PplWare Mobile

Loongson 3D5000: o CPU chinês de 32 núcleos para competir com a Intel e AMD

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Alberto says:

    Brevemente no militar russo, sanções só os tornam mais fortes.

    • Detomaso says:

      Quando for do interesse da China dar um pontapé na Rússia, vai dar esse pontapé.
      A China não necessita da Rússia, o contrário já é verdade.
      Para a China, neste momento a Rússia dá jeito para chatear os EUA por causa de Taiwan.
      O mesmo se passa com a Arábia Saudita e a Rússia, nunca se deram bem, mas agora dá jeito à Arábia para incomodar os EUA.

  2. Eu says:

    Dos 32, pelo menos 1 é para recolher dados e outro para controlar a largura de banda de modo a poder manda-los para a china…

    • Tu Eu Eu Tu e os Outros says:

      Já dizia o meu tetra-avô, “a necessidade aguça o engenho”. E, já agora, haverá algum País (Estado, Empresas, Igrejas, etc, etc,) deste Globo que não queira receber informação secreta ou não do que se está a passar por esses gabinetes e afins?. O acesso à informação é a coisa mais valiosa neste Planeta.
      Desde Israel ao País mais paupérrimo deste Sistema Solar o interesse mais importante é seguramente a recolha de informações….

    • Paulo says:

      Deixa estar que tanto a Intel como a AMD têm chips dedicados á NSA, CIA e FBI. Tudo em nome da tua privacidade e “segurança”

  3. Filipe says:

    Onde diz “…uma capacidade de 64 MB de RAM DDR4-3200 de 64 bits.” não serão 64 GB ou em vez de RAM, cache?

  4. Vítor Silva says:

    Com capacidade para 64mb eu vou tentar comprar um…

  5. Z-life says:

    A fome e o frio é que coloxam a lebre a caminho.

    O verdadeiro impacto das sansões cada vez mais só impactam os bolsos dos europeus.

  6. João Melo says:

    Estes processadores Chineses começam a ser interessantes.. na ausência de intel e AMD.
    A serie 6000 supostamente terá uma performance equiparada aos AMD ryzen 3 de 2021.
    Eles teem que começar por algum lado, e o sucesso de um processador é uma iteração sobre o desenvolvimento do mesmo, sempre a melhorar de uma para outra.

    A Russia também tem a arquitectura Elbrus, e Sparc v9, entre outras.. no entanto a Rússia vai ter agora 10 anos para desenvolver a sua própria industria de litografia, ou seja vai atrasar muito o desenvolvimento dos mesmos, mas tem que se começar por algum lado..

    No meu Ponto de vista, a China deve investir neste processador, mas continuar a investir a sério nos processadores RiscV, esses sim são o futuro.

  7. Nervoso, Muito says:

    mes passado a china falou que tem uma nova tecnologia para litografia de 7nm que pelo que entendi nao depende de otica…. provavelmente é laser dfireto no wafer… se for isso mesno. a tsmc estara com problemas… em um futuro proximo pois Taiwan depende das maquinas de litografia Holandesas (e que so tem UMA fabrica no mundo que as faz, e esta fabrica depende da Zeiss, que … depende da Russsia)… E falando em performance… como o Loongson é superescalar com bons compiladores… mesmo com 1/3 do clock… e um fator escalar acima de 10 (hoje esta em 6), uma cpu com 2GHz de clock pode ter um desempenho supreeendente so depende ddo compilador… e vem ai o chatGPT que pode servir como post processor entre o compilador e o assembler… isso sim pode surpreender… pois um codigo RISC pode ser melhor optimizado que um CISC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.