Maioria dos utilizadores de iPhone e Samsung Galaxy vê “pouco ou nenhum valor” na IA
Apesar de a Inteligência Artificial (IA) estar na agenda da maioria das marcas, os utilizadores, nomeadamente do iPhone e dos Galaxy da Samsung, não parecem dar grande valor às funcionalidades que têm chegado aos seus smartphones.
Nos últimos meses, temos conhecido novidades verdadeiramente focadas na IA, em particular no que aos smartphones diz respeito.
De facto, as marcas têm trabalho na melhoria das suas propostas, potencializando-as com a tecnologia, no sentido de responder àquilo que os utilizadores procuram.
A questão é: será que procuram?
Os resultados de um inquérito de dezembro de 2024 indicam que não. Especificamente, dizem que a maioria dos utilizadores de iPhone e dos Galaxy da Samsung "dá pouco ou nenhum valor" às funcionalidades de IA dos seus dispositivos.
Utilizadores não valorizam assim tanto a IA nos seus dispositivos
Um pequeno inquérito conduzido e analisado pela SellCell, uma plataforma online de comparação de preços de smartphones, revela que 73% dos utilizadores de iPhone e 87% dos utilizadores dos Samsung Galaxy atribuem "pouco ou nenhum valor" às capacidades de IA dos seus dispositivos.
Além disso, 15,4% dos utilizadores de iPhone afirmaram que a Apple Intelligence é melhor do que a IA do Galaxy, que foi considerada melhor por 5,9% dos utilizadores de iOS.
Por sua vez, apenas 3,8% dos utilizadores dos Samsung Galaxy consideram que a Apple Intelligence é melhor do que a IA do Galaxy, e apenas 7,8% estão dispostos a dizer que a IA do Galaxy é superior à Apple Intelligence.
Depois, no caso da Apple, 32% disseram que nenhuma das duas é melhor e 46,7% disseram que não sabiam o suficiente sobre IA para indicar qual delas é superior. No caso da Samsung, 75,4% responderam que nenhuma delas é melhor do que a outra e 13% disseram que não sabiam o suficiente sobre IA para responder.
Apesar de a maioria valorizar pouco ou nada a IA nos seus dispositivos, 47,6% dos utilizadores de iPhone afirmaram que a IA era um fator "muito ou algo" importante na compra de um novo smartphone. Apenas 23,7% dos utilizadores de telemóveis Samsung responderam da mesma forma.
Enquanto 16,8% dos utilizadores de iPhone afirmaram que considerariam mudar para a Samsung se esta última oferecesse funcionalidades de IA melhoradas, apenas 9,7% dos utilizadores de Samsung mudariam para a Apple nas mesmas circunstâncias.
Sobre pagar para aceder a funcionalidades de IA, quase três vezes mais utilizadores de iPhone (11,6%) pagariam por esses recursos do que utilizadores de Samsung (4%).
Relativamente a não utilizarem a Apple Intelligence, 57,6% disseram que não atualizaram o iPhone para o software mais recente, 36,7% não consideram a tecnologia útil e 18,2% disseram que a IA não é precisa.
Dos proprietários de Galaxy da Samsung a quem foi feita a mesma pergunta, 44,2% revelaram que a IA não é útil e 35,5% disseram que não é exata.
As preocupações com a privacidade e a segurança impediram 30,1% dos proprietários de Galaxy inquiridos de utilizar a IA, e 19,7% não atualizaram o software para a versão necessária.
O inquérito contou com a resposta de mais de 2000 utilizadores de smartphones:
- Mais de 1000 de um iPhone com Apple Intelligence;
- Mais de 1000 de um Samsung Galaxy com IA.
Os inquiridos tinham idades superiores a 18 anos, residentes nos Estados Unidos.
Eu também vejo muito pouco interesse , a quantidade de erros e contradições dados por exemplo pelo ChatGPT é impressionante . O curioso é que depois de lhe chamar a atenção para os erros , pede desculpa . Pelo menos é bem educada. Pode ser que as versões pagas sejam bem melhores , mas aquilo que vejo nas gratuitas é pouco encorajador a passar a pagar por aquilo.
Estes estudos dos EUA cada vez mais deixam de fazer sentido, não se arranja nada europeu?
A AI poderia saber as pastas que mais utilizo para guardar ficheiros no android – ainda algo inexplicável só 2 browsers permitem guardar ficheiros em pasta á escolha : Opera e Firefox – memorizar como ordenar ficheiros por data conforme ou outra conforme a pasta o ficheiro que se quer guardar. A própria AI fazer updates de código a programas que usamos devido ao modo como o usamos.
Como está é muito pobre.
Os dos iPhones desvalorizam pq não têm.
Não? Um dos maiores clientes da OpenAI é a Apple 😉 e sabes o que faz a OpenAI não sabes 😉
Não dou a mínima.
Claro. IA é scam.
Tem utilidade, em certas coisas e não devia de ser permitida em outras. Principalmente para gerar videos, que às vezes parecem bem reais. O que é perigoso.
A informação falsa, também é uma questão, pertinente.
Para quê que serve a tecla Copit Pilot da Microsoft não utilidade nenhuma é apenas um atalho fisico
*Copilot
Sou do tempo, e falo por experiência própria pois em tempos trabalhei em lojas de uma operadora, os clientes diziam que não queriam câmera fotográfica,no telemóvel para nada, e hoje isso não é assim.. este argumento era transversal a muita gente mesmo..
Daqui a pouco tempo essa estatística reverte.
Fui um desses. A Máquina Fotográfica, ainda hoje, é 50000% superior, ao telemóvel. Só que, qualquer jovem, de 8 anos, aprende a fazer vídeos, 70000000 horas, por mês, preparando tudo, com o software, que a empresa, lhe vende e dá 99,9999%, de lucros, ás redes sociais, onde publica.
Com a máquina fotográfica, não é tão simples. Apesar de ser muito melhor e muitíssimo mais privado, exige conhecimentos, além de que, não é pagar 2000 euros, por um telemóvel, com capacidade 4k, que faz fotos e vídeos bons.
A maior diferença, nos dias de hoje, é que se podem tirar 70000 biliões de fotografias, para escolher 1. Ou fazer 500000 horas, de vídeo, escolher meio segundo, de cada, para fazer o vídeo, de 4 minutos, que colocam online.
O maior problema, da IA, é para que serve.
Fazer perguntas e obter respostas? Também é fácil, usando qualquer motor de busca e ler, meia dúzia de páginas.
Fazer trabalhos, de escola ou universidade? É onde é mais utilizada, pois permite poupar milhões de horas, a analisar, as várias teorias, para montar, uma nova. Maior problema é que 100 milhões, de alunos, apresentam, a mesma ideia.
Ou para usar, as apps, do telemóvel, sem ser preciso usá-las. Se é para isso, para que serve o utilizador?
Sim, o grande problema é deixarmos de usar o cérebro como temos usado.
Manobras de marketing.
No telemóvel é uma falácia.
Por exemplo, no meu Pixel 8a (e todos os outros), as funcionalidades de IA em fotos só são realizadas no Google Fotos!
Não existe nenhuma função de IA no próprio telemóvel para tratar as fotos, sendo que o próprio telemóvel é vendido como tendo um processador com IA.
Para ter acesso a qualquer coisa IA, tenho que instalar uma aplicação de IA, por exemplo, o Gemini ou ChatGPT.
Mas isso, posso fazer em qualquer telemóvel!
Tenho um Xiaomi Mi A3, como Android One, ou seja, um android “puro”, de 2018 que consigo fazer rigorosamente as mesmas coisas que faço com o Pixel 8a.
Tenho a mesma experiência entre o Pixel 8a e o Xiaomi MI A3 (que quando foi lançado não havia IA!!!)
Basta instalar as aplicações de IA correspondentes, e ele faz o que quero.
No que diz respeito a fotos, faço o mesmo, pois o Xiaomi tem acesso ao Google Fotos, e portanto, às funções de tratamento de imagens por IA.
O Pixel 8a (e os outros mais recentes), não acrescentam nada ao utilizador, pois a IA não está no equipamento, mas nos servidores exteriores.
Marketing puro e duro, para acrescentar 500€ ao preço dos equipamentos.