Intel anuncia oficialmente a gráfica Arc A750, mais rápida do que a Nvidia GeForce RTX 3060
Depois de vários rumores e leaks, a Intel anunciou finalmente a sua placa gráfica A750 da nova linha Arc Alchemist. Já muito foi falado sobre este modelo, mas agora a fabricante norte-americana tornou-a oficial.
Com o anúncio foram também fornecidos alguns detalhes sobre o novo chip e alguns testes que mostram que a Intel Arc A750 consegue mesmo ser mais rápida do que a GeForce RTX 3060 da rival Nvidia.
GPU Intel Arc A750 anunciada oficialmente
E se achávamos que às segundas-feiras é quando as marcas apresentam as suas novidade, a Intel veio agora contrariar um pouco essa tendência. A marca norte-americana anunciou oficialmente nesta sexta-feira (15) a sua nova placa gráficas Arc A750.
Trata-se da primeira GPU de com um maior desempenho da marca, mas, tal como alguns rumores já haviam ditado, será produzida num formato de edição limitada. A novidade chega assim após poucos dias de ser revelada a primeira fotografia deste equipamento. Possivelmente a Intel começou a perceber que já seria difícil esconder a Arc A750 por mais tempo.
E como forma de esclarecer as informações que têm sido reveladas por fontes não oficiais, a empresa de Pat Gelsinger anunciou o equipamento e também mostrou os resultados dos testes de desempenho realizados à placa gráfica, destacando ainda a comparação com a GPU Nvidia GeForce RTX 3060, que deverá ser a sua principal rival.
Veja de seguida o vídeo da Intel com a apresentação oficial da placa gráfica Arc A750.
A GPU Intel Arc A750 terá 3.072 núcleos, 12 GB de memória GDDR6 e uma interface de memória de 192 bits. Contará com duas ventoinhas com 15 hélices cada e é alimentada por duas PCI-Express de 8+6 pinos.
Testes mostram que Arc A750 é mais rápida do que a RTX 3060
A marca realizou testes de desempenho à sua GPU usando uma resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels com configurações gráficas definidas como Alta. E de acordo com os resultados, a Arc A750 conseguiu ser mais rápida do que a rival da GeForce RTX 3060 da Nvidia durante a execução de vários jogos.
Tal como podemos verificar pela imagem acima, a gráfica da Intel conseguiu ser 6% mais rápida do que a RTX 3060 no jogo Fortnite; 17% mais rápida no F1 2021; 15% mais veloz no Cyberpunk 2077, 14% acima no jogo Control e 13% mais rápida do que a rival em Borderlands.
Apesar de este anúncio já nos dar uma melhor ideia do que podemos esperar desta linha, a fabricante não revelou ainda o preço nem a data de lançamento prevista.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Intel
Neste artigo: Arc A750, Arc Alchemist, GeForce RTX 3060, gpu, Intel, Intel ARC, nvidia, placa gráfica
Nem o preço quero imaginar…
Eu cá teria cuidado com este tipo de informação sobre a Intel, dada à história de manipulação dos benchmarks pela própria.
Além de que, estando eles a ficar atrasados no mundo dos CPUs (demoraram 7 anos a implementar um CPU de 10nm, a AMD já está nos 7nm, e a Apple 5nm com o M1), o que leva o consumidor a querer comprar uma gráfica da Intel? Eles proprios dizimaram todas as empresas que estavam entre eles, Nvidia e ATI no inicio dos 2000, ao ficarem com o mercado low-end. Estando a perder na sua principal receita, vão andar a perder tempo e recursos a fazerem uma gráfica medium-high?
Cá para mim, a Intel não vai aguentar muito mais tempo. Bem podem passar a construção para a TSMC ou Samsung, que acho que já vão tarde.
Comprei o asus strix advantage com a RX6800M que equivale a uma 3080 por apenas 1300 euros. Ecra QHd 165hz e 5900H ryzen. Preco brutal. Aconselho a trocarem a ram por uma mais rapida para ficar ainda melhor
1300 euros é um preço brutal?
é
Eu quero é ver os resultados do rendering no Blender, DaVinci Resolve, Unreal Engine e outros.