iPhone 14 será o primeiro a trazer um chip de 3nm da TSMC
Atualmente a Apple é a maior cliente da TSMC no que respeita à produção de chips feitos num processo de 5nm. Mas a taiwanesa está um passo à frente das rivais e já deu início também aos trabalhos da litografia de 3nm e às pesquisas para os 2nm e 1nm.
No entanto, segundo as mais recentes informações, a TSMC já fechou um novo acordo com a marca da maçã. E o iPhone 14 será o primeiro a receber um chip com uma litografia de 3nm.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é das mais poderosas fabricantes de chips do mundo. E, atualmente, tem em mãos a produção de componentes para as mais importantes marcas e produtos do mercado.
A Apple é uma das grandes clientes da fabricante taiwanesa, detendo grande grande parte das encomendas da litografia de 5 nm para integrar nos chips do atual iPhone 12. Além disso, a TSMC já iniciou a produção dos chips que virão com o próximo iPhone 13, os quais se estima serem de 4nm.
E a marca da maçã parece estar bastante satisfeita com esta parceria, pois tudo indica que o trabalho conjunto irá manter-se a longo prazo.
iPhone 14 será o primeiro a trazer chip de 3nm
Atualmente já muito se fala sobre o processo de fabrico de 3nm. E, perto do final de 2020, noticiámos que a Apple já havia reservado para si a primeira encomenda de chips desta litografia à TSMC.
Mas segundo as últimas informações, a linha iPhone 14 será a primeira do mercado a trazer consigo chips de 3nm. As informações foram avançadas por pessoas com acesso aos planos da fabricante, tendo confirmado que o chip A16 Bionic será produzido com esta litografia avançada.
Contudo, ainda vai demorar até que este equipamento chegue às mãos dos consumidores: Isto porque, tal como esperado, o iPhone 14 só deverá chegar em 2022.
Tal como já aqui foi revelado, os chips de 3nm da TSMC são 15% mais rápidos do que os atuais de 5nm.
Este artigo tem mais de um ano
Mal posso esperar para que o iPhone fique com um chip de 0 nm para deixar de existir.
ehehe isso não é assim que funciona.
Quando se atingir essa escala, vão começar a pensar no fabrico em picómetros… Logo, não vão deixar de existir…
Claramente, não percebes as limitações associadas ao quantum tunneling…
Não é suposto o iPhone 14 sair em 2022? É que na notícia está escrito 2023…
Claro que depende do nome que derem ao iphone deste ano, mas supondo que será iphone 13 (e não iphone 12s), então faz sentido que o iPhone 14 saia em 2022.
Mais do que isso, a produção em massa do novo processo de 3nm da TSMC começa no 2º semestre de 2022… Se dizem que o primeiro aparelho a usar 3nm só aparece em 2023, isso seria um intervalo de tempo gigante entre produção e venda.
Mas tens que ter noção do tempo que demora a produção até à implementação e lançamento de um produto.
Tenho bem a noção do tempo, assim como tenho a noção que mais ninguém anda a dizer que o chip A16 (do iPhone “14”) só sairá em 2023.
Assim que a produção em massa se inicia será como qualquer outro chip e iPhone que a Apple já lançou antes, ou seja a produção em massa do chip costuma iniciar por volta de Junho e o iPhone sai em Setembro/Outubro do mesmo ano!
Tens que ler o que lá diz. O iPhone 13 sairá em 2022 e o iPhone 14 em 2023. Não saem duas linhas no mesmo ano.
O suposto iPhone “13” é o que é lançado este ano, ou seja 2021. Ninguém sabe o nome oficial apenas se anda a designar assim um pouco por todo lado. E quando se fala em iPhone 14 é o que é suposto ser lançado em 2022.
Tens razão. Coloquei então apenas que o iPhone 14 deverá chegar em 2022 para não induzir em erro 🙂
Mal posso esperar. Quanto tiver um iPhone com um chip de 3NM vou ficar com a sensação que só me falta escrever um livro.
O iPhone costuma ser lançado anualmente em Setembro. No ano passado foi o 12, logo faz sentido o 13 ser lançado em Setembro de 2021, e o 14 em 2022… digo eu
Pois, daí a minha dúvida…
a dúvida acaba por ser sobre o nome usado para o iPhone, não sobre o chip usado!
Correcto, já ajustei no artigo 😉
apple 3nm e o resto nos 14nm ou 7nm….que cabazada!
Parece que não sabes que é a mesma empresa que faz os chips para a AMD 🙁
O problema não é conceber, mas sim fabricar e para isso a Apple tem de contratar a mesma empresa que fabrica para a AMD, mas que só sabe fabricar chips de 3NM para a Apple.
se conceber não fosse um problema então qualquer empresa poderia obter para os seus chips o mesmo desempenho e capacidades de qualquer outro chip doutra empresa! Isso e não seriam necessários gastar muitos milhares de milhões de euros e anos a desenvolver os chips.
UAU, mas não se esqueçam que o cliente vai pagar isso no preço final do produto.
Tudo é pago como é óbvio, mas a haver aumento será no máximo na ordem dos 10-15 dólares, e quando os actuais chips custam cerca de 40. Não é propriamente que aumente significativamente o preço final dos aparelhos.
Até lá outra empresa passa à frente…….quando sair o iphone 14 já deve existir algum smartphone com 3nm
@ Luis “Atualmente já muito se fala sobre o processo de fabrico de 3nm. E, perto do final de 2020, noticiámos que a Apple já havia reservado para si a primeira encomenda de chips desta litografia à TSMC.”
Abc
Huawei provavelmente já vai ter os chips 3 nm antes da TSMC
Só a Samsung é que também tem capacidade para produzir a 3nm, e não parece que venha a começar a produzir antes da TSMC
e falta o grande pormenor da Huawei ter o acesso vedado ao fabrico de chips em empresas fora da China, sendo que a China não tem neste momento fábricas com processos de fabrico mais avançados.
Vai ser a primeira pq o governo Norte Americano matou a concorrencia, a Huawei, caso contrario esta seria a primeira.
Tanto quanto eu sei a Huawei nunca foi a primeira a comercializar uma nova geração de nodes da TSMC, costumava ser poucas semanas depois da Apple, isto é, a Apple tem tido sempre o grosso primeira produção