.
Estas inovações suportam o zoom ótico contínuo em distâncias focais equivalentes entre 85 mm e 200 mm, captando imagens nítidas em qualquer nível de ampliação, desde grandes planos e retratos pessoais a paisagens distantes, sem necessidade de recortar. A OPPO garante que os utilizadores poderão assim desfrutar de uma transição fluida ao longo da gama do zoom ótico contínuo com uma qualidade de imagem comparável com a de uma câmara profissional.
Estabilização ótica de imagem de 5 eixos
Outra novidade da OPPO consiste na tecnologia de OIS de cinco eixos, que permite que o processador do sistema receba dados de movimento do giroscópio, os analise e divida pelos seus respetivos componentes através de algoritmos. Os dados são posteriormente transmitidos para os dois componentes amovíveis, a lente e o sensor de imagem, que são impulsionados por motores de rolamento de esferas e ligas metálicas com memória de forma, respetivamente.
Quando o movimento é relativamente curto, as imagens são estabilizadas maioritariamente através do OIS de deslocação da lente, abrangendo a deslocação horizontal (x) e a vertical (y). Contudo, quando a amplitude do movimento é relativamente maior, o OIS de deslocação do sensor será também utilizado, incluindo a deslocação horizontal (x), a deslocação vertical (y) e o rolamento, em conjunto com a compensação algorítmica, para alcançar a estabilização em cinco eixos de espaço.
Tal permite alcançar um ângulo de estabilização máximo de ±3°, três vezes mais do que a tradicional tecnologia de OIS em dispositivos móveis, ao passo que o sensor pode também deslocar-se com uma precisão de 2 μm. Para imagens noturnas ou em movimento, a tecnologia de algoritmos patenteada da OPPO pode contribuir significativamente para melhorar a estabilidade, a nitidez e o desempenho da cor, aumentando o desempenho da compensação da vibração em até 65%. A tecnologia de OIS de cinco eixos da OPPO será comercialmente lançada nos produtos OPPO a partir do primeiro trimestre de 2022.
A câmara por baixo do ecrã e o novo algoritmo da OPPO
Por fim, a OPPO deu também a conhecer a sua solução de câmara por baixo do ecrã para as próximas gerações de smartphones. A inovadora geometria de píxeis garante um ecrã de alta qualidade de 400 ppp na área da câmara por baixo do ecrã. Recorrendo a uma cablagem transparente e a um novo design, o resultado é uma qualidade de ecrã muito mais requintada e uma experiência visual mais harmoniosa.
Com cada circuito de píxel a impulsionar apenas 1 píxel (“1 para 1”) no ecrã e a tecnologia de compensação algorítmica precisa, a cromaticidade e o brilho de todo o ecrã são controlados com maior precisão, com um desvio de cerca de 2% apenas e uma vida útil do ecrã melhorada em até 50%.
Além disso, o Instituto de Investigação da OPPO nos EUA desenvolveu uma série de algoritmos de imagem de IA, incluindo redução da difração, anticondensação, HDR e AWB, para otimizar em maior profundidade a qualidade da imagem da câmara sob o ecrã. O modelo de redução da difração da IA da OPPO foi treinado recorrendo a dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difração na fonte da luz, permitindo que os utilizadores captem imagens mais nítidas e com um aspeto mais natural.
Para dar resposta às exigências de imagem em constante mudança dos utilizadores de todo o mundo, a OPPO está a reforçar ainda mais as suas capacidades globais de I&D. Atualmente, a OPPO conta com seis Institutos de Investigação, cinco Centros de I&D e dezenas de Laboratórios de Imagem em todo o mundo, incluindo o novo Laboratório de Imagem em Hyderabad, na Índia, e o Laboratório de Imagem em Yokohama, no Japão, que é responsável por criar diversas tecnologias de imagem desenvolvidas pela OPPO que podem ser encontradas na série Reno.
No futuro, a OPPO continuará a concentrar-se na implementação de tecnologias de imagem desenvolvidas por si própria e a reforçar ainda mais a sua cooperação com parceiros do setor a fim de oferecer aos utilizadores uma experiência de imagem ainda melhor.
Este artigo tem mais de um ano
Isso é tudo muito bonito na teoria, até se testar na vida real. Quantas vezes a Samsung ou a Apple, prometeram inovações em fotografia e vídeo em diversas apresentações no passado e quando o produto saiu foi um total desilusão?
O Problema muitas das vezes nem é o hardware, mas sim o software….
No caso do zoom, o problema do hardware foi direccionado para o Software.
Fico feliz com este caso, pois se o zoom que falam funcionar o problema volta para o hardware e o software trata de trabalhar apenas em melhorar a imagem de 1 sensor.
independemtemente disso o que é importante é haverem estas tentativas para que a tecnologia continua a evoluir e que diferentes marcas puxem umas pelas outras.
Ficamos todos a ganhar, acho eu
Vamos a ver!
Com tantas supostas inovações, lá vão os telemóveis chinos e todos os outros, a caminho dos 2 000 €, ridículo, para não chamar pior!
Nenhuma câmara debaixo do ecrã, por mais boa que ela seja, consegue transformar o feio em bonito, como mostra a foto acima…
@JCR,
Tens algum complexo contra os chineses, é racismo ou estás no gozo? É que os teus comentários aqui no pplware deixam muito a desejar. Toda a gente tem direito a opinião, mas a tua não interessa nada, é tóxica. Já agora, procura saber onde são feitos alguns dos produtos tecnológicos que tens em casa, tipo a TV, micro-ondas, etc… A maioria dos telemóveis são fabricados na China incluindo os smartphones da Apple, Samsung, Sony, etc… pois é lá que estão a maior parte das fábricas e que infelizmente usam trabalho infantil , forçado e mal pago. Ou é uma questão política? Também não sou adepto de regimes ditatoriais e que apesar de tudo é um regime capitalista Comunista, no entanto é das maiores economias do mundo em crescimento e dos maiores produtores mundiais de quase tudo.
Até a Adidas, Nike, Lacoste, Puma são feitas na china.
Este teu último comentário sobre a foto para além de racista é misógino. Aconselho-te a fazer uma Sowa-Rigpa!
Também acho que devíamos quebrar a nossa dependência com a China e outros regimes que não representem os valores europeus.
Infelizmente, para nós consumidores, não há alternativa. É tudo feito lá. Poucas coisas são feitas cá (Europa) ou até outros países com os mesmos valores. E muito do que é, é assemblagem, não é feito de raíz.
Seria mais caro? Sim. Mas estaria disposto a pagar mais por isso (até um determinado valor, claro).
Ex da fruta, prefiro pagar mais (ou ir ao mercado) e ser nacional que barato e de fora…
Os produtos feitos na Europa seriam muito mais caros
Os telemóveis são como os automóveis: queres um Ferrari, ganha para isso. Ou começa uma amizade com a Cofidis.
Não consegue acompanhar o desenvolver do mercado, e a subida dos preços da última tecnologia existente, temos pena.. Se acha que ganha pouco, faça por ganhar mais. Certamente, libertar uns desabafos racistas é o caminho certo para o inverso.
Acho bom existirem marcas que inovam ou pelo menos tentam, só assim existe evolução em tudo na vida e na tecnologia não é diferente! Quer a malta goste, quer não são as marcas chinesas que o têm feito maioritariamente, eu não misturo política com tecnologia ou outra área qualquer porque para mim (e respeito quem pense o contrário) não faz sentido nenhum.
Vejamos a coisa neste prisma Portugal começa a ter um regime comunista, ditatorial é por isso que os nossos vinhos deixam de ser dos melhores e passam a não prestar? os azeites? etc… Para mim não faz sentido nenhum!
Finalmente sensores de câmera RGBW depois de quase uma década de rumores sobre isso lol.
Fico feliz por ver mais inovações no ramo dos smartphones, especialmente nas câmeras.
Bem pessoal concordando e discordando a tecnologia em proveito do consumidor é sempre bem vinda. Quanto ao custo das novidades tecnológicas é como tudo, os novos lançamentos são sempre mais caros, uns meses mais tarde tudo desce, e até é possível lançar equipamentos com snap. 888 na casa dos 400€ como a Realme.
A China continua a ser uma ditadura comunista, mas num país com 1,5bilioes de pessoas muito provavelmente só se conseguirá manter ordem com um regime duro. Quanto a mão de obra barata não é bem assim, já foi barata, atualmente é na Índia que os custos de produção são mais baixos e onde há mais desigualdade salarial e exploração. Se pesquisarem um pouco os ordenados nas área tecnológicas e engenharias passam facilmente os 2mil euros, e até há ofertas bem apetecíveis. As empresas tecnológicas na China fazem de pequenas vilas onde se instalam autenticas cidades futurísticas e evoluídas, com todas as condições possíveis e imagináveis.
E se atualmente a Xiaomi já passa em vendas a Samsung isso se deve ao modelo de negócio, margens baixas de lucro, grande portfólio de negócios e artigos para atrair cada x mais o consumidor, quem quer comprar uma Smart TV ou aspirador robô pensa imediatamente em Xiaomi, a diferença principal do modelo de negócio da Xiaomi para a Samsung são 20 mil funcionários contra 300mil da Samsung.
Grande marketing nos meios de comunicação para que na hora dos eventos e nas pré vendas os objetivos sejam alcançados e ultrapassados, sem necessidades de lojas físicas, funcionários ou despesas extras. A Oppo não é barata e nem tão pouco tem uma imagem forte em Portugal ou uma grande comunidade na Europa ansiosa por novidades, o que tem sim é produtos com elevada qualidade, software sem erros ou bugs e um dos melhores software de imagem, pois todos os que compram Oppo se surpreendem com o resultado obtido pelas cameras.
Eu próprio tenho um Reno 2 que continua a ter um design excelente e qualidade de construção irrepreensível, e modos de gcam dispenso totalmente como em muitos fóruns é aconselhado a vários proprietários de smartphones de outras marcas. A subsidiária realme veio para dar alguma luta a Xiaomi na gama média, a ligação a OnePlus já vem desde o início com o ” empréstimo” de modelos Oppo que levavam Oxygen OS e o logo da marca e que agora mais que nunca é mais uma submarca da Oppo. E a luta vai continuar pois a Xiaomi na sua linha mi quer dar o melhor que a tecnologia tem para oferecer a nível de qualidade, velocidades de carga e sensores de imagem e a Oppo também.
“E se atualmente a Xiaomi já passa em vendas a Samsung isso se deve ao modelo de negócio, margens baixas de lucro, grande portfólio de negócios e artigos para atrair cada x mais o consumidor,…” Muito bem dito.É exatamente como refere no seu comentário.