OnePlus 9 Pro vs. “outro telefone” da Apple: Qual carrega mais rápido?
A OnePlus está numa campanha promocional à sua série OnePlus 9 bastante ativa. Desde que anunciou a parceria com a Hasselblad que não tem parado de partilhar informações sobre os novos modelos. O design já é conhecido, o processador também, já foram partilhadas várias fotos captadas pelo OnePlus 9 Pro e agora foi a vez de revelar um pouco sobre a sua bateria num confronto direto com "outro telefone", que se trata claramente de um iPhone 12 Pro Max.
Afinal, qual será mais rápido a carregar?
A resposta, considerando que estamos a falar de um conteúdo promocional da OnePlus, é óbvia. O OnePlus 9 Pro carrega a uma velocidade maior que o "outro telefone" a que é comparado. O outro telefone corresponde a um iPhone 12 Pro Max, informação que a OnePlus não quis revelar, mas que é claramente identificável.
OnePlus 9 Pro vs. iPhone 12 Pro Max - o carregamento mais rápido
Mas acoplada a este teste vem a frase "Charge faster with or without a wire", ou seja, carregue mais rápido com ou sem fios. O OnePlus 9 Pro terá carregamento rápido com e sem fios. Será, certamente, uma evolução face à tecnologia do OnePlus 8 Pro, com ainda mais potência de carregamento suportada, tanto com como sem fios.
O iPhone 12 Pro Max apesar de ter suporte para carregamento sem fios e carregamento rápido a 20 W, são tecnologias que ficam muito atrás da concorrência Android no que toca à velocidade de carregamento.
Mas, então, onde quer a OnePlus chegar com este teste?
This race doesn't go down to the wire. #OnePlus9Series
— OnePlus 3 (@oneplus) March 18, 2021
Neste vídeo, vemos o OnePlus 9 Pro a carregar na totalidade de 43 minutos, enquanto, no mesmo tempo, o iPhone leva 72% da bateria carregada. Assim, percebe-se que realmente o OnePlus ganha sem surpresas. Mas há uma surpresa, de facto. O OnePlus 9 Pro está a carregar sem fios enquanto o iPhone 12 Pro Max o faz com recurso ao carregador com fio.
Ou seja, o OnePlus 9 Pro será capaz de carregar mais rápido com ou sem fio... tal como surge na descrição.
Entretanto, foi também anunciado um carregador sem fios com uma potência máxima de carregamento de 50W, pelo que se conclui que deverá ser esse o valor máximo suportado pela bateria do futuro smartphone.
No strings attached. With Warp Charge Wireless 50, the #OnePlus9Series packs our fastest ever wireless charging technology. Thanks to its twin-battery design, it can even outpace wired fast charging solutions - going from 1-100% in just 43 minutes.
— OnePlus 3 (@oneplus) March 18, 2021
Mais novidades a considerar
De forma não oficial, surgiu um resultado de benchmark associado também ao modelo Pro. No AnTuTu consegue então uma pontuação perto dos 662 000. Este valor fica abaixo do Xiaomi Mi 11 com o mesmo processador e que tem uma pontuação acima dos 700 000 pontos. Mais longe ainda fica do primeiro lugar do ranking da AnTuTu, o iQOO7, com mais de 720 000 pontos.
Além disso, foram partilhadas na página do Twitter mais fotos de alta resolução captadas pelas câmaras Hasselbald. Veja os originais [1] [2] [3].
De forma oficial, sabe-se então que a série OnePlus 9 virá equipada com o processador Snapdragon 888 5G e o modelo Pro terá um sistema de arrefecimento de 5 camadas a pensar nos jogadores.
O ecrã ainda não foi apresentado, mas já foram dadas pistas em termos de evolução. A OnePlus irá apresentar a tecnologia Fluid Display 2.0.
Estaremos atentos a mais novidades relevantes que possam aparecer até ao dia do lançamento que vai acontecer no dia 23 de março.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
A vosso ver, qual é a vantagem do carregamento wireless?
Pode ser útil se tivermos numa situação em que não temos acesso ao carregador/tomada pois podemos receber energia de outro telemóvel, mas mesmo assim precisamos de ter um segundo telemóvel e estamos limitados à velocidade de envio do telemóvel ‘doador’.
Parece-me que na maioria das situações, com o carregamento wireless até perdemos a flexibilidade de usar o telemóvel enquanto carrega uma vez que tem de estar assente na base de carregamento.
Quanto a carregar telemóveis com outro telemóvel não sei dizer se é útil, mas eu uso todos os dias carregamento wireless enquanto trabalho, então a necessidade de “carregar” quase que nem existe no meu caso. Está praticamente sempre carregado.
A flexibilidade de usar enquanto carrega para mim é irrelevante e nunca percebi muito bem esse argumento, talvez porque nunca usei muito o tlm enquanto carregava. No meu caso, se trabalho 8 horas, tenho o telemóvel quase sempre a carregar e as alturas em que preciso de mexer no telemóvel nunca vai ser o suficiente para descarregar a bateria obviamente. Mesmo fora do trabalho, teria de abusar do tlm para conseguir descarregar a bateria desde o final do dia de trabalho até ao início do próximo dia.
Para não dizer que simplesmente levantar o telemóvel para atendar chamadas, ou para ir beber café, ou whatever, sem ter de tirar o cabo do tlm é muito mais prático.
É um não assunto. Além de que produz mais lixo. Continuas a necessitar de cabo de carregamento, de transformador/carregador…..e ainda da base. Com todos os problemas de fabrico/residuos associados. O caso muda de figura se puderes carregar via wireless em movimento. Já existem estudos/protótipos nesse sentido. Mas esse carregador deve custar um dinheirito.
Tenho telefones com carregamento wireless e prefiro carregar com cabo.
Bastante mais prático e mais rápido principalmente se quisermos usar o telemóvel enquanto carrega ou se quisermos carregar em qualquer lado.
É devido a essas limitacoes que fizeram o magsafe, mas mesmo assim é mais pratico andar com um cabo USB que andar com uma base de carregamento.
Sim tens razão perdes a flexibilidade porque o telemovel tem de estar la encostado enquanto que o fio tens algum “range” para mexer o telemovel, dá mais jeito durante a noite pousas o telemovel lá em cima e pronto já vao existindo secretarias e mesas de cabeceira com o carregador ja embutido basta pousares o telemovel naquele local durante a noite e ele fica a carregar.
Mas sim o wireless charging doutro aparelho dá jeito estas num restaurante ou assim e um tem 80% e outro tem 20 basta encostares um ao outro e eles distribuem a bateria
Existem algumas utilidades, uma delas certamente o carregamento inverso.
Alguns carros já vêm com plataformas de carregamento wireless é só pousar o telemovel quando entra no carro e está feito.
Estações de carregamento em que o telemovel pode ficar de pé, isso pode dar jeito se estiver a trabalhar no computador e pode simplesmente pousar o telemovel ali ao lado a carregar
Para carregar durante a noite tambem pode ser util, nao corre o risco de se esquecer de por o telemovel a carregar, pousa antes de ir para a cama e ele carrega.
Tirando isso não vejo muitas mais utilidades
Uma vantagem é ‘poupar’ o conector usb, isto é, de tanto ligar/desligar ao longo dos anos a entrada usb esta começa a ganhar folga, tem falhas ou mesmo a solda do conector partir (sobretudo a modelos de menor qualidade).
E com a pressa, pegar no telemóvel, e este levar com um esticão pelo fio… 🙁
é impressão minha ou a segunda foto debaixo (obviamente a contar da esq.ª) tem mto grão!!! MMMHHHH LOLOLOL
É normal…. Tem muita areia.
Sim tem! Muito grão de areia! 🙂
Realmente, de todas as fotos essa é a que parece de menos qualidade. Tanto na areia, como no céu, a qualidade… está um bocado estranho. Para se destacar a qualidade fotográfica do smartphone, esta foto não me parece muito apelativa.
“Qual carrega mais video”
Aquele que gasta mais rapido as celulas da bateria. Simples.
Chama-se e resume-se a prático…
Podem valorizar ou não, e isso cada utilizador sabe de si, agora que é mais prático é. Quem não usa ou não acha prático ou simplesmente sabe-se lá porquê não gosta simplesmente carrega por cabo… é simples! É uma possibilidade que existe que é mais prático e isso é factual, e logicamente mais vale ter essa possibilidade que não ter, como o carregamento inverso… dou o exemplo da mala de ferramentas ou ferramentas em si na vida pessoal, não andamos sempre a usar, nem precisamos sempre, mas quando precisamos ou queremos é bom ter!
As marcas todas preocupadas com o tempo que demora a carregar, em vez de se preocuparem com o tempo que demora a descarregar…
+1
o one plus 9 vai ter o fluid display 2.0 que permite uma refresh rate de 120hz ate 1hz que mais nenhum smartphoe na industria tem isto vai permiter gastar muits menos bateria