Os telemóveis que emitem menos radiação – Janeiro de 2019
Após termos dado a conhecer a lista dos telemóveis Android e iOS que mais radiação emitem, está na altura de olhar para o extremo oposto da escala. Por conseguinte, temos agora acesso aos dispositivos móveis que mais elogios merecem neste quesito.
Se estava preocupado com a utilização da radiofrequência (RF) pelo seu dispositivo móvel, então temos boas notícias para si. No decurso deste artigo encontrará o elenco dos telemóveis que emitem menos radiação.
Curiosamente, todos os telemóveis em seguida listados utilizam o sistema operativo Android. Uma mera coincidência, valendo ainda salientar que na lista de telefones que mais radiação emitem figuravam (apenas) dois iPhones.
Os telemóveis que emitem menos radiação
Em seguida, podemos ver o ranking elaborado pela agência Statista com base nos dados recolhidos pelo departamento federal alemão para a proteção de Radiação (BfS).
Esta mesma entidade tem uma vasta base de dados de smartphones, definindo o valor máximo de 0,60 W/Kg para que um terminal obtenha a sua certificação Blue Angel. Ainda assim, não existe um consenso absoluto sobre o “valor seguro” para a radiação emitida pelos telemóveis.
Incertezas à parte, vejamos agora a lista dos telemóveis que emitem menos radiação. Ranking com base no cruzamento de dados efetuado até ao dia 10 de dezembro de 2018 pelas fontes referidas.
A partir desta tabela ficamos a saber que o Samsung Galaxy Note8 é, atualmente, o telemóvel que menos radiação emite. Também com 0,17 W/Kg, em seguida temos o Axon Elite da chinesa ZTE, ocupando assim o segundo lugar.
No seu encalço temos o LG G7, seguindo-se o Samsung Galaxy A8 e, logo após, o Samsung Galaxy S8+. A lista apresenta um total de 16 telemóveis, sendo que 8 deles pertencem à Samsung, os demais dividindo-se entre a LG, HTC, Motorola e ZTE.
A lista acaba por ser dominada pelos smartphones Android
Os valores de SAR avaliam a taxa de absorção específica, em diferentes partes do corpo humano. Já a métrica apresentada, compara a potência (W) com a massa (KG). Entretanto, de ano para ano as fabricantes Android e iOS têm diminuído os valores de SAR dos seus telemóveis, de forma também a apaziguar os seus utilizadores.
Apesar de não constarem na lista dos 16 telemóveis que emitem menos radiação, os dispositivos iOS também não ocupam demasiados lugares na lista oposta que poderá aqui consultar.
O seu smartphone consta desta lista?
Este artigo tem mais de um ano
Todos os equipamentos electrónicos emitem radiação (computadores, telemóveis, o que seja…) que emitem em níveis entre os MHz e alguns GHz.
O meu micro-ondas emite radiação na ordem dos 2.4GHz. E o meu router também opera nos 2.4GHz!!!
Então mas espera… Não é estranho ser a mesma coisa? Então quer dizer que os nossos pequenos dispositivos são mini-microondas??? Não…
Aqui é que entra a outra variável que é a intensidade.
O mircro-ondas opera na ordem dos 1000W enquanto que o router opera (por lei, na maioria dos países) a 0.1W.
O que faz com que o micro-ondas seja 10.0000x mais potente.
Os telemóveis emitem ainda a menores intensidades… (até para conservar bateria).
Mas existe algo que tem radiação que vai dos 100THz ao 1PHz e com intensidade na ordem das dezenas de W. O suficiente para não nos aquecer como um micro-ondas mas para nos fazer sentir quentinhos. O que é?
O Sol.
As frequências analisadas pelo SAR são EMF.
As frequências que te estás a referir são específicas do funcionamento e no caso dos telemóveis, correspondentes apenas a uma banda.
São coisas diferentes.
“sentir quentinhos” cuidado com radiação UV.
” micro-ondas emite radiação na ordem dos 2.4GHz” Não é Zero, se emitir radiação.. porta mal fechada ou fugas deve repara-lo IMEDIATAMENTE.
A radiação é nociva para a saúde por isso há limites, mas TB se morre por beber muita agua.
Há que ter equilíbrio em tudo…..
Fico contente que os smartphones cá de casa (S8, S9+) nao sao dos mais nocivos.
A malta da maça podre nem comenta….
É uma feature patenteada ficarem cancerígenos no cérebro LOL
Quanta ignorância…
Classe…
O IOS opera em quantos telemóveis?
Neste tipo de estudo não faz sentido separar por sistema operativo ou sequer fazer menção, os da Apple não estão nesta lista? Nem fazia sentido sequer falar nisso.
Estão na lista dos que emitem mais radiação.