PplWare Mobile

Artistas como New Order lançam álbum mudo em protesto contra a IA

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. halnaweb says:

    Falta-me aqui qq coisa que não estou a compreender. Vejamos, as ferramentas de ia, irão substituir os músicos pelas composições já criadas, usando as vozes originais? Duvido que seja isso, porque além de ser crime, é plágio e duplicação de conteúdos aue estão já protegidos por direitos de autor.

    Se for um protesto pelo uso de ia para gerar novas músicas, aqui estamos numa área cinzenta, mas que não afecta o trabalho dos músicos, até porque as ferramentas de ia são sobejamente usadas há vários anos pelos musicos e compositores, e ainda não havia este folclore de ia para tudo e mais alguma coisa.

    • freakonaleash says:

      +1
      Além de que o que é bom continuará a ser ouvido, o que é lixo ouve-se durante 10 anos e depois desaparece no vazio do esquecimento. Portanto este álbum ainda faz menos sentido pois é assinado por bons artistas.

    • Um gajo sério says:

      Não é tão simples assim, para além de que é uma questão de coerência.
      Se para usar um determinado programa ou aplicação de software ou hardware temos de pagar então porque é que as empresas de hardware e software não nos pagam pelas nossas publicações (arte, literatura, poesia, conhecimento, ideias, código, negócios, vivências, etc) que eles usam sem te passar cavaco.
      E faz diferença sim, se a atuação de um artista ainda é necessária (e aqui sublinho o ainda) a diferença é que em vez de um trabalho de um mês vai-se reduzir a um dia e isso pesa no orçamento de qualquer um. Pode-se argumentar, mas a especialidade vai fazer com que as atuações personalizadas vão ser muito mais bem pagas. Ok, mas lá virá um dia em que, pelo preço que tu recebes não serás opção e ai já não te contratarão.
      Podemos dizer que é a lei da vida. Sem dúvida e quer queiramos ou não os artistas estão condenados.
      Hoje qualquer um compra uma caixa de ritmos, um ou dois sistemas de pedais, uma mesa de mistura DJ, adiciona uma voz com efeitos ou não, e se tiver bom gosto está o cenário feito para um novo músico, uns com sucesso, outros não.

  2. Joao Mendes says:

    Algumas pessoas estão protestando por algo que nem sabem o que é, penso eu.

    Outro dia, reclamaram da tradução de mangas feita por IA. O tempo caiu para 1/10 na localização e tradução, ou seja, podemos ver um mangá traduzido em apenas 3 dias da data de lançamento, mas reclamaram.

    Triste

    • Manuel says:

      A Netflix tem usado ferramentas de IA para traduzir as séries e filmes. Resultado: traduções horríveis, com erros e expressões completamente fora do contexto.
      O problema é que estamos a pagar por um suposto serviço de qualidade que, na ânsia de poupar uns milhões, prefere ter péssimas legendas a ter que pagar a pessoas que sabem perfeitamente o que estão a fazer.

    • says:

      Sim, e quantas pessoas no desemprego?
      Além de que as traduções são horrendas. Tenho Prime e é uma miséria total quando nas legendas da séries House, MD aparece a palavra “casa” sempre que alguém diz o nome do personagem principal. Esta falha e tantas, tantas outras, mas nem o nome do personagem principal acertar???

  3. maxapadajajajaja says:

    Sim, músicas silenciosas é que a Inteligência Artificial nunca vai conseguir produzir sozinha LOLOL

    Em vez de inovarem também “estes” devem querer voltar ao antigamente LOL

  4. Factos says:

    Vão protestando, manifestem-se e assumam a falta de criatividade e qualidade. Agora sim é mais fácil detectar todos os plágios que têm feito. Por mais que as agências e editoras tentem abafar, a porcaria tem que sair por algum lado.

    • Hugo says:

      Cria uma sequência rítmica de 4 acordes que ainda não exista ou diz-me que não fazes ideia do que falas.
      E sim, bem sei que existem plágios flagrantes mas na grande maioria são meras versões autorizadas pelos autores ou com os devidos direitos para tal.

    • says:

      Vamos passar a ter mais lixo, produzido por meia dúzia de caramelos. E esse lixo vai afogar ainda mais os músicos que realmente criam alguma coisa inovadora e criativa. O mundo da música não se limita aos top50 ou a quem dá mais nas vistas. Há muitos, mas mesmo muitos músicos extremamente criativos que têm carreiras mais modestas, outros que nem chegam a conseguir ter carreiras, tal é a quantidade de lixo que tudo abafa. E vai ser pior com o lixo AI.

  5. Me says:

    A AI pode imitar o erro humano. Esse sim é a verdadeira essência da criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.