Intel Core de 11ª geração são os processadores com mais probabilidade de falhar
Apesar de ter estado ligeiramente adormecida, o que lhe custou algum atraso em comparação com a rival AMD, a Intel continua a ser uma forte líder no mercado, especialmente no segmento dos processadores. E essa liderança foi agora reforçada com o lançamento dos novos chips de 12ª geração Alder Lake.
No entanto, de acordo com um recente estudo, parece que os processadores Intel Core de 11ª geração são os mais propensos a falhar.
Intel Core de 11ª geração são mais propensos a falhas
Um estudo realizado pela Puget Systems recolheu dados ao longo dos últimos três anos, de 2019 a 2021, e concluiu que os processadores Intel Core de 11ª geração (Rocket Lake-S) são sem dúvida os que têm a maior probabilidade de falhar. Neste âmbito são analisadas as falhas do equipamento seja ao nível do hardware, do desempenho, da temperatura, entre outros.
Para a pesquisa foram considerados os seguintes chips de processamento:
- AMD
- Ryzen 5000
- Threadripper 3000
- Threadripper Pro 3000
- Intel
- Core de 10ª geração
- Core de 11ª geração
- Core X 10000
- Xeon W 2200
- Xeon Scalable de 2ª geração
Segundo os pormenores do estudo, os Intel Core de 11ª geração alcançaram uma taxa de falha de 5,28%. Em segundo lugar encontram-se os processadores AMD Threadripper Pro com uma taxa de 2,48%, seguidos dos AMD Ryzen 5000, que conseguiram uma taxa de falha de 2,02%.
Por sua vez, os Intel Xeon W-2200, Intel Core de 10ª geração e Intel Xeon Scalable de 2ª geração foram os que apresentaram as taxas de erro mais baixas, com 0%, 0,19% e 0,33% respetivamente.
Placas Gráficas
Já no que respeita às placas gráficas, a série Nvidia Quadro RTX foi a que obteve a maior taxa de falha com 6,78%. De seguida surge a RTX 30 personalizada pela ASUS, EVGA, Gigabyte, MSI e PNY com uma taxa de 1,63% e a gama profissional Nvidia RTX A com 0,84%. E com uma menor taxa de falha surge a gama Founders Edition da RTX 30, com 0,41%.
HDD/SSD
Se nos focarmos nos discos, o modelo HDD WD Ultrastar foi o que obteve a taxa de falhas mais alta com 0,73%, seguido do SSD Seagate Firecuda 520 M.2 (0,65%) e do HDD WD Red (0,52%).
Com uma menor taxa de falhas temos os modelos SSD da Samsung, nomeadamente o 870 EVO/QVO (0%), o 980 Pro M.2 (0,09%) e o 860 Pro (0,10%).
Pode ver a pesquisa na íntegra aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Puget Systems
Neste artigo: AMD, cpu, gpu, hdd, Intel, intel core, nvidia, placa gráfica, processador, ssd
Caramba, logo agora q migrei de um i7-4790 pra uma 11400F? Enfim, espero q dure bastante, por pelo menos uns 3/4 anos kk
o meu i7 4790k ainda está para as curvas, não vejo necessidade de mudar tão depressa
Sim, com certeza, seu processador vai longe! É que eu queria ter uma plataforma mais atualizada, tipo ddr4, nvme essas coisas.
A questão não é essa, o teu CPU até à data pode estar satisfazer as tuas necessidades, mas no entanto, não é igual para todos os utilizadores, para muitos o CPU que possuis já está obsoleto para determinados tipos de utilização.
LOL mas quem é que anda a comprar intel nos dias de hoje? xD
O tempo parou aí por esses lados! É que para low budgets AMD está à pelo menos 2anos quase longe da luta.. Já nas mid e High vai sendo taco a taco.. 5950x continua a liderar como melhor, mas Intel tem dado cartas.. E cheira me que o novo da AMD segundo rumores tá com problemas. Já a Intel na 12gen oum simples 12400f bate no 5600x por 100€ menos.. Sim é recente é um facto, mas Intel como disse acima em low cost AMD está longe por já demasiado tempo e como sabemos o low é o que mais vende..
Sinceramente ainda nao percebi quais sao as falhas, esperava que o artigo mencionasse ao pormenor, mas enfim.
Processadores avariados é algo tão raro, mas tão raro, eu em tantos anos de informática com centenas de máquinas só vi um processador com problemas, um Pentium 4 socket 478 que em certas ocasiões fazia reiniciar. Não me preocuparia com isso. Em relação à fiabilidade dos SSD, aí está a prova de que fiz bem em ter todos os meus SSD Samsung, paga-se mais, mas tem-se mais segurança.
Não há nada como Samsung para SSD.
seria interessante um estudo de taxas de falhas com todas as gerações, pra observar se houve variação ao longo do tempo
estariam os processadores modernos falhando mais do que os antigos?
Dei um pum bem alto e sinto me orgulhoso