Novas restrições levam a ASML a cancelar também os envios de scanners DUV para a China
Com todas as restrições que a China enfrenta por parte dos Estados Unidos da América, resta-lhe tentar superar e contornar as limitações e tornar-se o mais independente possível no setor da indústria tecnológica. Mas as recentes notícias indicam que houve nova solicitações por parte dos EUA que levaram a gigante holandesa ASML a cancelar também o envio dos seus sistemas DUV (Ultra Violeta Profunda) para o país asiático.
ASML cancela envio de máquinas DUV para a China
A vida da China está cada vez mais difícil quando se fala em evolução e indústria de tecnologia. Como sabemos, as restrições dos EUA impedem que o país asiático tenha acesso a muitas tecnologias, componentes e máquinas para o fabrico de chips criados com processo avançados.
Neste sentido, a China está impedida de, por exemplo, receber scanners EUV (Ultra Violeta Extrema) da empresa holandesa ASML, que são atualmente as máquinas mais avançadas para o desenvolvimento de chips poderosos. Com estas limitações, recentemente informámos que a fabricante chinesa SMIC estaria a trabalhar para fabricar chips de 3 nm com os equipamentos litográficos a que pudessem aceder, mas até esses planos estão agora condicionados.
De acordo com as mais recentes informações, a ASML cancelou agora o envio das suas máquinas DUV (Ultra Violeta Profunda) para a China devido a uma nova solicitação por parte dos Estados Unidos da América. Se até aqui a proibição afetava apenas as máquinas EUV, agora as restrições abrangem também as DUV, o que irá comprometer assim os planos da indústria chinesa, nomeadamente da SMIC.
De acordo com a empresa holandesa:
Nas conversações recentes com o governo dos Estados Unidos, a ASML obteve mais esclarecimentos sobre o propósito e o impacto das regulamentações de controlo de exportação dos EUA. A ASML está, portanto, totalmente comprometida em cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo a legislação de controlo de exportação nos países em que operamos.
Portanto, se dúvidas ainda houvesse, fica mais do que claro que esta guerra está bem acesa e os EUA estão muito atentos às movimentações e planos da China de forma a 'cortar as pernas' à rival sempre que haja uma oportunidade.
Os EUA a proibirem uma empresa HOLANDESA de vender material. Quem são mesmo os ditadores nesta história?
Empresa holandesa com muito capital americano lá metido. E é o capital americano que coloca essas restrições. A ASML depende também de tecnologia americana.
ASML é uma empresa pública com ações na bolsa americana.
Há quem não saiba que cá e nos EUA “empresa pública” não tem os mesmo significado – lá quer dizer que tem ações cotadas em bolsa.
Com este anúncio, de a ASML fIcar impedida de exportar esses equipamentos avançados para a China (o seu terceiro mercado de exportação e o primeiro no 3º trimestre de 2023) as ações caíram 2,5%. Não é muito, face às subidas anteriores.
Há aqui um pequeno/grande detalhe, embora o efeito seja o mesmo.
Não foram os EUA que impediram a ASML de exportar as suas máquinas mais avançadas para a China. Foi o governo dos Países Baixos que não concedeu a licença de exportação (a pedido/por pressão dos EUA).
É a mesma coisa. E não vai ser o governo dos USA que vai pagar os prejuízos quando a ASML for à falência.
A ASML é a empresa de tecnologia mais valiosa da Europa. E a empresa mais importante do mundo que existe na Europa. por certo os seus acionistas preferiam que vendesse sem restrições para a China, mas não está em risco de falência.
Pode ser uma empresa importante mas nem no top50 (provavelmente nem top 100)das maiores empresas europeias está.
A ASML é, de longe a principal empresa da indústria de semicondutores europeia. Alargando para a tecnologia digital, a Forbes elabora a lista das 100 maiores “empresas digitais”.
A ASML vem em 51º nessa lista geral e em 7º nas empresas europeias, atrás da Deutch Telecom (comunicações), SAP (software), Telefónica (comunicações), Orange (comunicações), Accenture (serviços informáticos) e Philips (equipamentos de saúde e bem estar).
E no entanto é considerada a empresa tecnológica europeia mais valiosa (p. ex, pela BBC e Bloomberg).
https://www.bbc.com/news/business-64514573
O que vai dar exactamente ao mesmo lobbying
sinceramente não deves fazer mais nada….ou então recebes a comissão por cada comentário que fazes…..
Deitar postas de pescada a cada noticia que se lê.
Exactamente eles não impediram. Só pediram pressionaram, só fizeram porque quiseram.
A máfia também só pressiona o pessoal a executar certas ações. Nunca obrigam a fazer nada.
Os chineses que se dizem os melhores e mais inovadores do mundo já tinham criado tecnologia igual ou melhor do que a da ASML. Eles são bons é a copiar e a fazer traquitanas baratas, quando é para inovar deixa-te estar quieto…
Nada de novo… Os fascistas dos EUA sabem que estão a ficar para trás e fazem tudo o que lhes é possível para travarem o desenvolvimento Global.
Até aposto que até ao final do verão a China já desenvolveu chips de 2nm sem a ASML
Desenvolver é uma coisa, fabricá-los é outra. E lhe garanto que sem a tecnologia da ASML e de outras empresas norte-americanas os chineses ficam com os 2nm no papel.
Os Americanos não são os donos do mundo… Caso não tenhas saído da caverna nos últimos tempos, todos os países fortemente sancionados pelos fascistas dos EUA estão a desenvolver tecnologias de ponta… Não só militares, como civis.