Motor elétrico mais pequeno que um iPhone vai revolucionar as bicicletas
A tradição já não é o que era. E hoje as bicicletas já não dependem só da força das pernas, sim, aquilo que ainda se chama pedalar. Com a introdução do motor elétrico neste segmento, a bicicleta é hoje um meio de transporte e um veículo de maior entretenimento. Pode parecer uma Urtopia... já que poderemos estar a olhar para um outro patamar nas "bikes"!
Motor elétrico da Urtopia pesa apenas 1,2 kg e permite velocidades até 32 km/h
A Urtopia, a popular empresa alemã de bicicletas, anunciou as suas mais recentes inovações de mobilidade no CES em Las Vegas. Entre elas está um novo motor elétrico chamado Quark DM 1.2 que é ainda mais pequeno do que um iPhone. Também apresentou uma nova bicicleta de titânio e um assistente virtual alimentado por ChatGPT.
O anúncio mais apelativo é, sem dúvida, o Quark DM 1.2, que afirma ser o motor de bicicleta elétrica mais potente e mais leve do mundo. Pesa apenas 1.200 gramas (de facto, o “1.2” do nome refere-se aos 1,2 kg do produto). É também de bolso, o que o torna muito mais transportável do que qualquer outra bicicleta.
O motor tem um binário de 65 Nm e inclui um sensor de binário de alta precisão desenvolvido internamente com um sistema de codificação magnética dinâmica. Isto significa que as bicicletas com o QWuark DM 1.2 podem atingir velocidades máximas de 25 km/h na Europa e até 32 km/h nos EUA.
O motor da Quark DM 1.2 é alimentado por uma bateria de lítio de 300 Wh/kg. A empresa referiu que estas características permitem uma autonomia de aproximadamente 120 km, conduzindo a 25 km/h na gama de velocidades mais baixa.
Titanium Zero: a bicicleta com o motor elétrico Quark DM 1.2
Como revelamos em cima, o motor elétrico mais pequeno do mundo foi anunciado juntamente com a bicicleta Titanium Zero, que, como o nome indica, é feita de titânio. É também impressa em 3D. Graças a este material, a empresa conseguiu criar uma bicicleta leve e resistente.
E sim, inclui o motor Quark DM 1.2, que ajuda a Titanium Zero a pesar apenas 10 kg. A bicicleta também possui rodas de carbono e um selim de liga de titânio.
Paralelamente, a Urtopia também revelou o Urtopia GPT, que se acredita ser o primeiro assistente de voz do mundo alimentado por IA para ciclismo - especificamente, o ChatGPT.
Será capaz de oferecer recomendações, assistência e treino a quem o utilizar. O Urtopia GPT é mesmo capaz de oferecer encorajamento motivacional aos ciclistas que dele necessitem.
Para já, no entanto, todas estas inovações foram apresentadas como protótipos.
A empresa já revelou que não tenciona comercializar o Titanium Zero devido ao seu elevado custo de produção. De facto, afirmam que entre o custo dos materiais, mão de obra, etc., o protótipo custou cerca de 50.000 dólares. O motor, no entanto, estará presente em algumas das próximas bicicletas da marca.
Ui, que os sem vergonhas do lobby automóvel compram já a patente disto para não deixar produzir. “De bicicleta para o trabalho bão! Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar!”
Promissora
Não é novidade nenhuma. O amstrong já usava uma coisa parecida nas 7 vitórias da volta á França
Que disparate
Era um motor muito mais pequeno. E era injectável.
isso é mais uma para americano ver e andar de v8