Huawei leva curva dos ecrãs a um novo extremo que poderá virar tendência
Os ecrãs curvos surgiram como uma tendência dos topo de gama, impulsionada pelos Edge da Samsung. A empresa sul-coreana exagerou na curva para mostrar que podia ser útil e com o passar dos anos o tamanho da curvatura foi-se ajustando. A Huawei foi uma das fabricantes que adotou este tipo de ecrã, mas poderá, em breve, dar um passo mais além na oferta.
Uma patente recentemente registada revela o que poderá estar para chegar.
A Huawei tem mostrado ao longo do tempo que é capaz de se adaptar às adversidades que o mundo ocidental lhe impôs, continuando a inovar num segmento quase vedado como é o dos smartphones. O seu mais recente lançamento, além de contar com a melhor câmara colocada num smartphone até ao momento, lugar que tem vindo a reconquistar a cada novo smartphone, o P50 vem equipado com um sistema operativo próprio, o Harmony OS.
Também a Huawei tem mantido nos seus smartphones os ecrãs com uma curvatura que confere uma experiência de visualização única, elegância... e alguns constrangimentos na utilização com o simples segurar do smartphone.
Huawei leva curva dos ecrãs a um novo extremo
Agora, parece que a empresa está a pensar ir mais além, levando a curva dos ecrãs a um novo extremo. Numa patente registada recentemente e divulgada pelo canal LetsGoDigital, o ecrã do smartphone poderá estender-se completamente pela lateral.
A patente descreve um ecrã para smartphone que ocupa a frente e as laterais. Além de menus de ações rápidas aparentemente ajustáveis e distribuídos pela lateral, há também botões de gatilho para jogos e de volume, tudo tátil nesta zona de ecrã.
As notificações passam também elas para a lateral, tornando assim o ecrã verdadeiramente "infinito". Neste ecrã também não é visível qualquer câmara, pelo que se pode especular que esta possa ser uma solução para quando a Huawei tiver a sua câmara escondida no ecrã.
A avançar, este conceito, terá que garantir que as laterais do smartphone não são "acionadas" com um simples agarrar de ecrã. É fácil olhar para esta patente e relembrar o que a Xiaomi fez com o seu Mi MIX Alpha, mas que acabou por nunca lançar, devido aos custos de produção extremamente elevados.
No entanto, tal como hoje vemos os smartphones a ganhar câmaras escondidas por píxeis de ecrã, num futuro próximo poderemos ter como tendência os ecrãs curvos que acompanham as laterais dos smartphones. Será a Huawei a pioneira?
Este artigo tem mais de um ano
Acho que se chamava Samsung Edge…
Gosto do conceito, para mim o smartphone mais bonito que existe (arrisco sem nunca ter tido oportunidade de ver ao vivo e hands on infelizmente) é o Xiaomi Mi Mix Alpha. Claro que quanto mais ecrã, mais cuidado por parte do utilizador mas acredito que a qualidade e durabilidade dos materiais usados acompanhem os designs e as tendências!
Qualquer dia temos de segurar nos telefones com uma pinça, para não executar-mos alguma função, não pretendida. Acho que esta abordagem, não vai dar frutos.
Nunca gostei, mas o futuro dirá se será tendência
Não gosto…
É muito fixe querer usar o telemóvel mas ele não aceitar os toques no écran porque já estamos a tocar na parte curva!!! Sim é muito bacano, irrintante a brava.
Eu nem me admiro que por causa disto os smartphones da Huawei venham a ficar mais caros mas a empresa é que sabe. 😐
Gosto bastante do design dos Samsung S8, S10 ou por exemplo do Huawei P30 pro, que é muito parecido.
Mais que isso é estúpido, não tem utilidade nem permite a utilização de capas, assim como fragiliza o telemóvel.
Só como nota, apesar de ter, não gosto do design do S21, não parece topo de gama, o único aspecto positivo na minha opinião é a camera.
E é mesmo a questão da capa… Porque os toques involuntários nunca me queixei.