Burlão do OLX foi apanhado nos CTT de Coimbra


Destaques PPLWARE

163 Respostas

  1. Catarino says:

    Olx devia funcionar como o ebay, ou similar.
    Olx é só informação falsa por todo o lado.

    • Flávio Ferreira says:

      Uma vez mandei um email, a dar uma sugestão que era a avaliação por parte do comprador sobre o vendedor, disseram que não era próprio para o olx. Era ótimo isso mesmo eu que vendo bastante material por lá era ótimo ser avaliado

      • Diogo Rodrigues says:

        Mas tinha de ter pagamento por paypal ou algo que tornasse as pessoas fidedignas porque alguém pode criar utilizadores falsos e dar feedback, como outros que compram coisas pequenas para ter bom feedback e vendem uma coisa cara como burla.

    • arkan says:

      olx como ai, aqui no Brasil so sabe fazer uma coisa lucrar e pouco se importa com o que é anunciado, vira e mexe se ve consumidores que se acham espertos comprando aparelhos movies por x reais e eles sendo copias, e a olx permitindo que se coloque fotos sem confirmacao, hoje mesmo no jornal passou de um estelionatario que vendeu um carro clonado para um que se achava esperto, o carro custa 50 mil usado e ele viu la por 43 mil….comprou, e ao levar na vistoria, viu se que era clonado.
      Fora que a olx, nunca atende os casos de denuncia, eu mesmo ja denunciei anuncios que pegavam minhas fotos e revediam por preço menor..agora todo anuncio meu tem logomarca no meio do produto.

      porque isso desses estelionatarios, acabam por prejudicar quem trabalha bem e é do bem.

      • CARLOS REIS says:

        Arkan, infelismente é assim…e no Brasil, ainda levam umas “bordoadas”, a própria Policia dá…aqui não se pode tocar nos meninos, é anti-democrático, anti-constitucional, quem é roubado é melhor não tocar no sujeito, se vão a Tribunal…qual tribunal…!!!??? isso não é possível…apesar de tudo, nem tudo é mau…pelo menos de momento…! Vocês aí com o Temer e toda essa corja de corruptos, estão tramados…mas se lermos aqui um pouco mais abaixo, já temos aqui um aviso a dizer que TODO E QUALQUER TEXTO PUBLICADO NA INTERNET NA INTERNET NÃO REFLETE A OPINIAÕ DESTE SITE, portanto, bandidos, podem continuar a aldrabar quem quizerem que o OLX não quer saber de nada disso…um abraço pró pessoal honesto que anda por aqui procurando isto ou aquilo…

    • Miguel says:

      Existe e chama-se coisas.com, e existe há mais tempo que o OLX. Por alguma razão perdeu popularidade pela altura em que apareceu o OLX com os seus anuncios na televisão.

    • Isabel andrade says:

      O eBay também engana .Eu fiz uma encomenda de 150 o valor do artigo não me mandado o que pedi reclamei mandado me devolver que me devolvam o dinheiro até hoje já vai fazer um ano nem argo que encomendei nem dinheiro.

      • Catarino says:

        Se o vendedor não devolveu o artigo nem o dinheiro só tinha de reclamar ao ebay.
        Presumo que não o fez, senão certamente teria o seu dinheiro hoje.
        Excerto de email que ebay me enviou.
        “Most of the time people have good experiences on eBay and everything goes fine, but we know how frustrating and disappointing it can be when things don’t work out. The eBay Money Back Guarantee covers your purchase price plus original shipping for virtually all items on eBay.com. We guarantee you’ll get the item you ordered or your money back. All you have to do is file a request with your seller.

        Here’s how to start a request:
        1.Go to your Purchase history page within My eBay.
        2.Select the item in question and click Return this item, under the More actions drop-down menu.
        3.Select the reason to return this item and include a message to the seller (optional).
        4.Click Start return.
        5.Follow the instructions to print your shipping label (if available) and send you item back to the seller.
        6.The seller now has 6 days after receiving the item back to issue a refund.
        You’ll need to request a return within 30 days of the item’s delivery date to be covered by the eBay Money Back Guarantee.

        If the seller hasn’t resolved the issue with you after 3 business days, you can ask eBay to step in. eBay will review the information provided and make a decision on your case within 48 hours. A resolution could be a refund, a replacement or a partial refund, depending on the options you choose.

        Here’s how to ask eBay to step in and help:
        1.In the Purchase history section of My eBay, find the item that is not as described.
        2.Click the See request details button (this might be under the link for More actions).
        3.Choose the option that says Ask us to step in and help, then click Continue.
        4.Select your reason for asking eBay to step in, and add any details that we might need to know when reviewing your case.
        5.Click Ask us to step in.
        While you are waiting for a resolution to this issue, please do not alter the item in any way. Any alterations, even if they’re made by a repair shop or other professional service, will make it impossible for us to verify your original concern with the item. This could result in your not receiving a refund, so please leave the item untouched as this process continues.”

  2. Ruben says:

    Exacto. Com feedback funcionava melhor e era mais fiável.

    • Evandro Cunha says:

      Eu entrei em contato com o olx para propor esse mesmo sistema. Segundo eles não é possível aplicar esse sistema. Deram me desculpas. Basicamente eu respondi lhes a dizer que é possivel, mas que ao olx nao lhes dá é interesse. Nao responderam mais. Ja fui burlado, ha muita gente burlada e eles nao fazem nada. A culpa aqui deixou de ser dos compradores mas tambem dos responsáveis do olx que nada fazem para mudar a situação.

      • Catarino says:

        Nesse caso os compradores têm duas opções ou deixam de comprar no olx ou tudo o que comprarem tem de ser entregue pessoalmente, e mesmo assim de “pestana bem aberta”

      • AFontes says:

        É assim, quando os números se sobrepõem a tudo o resto fica complicado.
        Mas qualquer um é livre de criar um sistema melhor, se acreditarem que irá resultar, força 😉

        • AFontes says:

          Já agora é também importante referir que o OLX não é só o OLX.pt… Há muito por trás do site, existe uma estrutura muito grande por trás e um grupo que detém outras plataformas.
          Um alteração desta natureza iria mexer com muita coisa e provavelmente a empresa de detém o olx.pt não tem poder ou autorização para o fazer.

      • Flávio Ferreira says:

        Já fiz isso amigo e a resposta foi igual a tua, e puros interesses do olx penso eu

    • somaisum says:

      eBay não é o feedback que funciona. Ajuda, mas o que funciona é o dinheiro ficar retido pelo eBay até haver confirmacao de quem comprou que recebeu

  3. Maurício Oliveira says:

    Fui burlado por esse gajo.
    Na altura, estava a vender um Disco SSD 240GB. Fiz o negocio com ele, por email, parecia tudo normal. Dois dias depois, enviei novamente um email a perguntar sobre a encomenda e aí é que tinha reparado que tinha sido burlado, tinha eliminado a conta do OLX e de Email.
    Nessa mesma altura, falei com o OLX disseram que não podiam fazer nada e depois falei com o meu Banco para cancelar a transferência e também não conseguiram fazer nada, ambos diziam para ir à GNR fazer queixa.

    • Carlos says:

      Desculpe la, mas você faz uma transferência para uma pessoa assim sem mais nem menos? Negócios, só cara a cara e dinheiro na mão.

      • Telmo Barros says:

        Falar é facil…quando a outra pessoa tem algo de interesse e vive a 400 km de distância vamos mesmo fazer negocio cara a cara e dinheiro em mão. Nem sempre tal facto é possivel

        • AncientGameplays says:

          No mínimo à cobrança quando se tratam de valores altos….Dá sempre para abrir antes de pagar. Não é 100% seguro, mas é bem mais seguro

          • Jose Sa says:

            abrir ants de pagar? à responsabilidade de quem?? Não podes abrir

          • Vitor Afonso says:

            Não podes abrir sem pagar! Os CTT não permitem isso acho eu

          • joão faria says:

            mas se abrir nos ctt e se ouver algo errado tipo burla pode fazer quaixa logo ai

          • JV says:

            “Dá sempre para abrir antes de pagar”. Boa sorte, essa gostava de ver

          • maria says:

            Não se pode abrir a encomenda antes de pagar.Portanto se houver burla deverá fazer denuncia na psp ou GNR e com esse documento ir ao ctt.

          • JV says:

            Dá para fazer queixa logo ali, João? A quem? À polícia dos CTT? lol

          • Pedro Silva says:

            hein? abrir antes de pagar? no fundo o OLX é o grande culpado destes burlões, eu só compro em mãos, não acredito em “envios”, assim como quando vendo pergunto sempre se o cliente quer receber em mãos

          • AncientGameplays says:

            Caros amigos que responderam abaixo. Não sei como é na vossa zona. Felizmente onde moro (talvez por ser um género de aldeia) deixam abrir as encomendas que vêm à cobrança. Boa continuação a todos 😀

          • Luna Pacheco says:

            Não consegue abrir antes de pagar, mas pelo menos sempre consegue verificar o peso e mexer com o pacote e ouvir se faz algum som suspeito. É um bocado mais seguro.

          • Paulo Riscas says:

            Não, não dá. Se quiser ver o que tem na encomenda, tem de pagar sempre primeiro. Assim, pode ser sempre burlado.

          • Paulo Aousa says:

            Não diga asneiras homem!
            Você está como ele, a ver se nos engana. Abre depois de pagar. Vá lá a um balcão dos CTT levantar uma encomenda à cobrança e diga se eles lha dão sem pagar primeiro.

          • Fernando Saraiva says:

            Uma vez comprei um telemóvel e basicamente a encomenda vinha com peças de uma moto. Como evitei um desgosto maior? Quando estava para receber a encomenda não a levantei em mão, preferi ir aos CTT. Quando lá cheguei, paguei e fiz-lhes um pedido de verificação de encomenda. A funcionária aceitou e logo que abri (em frente à funcionária) disse-lhe que esperava receber um telemóvel e mostrei-lhe que eram umas peças (nem sei de quê). E disse então que queria abrir um processo de possivel burla e retenção do valor nos CTT. Eles disseram que sim, mas que tinha que trazer uma cópia de queixa feita numa esquadra da policia. Logo de seguida fui à esquadra fazer a queixa e levei uma cópia e o processo ficou aberto nos CTT. E a funcionária logo me disse que aquele dinheiro não saía dali devido a essa abertura de processo. Tempo depois penso que foram os CTT a contactar-me para ir levantar essa quantia da cobrança o qual levantei. Mais tarde fui depor, mas como já tinha recebido o dinheiro dos CTT e a pessoa disse que se tinha enganado no envio de encomenda ora eu não insisti mais e acabou arquivado e acho que a pessoa lá deve ter apanhado um susto e chamada de atenção por isto.

          • Nani Torres says:

            Sim é possivel. Vai aos ctt, paga, abre a encomenda ao balcão em frente ao funcionário, e se nao for o que você pediu dao-lhe o dinheiro na hora, e devolve a encomenda. Apenas tem de preencher um papel com o motivo da devolução da encomenda. E não digam que não é possível porque é, já o fiz e não foi nenhum favor que me fizeram, porque não conheço os funcionários que lá estavam das vezes que o fiz.

        • Maurício Oliveira says:

          Concordo perfeitamente com o Telmo Barros. Então se era um artigo que andava à procura e o valor era mesmo ao desbarato e precisava na hora, optei por comprar. Não vamos comprar uma coisa no Aliexpress ou no eBay que demora 60dias a chegar (quando a prioridade é urgente) e depois ir à China fazer negócio cara a cara.

          • Catarino says:

            Porque tem de ir à china?
            Pode ser em Espanha por exemplo e pode demorar menos tempo que se for cá em portugal.
            Em algumas situações de um dia para outro tem a encomenda.

          • Maurício Oliveira says:

            Diz uma loja tipo o Aliexpress espanhol ou outro tipo de loja com valores ao desbarato que demore a chegar de um dia para o outro…

          • Catarino says:

            Interessa é o valor que estás disposto a pagar pelos portes de envio, se for expresso de espanha pode chegar de um dia para o outro.

            Para além de mandar vir cenas fora da europa arriscas sempre a Alfândega.

      • Joao Magalhaes says:

        Cara a cara era ha’ 10 anos atras, vivo na Polonia e compro tudo online, a diferenca e’ que o site que se usa aqui e’ bastante mais seguro e responsavel, pois tem avaliação e a primeira burla que o vendedor faca fica queimado, como se le em muitos comentarios, a culpa e’ quase toda do OLX que so quer arrecadar dinheiro e nao tem concorrencia.

      • Tiago says:

        Quantas vezes já fiz os negócios assim. É preciso é não ter o azar de cair nestas burlas. É muito chato quando acontece. E o OLX devia se responsabilizar e tomar algumas precauções contra estas pessoas que burlam outros.

      • Belmiro says:

        Isso é aqui, já comprei e vendi no estrangeiro até uns 200€ e nunca tive (ou para quem vendi, teve) problemas e os diversos sites demonstram quase 100% de feedback positivo dos utilizadores. Cá como há muito chico-esperto…

      • Hugo says:

        Oi? O homem agora não manda no dinheiro dele? Já fiz isso muitas vezes e felizmente correu sempre bem. É arriscado? É!

      • Daniel says:

        Isso era no tempo dos nossos avós !! Existem mecanismos para prevenir burlas… usar o Paypal por exemplo já diminuiu as hipóteses

    • int3 says:

      que nabo….

    • Joaquim says:

      Tal como diz o Carlos.
      Compras no OLX só mesmo dinheiro em mão e pessoalmente.

    • Henrique says:

      Nesses casos, devem sempre pagar com cartao de credito,
      Assim tas a usar dinheiro do banco e nesses casos o banco vesse obrigado a te devolver o dinheiro e a se encarregar de investigar o caso.
      Tive um caso parecido, onde o banco me devolveu o dinheiro.

    • Cristiano Alves says:

      Eu acho que tentei comprar esse mesmo disco e após perguntar alguns pormenores do mesmo.
      O vendedor tratou-me mal.
      Aposto que era ele, zona de coimbra SSD 256Gb…

  4. Diogo says:

    Olx devia ter a avaliação de vendedores.

    • Assssssertivo says:

      O olx começou com comentarios nos anuncios mas depois retiraram isso. Era bom o ebay funcionar em portugal!

    • BG says:

      Isso é uma treta, no alibaba também tem e toda a gente é enganada em larga escala….

      • Catarino says:

        Não sei como funciona o alibaba, mas no caso do ebay tens o rating do vendedor e informação sobre todas as suas vendas.

        Eu pessoalmente prefiro pagar um pouco mais para comprar de um vendedor que tenha um rating de 100% ou aproximado disso, para além disso o ebay caso tenhas problemas restitui o valor, não é o caso do OLX.

        Ebay não funciona em Portugal infelizmente, mas já encomendei material de grande porte que demorou 3 dias de UK e que se fosse em Portugal demorava bem mais.

      • António says:

        Fiz dezenas e dezenas de compras no aliexpress e até à data não tive problemas de burla e outros pequenos problemas devolveram o dinheiro

  5. Ruka says:

    sim tipo blacklist e trusted uploaders

  6. Pedro says:

    O OLX também tem culpa nisto e tem de ser responsabilizado.

    • CARLOS REIS says:

      PEDRO…e como…???O OLX é americano…mas eu já não vou tão longe e a propósito. nem nunca fui enganado, por enquanto apenas 1 ou 2 tentativas…primeiro, porque o meu dinheiro é curto, quan- tias pequenas e aqui pelos arredores de Lisboa e é toma lá dá cá…mas pra comprar um “chanato” Ford Transit desloquei-me ao Algarve, acabei por ir comprar outro a S. João da Madeira, o do Algarve tinha os buracos na chapa remendados com cimento e areia e tinta por cima, o de S. João da Madeira, gastei uns tostões, se comprei mal, quem vendeu se me intrujou foi porque eu quis. já tem inspecção e até Novembro vou por o meu “charuto” o melhor possível…até já fui, eu, com 69 anos jantar com uma namorada à Costa da Caparica…SAÚDE PAR TODOS! Abram a pestana…!!!

  7. lahm says:

    deixei há muito de usar essa plataforma por haver demasiados “negócios” falsos. só confio em plataformas que tenham feedback dos vendedores.

  8. pedrinho says:

    O meu pai foi burlado à cerca de 5 anos no OLX, na altura comprou um portatil magalhaes que nunca chegou. Apresentou queixa na PJ de Braga e cerca de um mês depois recebeu o dinheiro de volta, bem como um pedido de desculpas do burlão. Na altura o inspector da PJ disse-lhe que não valia a pena apresentar queixa por uma quantia tão baixa…

  9. Ricardo Costa says:

    ele fazia o quê? enviava as fotos do equipamento por correio?? ….. mas isto não é só o OLX.. já vi por aí umas coisas idênticas no face em relação a venda de artigos e até mesmo com propostas de emprego

  10. Manuel Santos says:

    Fico feliz por o terem preso. Burlões há muitos e não fazem falta. E se pudessem lhe dar um excerto de porrada ainda melhor. É para aprender a ser Homem.
    Quanto a avaliações do comprador concordo que haja mas não resolve. O olx tem de interferir no processo e o melhor é que retenha o pagamento até o comprador dizer algo (tipo “sim recebi”, “recebi mas há um problema”, “não recebi”)

  11. Carlos says:

    Carlos

    Há dias tive uma situação de um comprador, supostamente cidadão dos EUA, que queria comprar um eletrodoméstico que eu tinha colocado para venda no OLX e cujo valor é elevado.
    Estranhei logo de início que alguém dos EUA quisesse-se comprar algo em Portugal, mas entrei no jogo para apurar até onde ia a marosca e finalmente percebi claramente o logro.
    Eu dava o mei Paypal para receber a transferência e ele realizava o depósito na conta, com o acréscimo do valor do transporte do equipamento em minha casa ou morada que eu disponibiliza-se para o efeito, mas devia previamente, pagar por um outro sistema de transferência internacional, mais célere, o valor do transporte, neste caso, seria de 300 euros.
    Ou seja, como o paypal demora mais de sete dias para efetivar a transferência para a minha conta e a minha transferência para o tal comprador, demoraria um ou dois dias, eu quando desse pelo logro, já tinha “ardido” com 300 euros.
    Claro que nessa altura, parei com a brincadeira

    • Pedro says:

      Esse é um tipo de burla “normal”. Já me quiseram comprar uma bicicleta de 1500 e enviaram-me um cheque de 5.000 para depois descontar o transporte e enviar a diferença para eles. O princípio é o mesmo – deposita-se o cheque, ele demora dias até boa cobrança e entretanto já se tinha transferido o dinheiro para o comprador. Pior ainda é que se fica na “lsita negra” do banco.
      Sempre que aparece alguém a dar muito por algo e a pedir a retoma do dinheiro é de desconfigar.

    • Rui Afonso says:

      Comigo aconteceu o mesmo… para enviar uma mobília para a Irlanda. Até se oferecia para me abrir uma conta paypal…. Normalmente os valores rondam os 500€ e envolvem paypal. No outro dia um tentou fazer o mesmo com uma caneta de 270€, matei logo o assunto dizendo que não aceito paypal.
      Concordo com feedback, mas existe sempre um mas… nada impede estes burlões de darem cabo da reputação dum vendedor.
      No OLX eu já vendi coisas que as pessoas pagaram primeiro, e eu enviei após. O oposto também já se verificou, Tudo depende do modo como procedem ambas as pessoas, e tudo correu bem. Isto porque sou sério, refiro sempre que prefiro a troca em mão, nunca envio sem pagarem ou então envio à cobrança. Valores maiores só compro e vendo por troca em mão.

    • CARLOS REIS says:

      Carlos, hoje estou para aqui virado…Também sou Carlos…e o PayPal, ou não seja também americano, também não é flôr que se cheire…já nem sei o que pretendia adquirir, até me parece é que era qualquer coisa de sites de relacionamentos, porque tenho uma coisa antiga sobre a suprema protecção do Banco de Portugal, não consigo um cartão Visa, viro-me pró PayPal, tenho lá +de 60 euros há 2 anos, não quero nada com eles, já escrevi pra França, mas com o beneplácito do Banco de Portugal…é que eles devolvem dinheiro nenhum… toda a gente pode ser enganada pela Vodafone, pela PT (MEO), o Bava e o outro encheram os bolsinhos, se não queres ser roubado ou enganado, tens de pagar que é assim que o Banco de Portugal quer… SAÚDE…!!!

  12. Alberto_ says:

    Penso que os feedback nao sejam solução, crio mais 5 contas e deixo feedback nas outras…

    • Antunes says:

      Com validação de morada e telefone?
      Se engana-se alguém tinha que arranjar mais 5 moradas e mais 5 telefones o que dificultava e muito e tornava praticamente impossível esta burla já que um utilizador novo com 5 feedbacks novos saltava logo a vista.

      Que compra só tinha que optar por um utilizador antigo e com bons feedbacks, isto resolvia!

    • Catarino says:

      Ebay funciona assim e não tem problemas.

      Não basta criares 5 contas porque, tens colocar os teus dados, o cartão crédito/paypal e tudo isso é associado a registos que tem de estar conformes, senão era uma festa e todos inventavam contas para dizer bem deles próprios.

      Por outro lado basta ler os comentários de pessoal lesado no ebay, para se deixar de comprar a esse vendedor.
      E o rating é aos milhares de compras não 5 ou 6 compras, para seres por exemplo um Power Seller

      Para além tens a segurança do próprio ebay caso tenhas problemas devolvem o dinheiro.

  13. Artur Gordinho says:

    Eu fui enganado à uns meses com um cpu i7-7700x e não estava ao desbarato!!! só que gravei os emails que troquei com o personagem, e como paguei com paypal recebi o dinheiro de volta 2 semanas depois…
    Espero que seja este f** que tenha sido apanhado!!!!

  14. Joao says:

    Excelente Noticia!! Só é pena não ser punido como devia ser…
    Mas agora gostava de deixar uma questão aqui aos demais, porque é que ainda se usa esta plataforma que, a meu ver, se parece mais uma versão barata do CraigsList em vez de usar o Ebay??
    Segundo sei, o ebay está aberto para todos, inclusivé Portugal, dá para limitar os envios a entrega em mão, e é muito mais seguro! Qual a necessidade de alimentar este centro de burlas chamado OLX?

    • Rui Afonso says:

      Pois, mas creio que o ebay fica-lhe com uma boa margem do valor.. Não é? Não generalize… já vendi, pagaram 175€ adiantados, e receberam o devido. Nunca enganei ninguém, nem penso fazê-lo, aliás nos meus artigos faço referência a defeitos e/ou imperfeições. Insisto e dou preferência a troca em mão.
      Parece-me haver maior trafulhice de burlões que se apresentam como compradores, que como vendedores. Tenham atenção a artigos à venda com fotos que não são do próprio artigo (caso de fotos sacadas da net) ou não são “caseiras”.

      • Joao says:

        Caro, não estou a generalizar. Apenas acho desnecessário correr o risco intrínseco ao OLX face ao elevado número (factual) de burlas que lá ocorrem. O Ebay cobra uma percentagem sim mas traz as suas vantagens

  15. Pedro says:

    Uma vez pediram-me para efectuar uma transferência bancária, fiquei estupefacto com a lata da pessoa, nem respondi!

  16. Eduardo says:

    Saudades do antigo Miau em que tudo funcionava 5 estrelas! O haver Feedback deveria ser básico e obrigatório!

    • Alexandre Cunha says:

      sem duvida!

      • Joao Paulo says:

        Sim o saudoso Miau, mas esse era mais um site de leiloes que pertencia a Sonae. O ti Belmiro achou que já nao lhe dava o lucro necessário quando começou a aparecer a concorrência.

        Seja como for ate no Miau.pt fui burlado por um tal Pedro Lima que tinha mais de 30 referencias e feedback positivo. O gajo fugiu para Inglaterra e só passado uns 2 anos quando quis voltar a Portugal e se viu com o rabo apertado por ter mais de 20 queixas contra ele na PJ é que se lembrou de devolver o dinheiro.

    • luis reis says:

      O miau era o melhor site de vendas, foi vendedor certificado desse site com Feedback a rondar os 3500 votos positivos e grau de satisfação de 98%, não enviava nada à cobrança o pagamento era feito antecipadamente e nunca deixei de ter clientes, o Feedback dava a confiança necessária para que o comprador realizasse a compra e pagamento porque sabia que ia receber o artigo.. Tive algumas situações em que me enviaram falsos comprovativos de pagamento nunca cai no engodo por princípio a política que adoptei era dinheiro na conta só depois artigo enviado, caso contrário teria sido enganado.. Mas assisti a muitas tentativas de burla muitas prontamente denunciadas por mim ao miau, lembro me de uma em que o vendedor com Feedback a rondar os 30 votos positivos com 100% Feedback resolveu vender nokias de 400 euros a 150 euros, teve mais de 50 vendas não sei quantos fizeram o pagamento por certo ainda foram alguns que escuso dizer que nunca receberam nada..

      Saudades do miau. pt

  17. jakuti says:

    OLX só entregas em mão e recolhas em mão. Pagamento à vista e mesmo assim corre-se riscos se bem que menores.
    Feedback não funciona, e fácil gerar feedback positivo. Negativo também no entanto.

    O que safa o ebay é ter a trabalhar em conjunto o paypal que funciona muito bem. Já tive situações de devolução de dinheiro por não ter chegado certo artigo.

    Ainda assim e para segurança, paypal associado a conta MBWay e após uso do “Cartão de crédito” coloca-se o valor diário do mesmo como máximo de 5€, ou simplesmente apaga-se o cartão. Também funciona perfeitamente para devoluções com paypal.

  18. Luis Rosa says:

    Eu já fui mas, no Aliexpress.com. Venderam-me uma coluna que não tinham e esperei 5 meses e nem coluna nem dinheiro. Abri uma disputa, mas nem assim!

    • Carlos says:

      aliexpress já fui queimado uma vez, as disputas tb de nada me valeram. Igogo.es é 5*

    • metro says:

      esperar 5 meses? Quando o tempo passar é abrir logo disputa … Passado meio ano estavas à espera do que?

    • ZigZag says:

      Não tenho tido problemas com o aliexpress,é importante ver o feedback do comprador e a data em que começou a vender para se ter uma noção de quão fiável ele é. Das disputas que abri em todas elas recebi o dinheiro, houve até uma encomenda que foi cancelada por eles porque o avião onde seguia a encomenda caiu,devolveram o dinheiro sem problemas também.

  19. Luis says:

    Como já fui burlado uma vez agora sou mais cuidadoso. Neste momento está à venda um processador i7 ao preço da chuva no OLX. Como o individuo dizia morar perto de mim, propus-lhe negócio em mãos… nunca me respondeu e o processador ainda está à venda!

    • Luis Filipe says:

      Deverá reportar aos palhaços do OLX. Acabam por matar o anuncio.
      Gostam de me alterar os anúncios digo caixa vídeo a 0,10€ (tenho 50) alteram o preço para 5€. Chegaram ao ponto de contar quantos bonecos estavam nas fotos e multiplicar pelo preço individual. (Palhaços)

    • Carlos says:

      aliexpress já fui queimado uma vez, as disputas tb de nada me valeram. Igogo.es é 5*

  20. Aguamenti says:

    Eu tive problemas no OLX enquanto vendedor precisamente à conta dos burlões. Havia, natural e compreensivelmente, muitos compradores com receio de que eu fosse burlão, e só tive pena de não haver, de facto, avaliação dos compradores.

  21. O Maquinista de Camiões says:

    apesar de “falar ser fácil”, deixem de confiar nas pessoas e negoceiem alguma coisa para que ninguém fique a arder. essa de transferir primeiro o dinheiro para depois receber a encomenda é logo meio caminho andado para ser burlado. peçam pra fazer vídeos com os equipamentos, onde o gajo mostre a cara, etc etc, não falta para aí informação em como prevenir as burlas.

  22. Paulo says:

    Tenho feito muitas compras no OLX e tem corrido sempre bem ou em mãos ou a cobrança nunca adiantado.
    Assim corre tudo bem

  23. Pedro says:

    A mim parece-me que a questão aqui é bastante simples. Havendo avaliação dos vendedores, deixaria de ser possível, ou pelo menos seria mais difícil haverem burlões com sucesso, deixando de os haver, deixariam de haver tantos anúncios de coisas que todos queremos a preços inacreditáveis… ora deixando de haver este tipo de anúncio, deixam de haver aqueles clientes que gostam de ser enganados e deixando de haver estes clientes deixam de haver visitas ao OLX… por fim, não havendo visitas acabam-se os ganhos em publicidade e afins…

    Resumindo, é do interesse do OLX que a situação assim se mantenha… existem há décadas plataformas iguais ao OLX com processos para proteger os compradores, no entanto o OLX opta simplesmente por abrir as portas a tudo o que não interessa… o prejuízo é do comprador portanto não lhes faz moça…

  24. jorge santos says:

    O OLX é um Portal de ANÚNCIOS. A compra é efectuada FORA do OLX.

    O que me parece é que a maior das pessoas o vê como um Portal de COMPRAS. Para isso existe a Amazon.

    Há que saber usar a ferramenta certa de forma adequada.

  25. Xfera says:

    Basta estar atento aos “sinais” (de burla). Eu tenho coisas à venda no OLX, não engano ninguém e prefiro que recolham em mão. Mas quando me vem com conversas de enviar à cobrança e tal e coisa, também levam com a transferência bancária antecipada e confirmação de crédito em conta e só depois envio. Também há gente séria por lá. E não sou só vendedor, também sou comprador. Há que estar atento aos “sinais”…

    • Rui Afonso says:

      O mesmo se passa comigo. Bem dito! Como vendedor tento ser o mais claro possível, e também prefiro recolha em mão. Quando começam com “floreados” então esqueçam… E se me enviam um SMS a dar um email de contacto, e falam em Paypal, então “Tchau”, já foste… Como disse o Jorge Santos (acima) aquilo é um portal de anúncios, não é de vendas ou compras!

    • Hugo says:

      Qual o problema da cobrança? Portes antecipados e envio à cobrança é garantido

      • luis reis says:

        Se lhe enviar uma pedra à cobrança não paga na mesma? É que os correios só lhe dão a encomenda se pagar e só pode abrir depois de pagar e depois de pagar e abrir a encomenda os correios não devolvem o dinheiro

    • JF says:

      Boa tarde, compro e vendo á bastante tempo (desde o miau), no entanto deixei de efectuar envios á cobrança.. por diversas vezes enviei encomendas á cobrança, nao foram levantadas e perdi o valor dos portes.. que nao sao nada baratos.. a partir daí so entrega em mão ou pagamento antecipado (nunca enganei ninguem e o envio é sempre efectuado no proprio dia se possivel.)

  26. Renato says:

    A culpa assim de tudo é do OLX, que coopera com esses burlões que para ai andam

  27. Eduardo Silva says:

    Uma vez comprei a colecção de DVDs do Noddy para os meus pequenos, e o individuo que mos vendeu simplesmente colocou um carradão de DVDs dentro duma caixa, sem jeiteira nenhuma, sem nexo nenhum, filmes que não tinham nada a haver com o assunto e fiquei a arder com o dinheiro.

  28. JOAO PAULO LOURENCO says:

    Infelizmente também fui burlado por esse aldrabão. Paguei uma placa gráfica GTX770 e nunca mais vi o dinheiro. Fiz queixa na altura à PSP e o processo acabou por ser arquivado, por não terem conseguido chegar ao fulano. Vou tentar reabrir o processo. E oxalá apanhe uns valentes anos.

  29. RochaL says:

    Lembram-se do MIAU? Tinha rating do vendedor, gostava mais. Vendo pelo OLX algumas coisas, mas efetivamente não aprecio muito a responsabilidade social.

  30. Alvega says:

    “Já alguma vez o tentaram burlar numa plataforma destas?”
    Claro que sim, a mim e a milhares, e nao é só tentativa, sao efectivas as burlas.
    Olx…e outros mais, apesar de virem para aqui com “boys a soldo”, com desculpas esfarrapadas, se quiserem promover a plataforma como SEGURA, evidentemente que o faziam, procedendo as respectivas alterações.
    Hoje mesmo a DECO alerta para as burlas na compra de alojamento de ferias através da Internet, tantos alertas, tantas palavras…nao passa disso, se quiserem fazer algo de util….sabem onde está o problema..ENCERRAM OS SITES E SERVIDORES, fora da lei.
    Por essas e por outras eu nao compro nada na rede, e nao estou mais pobre por isso, garanto.

    • joão says:

      a deco é apenas uma empresa privada, como qualquer outra. não pode fazer mais além de “alertar” para ver se lhes compram as revistas. só algumas empresas mais manhosas (tipo SPA e amigos) é que têm algum poder e este é para censurar a concorrência.
      quanto a fechar sites e servidores, implica um processo em tribunal e, provavelmente, pedidos à interpol. não é coisa de minutos.

  31. Nonnus says:

    Eu fui um dos que fui enganado por este tipo. Sim fui, porque fui desleixado e não tomei atenção aos pormenores do anuncio e do anunciante. Fiquei arder com 50€, apresentei queixa na GNR e na altura (há mais de um ano) já o tipo tinha ido a julgamento, mas não compareceu e ficou em liberdade, pelos vistos até hoje. Já é conhecido das autoridades a muito tempo, mas como são crimes de baixo valor, nenhum procurador dá andamento as queixas que são apresentadas. Isto foi-me explicado pelo guarda da GNR que tratou da minha queixa. Agora vou-me deslocar a GNR para saber se o tipo é o mesmo, mas tudo indica que sim.

    A culpa de sermos burlados não pode ser atribuída ao OLX. O OLX como alguém já explicou é apenas uma plataforma de anúncios, os compradores é que tem de se precaver para não serem burlados. Hoje em dia continuo a vender e a comprar, mas desperto para os pormenores dos anúncios e dos anunciantes.

  32. Bluboo says:

    Pelos comentários, então eu tenho tido muita sorte. Várias compras no OLX, transferência bancária ou cobranças e nunca tive problemas.

  33. Luis Filipe says:

    Existe forma de efectuar queixa on-line e ou com o leitor do CC ou depois ir à PSP para ser-mos identificados.
    O problema é que na PSP são uns complicadinhos, não terminei o processo mas um dos policias dizia “issó é mais simples fazer tudo aqui…”
    https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT
    Tive a queixa preenchida e estive na PSP para validar a minha identidade mas eles estavam a demorar e acabei por não entregar, entretanto o burlão enviou a encomenda depois de ter dito que já tinha enviado… E chegou, espante-se era pouco dinheiro menos de 20€.
    Devia ter apresentado queixa na mesma porque a tentativa é punível… Mas não o fiz… Era de Coimbra o burlão…

  34. Luis Filipe says:

    Entretanto o OLX associou-se aos burlões e impede a troca de e-mails mesmo as mensagens, “recebeu uma mensagem do anuncio tal” que antes tinha a mensagem agora não têm.
    Fica mais difícil identificar o fulano, nem um mail temos nem podemos passar o mail pelas mensagens é removido.

  35. Mauro Rodrigues says:

    o problema do OLX é a falta de um sistema de feedback, tanto do lado do vendedor e do comprador. assim existia uma percentagem positiva ou negativa das vendas e compras, como existe no ebay. E o OLX deveria pagar se o negócio falhasse. Já tive 3 ou 4 situações no ebay em que fiz uma compra e o objecto não chegou, e o ebay cobriu o dinheiro.

  36. sergio says:

    no coisas.com ha feedback vamos boicotar o olx

  37. Paulo F. says:

    Trabalho em IT e já recuperámos um equipamento devido ao OLX, uma pessoa a quem roubaram um computador igual ao nosso que também tinha sido roubado, queixou-se à polícia que montou um esquema. Quando a polícia o apanhou, concluiu que afinal era o nosso e entregaram-nos porque apresentámos provas de que seria nosso. Conclusão, valeu a pena apresentar queixa na polícia que entrou em contacto connosco.

  38. scutter says:

    eu material usado só ao vivo, ou com empresas que enviem á cobrança, de resto OLX nunca usei para comprar nada, apenas como referencia para ver valores em artigos semelhantes, de resto compras online em PT é tudo em lojas bastante referenciadas, e lá fora pelas plataformas Ebay e Amazon, e até hoje nunca tive problemas…

    mas a realidade é que o OLX é na verdade um antro onde anda muito burlão e volta e meia lá cai um no esquema…

  39. Diogo Rodrigues says:

    Bastava começarem a registrar moradas com pessoas, bi, telefone , nib com comprovativo do nome o máximo de informação possível para não haver xicos espertos e só assim podiam vender 🙂

  40. Tiago says:

    E quando como vendedor se envia algo à cobrança porque “nunca pagamento antecipado e tal porque é só burlões” e depois o comprador não levanta a encomenda e ficamos a arder com o custo? Nunca inferior a 5 euros?

  41. metro says:

    Sim.
    Quando era mais novo e ia vender uma Ps2 e um memory card… Proposta boa demais.
    Levei o tão conhecido “Scam da Nigéria”
    Yep, 20€ de portes pra nigéria e ainda fiquei sem as minhas coisinhas.
    Foi a primeira e ultima vez. Agora apenas pessoalmente. Nem cobrança quero. Sei lá o que me mandam nas caixas.
    E se for enviar, e quiser à cobrança, paga os portes primeiro.

  42. Gabriela says:

    Para já não falar dos anúncios de emprego. Há cerca de 2 anos respondi a um anúncio da Randstad para Administrativa. Quase de imediato recebo um email pedindo para reencaminhar o CV para outro email. (devia ter já desconfiado). Cerca de meia hora depois recebo um email para uma oferta de trabalho na área da pornografia. Já o anúncio tinha desaparecido. Felizmente sempre que enviava CVs tinha o cuidado de guardar os printscreens dos anúncios. Contactei a Randstad que nada sabia dessa situação e alertou-me que na Ranstadt só usam emails com o domínio Randstad​. Quiseram ficar com o printscreen e com os emails por mim recebidos, e eu acabei por não apresentar queixa na polícia. 🙁

  43. AA says:

    Seria Hugo Sousa? Pelo menos a descrição bate certo com um que tambem me passou a perna em 2015

  44. Napoléon Bonaparte says:

    Comprei no Miau, no Olx e no Coisas. E também já fui burlado mais de uma vez, mas continuo a fazer compras neste tipo de anúncios on-line.
    No Olx faz muita falta um sistema que registe do feed-back do vendedor e do comprador. Dava mais garantias. E devemos estar também sempre atentos aos ditos sinais, obviamente.

  45. Burlado says:

    Foi este que me burlou
    https://www.facebook.com/hugo.sousa.rodrisouza
    espero que seja o memso

  46. falcaobranco says:

    Eu já comprei muitas coisa pelo olx, inclusivé bilhetes para concertos, mas tudo em mão…se tiver que fazer um negocio longe da “porta de casa” tento ver se tenho alguem conhecido na zona para fazer a compra na mão! Para mim não existem cá pagamentos antecipados!

  47. Marco says:

    E compradores a tentarem burlar ? Ou seja … receberam os items, pediram para ser enviado em correio nao registado, e depois ainda tentam dizer que o item nao chegou e nao sei o que (quem ja tem muitos anos disto, nota mais ou menos pelo tipo de paleio) e depois milagrosamente … estava no fundo da caixa do correio. Tanta vez que isto ja me aconteceu.

    Como comprador ainda nunca me aconteceu burlarem-me, no entanto em compra mais volumosa ja tive de ameacar a pessoa com queixa nas autoridades pois ja estava a demorar alem do razoavel, felizmente acabou bem.

    Cheguei a ponderar comprar um portatil no ano passado vindo de outras bandas, mas em telefonema com o vendedor foram mil e uma historias. Achei esquisito e passei ao proximo.

    De resto, ja comprei coisa x e y, e acabava por nao vir bem como diziam, maioritariamente uma ou outra vez nao eram referidos danos ou marcas visiveis (mas maioritariamente por vezes eu tambem nao perguntei muito, logo falha minha).

    Nas minhas vendas, por norma nao tenho problemas, pois as fotos sao do produto, utilizador activo a varios anos. Existem pessoas que de educacao e civilizados pouco tem … isso e o prato diario.

    Cabe as pessoas precaverem-se, logo pela conversa escrita entre vendedores e compradores da para ver mais ou menos a seriedade da coisa.

    Relativamente a envios a cobranca, as pessoas pensam que e mais facil nao serem enganadas, no entanto e o sistema mais facil de burlar as pessoas. Com o NIB existe uma pessoa a quem apontar a queixa. Nao vao e em conversas de referencias multibanco …

    • Marco says:

      Ah … e como vendedor … tenho a dizer que metade das pessoas nao le os anuncios. Nao sei se e de usarem os telefones … mas fazem perguntas claramente respondidas nos anuncios. E depois as burlas sao dos vendedores …

      • Rui Afonso says:

        Isso dos compradores não lerem os anúncios é bem verdade! Tenho um em que vendo peças de bicicleta, e tenho logo uma nota no início a dizer que não vendo o quadro. Oferecem um preço, e quando lhes chamo novamente a atenção que o quadro não está à venda é se apercebem…
        Realmente nos emails trocados durante o processo de venda dá para perceber para a seriedade de ambas as partes. É que eu não fico com “um pé atrás”, fico com os “dois pés atrás”. Até já me pediram para dar/oferecer o que estou a vender…

  48. Cláudio Ramos says:

    Comprem à cobrança, podem sempre pedir pra abrir nos correios e caso haja algum problema apresentam logo a reclamação e chamam a polícia e usam as testemunhas que lá estão a atender, não quer dizer que não tenham de pagar pra abrir a encomenda! Além disso, quem envia tem de se identificar com o CC, portanto não é fácil burlar assim sem mais nem menos! Até hoje só tive um problema com compras online e apanhei o gajo através do nib dele, passada uma semana tinha uma carta do tribunal a dizer que a psp tinha notificado o gajo pra prestar declarações, a coisa resolveu-se amigavelmente ao fim de dois dias!

  49. Teresa says:

    Voces falam, falam. Mas o OLX esta muito bom assim. Se fossem feitas mudanças que voces falam o OLX perdia utilizadores (ate eu deixava de utilizar o OLX), porque a simplicidade, facilidade de utilizar é um ponto forte do OLX.
    Até porque agora o site OLX esta pior, pois é preciso dar tlm para criar nova conta/utilizador. O que é um ponto negativo. desde que implementaram isso deixei de utilizar tanto.

    • Catarino says:

      Tanto perdia utilizadores como provavelmente ganhava muito mais utilizadores, eu era um deles e pelos comentários que vejo aqui seriam da mesma opinião.

      Prefiro segurança à facilidade.

      O telemóvel não é nada especial porque o cartão não precisa estar associado a lado nenhum, no entanto está no bom caminho para se tornar um site decente.

      Existem N pessoas que têm cartões apenas para borlar, que depois se desfazem deles.

      Prefiro saber que o produto vem conforme, do que ser uma “roleta russa” se tenho ou não sorte com o vendedor/comprador.

    • quenabo says:

      Torna-se dificil de criar contas falsas é?

    • Napoleon Bonaparte says:

      Teresa! Teresa!
      Só por te pedirem o telemovel deixaste de usar? Necessidade de criar novas contas? Esta pior agora?
      Hum! Cheira-me a índios pequeninos…
      O que é normal é eles tomarem os maiores cuidados para não terem múltiplas contas de a mesma pessoa, entre outras coisas. E implementarem o sistema de feed-back, tan to para vended or como para comprador. O resto é só conversa de lana caprina…

  50. André says:

    É simples! Não usem o OLX e aconselhem a não usar, assim eles mudavam a forma de trabalhar.

  51. jorge says:

    o olx está cheio de burloes e ainda por cima nao é gratis inserir anuncio
    OLX??? nao obrigado

  52. Bruno says:

    Vou deixar a minha opinião, fui burlado também em Dezembro, fiz queixa na policia pois tenho um Nome e um Nib espero que consigam fazer algo, porque não abrimos uma conta sem dar os nossos dados. E se deixarmos passar sem fazer queixa estamos a contribuir para eles, pois atrás de mim pode vir um de vocês e fazer negócio.
    Pode demorar tempo como a chefe disse, mas espero que haja justiça.

    Agora é assim se a justiça não funcionar nestes casos cada vez vai a ver mais burlões, porque não lhes acontece nada.

  53. ricardo says:

    fiz uma compra no olx, a qual o comprador dizia que já tinha enviado, paguei por tansferencia, nunca recebi a encomenda, fiz queixa na gnr e fui ao tribunal, mas como o nib era de um menor de idade (15 anos) na altura da burla, nada lhe aconteçeu, isto era um esquema entre o pai e o filho para enganarem muita gente… ainda hoje continuam… assim vai a nossa justiça. OLX NÃO OBRIGADO! DEVIA TER UM SISTEMA DE PAYPAL

  54. Ze says:

    Fizeram o programa na TVI uns tempos com base no OLX….

    Quer dizer as pessoas vendem lá os artigos e faturas… népias…

    Onde está a fiscalização em Portugal???

  55. Tiago says:

    Eu também já confrontei a staff do olx porque não mudavam o sistema de venda dando avaliaçoes aos compradores e vendedores como se faz em muitos outros sites de vendas! A resposta deles é sempre a mesma que não se adapta ao modelo deles ou não querem perder os seus clientes burlões. Por isso só faço negócios em mão fora disso prefiro não comprar! Para não falar da falta de optimização da paginas deles, acho que não devem de saber que existem outros browsers alem do chrome! Eles são incompetentes!!

  56. Antonio says:

    eu estava nos CTT e assisti a tudo, mas na altura ninguém soube qual o crime que tinha cometido, ele estava armado em mauzão a pedir para abrir a porta ate que atirou uma cadeira dos CTT ao vidro, mas nao o conseguiu partir, mas tb coitado pela aparência física dele com duas bolaxadas na cara ficava logo a chorar…
    Se soube-se na altura quem era…

  57. J.Fernando says:

    Até a Amazon está cheia de artigos contrafeitos, e de feedbacks totalmente falsos, manipulados, como é de conhecimento geral e já bastante discutido. Tem é óptimo sistema “pós-venda”, porque aldrabões estão em todo o lado.

    Mas OLX nunca me atraiu, simplesmente por causa dessa “clandestinidade” e mesmo o “em mãos” pode ser perigoso, com tanto mafioso e grupos mafiosos por aí.

  58. Marco says:

    O problema nao e do olx, e dos vendedores … e tambem dos compradores 😛

  59. Pedro Coelho says:

    Atenção que a entrega em mão previne umas coisas mas não previne outras. Não previne um assalto no encontro. Vai o dinheiro, a carteira, o telemóvel, o carro se for caso disso….

  60. F says:

    OLX = Solidário com burlões

  61. dajosova says:

    um belo dia há uns anos, ia comprar a bragança um htc (modelo novo que ainda não havia em PT… supostamente vinha de França)…. fiz 300km pra cada lado de mãos vazias pq o caramelo simplesmente não apareceu, nem atendeu.
    dizia que tinha uma loja ao lado do centro comercial.
    E no mesmo nº atendeu um outro tipo a dizer que foi tb enganado por causa dum iphone. muito esquisito!
    felizmente só perdi o dinheiro do combustível.
    *O pormenor aqui é que pedi a um familiar para ligar também (ainda antes de nos pormos a caminho) e o tipo disse que só tinha um e que não podia vender porque estava reservado para mim (referiu a minha localidade)
    Enfim… todo o cuidado é pouco! A sorte acabou mesmo por ser a dele pq se o apanhasse mais tarde hoje estaria a comer por uma palhinha!!!
    bom fds 😉

  62. Eduardo says:

    Olx devia ser bloqueado para sempre!! Em todo mundo so falam male do olx, que ai so burlas, sait tem muitas falhas e agora estao ser chulos.. o apoio cliente de olx nao consegue explicar nada.. Ja temos estado que rouba nos e rouba bem e agora se queres vender algo tens de pagar…

  63. Anonymous says:

    Parece que apanharam o artista que me burlou com uma placa gráfica… era do Barreiro e também me ameaçou… muito bem! Fez-se justiça, espero que agora aprenda o que é bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.