Lilium – O veículo do futuro para as nossas cidades
Temos vivido tempos áureos na construção e inovação dos nossos meios de transportes. Pela necessidade e/ou pelo empenho de engenheiros e cientistas, é possível prever um mundo onde o transporte será livre de emissões poluentes.
As inovações no que respeita aos meios de transporte não estão somente focados no respeito ao meio ambiente, muitas das preocupações estão dirigidas ao nosso bem estar. Já pensou que na sua vida pode passar mais de 4 anos parado no trânsito? Vamos conhecer o Lilium que poderá ajudar neste problema.
Lilium ou o novo paradigma de viajar nas cidades
Bem, isto são contas assim por alto, porque quem mora em cidades congestionadas onde todos os dias enfrentas pelo menos duas ou mais horas de filas, passa mais de 4 anos da sua vida a praguejar parado em intermináveis filas de trânsito. Mas há quem esteja a pensar resolver esse problema num futuro próximo.
No passado mês de abril uma pequena startup alemã, a Lilium, efetuou uma série de testes de voo no seu primeiro protótipo, um veículo voador elétrico capaz de levantar voo verticalmente. Este é o primeiro protótipo à escala real que promete ir de Manhattan ao aeroporto JFK em 5 minutos e atingir os 300km/h. Embora o protótipo tenha apenas dois lugares, a Lilium pretende ser um veículo capaz de acomodar 5 passageiros.
Vendo o Lilium a descolar em direcção aos céus e arriscando sofisticadas manobras com aparente facilidade é o resultado das capacidades e perseverança da nossa equipa. Necessitamos de resolver alguns dos mais difíceis desafios da engenharia da aviação para chegar a este ponto.
Referiu Daniel Wiegand, co-fundador e CEO da Lilium
A Lilium foi fundada em 2015 por Daniel Wiegand e três colegas na Universidade Técnica De Munique. O grupo partilhava uma visão, a criação de um tipo de transporte completamente novo. Em menos de dois anos, Lilium cresceu dos 4 fundadores para uma empresa com mais de 40 engenheiros de classe mundial, desenvolvendo e construindo o primeiro veículo voador elétrico com aterragem e descolagem vertical (VTOL).
Com um alcance de cerca de 300 km e uma velocidade máxima cruzeiro de 300 km/h, o Lilium Jet será o meio de transporte de alta velocidade mais eficiente e ecológico.
Como funciona este veículo?
O Lilium Jet é um pequeno avião alimentado por 36 motores a jato elétricos montados nas asas do aparelho. Na descolagem, os flaps do Lilium Jet são apontadas para baixo para proporcionar elevação vertical. Uma vez no ar, os flaps gradualmente inclinam-se para a posição horizontal proporcionando assim o impulso, funcionando sobre a mesma dinâmica de um avião convencional onde a sustentação é fornecida com o ar que passa sobre as asas.
A segurança é da principal preocupação do Lilium, este avião é desenhado e projetado sobre o princípio da Ultra Redundância.
Os 36 motores da aeronave são instalados e colocados individualmente, isto para que uma falha de uma única unidade não afete as adjacentes. As células de energia de Lilium são projetadas para fornecer energia continuamente, possuindo multi-redundância para alimentar o voo e uma aterragem segura, sendo virtualmente impossível que estas falhem. Caso estes sistemas falhem, a aeronave possui um pára-quedas para que possa aterrar em segurança.
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Este artigo tem mais de um ano
se todos os que tiverem carro tiverem um destes não vai descongestionar muito
Passas a andar num espaço tridimensional em que tens várias camadas verticais ao invés de teres apenas horizontais.
“Passas a andar num espaço tridimensional em que tens várias camadas verticais (…)”, sabias que existem regras? Este veículo não vai existir, não num futuro tão próximo, e defendo a ideia que quem o quiser comprar terá que tirar uma licença PPL (private pilot license). Voar não é assim, sem regras. Há regras, há que as saber e as respeitar! Logo, somando o preço do veículo mais do curso, não vai haver muita gente a poder comprar.
exato lol e com aquelas asas, ainda mais difícil será arranjar lugar para o “estacionar” haha
“passa mais de 4 anos da sua vida a praguejar parado em intermináveis filas de trânsito”, praguejar é feio…
Como dito no post anterior, se todos enveredassem por este tipo de transporte…somente mudava o local de congestionamento.
O problema a meu ver, e eu já morei na cidade, é a CIDADE em si e o seu modo de funcionamento.
Porque se insiste em cada vez mais concentrar TUDO na cidade ?
O modo de vida é péssimo, o transito…pior, a segurança…idem, mas que raio os atrai para a cidade ?
Com as tecnologias a evoluírem, o trabalho \ emprego a fazer cada vez mais uso delas, porque estar limitado a cidade ?
Gostam de se ver aos magotes ?
Grande % do que é feito \ produzido na cidade, poderia sem qualquer dificuldade ser replicado um pouco por todo o pais, melhorando acessibilidades, qualidade de vida, e SAÚDE.
Há e para que nao restem duvidas, na província também existem centros comerciais e INTERNET.
Concordo
Com um meio de transporte como este se calhar já podíamos descentrar tudo das cidades para áreas mais isoladas. Tudo se centra nas cidades devido ao tempo e racionalidade dos meios de transporte.
Se for controlado por humanos vai ser engracado 😀
Este sistema nunca vai funcionar o futuro próximo. Os céus são altamente regulados. Todas as pessoas habilitadas a conduzir uma aeronave têm uma licença especial com requisitos desde médicos, psicológicos,… Se qualquer pessoa pudesse tomar os céus seria um pesadelo para os aeroportos, entre outros problemas, como a segurança.
depende da altitude e o voo pode ser feito totalmente de forma automática .
Não, não depende da altitude. Todos os voos tripulados têm que ser tripulados por alguém certificado para tal, nomeadamente com o brevê. Não estamos a falar de um drone.
aeronave 100 % eléctrica .
Se é 100% electrica então nao acredito que tenha 300km de alcance, para isso o volume e pesa das baterias seria demasiado.
Em relação à ideia em si, creio que so é viavel se for automatizada, ou seja a viagem é realizada sem intervenção humana, pois só assim se conseguiria a segurança necessária.
Se não acredita problema seu.
veículos que levantam verticalmente já existe à muito tempo, bem como atingem velocidades maiores que o anunciado no video (dizer uma mentira descarada no video de promoção do produto e ainda por cima ser o fundador do projeto a fazê-lo, top. Com a musica épica por trás então fica mesmo nos píncaros. Marketing tá cada vez melhor).
isto para dizer que este tipo de transporte para pessoas individuais semelhantes ao que vemos nos carros é altamente impraticável: dispendioso e caótico.
vejo isto a acontecer mais como uma uber da aviação.
Exacto já há aeronaves que levantam na vertical , mas nenhuma faz da forma como este veiculo faz , é só fazer a comparação, da energia gasta de motor de uma aeronave a combustão para electrico , como também outros , factores de vantagens , levanta e aterra de forma suave como a poluição sonora é extremamente reduzida em comparação a uma aeronave a combustão .
Você fala que seria um caos estes veículos na cidades , mas provavelmente as viagens seriam feitas de forma automática com rotas traçadas , e não de forma arbitraria , tal como existe normas de condução para veículos terrestres também existe para veículos aéreos .
Sugiro uma actualizacao deste artigo. Ontem foi um grande dia para a Lilium