Mi Air Charge – Xiaomi apresenta uma nova forma de carregamento
A Xiaomi tem vindo a estar na linha da frente com várias tecnologias relativas ao carregamento de dispositivos móveis. Hoje o dia começou com uma grande novidade. A empresa chinesa deu a conhecer um novo projeto que se baseia em carregamento sem fios, mas sem necessidade de ficar assente em nenhuma superfície específica.
Conheça a tecnologia Mi Air Charge.
Foi através das suas redes sociais que a Xiaomi deu a conhecer a tecnologia Mi Air Charge. Tal como o nome já faz vislumbrar, trata-se de um sistema de carregamento "remoto" que permite carregar vários dispositivos em simultâneo dentro do mesmo espaço, sem que haja necessidade de os pousar num local específico.
A revolucionar os métodos atuais de carregamento sem fio, a tecnologia Mi Air Charge carrega os seus dispositivos remotamente, sem cabos e suportes de carregamento. Vamos ver em ação!
Mi Air Charge - a nova tecnologia de carregamento sem fio da Xiaomi
A tecnologia central do carregamento remoto da Xiaomi está no posicionamento no espaço e na transmissão de energia. A pilha de carregamento isolada desenvolvida pela Xiaomi tem cinco antenas integradas, que podem detetar com precisão a localização do smartphone. Uma matriz de controlo de fase composta por 144 antenas transmite ondas milimétricas diretamente para o telefone através da formação de feixes.
O transmissor pode fornecer assim uma carga de 5W sem ligação por fios ou contacto.
Aqui ficam excluídas as tecnologias já conhecidas de padrão Qi, por exemplo. É necessário que os smartphones estejam equipados com uma antena recetora específica.
Além de poderem ser carregados vários dispositivos em simultâneo, a Xiaomi ainda garante que o carregamento não ficará prejudicado por objetos físicos que possam existir no espaço de carregamento criado pelo equipamento.
We're excited to bring you the remote charging technology - Mi Air Charge Technology! Charge multiple devices simultaneously while you're gaming, walking around or even when something's in the way, no strings attached. Another giant leap forward in wireless charging technology! pic.twitter.com/wEoB10wOQ2
— Xiaomi (@Xiaomi) January 29, 2021
A Mi Air Charge poderia ser adaptada a smartphones, wearables ou mesmo gadgets da casa.
Em breve, os nossos dispositivos de sala de estar, incluindo colunas, lâmpadas de mesa e outros pequenos produtos domésticos inteligentes, serão todos construídos sobre um projeto de fonte de alimentação sem fio, totalmente livre de fios, tornando as nossas salas de estar verdadeiramente sem fios.
Evidentemente que a Xiaomi não tem uma data para lançamento de tal tecnologia, nem tão pouco se sabe se esta ideia vai alguma vez chegar ao mercado. Além disso, não estamos perante nenhuma ideia exclusiva. Esta possibilidade é algo que está a ser explorada há alguns anos... mas poderá então estar próxima de chegar de forma mais massificada.
Este artigo tem mais de um ano
Próxima novidade do iPhone para daqui a 5 anos. E vão fazer um grande alarido por isso..
(…) a Xiaomi não tem uma data para lançamento de tal tecnologia, nem tão pouco se sabe se esta ideia vai alguma vez chegar ao mercado.
Como todas as outras mil empresas que vão fazer o mesmo. Mas sim, vamos puxar para a Apple, como costume. Que original
A Xiumi também não trás nada de novo…
https://energous.com/
* Xiaomi
Por acaso o Jon Prosser (do FPT) já tinha anunciado essa ideia/objetivo da Apple em maio do ano passado. E ainda hoje ele voltou a publicar isso num vídeo do canal do YouTube. A Apple simplesmente não tem pressa de lançar tudo aquilo que tenha em estudo e, em muitos casos, ideias que até já têm patente.
Além disso, pouco interessa, na minha opinião, quem tem a ideia original. Acho que todos ganhamos com novas tecnologias, seja em equipamentos Apple ou Android!
O princípio/conceito desta tecnologia não era a visão de Nikola Tesla para o futuro? Tirando a parte da “free energy”…
Era sim, o sonho do Nicolas Tesla
Sim, para o mundo, não apenas para o telemóvel
Isso, carreguem o ar que respiramos com mais particulas…
teorias da conspiração
“Isso, carreguem o ar que respiramos com mais particulas…”
Ora explique lá devagarinho quais são essas particulas ……..
Explica lá aqui ao ignorante, porque parece que tens informação mas só consegues demonstrar soberba.
Mais um chalupa das conspirações. São como coelhos.
Mete a mascara meu!!
As ondas não são partículas…
Mas as partículas subatómicas são ao mesmo tempo ondas e partículas…
Tecnologia antiga que nunca se conseguiu materializar, acho que ainda estamos longe disso.
Conceito de carregamento bastante interessante!
Pode ser usado de várias maneiras e até ser controlado manualmente como remotamente.
A evolução no seu melhor.
Agora para
Meter um bocado de nojo: e estas radiações não farão mal ? 😉
A exemplo da Apple V Samsung. Um dia fica tudo bem.
Sinceramente acho que o mais parecido que teremos de carregamento completamente wireless, tão cedo pelo menos, será algo entre o que temos hoje com as ligações bluetooth e o que a Apple tentou fazer com o sistema de magsafe. Mas sinceramente se nem esse sistema está completamente funcional e só consegue carregar a 15W, acho que ainda estaremos a uns anos de conseguir algum protótipo sequer
O Magsafe tem pouco pouco a ver com este sistema aqui apresentado. A tecnologia aqui apresentada tem pernas para andar pois outras marcas também estão a trabalhar nela, e já apresentaram demonstrações ao publico.
O Magsafe é idêntico à tecnologia de carregamento wireless que já existia no mercado ha algum tempo, em que colocas o smartphone em cima do carregador (que pode estar embutido em “suportes”, de diferentes formas). No caso a “novidade” foi que o magsafe se fixa ao equipamento por magnetismo.
Fiquei curioso o que acontece quando a bateria acaba de carregar ?
Volta a iniciar carga automaticamente assim que descer doo 100% para aos 99% por exemplo, existe uma variação configurável para iniciar a carga automática ?
Se não houver uma forma de gerir a auto-carga e como se tive-se-mos o equipamento sempre ligado a corrente não estou a ver isto ser saudável para as baterias.