PplWare Mobile

Nokia e OnePlus responsáveis pelos smartphones Android com pior gestão de RAM


Pplware

Artigo escrito por Rui Bacelar para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. cK says:

    Mas a Nokia não usava Android puro? Não percebo.

  2. André Fontes says:

    “Um alarme que não o despertou?” – agora só falta perceber como funciona o Android, o resto nem comento…

  3. NunoF says:

    Tenho um Nokia 8 e sim confirmo o que o artigo diz. Apesar de o meu Nokia 8 ter android “puro” (Não android one) é um flagelo ter de constantemente reabrir as aplicações que suspostamente ja estaria carregadas na memoria, mesmo tendo 5 apps (nao jogos) abertas em background, de vez em quando la as elas fazem refresh….
    Tendo em conta que este modelo tem 4GB de RAM nao se entende este comportamento….

    • Rui Bacelar says:

      Muito obrigado pelo seu feedback.

    • Ema says:

      Estas a gostar do teu Nokia?
      Tens ha quanto tempo?
      Estas arrependido de te-lo comprado?

      • NunoF says:

        É bastante rápido, excelente qualidade de imagem. Bateria chega perfeitamente para 1 dia, mesmo intensivo.
        A Câmera é boa, mas não com a aplicação da HMD, se instalar a apk do pixel3 a qualidade é bem superior, o que indica que é mesmo problema na otimização da aplicação por parte da da HMD. De resto não me arrependo, pode não ter os bezels como os modelos dos “dias de hoje” mas de resto tem um comportamento muito bom mesmo. Pena só mesmo a questão da gestão da Ram.

      • NunoF says:

        Tenho o Nokia 8 a meses.

    • Joao says:

      O problema do nokia nada tem a ver com o ke dizes nem o wur falam por ai. A nokia tem uma app que desliga tudo que esta em background, mesmo apps supostsmente deviam continuar activas. Essa app pode ser executada ou nao. Se nunca a usarem esse problema nao existe. Quem diz a app da nokia diz milhares ke tao na google play que fazem o mesmo (gestao de memoria). Umas mais agressivas que outras. O meu htc tambem vem com uma e pelos vistos é das menos agressivas do mercado. O melhor mesmo é nao usarem nenhuma e deixarem o android fazer o seu trabalho.

      • NunoF says:

        Se queres ajudar podias ao menos dizer que aplicação da Nokia é essa que desliga tudo e que supostamente da para desligar. Se existe desconheço. Apenas relatei o que acontece com o meu Nokia 8 (TA-1004)

    • Nuno Oliveira says:

      Se faz isto que dizem não terá Android puro, certo?
      Se tivesse android puro (ou android one) não o faria penso eu…

      • NunoF says:

        Stock android e Android One são coisas diferentes.
        O que estou a perceber é que as vezes uma UI do fabricante pode trazer algumas vantagens.
        No entanto sao mais lentos a fazer actualizações, pois cada vez que o fazem tem de adaptar essas actualizações as suas UI’s.

        Tentei ser claro, mas as vezes é dificil colocar por escrito o que queremos dizer 😀

    • Helder P. says:

      Estranho Nuno. Também eu tenho um Nokia 8 e não faz nada do que o Nuno diz. Estou satisfeito com o mesmo e ao contrário do que se passa com o seu, sou eu que frequentemente tomo a iniciativa de fechar um sem no. de aplicações que ficam abertas em background durante muitas horas. Será talvez alguma definição que esteja parametrizada de forma diferente?

      • NunoF says:

        Se sim ainda não descobri que parâmetros serão esses.
        Em dezembro acabei por instalar a versão beta do android Pie para ver se a gestão da memória tinha melhorado, mas o mesmo se repete, ao fim de 2-3 dias volta a acontecer o mesmo.
        O estranho é que e até vou dar um exemplo prático: tenho a aplicação Standvirtual instalada, depois de ter feita alguma pesquisa de alguns veículos acabei por fechar a aplicação do background. Literalmente 3 dias depois abri novamente a aplicação e o que aconteceu deixou me com a certeza que já tinha anteriormente, má gestão da Ram, então não é que a aplicação abre exatamente no mesmo sítio (carro) que tinha visto na última vez que abri o Standvirtual? Não é suposto depois de eu fechar a APP em background ela ser obrigada a fazer reset? Daí que eu digo que é mesmo má gestão por parte da HMD. Com este tipo de bugs o sistema continua a não libertar a Ram e depois acontece o que mencionei acima, às vezes (nem sempre) mesmo que tenha 4-5 apps abertas uma outra faz refresh.
        Entretanto acabei por voltar ao android 8.1 e estou agora a aguardar a versão estável do Pie (não é a que está neste momento disponível, esta está muito incompleta, assim como na beta).

  4. eachtime says:

    Mas este problema da Nokia foram apenas os smartphones antes de adotarem Android One certo?
    Com Android One eles já não podem alterar o sistema
    Se assim for como todos os Nokia são agora Android One deixa de se aplicar este problema

  5. stevie wonder says:

    OnePlus confirmo tinha e um e era péssimo os restantes nao sei

  6. Joao says:

    O problema geral é do core de como o android foi criado. Quem gere as apps que estao em background é o sistema e nao a propia app, ou seja uma outra app que altere o sistema pode alterar o estado de outra app. Quando faco apps que tem alarmes coloco sempre um aviso que akele alarme pode ser desligado por apps de gestao de memoria e afins. No IOS isto nunca pode acontecer que quem controla o estado da app é a propria app e mais ninguem. Resumindo se usam mais apps que correm em background, estao mais seguros com um iOS, que num android ninguem pode garantir que a sua app seja terminada sem o seu consentimento. Sabendo isto e estando o povo mais informado, podem usar um android na boa com apps em background desde ke saibam o le fazem e as apps que usam para terminar processos.

  7. Joao says:

    O titulo da ideia que a Nokia e One plus gerem mal a ram . Se pensarmos na RAM e mais nada, gerir bem a RAM, é libertar o maximo de espaco possivel. A nokia e one plus fazem um trabalho fabuloso nesse aspecto. Se falarmos nao so da RAM mas sim no sistema como um todo. Fazem um pessimo trabalho que fecham tudo sem ter em ter nenhum AI por tras a escolher correctamente o que deve fechar ou nao. Na realidade o que gerem mal é o fecho de processos em segundo plano.

    • Joao says:

      No fundo é dizer o mesmo por outras palavras mas mais proximo wue as pessoas entendam o que esta mal.

      • Rui Bacelar says:

        O João tocou no ponto central e tem toda a razão. Agora, um título tem que ser sempre minimamente apelativo sob o risco de passar completamente despercebido. Já no corpo do artigo fazemos sempre tudo ao nosso alcance para completar ao máximo o post.

    • Filipe says:

      Não, a RAM está lá para ser utilizada. Uma boa gestão de RAM implica usar o máximo possível, sem que isso impeça novas apps de entrarem em RAM quando são abertas

      • Joao says:

        Um bom gestor liberta o maximo de memoria sem afectar o sistema. Nao é a ocupar o maximo de memoria que é bom gestor. A proxima app a ser aberta precisa de espaco. O sistema precisa de espaco, se tiver ocupado vai ter que retirar alguma coisa da memoria para correr o que precisa e resultar em micro lag. O android ja faz isso bem nao é preciso instalar ou correr nada para o efeito. A nokia e one plus tem bloatware que so cumpre um requisito de um bom gestor, que é o libertar o maximo de memoria para o que vem ai.

    • Nuno Oliveira says:

      Gerir bem a RAM é libertar o máximo espaço possivel???
      Eu diria que é mais ao contrário…
      Memória RAM disponível é desperdício!
      Mais anda em aparelhos com 6, 8 ou 10 gigas!!

      • Joao says:

        Desperdicio é ter aparelhos com 8 e 10gb num smartphone quando 99% dos users nunca vao usar nem nenhuma app tira peoveito dessa ram. O meu tem 4 e nunca passou dos 3.1. E faco apps como modo de vida ou seja uso e abuso do aparelho. Estao a pagar os 8 sem nunca precisarem deles….se o sistema estiver pouco optimizado, nao vai ser a memoria que vai salvar o sistema….codigo mal feito mais cedo ou mais tarde vem ao de cima. A memoria so adia o problema.

  8. NoFait says:

    Nokia 7 Plus com Android One… Razões de queixa: 0!
    Bateria dura cerca de 3 dias com uso normal do telemovel, recebo notificações em tempo real e não tenho qualquer problema com o mesmo.

    • Hugo Cardoso says:

      Subscrevo em tudo.

    • Nuno Oliveira says:

      Se tem Android One insere-se na categoria “Stock Android”.
      Estou certo que falam dos aparelhos Nokia que em que o Android é modificado de acordo com as preferências dos respectivos programadores…

      • Filipe says:

        Não, mesmo no “stock android” o sistema operativo tem de ser personalizado de modo a correr no aparelho, não é como o Windows que posso instalar a mesma imagem em computadores diferentes. Todos os telemóveis têm ecrãs diferentes, câmaras completamente diferentes umas das outras, etc. Tudo isso tem de ter drivers e optimizações próprias

        • Nuno Oliveira says:

          Sim, mas para obter a certificação da Google para Android One não pode ser alterat nada que não seja imprescindível para a adaptay ao hardware em causa… Como o tipo, forma, notch do ecrã, a app de camara caso haja algo que o hardware beneficie, uma app de IR caso o telemóvel tenha um IR, mas a gestão da RAM vai muito além disso…
          Não consigo perceber como se obteria a certificação Google One a manipular a gestão da RAM já que não é vantajosa nem imprescindível…

          • Filipe says:

            Os processadores são proprietários, os drivers não fazem parte do android a têm de ser implementados pelo fabricante. É aí que se mexe na gestão de RAM

          • Nuno Oliveira says:

            Não, não é. Basta ver que os drivers do Qualcomm SD845 são os mesmos e há marcas com esse SoC com boa e má gestão de RAM…

            Aliás, se assim fosse nem podiam comparar Stock Android com mais nada… Nem stock android iria significar nada senão cada aparelho tinha a sua gestão.

            É o SO que abre e fecha as aplicações. É o SO quendecide fechar as que não usas ao fim de 10 minutos. Não são os drivers do SoC.
            Basta ver as exigências para a certificação Android One…

          • Filipe says:

            O meu caro precisa de estudar melhor o assunto. Como diz há telemóveis com o mesmo processador com boa e má gestão de RAM, exatamente porque a Qualcomm cria os drivers do mesmo de acordo com as necessidades do fabricante e o mesmo pode também fazer alterações. O Android em si não inclui este tipo de drivers e portanto estar a usar uma versão mais ou menos modificada não vai contra as regras do android One porque o Android simplesmente não vem com este tipo de código, que é necessário para o funcionamento do telemóvel

          • Nuno Oliveira says:

            Então, meu caro, é uma enorme coincidência todas as máquinas com android puro terem melhor gestão de memória que as outras…

            E os meus parabéns à Qualcomm por fazer drivers à medida de cada um! Nem devem ter mais a medir…

          • Filipe says:

            Sim, realmente a Qualcomm de facto não tem mãod a medir, é por isso que muitas vezes fabricantes mais pequenos lançam poucas ou nenhumas atualizações para os seus dispositivos. É comum ver fabricantes como a LeEco, Dogee ou Xiaomi dizerem que querem lançar mais atualizações para determinado dispositivo mas não podem por não terem o apoio do fabricante do SOC para atualizar e personalizar drivers.

            Quanto às gestão de memória ser muitas vezes (não sempre) melhor em Android puro, isso prende-se não com a gestão de memória em si, mas muito pelas aplicações e processos que existem a correr em Android mais personalizado.

            O meu caro devia realmente estudar mais o assunto para não ter tantas opiniões desinformadas. Sugerir que a Qualcomm ia deixar a Google mexer no seu código proprietário é ridiculo

          • Nuno Oliveira says:

            A LeEco e a Dogee queixam-se de que???
            A LeEco já faliu com o nome LeTV e agora está para o mesmo… Achas mesmo que é por falta de drivers que não actualizam?
            Mas o SoC que eles usam não é usado noutras marcas com as actualizações em causa???
            Os próprios telemóveis funcionam perfeitamente com outras ROMs! A LeEco e a LeTv nunca tiveram suporte aos seus smartphones por opção.
            E a Dogee??? Pelo amor de deus… Acreditar que uma marca que mete 2 camaras num telemóvel onde só uma é verdadeira, não te actualiza o telemóvel por culpa da Qualcomm é ridículo…
            E já agora quando/onde é que a Xiaomi arranjou essa desculpa?

            PS: Quando a Qualcomm deixa de actualizar um SoC é para todos ao mesmo tempo.
            PS2: Quando um fabricante instala um soC já sabe em que data este deixa de ter suporte.
            PS3: A má gestão de RAM que aqui se fala não tem nada a ver com drivers do SoC mas sim alterações ao funcionamento do android realizadas pela marca

          • Filipe says:

            Muito do que diz, não é nada assim, mas não tenho agora tempo para clarificar todos os erros. Aconselho a que faça alguma pesquisa pois está muito pouco informado.

            Digo só que tendo em conta que em termos de hardware é o SoC que faz a gestão de RAM e a interface to SoC com o Android é através dos drivers do chipset maker e sendo que tal como diz telemóveis diferentes exibem comportamentos muito diferentes em gestão de RAM, a conclusão é obvia. E como fala em ROMs também devia saber que as ROMs têm de ir buscar precisamente os binários do chipset ao OS de fábrica. É por isso que alguns telemóveis, mesmo que populares, não têm ROMs modificadas, por estes binários não terem sido disponibilizados pelo fabricantes ou passíveis de ser extraídos de outra forma. Se fosse só ir buscar os binários da Qualcomm ou da Mediatek era fácil, mas cada telemóvel tem sempre as suas personalizações

          • Nuno Oliveira says:

            Não é o SoC que fecha as aplicações passados 20 minutos!

            E se não têm argumentos para provar o que dizem não reapondam “para pesquisar”…

            A LeEco/LeTV e a Dogee nao actualizam por opção e a Xiaomi, que eu saiba nunca deixou de actualizar nenhum telemóvel por causa de falta de drivers da Qualcomm…

            Mas depois sou eu que estou errado…

          • Filipe says:

            Sinceramente, se digo para pesquisar é porque não tenho tempo para andar aqui a pesquisar material para benefício de outros, mas mais uma vez, errado.

            Aqui há um ou dois anos a Xiaomi mudou o SoC de um telemóvel de !ualcomm para Mediatek, precisamente com a desculpa que a Qualcomm não dava muito apoio no desenvolvimento e atualização de drivers e tinham de continuar a ter atualizações para aquele telemóvel porque ainda continuavam a vendê-lo.

            E não, não é o SoC que decide fechar aplicações após 20 minutos, são os drivers e processos de sistema android do fabricante do SoC que gerem isso

          • Nuno Oliveira says:

            Essa história da Xiaomi do que me lembro foi ao contrário…

            E então quer dizer que é a Qualcomm que decide fechar o meu tasklist e a minha app de corrida ao fim de 20 minutos…
            Espetáculo!!
            Esperemos que a Qualcomm não se lembre de me começar a fechar as apps enquanto as uso…

  9. Rodrigo says:

    Tenho um Nokia 6.1 há 6 meses, perfeito. Porém de vez enquanto tem umas pancadas. Em tempos era quase impossível usar a câmara, a aplicação estava constantemente a bloquear. Em relação ao assunto da notícia, não sei se foi de alguma atualização, mas há coisa de um mês, recebia uma mensagem ou telefonema, quando ia ver na área de notificações indicava como tinha sido naquele momento, quando na verdade já tinha passado 5 ou 10min. Resumindo só atualizava depois de desbloquear o telemóvel. Entretanto já deixou de fazer.

  10. sakura says:

    ?????????????? “” With Android 6 (Marshmallow), Google has introduced Doze mode to the base Android, in an attempt to unify battery saving across the various Android phones.””

    sim havia bugs,(2015) MAX de “MEGAS” era 2…. mas estamos em Android 9…………android não é mais issto.
    https://medium.com/tech-horror/fuck-you-android-framework-ddbb02c4ae48

  11. Renato Nismo says:

    because lazy devs

    e a samsung ficar lá bem atrás.. só espero que estejam a referir ao novo ONE UI da samsung..
    os antigos Touchwiz já usei vários modelos samsung de baixa e média gama de algumas pessoas.. péssimos

  12. JR says:

    Nokia 8 com 4GB RAM aqui, nunca tive problemas como descrevem, tenho notificações sempre a tempo seja de apps de mensagens, resultados desportivos ou despertadores

  13. Joao says:

    Onde está aquele senhor que dizia: “Não percebo porque ainda há pessoas a comprar telefones sem ser da Nokia” kkkkkkkkkkkkkkkk ahhahah

  14. Marcos Santos says:

    Tenho Nokia 8 deste que saiu em Portugal, mais de 12 meses atualmente com 9 Pie nunca me apercebi do problema relatado tanto no artigo como por outros users. Apps em background raramente dão problemas, seja stock ou de terceiros. Uso varias apps diferentes durante o dia sem stress, sempre rápido, btw não tenho app do Facebook instalada, essa sim dava me dores de cabeça.

    • Joao says:

      Se nunca usaste o gestor da nokia é nornmal que nunca tenhas tido problema. O problema é numa app que vem instalada nos smartphones e nao no aparelho em si nem na versao do android que tem. Se essa app nao for usada nao existe problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.