Já há vários discos SSDs a ‘morrer’ por minerarem a criptomoeda Chia
Há poucas semanas demos aqui a conhecer uma nova criptomoeda que já deu muito o que falar. A Chia tem ganhado cada vez mais popularidade e traz como novidade o facto de poder ser minerada através de discos HDD e SSD.
Agora chegam as primeiras notícias de que, pelo menos na China, já há vários discos SSD a morrer devido à mineração/cultivo de Chia.
Em pouco tempo a criptomoeda desenvolvida pelo criador do BitTorrent conquistou a atenção e interesse dos utilizadores. Chia é uma moeda digital ecológica que consegue ser minerada, ou cultivada, através de SSDs e HDDs. Estes, por sua vez, consomem menos energia durante esta atividade.
Como consequência, algumas marcas já começaram a desenvolver e lançar discos mais potentes, destinados ao cultivo desta criptomoeda. Um exemplo é o recente SSD da empresa TeamGroup, capaz de oferecer 12.000 TBW no modelo de 2 TB.
A Chia já tem uma pegada de 1.14 Exabytes de armazenamento. Mas há marcas a ameaçar invalidar a garantia dos SSDs caso estes sejam usados para minerar a moeda digital.
Discos SSD já começam a 'morrer' por minerar Chia
Segundo as últimas informações, na China há já vários relatos de que os primeiros SSDs usados para minerar a criptomoeda Chia estão a 'morrer'.
Para além disso é também referido que os modelos mais básicos de 512 GB de capacidade apenas conseguem suportar uma gravação de 256 TB de dados durante 40 dias. Já a vida útil de um disco de 1 TB e 2 TB é de 80 dias e 160 dias, respetivamente.
Esta duração é extremamente curta, quando se estima que os discos SSD de 512 GB, para uso doméstico, possam durar até 10 anos. E por essa razão é que marcas como a Galax já começaram a atualizar as suas políticas de garantia de qualidade, de forma a invalidar a garantia quando os discos SSD são usados para a mineração de Chia.
Em suma, caso os chips sejam usados para uso indevido, poderão os consumidores ter que arcar com as respetivas consequências.
Este artigo tem mais de um ano
R.I.P. Chia
O ssd só serve para o plot rápido, depois é usar hdd.
Só alguém menos inteligente é que usa o ssd para farming!
Ora nem mais!
Farming… bem isso vai dar moedas ou cenouras?
A mim já me deu um PC novo por vender duas moedas por 1100€.
Sim, porque tu até nem tiveste desgaste de energia, hardware, comprar o hardware para gerar essas 2 “moedas” etc… lol
Essas “cloud”coins deviam ser proibidas/ banidas já que o processo produz uma poluição brutal entre energia consumida e lixo de hardware. Mas como a China até gosta porque a poluição não lhes diz nada e a maioria do material é produzido lá…
Mas já sei, em pessoas como tu é o “dinheiro dos pobres”, senta em casa ou ronca no sofá e o dinheiro aparece lolol
Quem não sabe o que é a Chia e acha que todas as cryptocoins são iguais só poderia produzir um comentário desses.
Para quem não me conhece nem sabe o que faço opinas descarada e desinformadamente. Poderia descer ao teu nível e trocar insultos, mas acho que irias ganhar-me facilmente por experiência.
Agora em resposta à (pequena) parte interessante É óbvio que gastei energia, mas nada de especial quando comparado com as outras criptos à base de proof-of-work. É um computador básico ligado 24h/dia com placa gráfica básica. Certamente que ao colocares um aquecedor eléctrico duas horas/dia consomes mais do que o computador o dia todo…
Já agora, não gerei 2 moedas. Gerei 6 e vendi 2.
Até está referido na documentação para não se usarem SSD consumer grade (https://github.com/Chia-Network/chia-blockchain/wiki/SSD-Endurance). Se os usarem, basicamente estão a deitar dinheiro para o lixo porque, pura e simplesmente, não estão preparados para as operações de escrita. Se alguém tem trabalho em escrever a documentação, convém que seja lida…
Só PROs meses temas, mas levantar-se e ir trabalhar a sério é que nada…
Para o número de comentários que fazes, também não deves fazer muito.
parece que alguem esta com inveja…
Num comentário teu anterior dizes que “…É um computador básico ligado 24h/dia com placa gráfica básica…”
Fiquei interessado nesta moeda digital e pesquisei mais info pela net mas pelo que leio, vejo o pessoal a utilizar configurações com AMD Ryzen 9 ou 7 e Intel Core I7 ou i5 !!
Compreendo que são CPU’s mais recentes e ao fazeres um investimento, então apostas no mais recente mas a minha questão é, qual a importância do CPU para “farmar” (penso que é a boa forma de se dizer) ?
Bem, isto par dizer que até gostava de me lançar nesta aventura de “farmar” Chia no entanto sinto-me perdido com as diversas spects de cada um, isto é, pensei que o mais importante fosse ter bastante espaço de disco e pouco interessante (ou mesmo nada) CPU.
A parte mais importante num sistema desses é a placa gráfica. Aliás existem GPUs próprias para minar Bitcoin. Placas gráficas que permitem efectuar os cálculos necessários mais rapidamente do que as outras.
Tenho um colega meu q comprou um GPU desses , minou as moedas que quis e acabou por vender a placa por mais dinheiro do que originalmente pagou!
Olá Rodrigo.
Neste caso a Chia não precisa de grande processamento GPU.
Neste video, https://www.youtube.com/watch?v=BQ6zM1izXQs , o utilizador compra uma placa só mesmo para ligar um monitor e onde investe muito é mesmo em discos.
Neste outro sitio web, https://rsts11.com/2021/04/27/so-you-think-you-want-to-farm-chia/ , o que também é informado é a necessidade de ter bastante espaço de disco.
Começo a compreender o porquê de ter um bom CPU pois para ‘farming’ e ‘plotting’ é muito importante mas ainda não “apanhei” o porquê de ter diferentes discos e SSD’s para o processo. Ter o SO separado do processo compreendo, mas a outra parte ainda não percebi muito bem (No video o utilizador utiliza HDD de 18TB e SSD de 1.6TB para o processo)
só de salientar que “morrer” nao quer dizer que deixam de funcionar.
…deixa de respirar?
Devia de ser proibido minerar cripto moedas, anda toda a gente preocupada com o ambiente e depois gastam recursos malucos nessa treta.
Sim, e minerar ouro e desligar todos os computadores dos bancos…. vamos voltar à idade da pedra para ser mais ambientalista…. e tu ficas desde já sem usar papel higiénico.
Vanessa, ao menos argumenta com argumentos de jeito, agora dizer bacoradas “fáceis” …
Ou seja, queres comparar um sistema mundial de moeda e minério necessários por serem um sistema básico de troca/ venda/ indústria versus moedas voláteis que têm em comum serem uma libertinagem sem regra em que são o faroeste?!
Para que saibas: só a mineração de virtuais na China gasta mais energia e hardware que TODOS os bancos no mundo; sem essas moedas virtuais o mundo não muda, sem minério (ouro, prata, tungsténio, cobre, etc etc) não tens tecnologia, ponto. Os minérios devem para construir tecnologia, aparelhos para a saúde, etc; as moedas virtuais destroem hardware.
Mas no final em pessoas como tu não fica nenhum argumento.
E onde foi A maníaca buscar também essa pérola de informação de valor. Ao facebook?
Tanta ignorância meu deus. Existem cryptos que não são voláteis, com o valor do dolar, que podem muito bem substituir a moeda corrente.
As que dão voláteis é porque as pessoas essencialmente estão a investir naquela rede porque acham que vai ganhar adoção ou porque querem fazer parte dela e lucrar com isso. E achas que o mundo gasta muito mais recursos com particulares a comprarem hardware para fazer parte de uma rede descentralizada mas não te preocupa uma Google com uma quantidade absurda de hardware para tu conseguires dizer merda na internet. Aqui ao menos s empresas deixam de ter todo o monopólio e deixa de estar tudo centralizado..
vai estudar primeiro sobre o asunto!
A minha esposa costuma a meter à noite num copo de água. É mais simples.
Também deve haver muitos “inteligentes” que devem ter usado discos externos para isso e já queimaram as portas USBs todas.
Já lhes fizeram o funeral…?
Á conta dessa porcaria que não faz falta nenhuma tenho a minha vida profissional em causa só inventam merdas para complicar a vida das pessoas.
Os computadores da tua vida profissional não deveriam servir para minerar cripto.
So lá vai quem quer.
‘e como tudo na vida..ou uma pessoa adapta-se ‘as mudanças ou então morre na praia. A escolha e tua
– O princípio da moeda digital é vital, para evitar a ganância e os corruptos da banca!
– O princípio de “minerar” a moeda, com essa necessidade absurda de gasto de energia, é de loucos!
Estamos no sec XXI, será que não conseguimos inventar algo diferente ?…
Esta mineração é diversas vezes menos consumidora de energia do que as criptos proof-of-work (bitcoin e a grande maioria das restantes). O princípio desta moeda é precisamente ser mais “verde” por necessitar de muito menos energia. Uma gráfica em mineração passa facilmente os 300W. Um disco consome cerca de 5W ou menos.
os discos morrem a criar plots que por sua vez podem durar bastante tempo a farmar
Para já a única pool que existe é chinesa e que quem participa recebe em Bitcoin, pois neste momento farmar sozinho não está fácil, e nem vale a pena criar plots pois ninguém sabe como vão funcionar as outras pools
Sendo um site de tecnologia, podiam criar um artigo sobre criptomoedas a comparar com o atual sistema financeiro, pois é incrível os comentários carregados de desinformação
Carissimos
Sem investimento não há crescimento
Já existem ssd de gen4 no mercado com 3800tbw que duram bastante tempo o segredo está aí