PplWare Mobile

Novas restrições levam a ASML a cancelar também os envios de scanners DUV para a China

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Gerardo says:

    Os EUA a proibirem uma empresa HOLANDESA de vender material. Quem são mesmo os ditadores nesta história?

    • David Guerreiro says:

      Empresa holandesa com muito capital americano lá metido. E é o capital americano que coloca essas restrições. A ASML depende também de tecnologia americana.

    • Stanley says:

      ASML é uma empresa pública com ações na bolsa americana.

      • Aves says:

        Há quem não saiba que cá e nos EUA “empresa pública” não tem os mesmo significado – lá quer dizer que tem ações cotadas em bolsa.
        Com este anúncio, de a ASML fIcar impedida de exportar esses equipamentos avançados para a China (o seu terceiro mercado de exportação e o primeiro no 3º trimestre de 2023) as ações caíram 2,5%. Não é muito, face às subidas anteriores.

  2. Aves says:

    Há aqui um pequeno/grande detalhe, embora o efeito seja o mesmo.
    Não foram os EUA que impediram a ASML de exportar as suas máquinas mais avançadas para a China. Foi o governo dos Países Baixos que não concedeu a licença de exportação (a pedido/por pressão dos EUA).

    • Grunho says:

      É a mesma coisa. E não vai ser o governo dos USA que vai pagar os prejuízos quando a ASML for à falência.

      • Aves says:

        A ASML é a empresa de tecnologia mais valiosa da Europa. E a empresa mais importante do mundo que existe na Europa. por certo os seus acionistas preferiam que vendesse sem restrições para a China, mas não está em risco de falência.

        • Toni da Adega says:

          Pode ser uma empresa importante mas nem no top50 (provavelmente nem top 100)das maiores empresas europeias está.

          • Aves says:

            A ASML é, de longe a principal empresa da indústria de semicondutores europeia. Alargando para a tecnologia digital, a Forbes elabora a lista das 100 maiores “empresas digitais”.
            A ASML vem em 51º nessa lista geral e em 7º nas empresas europeias, atrás da Deutch Telecom (comunicações), SAP (software), Telefónica (comunicações), Orange (comunicações), Accenture (serviços informáticos) e Philips (equipamentos de saúde e bem estar).
            E no entanto é considerada a empresa tecnológica europeia mais valiosa (p. ex, pela BBC e Bloomberg).
            https://www.bbc.com/news/business-64514573

    • ton says:

      O que vai dar exactamente ao mesmo lobbying

    • PM says:

      sinceramente não deves fazer mais nada….ou então recebes a comissão por cada comentário que fazes…..

    • PM says:

      Deitar postas de pescada a cada noticia que se lê.

    • Toni da Adega says:

      Exactamente eles não impediram. Só pediram pressionaram, só fizeram porque quiseram.
      A máfia também só pressiona o pessoal a executar certas ações. Nunca obrigam a fazer nada.

  3. David Guerreiro says:

    Os chineses que se dizem os melhores e mais inovadores do mundo já tinham criado tecnologia igual ou melhor do que a da ASML. Eles são bons é a copiar e a fazer traquitanas baratas, quando é para inovar deixa-te estar quieto…

  4. Vasco says:

    Nada de novo… Os fascistas dos EUA sabem que estão a ficar para trás e fazem tudo o que lhes é possível para travarem o desenvolvimento Global.
    Até aposto que até ao final do verão a China já desenvolveu chips de 2nm sem a ASML

    • David Guerreiro says:

      Desenvolver é uma coisa, fabricá-los é outra. E lhe garanto que sem a tecnologia da ASML e de outras empresas norte-americanas os chineses ficam com os 2nm no papel.

      • Vasco says:

        Os Americanos não são os donos do mundo… Caso não tenhas saído da caverna nos últimos tempos, todos os países fortemente sancionados pelos fascistas dos EUA estão a desenvolver tecnologias de ponta… Não só militares, como civis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.