Processador topo de gama Intel Core i9-11900KF chega aos 98ºC em testes, diz rumor
Os consumidores estão cada vez mais atentos àquilo que as marcas podem trazer para o mercado, nomeadamente no segmento hardware. No que respeita a processadores, por exemplo, a Intel está próxima de lançar o seu topo de gama da geração Rocket Lake-S.
No entanto, alguns testes agora divulgados mostram que este CPU, designado Intel Core i9-11900KF, será bastante 'quentinho'. Segundo os testes, o processador conseguiu bater os 98ºC mesmo com refrigeração líquida.
Intel Core i9-11900KF chega aos 98ºC em testes de stress
De acordo com o resultado de alguns testes de stress agora revelados, parece que o processador Intel Core i9-11900KF poderá aquecer significativamente. As imagens dos testes mostram que o modelo topo de gama da geração Rocket Lake-S chegou aos 98ºC mesmo com liquid cooler ou refrigeração líquida.
Mas, para além deste pormenor, as imagens mostram ainda outras informações. Por exemplo, o Intel Core i9-11900KF bateu os 250,83W, mesmo contando com um TDP de 125W. E uma vez que não há dados sobre qual a motherboard usada para estes testes, o site VideoCardz alerta que podem ter sido feitas algumas modificações para alcançar estes números.
As imagens foram publicadas no fórum ChipHell e o responsável pela publicação deixa alguns esclarecimentos. Segundo o que diz, em primeiro lugar a tensão revelada está equivocada. Por exemplo, na imagem aparece como 1,401V durante o teste, mas a leitura do AIDA64 mostra que na verdade era para ser 1,325V.
Para além disso, apesar de não especificar o refrigerador líquido utilizado, o informador indica que é um "360 AIO de entrada". Ou seja será um refrigerador líquido de entrada de sistema fechado com três ventoinhas de 120mm.
No entanto o autor decidiu apagar a leitura do clock de base. Mas, de acordo com divulgações anteriores, este Intel Core i9-11900KF terá 3.5GHz de clock padrão e alcançará 4.8GHz em boost. Na imagem, no entanto, surge o valor do boost clock de 4788 MHz, o que vai ao encontro dos rumores anteriores.
Contudo, apesar de não ser oficial, estes são testes de stress. E, como tal, a exigência é diferente daquela dada pelo utilizador comum, mesmo durante os jogos.
Resta-nos assim aguardar por mais novidades deste processador i9 da Intel, que deverá ser apresentado oficialmente já no primeiro trimestre de 2021.
Este artigo tem mais de um ano
Tudo para voltar a ter a coroa, mesmo que dê para estrelar um ovo na CPU…
Dá para fazer o bitoque..
Quando se adora fazer algo que ninguém quer comprar mas se quer fazer com estilo e chegar aos limites
98ºC e com water cooling.
Estes 14nm+++ da Intel já não esticam mais.
E mesmo os 10nm que supostamente virão na segunda metade do ano já serão curtos,face à concorrência.
É um processador bom para ter no inverno, funciona também como aquecimento da casa.
hahahahaha
A Intel está mesmo na penúria… nem este contrato com a TSMC agora celebrado salvará a Intel da próxima década! Que lição que a AMD lhes deu.
Na compra do processador vem com um extintor incluido.
A Intel tão cedo não vai lá… nem com este novo acordo com a TSMC. Ficaram para trás e agora estão desesperados para tentar recuperar terreno. A AMD fez tudo tão bem feito que deixou a Intel em sobressaltos. É a vida!
98 graus Celsius em refrigeração líquida???? Boa sorte a quem arriscar comprar esta peça de silício esticada ao máximo, com TDP descontrolado e que parece revelar ser apenas uma jogada desesperada para tentar ter a coroa do single core, sim apenas single core! Se fosse à AMD anunciava já a revisão XT na série 5000 só para ridicularizar este lançamento.
Anda o povo a tentar acabar com o aquecimento global, depois vêm estes tipos da intel aquecer o mundo com produtos a quase 100 graus. estes processadores no ártico derretem os glaciares todos num tirinho.
Acho que alguns não devem ter lido a noticia toda… este teste é considerado um teste de stress… e para chegar aos 98ºc e não queimar literalmente, está muito bom.
E se formos só a pensar na temperatura, tal como diz no artigo, muitos dos utilizadores não chegam sequer perto desse valor de temperatura… não percebo qual o stress em dizer que a Intel está mal…
Bolas, até wye enfim. Você foi único que percebeu a informação e o texto. É triste ver tantos cairem como patos nas críticas, e não terem percebido que os 98 graus são em esforço máximo! O que é uma vantagrns e não defeito. Imagino o que aconteceria com outros. AMD tem bons processadores, tanto é que coloquei um Ryzen 7 num segundo pc que montei e estou satisfeito com o resultado. Tenho no pc proncipal de tudo um i7 da 10a geração com arrefecimento líquido com uns resultados excelentes. Hei-de trocar o sistema de arrefecimento no zRysrn mais tarde, pois aproveitei um bom que ja tinha de outro pc. Não se esqueçam que as medições e critérios têm sido para ambas marcas diferentes. Não esqueçam que até há pouco era a AMD quem correu, desde sempre, atrás da Intel, e em tecnologia o que hoje é o máximo, amanhã será ultrapassado por outra marca ou até mudança de hábitos do consumidor. Quantas vezes já vimos isso? Um processador “aguentar” uma temperatura destas é admirável.
Isto são testes que já se fazem á anoooooooos… tantos outros processadores que vi em teste que chegavam aos 60/70ºc… mas estamos a falar de processadores de á 10 anos atrás ou mais… o pessoal pensa agora é que AMD é bom… sim, é bom, e a Intel, agora de repente já não vale nada? Poupem-me…
A AMD já os papou e pelos vistos a continuarem assim vão e falir.
Se a qualquom ou a Microsoft ou a AMD começar a fazer processadores arm semalhantes aos da Apple para Windows.. Adeus Intel.. É o que faz viver a sombra da bananeira. Pode tardar mas também cai se não cuidares dela.
Pessoal que comenta apenas lendo duas linhas do texto.
“Contudo, apesar de não ser oficial, estes são testes de stress. E, como tal, a exigência é diferente daquela dada pelo utilizador comum, mesmo durante os jogos.”
Quantas vezes já não cheguei aos 100 graus fazendo testes de stress ao meu pc. Já foi há uns quantos anos mas era o que acontecia. E o pc nunca fritou.