Nokia e OnePlus responsáveis pelos smartphones Android com pior gestão de RAM
Os smartphones Android possuem uma aceitação global independentemente do seu fabricante. Primando pela abertura do seu sistema operativo e diversidade de preços, seja a Nokia, OnePlus ou qualquer outra marca, há certamente um equipamento para cada tipo de utilizador. Do mais entusiasta de personalização ao utilizador mais exigente, passando pelo mais comedido.
Variando em preço, interface e claro, características técnicas, podemos ainda assim denotar algumas tendências deste mercado. Entre elas, já há vários anos, que assistimos a uma escalada da quantidade de memória RAM empregue nos nossos smartphones. Mas há uns que consomem mais que outros.
Os smartphones Android possuem cada vez mais RAM
Se há 4 anos era um sonho de consumo ter um smartphone Android com 4GB de RAM, agora já soa a pouco. Entretanto, já temos no mercado smartphones da OnePlus com 10 GB de memória RAM, entre outras alternativas.
Por conseguinte, seja na OnePlus ou na Nokia, a cada ano que passa os nossos smartphones contam com mais memória RAM. Todavia, será que essa mesma memória RAM é bem aproveitada e gerida pelos smartphones Android?
Primeiramente relembrando a grande abertura e flexibilidade do sistema operativo Android. Algo que dá aos fabricantes a possibilidade de personalizar e ajustar certos aspetos do sistema operativo em si.
O resultado? Uma enorme diversidade de abordagens ao conceito de Android “puro”. Algo que facilmente reconhecemos como a Interface de Utilizador (UI) de cada marca. Contudo, as diferenças vão além do aspeto, permeando até ao funcionamento do sistema e gestão da memória RAM.
É precisamente aqui que reside o escopo deste artigo. De acordo com a pesquisa efetuada pela equipa Urbandroid, algumas marcas como a Nokia e a OnePlus deixam muito a desejar neste quesito.
Nokia e a OnePlus, as piores na gestão de RAM
Contextualizando o leitor, atualmente já não precisa (nem deve) ter uma app de otimização da bateria no seu smartphone. Ao longo dos últimos anos, a Google implementou no seu Android vários mecanismos para melhor gestão de energia.
Veja-se o “Doze” numa primeira fase, bem como o Adaptive Battery nas iterações mais recentes do sistema operativo. Duas vertentes de um mesmo esforço de poupança e otimização da bateria dos nossos smartphones.
Contudo, é preciso ser dito que algumas destas medidas são bastante bruscas para não dizer extremamente agressivas. Medidas que fecham, por vezes abusivamente, as aplicações a funcionar em segundo plano.
Em nome da poupança de bateria, tudo se sacrifica?
Por conseguinte o utilizador poderá sofrer atrasos na receção de notificações de algumas aplicações. Todavia, a Google aplica algoritmos de aprendizagem para saber que apps deve fechar, quando e com que frequência o deve fazer.
Ainda assim, tendo em conta a abertura do sistema operativo Android, os fabricantes podem interferir neste aspeto. Fazem-no pelas mais diversas razões, não sendo esse o cerne da nossa exposição.
É perante este cenário que a equipa Urbandroid resolveu criar um novo website e plataforma de publicação. Aí apontam publicamente o dedo às fabricantes de smartphones Android que mais pecam na gestão de RAM.
Esta denúncia pública é feita com três tipos de público em mente. Em primeiro lugar temos as próprias fabricantes de smartphones Android. Em segundo lugar temos o vulgo utilizador de smartphones/consumidor. Em terceiro lugar, os programadores de software.
A palavra acusadora reside na aplicação de medidas extremamente agressivas para o controlo de aplicações em segundo plano. Tudo isto com o intuito de prolongar a autonomia de bateria nos seus smartphones Android.
A Nokia lidera este ranking, em seguida temos a OnePlus
Tal como podemos ver na imagem em seguida, temos a Nokia em primeiro lugar neste ranking. Aliás, segundo o fundador do projecto, Jiri Richter foi exatamente a postura da Nokia que o convenceu a levar a cabo esta “lista da vergonha”.
Uma gestão de tal forma agressiva aplicada nos smartphones Android da Nokia obriga a uma reabertura constante das aplicações. Algo que, aos olhos desta equipa, não abona em nada a experiência de utilização dos smartphones Android.
Indo mais além das medidas já aplicadas pela própria Google no seu sistema operativo. A Nokia fecha virtualmente todas as apps e processos abertos em segundo plano passados 20 minutos desde o bloqueio do ecrã.
O pior de tudo? De pouco importa ter excluído uma app da lista de aplicações a otimizar pelo sistema. Aliás, o mesmo pode ocorrer até mesmo com os alarmes, de acordo com a mesma fonte.
Os smartphones Android da OnePlus não são melhor exemplo…
Não sendo a única infratora, à Nokia segue-se a OnePlus. Apesar de os seus smartphones possuírem quantidades generosas de memória RAM, a sua otimização é, ainda assim, extremamente agressiva.
Contudo, antes de mais é necessário perceber a importância de uma boa gestão de RAM no Android. Em seguida temos logo a Xiaomi, bem como a Huawei, Meizu, Sony, entre outras.
Em síntese, ainda que esta tendência possa passar despercebida a alguns utilizadores, as suas consequências podem-se fazer sentir. Uma notificação perdida? Um alarme que não o despertou?
Afinal há uma explicação e em breve traremos uma solução.
| Fonte
Este artigo tem mais de um ano
Mas a Nokia não usava Android puro? Não percebo.
Utiliza, não é isso que está em questão.
Claro que é o que está em questão.
Se a Nokia usa Android puro, não fez qualquer tipo de alterações…
“Um alarme que não o despertou?” – agora só falta perceber como funciona o Android, o resto nem comento…
Foi uma hipérbole meu caro.
Tenho um Nokia 8 e sim confirmo o que o artigo diz. Apesar de o meu Nokia 8 ter android “puro” (Não android one) é um flagelo ter de constantemente reabrir as aplicações que suspostamente ja estaria carregadas na memoria, mesmo tendo 5 apps (nao jogos) abertas em background, de vez em quando la as elas fazem refresh….
Tendo em conta que este modelo tem 4GB de RAM nao se entende este comportamento….
Muito obrigado pelo seu feedback.
Estas a gostar do teu Nokia?
Tens ha quanto tempo?
Estas arrependido de te-lo comprado?
É bastante rápido, excelente qualidade de imagem. Bateria chega perfeitamente para 1 dia, mesmo intensivo.
A Câmera é boa, mas não com a aplicação da HMD, se instalar a apk do pixel3 a qualidade é bem superior, o que indica que é mesmo problema na otimização da aplicação por parte da da HMD. De resto não me arrependo, pode não ter os bezels como os modelos dos “dias de hoje” mas de resto tem um comportamento muito bom mesmo. Pena só mesmo a questão da gestão da Ram.
Tenho o Nokia 8 a meses.
8 meses
O problema do nokia nada tem a ver com o ke dizes nem o wur falam por ai. A nokia tem uma app que desliga tudo que esta em background, mesmo apps supostsmente deviam continuar activas. Essa app pode ser executada ou nao. Se nunca a usarem esse problema nao existe. Quem diz a app da nokia diz milhares ke tao na google play que fazem o mesmo (gestao de memoria). Umas mais agressivas que outras. O meu htc tambem vem com uma e pelos vistos é das menos agressivas do mercado. O melhor mesmo é nao usarem nenhuma e deixarem o android fazer o seu trabalho.
Se queres ajudar podias ao menos dizer que aplicação da Nokia é essa que desliga tudo e que supostamente da para desligar. Se existe desconheço. Apenas relatei o que acontece com o meu Nokia 8 (TA-1004)
Se faz isto que dizem não terá Android puro, certo?
Se tivesse android puro (ou android one) não o faria penso eu…
Stock android e Android One são coisas diferentes.
O que estou a perceber é que as vezes uma UI do fabricante pode trazer algumas vantagens.
No entanto sao mais lentos a fazer actualizações, pois cada vez que o fazem tem de adaptar essas actualizações as suas UI’s.
Tentei ser claro, mas as vezes é dificil colocar por escrito o que queremos dizer 😀
Estranho Nuno. Também eu tenho um Nokia 8 e não faz nada do que o Nuno diz. Estou satisfeito com o mesmo e ao contrário do que se passa com o seu, sou eu que frequentemente tomo a iniciativa de fechar um sem no. de aplicações que ficam abertas em background durante muitas horas. Será talvez alguma definição que esteja parametrizada de forma diferente?
Se sim ainda não descobri que parâmetros serão esses.
Em dezembro acabei por instalar a versão beta do android Pie para ver se a gestão da memória tinha melhorado, mas o mesmo se repete, ao fim de 2-3 dias volta a acontecer o mesmo.
O estranho é que e até vou dar um exemplo prático: tenho a aplicação Standvirtual instalada, depois de ter feita alguma pesquisa de alguns veículos acabei por fechar a aplicação do background. Literalmente 3 dias depois abri novamente a aplicação e o que aconteceu deixou me com a certeza que já tinha anteriormente, má gestão da Ram, então não é que a aplicação abre exatamente no mesmo sítio (carro) que tinha visto na última vez que abri o Standvirtual? Não é suposto depois de eu fechar a APP em background ela ser obrigada a fazer reset? Daí que eu digo que é mesmo má gestão por parte da HMD. Com este tipo de bugs o sistema continua a não libertar a Ram e depois acontece o que mencionei acima, às vezes (nem sempre) mesmo que tenha 4-5 apps abertas uma outra faz refresh.
Entretanto acabei por voltar ao android 8.1 e estou agora a aguardar a versão estável do Pie (não é a que está neste momento disponível, esta está muito incompleta, assim como na beta).
Mas este problema da Nokia foram apenas os smartphones antes de adotarem Android One certo?
Com Android One eles já não podem alterar o sistema
Se assim for como todos os Nokia são agora Android One deixa de se aplicar este problema
Não foi especificado pela fonte.
OnePlus confirmo tinha e um e era péssimo os restantes nao sei
Desde lado com um OnePlus 6. De tempos a tempo, com o ecrã bloqueado, chegam as notificações em catadupa…
Pois deves ser só o teu ou na volta é só o meu que recebe as notificações em tempo real.
O problema geral é do core de como o android foi criado. Quem gere as apps que estao em background é o sistema e nao a propia app, ou seja uma outra app que altere o sistema pode alterar o estado de outra app. Quando faco apps que tem alarmes coloco sempre um aviso que akele alarme pode ser desligado por apps de gestao de memoria e afins. No IOS isto nunca pode acontecer que quem controla o estado da app é a propria app e mais ninguem. Resumindo se usam mais apps que correm em background, estao mais seguros com um iOS, que num android ninguem pode garantir que a sua app seja terminada sem o seu consentimento. Sabendo isto e estando o povo mais informado, podem usar um android na boa com apps em background desde ke saibam o le fazem e as apps que usam para terminar processos.
O titulo da ideia que a Nokia e One plus gerem mal a ram . Se pensarmos na RAM e mais nada, gerir bem a RAM, é libertar o maximo de espaco possivel. A nokia e one plus fazem um trabalho fabuloso nesse aspecto. Se falarmos nao so da RAM mas sim no sistema como um todo. Fazem um pessimo trabalho que fecham tudo sem ter em ter nenhum AI por tras a escolher correctamente o que deve fechar ou nao. Na realidade o que gerem mal é o fecho de processos em segundo plano.
No fundo é dizer o mesmo por outras palavras mas mais proximo wue as pessoas entendam o que esta mal.
O João tocou no ponto central e tem toda a razão. Agora, um título tem que ser sempre minimamente apelativo sob o risco de passar completamente despercebido. Já no corpo do artigo fazemos sempre tudo ao nosso alcance para completar ao máximo o post.
Essa é a filosofia do CMJornal, fica a dica.
Não, a RAM está lá para ser utilizada. Uma boa gestão de RAM implica usar o máximo possível, sem que isso impeça novas apps de entrarem em RAM quando são abertas
Um bom gestor liberta o maximo de memoria sem afectar o sistema. Nao é a ocupar o maximo de memoria que é bom gestor. A proxima app a ser aberta precisa de espaco. O sistema precisa de espaco, se tiver ocupado vai ter que retirar alguma coisa da memoria para correr o que precisa e resultar em micro lag. O android ja faz isso bem nao é preciso instalar ou correr nada para o efeito. A nokia e one plus tem bloatware que so cumpre um requisito de um bom gestor, que é o libertar o maximo de memoria para o que vem ai.
Gerir bem a RAM é libertar o máximo espaço possivel???
Eu diria que é mais ao contrário…
Memória RAM disponível é desperdício!
Mais anda em aparelhos com 6, 8 ou 10 gigas!!
Desperdicio é ter aparelhos com 8 e 10gb num smartphone quando 99% dos users nunca vao usar nem nenhuma app tira peoveito dessa ram. O meu tem 4 e nunca passou dos 3.1. E faco apps como modo de vida ou seja uso e abuso do aparelho. Estao a pagar os 8 sem nunca precisarem deles….se o sistema estiver pouco optimizado, nao vai ser a memoria que vai salvar o sistema….codigo mal feito mais cedo ou mais tarde vem ao de cima. A memoria so adia o problema.
Nokia 7 Plus com Android One… Razões de queixa: 0!
Bateria dura cerca de 3 dias com uso normal do telemovel, recebo notificações em tempo real e não tenho qualquer problema com o mesmo.
Subscrevo em tudo.
Se tem Android One insere-se na categoria “Stock Android”.
Estou certo que falam dos aparelhos Nokia que em que o Android é modificado de acordo com as preferências dos respectivos programadores…
Não, mesmo no “stock android” o sistema operativo tem de ser personalizado de modo a correr no aparelho, não é como o Windows que posso instalar a mesma imagem em computadores diferentes. Todos os telemóveis têm ecrãs diferentes, câmaras completamente diferentes umas das outras, etc. Tudo isso tem de ter drivers e optimizações próprias
Sim, mas para obter a certificação da Google para Android One não pode ser alterat nada que não seja imprescindível para a adaptay ao hardware em causa… Como o tipo, forma, notch do ecrã, a app de camara caso haja algo que o hardware beneficie, uma app de IR caso o telemóvel tenha um IR, mas a gestão da RAM vai muito além disso…
Não consigo perceber como se obteria a certificação Google One a manipular a gestão da RAM já que não é vantajosa nem imprescindível…
Os processadores são proprietários, os drivers não fazem parte do android a têm de ser implementados pelo fabricante. É aí que se mexe na gestão de RAM
Não, não é. Basta ver que os drivers do Qualcomm SD845 são os mesmos e há marcas com esse SoC com boa e má gestão de RAM…
Aliás, se assim fosse nem podiam comparar Stock Android com mais nada… Nem stock android iria significar nada senão cada aparelho tinha a sua gestão.
É o SO que abre e fecha as aplicações. É o SO quendecide fechar as que não usas ao fim de 10 minutos. Não são os drivers do SoC.
Basta ver as exigências para a certificação Android One…
O meu caro precisa de estudar melhor o assunto. Como diz há telemóveis com o mesmo processador com boa e má gestão de RAM, exatamente porque a Qualcomm cria os drivers do mesmo de acordo com as necessidades do fabricante e o mesmo pode também fazer alterações. O Android em si não inclui este tipo de drivers e portanto estar a usar uma versão mais ou menos modificada não vai contra as regras do android One porque o Android simplesmente não vem com este tipo de código, que é necessário para o funcionamento do telemóvel
Então, meu caro, é uma enorme coincidência todas as máquinas com android puro terem melhor gestão de memória que as outras…
E os meus parabéns à Qualcomm por fazer drivers à medida de cada um! Nem devem ter mais a medir…
Sim, realmente a Qualcomm de facto não tem mãod a medir, é por isso que muitas vezes fabricantes mais pequenos lançam poucas ou nenhumas atualizações para os seus dispositivos. É comum ver fabricantes como a LeEco, Dogee ou Xiaomi dizerem que querem lançar mais atualizações para determinado dispositivo mas não podem por não terem o apoio do fabricante do SOC para atualizar e personalizar drivers.
Quanto às gestão de memória ser muitas vezes (não sempre) melhor em Android puro, isso prende-se não com a gestão de memória em si, mas muito pelas aplicações e processos que existem a correr em Android mais personalizado.
O meu caro devia realmente estudar mais o assunto para não ter tantas opiniões desinformadas. Sugerir que a Qualcomm ia deixar a Google mexer no seu código proprietário é ridiculo
A LeEco e a Dogee queixam-se de que???
A LeEco já faliu com o nome LeTV e agora está para o mesmo… Achas mesmo que é por falta de drivers que não actualizam?
Mas o SoC que eles usam não é usado noutras marcas com as actualizações em causa???
Os próprios telemóveis funcionam perfeitamente com outras ROMs! A LeEco e a LeTv nunca tiveram suporte aos seus smartphones por opção.
E a Dogee??? Pelo amor de deus… Acreditar que uma marca que mete 2 camaras num telemóvel onde só uma é verdadeira, não te actualiza o telemóvel por culpa da Qualcomm é ridículo…
E já agora quando/onde é que a Xiaomi arranjou essa desculpa?
PS: Quando a Qualcomm deixa de actualizar um SoC é para todos ao mesmo tempo.
PS2: Quando um fabricante instala um soC já sabe em que data este deixa de ter suporte.
PS3: A má gestão de RAM que aqui se fala não tem nada a ver com drivers do SoC mas sim alterações ao funcionamento do android realizadas pela marca
Muito do que diz, não é nada assim, mas não tenho agora tempo para clarificar todos os erros. Aconselho a que faça alguma pesquisa pois está muito pouco informado.
Digo só que tendo em conta que em termos de hardware é o SoC que faz a gestão de RAM e a interface to SoC com o Android é através dos drivers do chipset maker e sendo que tal como diz telemóveis diferentes exibem comportamentos muito diferentes em gestão de RAM, a conclusão é obvia. E como fala em ROMs também devia saber que as ROMs têm de ir buscar precisamente os binários do chipset ao OS de fábrica. É por isso que alguns telemóveis, mesmo que populares, não têm ROMs modificadas, por estes binários não terem sido disponibilizados pelo fabricantes ou passíveis de ser extraídos de outra forma. Se fosse só ir buscar os binários da Qualcomm ou da Mediatek era fácil, mas cada telemóvel tem sempre as suas personalizações
Não é o SoC que fecha as aplicações passados 20 minutos!
E se não têm argumentos para provar o que dizem não reapondam “para pesquisar”…
A LeEco/LeTV e a Dogee nao actualizam por opção e a Xiaomi, que eu saiba nunca deixou de actualizar nenhum telemóvel por causa de falta de drivers da Qualcomm…
Mas depois sou eu que estou errado…
Sinceramente, se digo para pesquisar é porque não tenho tempo para andar aqui a pesquisar material para benefício de outros, mas mais uma vez, errado.
Aqui há um ou dois anos a Xiaomi mudou o SoC de um telemóvel de !ualcomm para Mediatek, precisamente com a desculpa que a Qualcomm não dava muito apoio no desenvolvimento e atualização de drivers e tinham de continuar a ter atualizações para aquele telemóvel porque ainda continuavam a vendê-lo.
E não, não é o SoC que decide fechar aplicações após 20 minutos, são os drivers e processos de sistema android do fabricante do SoC que gerem isso
Essa história da Xiaomi do que me lembro foi ao contrário…
E então quer dizer que é a Qualcomm que decide fechar o meu tasklist e a minha app de corrida ao fim de 20 minutos…
Espetáculo!!
Esperemos que a Qualcomm não se lembre de me começar a fechar as apps enquanto as uso…
Tenho um Nokia 6.1 há 6 meses, perfeito. Porém de vez enquanto tem umas pancadas. Em tempos era quase impossível usar a câmara, a aplicação estava constantemente a bloquear. Em relação ao assunto da notícia, não sei se foi de alguma atualização, mas há coisa de um mês, recebia uma mensagem ou telefonema, quando ia ver na área de notificações indicava como tinha sido naquele momento, quando na verdade já tinha passado 5 ou 10min. Resumindo só atualizava depois de desbloquear o telemóvel. Entretanto já deixou de fazer.
?????????????? “” With Android 6 (Marshmallow), Google has introduced Doze mode to the base Android, in an attempt to unify battery saving across the various Android phones.””
sim havia bugs,(2015) MAX de “MEGAS” era 2…. mas estamos em Android 9…………android não é mais issto.
https://medium.com/tech-horror/fuck-you-android-framework-ddbb02c4ae48
because lazy devs
e a samsung ficar lá bem atrás.. só espero que estejam a referir ao novo ONE UI da samsung..
os antigos Touchwiz já usei vários modelos samsung de baixa e média gama de algumas pessoas.. péssimos
Nokia 8 com 4GB RAM aqui, nunca tive problemas como descrevem, tenho notificações sempre a tempo seja de apps de mensagens, resultados desportivos ou despertadores
Onde está aquele senhor que dizia: “Não percebo porque ainda há pessoas a comprar telefones sem ser da Nokia” kkkkkkkkkkkkkkkk ahhahah
Tenho Nokia 8 deste que saiu em Portugal, mais de 12 meses atualmente com 9 Pie nunca me apercebi do problema relatado tanto no artigo como por outros users. Apps em background raramente dão problemas, seja stock ou de terceiros. Uso varias apps diferentes durante o dia sem stress, sempre rápido, btw não tenho app do Facebook instalada, essa sim dava me dores de cabeça.
Se nunca usaste o gestor da nokia é nornmal que nunca tenhas tido problema. O problema é numa app que vem instalada nos smartphones e nao no aparelho em si nem na versao do android que tem. Se essa app nao for usada nao existe problema.