Primeiros benchmarks mostram que o M4 Max da Apple é realmente um monstro
Esta semana, a Apple apresentou os seus mais recentes Macs com os novos chips M4. Tanto o iMac como o Mac mini apresentam atualizações significativas, mas o MacBook Pro também captou a atenção dos entusiastas, em grande parte graças à estreia do chip M4 Max.
M4 Max é o chip mais avançado da Apple até à data
O M4 Max oferece uma CPU de 16 núcleos (dividida em 12 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de eficiência) e uma GPU de até 40 núcleos. Esta potência também inclui uma Neural Engine de 16 núcleos, que melhora as tarefas de machine learning. A Apple combinou o M4 Max com suporte para até 128 GB de RAM, uma largura de banda de memória de 546 GB/s e até 8 TB de armazenamento na sua linha de MacBook Pro.
A Apple prometeu um salto no desempenho com o M4 Max, e os primeiros testes de benchmark parecem confirmar esse facto. Os resultados iniciais do Geekbench 6 revelam que o mais recente chip da Apple é significativamente mais rápido do que o seu anterior topo de gama, o M2 Ultra.
Nos testes do Geekbench 6, um MacBook Pro de 16 polegadas equipado com a CPU de 16 núcleos do M4 Max, GPU de 40 núcleos e 128 GB de RAM alcançou pontuações de 4.060 para desempenho single-core e 26.675 para desempenho multi-core.
E se compararmos estes números com o M2 Ultra?
No mesmo benchmark, um Mac Studio com M2 Ultra - com a sua CPU de 24 núcleos e GPU de até 76 núcleos - alcançou 2.777 em pontuações single-core e 21.351 em pontuações multi-core. Embora o M2 Ultra se tenha aguentado até agora, fica claramente para trás quando comparado com o mais recente M4 Max.
O M4 Max, portanto, mostra uma clara vantagem sobre o M2 Ultra, oferecendo um desempenho multi-core aproximadamente 25% melhor. Esta melhoria alinha-se bem com o objetivo da Apple de que o M4 Max seja o seu chip mais potente até à data.
Atualmente, o M4 Max está disponível exclusivamente nos modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, mas é provável que a Apple venha a expandir a sua disponibilidade. As especulações sugerem que o M4 Max poderá ser integrado nas versões atualizadas do Mac Pro e do Mac Studio já em 2025.
Uma questão em aberto é se a Apple irá introduzir uma versão "Ultra" do chip M4. Tanto a linha M1 como a M2 incluíam um nível Ultra, mas o mesmo não aconteceu com a geração M3, que se limitou às versões standard, Pro e Max.
Leia também:
Realmente um monstro… apenas um pouco melhor que o seu homologo de duas gerações anteriores xD
O seu homologo é o M2 Max, não é o M2 Ultra. O M2 ultra nem sequer está disponível para Laptop. Apenas no Mac Studio e o Mac Pro, ambos desktop.
O m4 pro que comprei e 3 x mais rapido que o m1 pro lancado ha 4 anos. O intel core ultra deste ano é 10% mais lento que o intel 12 th geracao lancado ha 4 anos. Sim mais lento….porque finalmente comecaram a preocuparem se com eficiencia e menos com a potencia. No mac a eficiencia e a potencia ja sao algo normal e por isso lideres de mercado
lol
nem sequer reparaste que não estão a comparar a versão homóloga da geração anterior.
Se formos a pegar na versão homóloga o novo processador apresenta um aumento de desempenho de 80% (segundo o benchmark usado)
Tom’s Hardware: “O M4 Max supera o Core Ultra 9 285K e o Ryzen 9 9950X”
Pontuação Geekbench:
Processador, pontuação – singlecore – multicore
M4 Max – 4.060 – 26.675
Ryzen 9 9950X – 3.434 – 21.399
Core Ultra 9 285K – 3.422 – 22.954
M3 Max – 3.128 – 20.928
– O M4 Max foi aproximadamente 30% mais rápido do que o M3 Max do ano passado em desempenho de singlecore e 27% em desempenho multicore.
– O M4 Max superou o Core Ultra 9 285K da Intel em cerca de 19% na categoria de singlecore e 16% na categoria multicore.
– Comparado ao Ryzen 9 9950X da AMD, o M4 Max mostrou um desempenho superior em monocore de 18% maior e de 25% em multicore.
“Os benchmarks do recém-lançado M4 Max da Apple começaram a surgir no Geekbench. Sem surpresa, a Apple manteve sua coroa de desempenho e assumiu o comando do Geekbench como o chip mais rápido. Até mesmo o desempenho multi-core envergonha as ofertas mais recentes da Intel e da AMD, e também com uma fração do gasto de energia”.
https://www.tomshardware.com/pc-components/cpus/apples-m4-max-is-the-single-core-performance-king-in-geekbench-6-m4-max-beats-the-core-ultra-9-285k-and-ryzen-9-9950x
Tambem da Toms:
Geekbench isn’t the best benchmark for comparing chips. Therefore, it’ll be interesting to see how the M4 Max performs in something like Cinebench or HandBrake to see whether Apple’s latest chip still beats the competition.
Então quando houver outros benchmarks “será interessante” comparar. Ate lá, compara-se com o que há. Esperemos que também associem na comparação o desempenho com a energia consumida dos processadores x86 da Intel e da AMD.
a mesma crítica poderá ser feita ao Cinebench ou HandBrake, já que esses são benchmarks apenas associados às respectivas aplicações, com problemas no nível de código que não foi anda optimizado para os novos processadores da Apple – isto é, não são representativos daquilo que poderá ser observado noutras aplicações.
Com o blender, por exemplo, os resultados comparativos entre processadores são bastantes diferentes do Cinebench..
há dele que tentam melhor ser mais holísticos, como o passmark
Seria estranho se este novo M4 ficasse atrás ou ao menos nível do M2 Ultra.
Dá-me um exemplo de um processador de Laptop, da Intel ou da AMD que seja 25% superior em desempenho ao topo de gama de desktop de há 2 anos atrás….
Tens o 12900hx vs 14900HX
CPU Mark
45721 vs 34044 (-25.5%)
Lê outra vez o que eu escrevi….
Da tomshardware:
“Geekbench isn’t the best benchmark for comparing chips. Therefore, it’ll be interesting to see how the M4 Max performs in something like Cinebench or HandBrake to see whether Apple’s latest chip still beats the competition. The M4 Max-powered MacBook Pro 2024 deliveries are set to begin on November 8, so we’ll soon see what the M4 Max can do.”
Ou seja, nem para comparar Apple com Apple o geekbench é bom
Nunca foi mas parece que é novidade para ti.
é sempre importante lembrar