Quantcast
PplWare Mobile

Huawei pode desenvolver o seu processador de 3nm até ao final do ano

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Tadeu says:

    Se a TSMC, Samsung, etc estão impedidas de fabricar chips para Huawei, pelas sanções dos EUA (que não devem mudar tão cedo); não parece muito expectável que a Huawei consiga ter o chip no mercado no futuro próximo.
    E dependendo até que ponto a TSMC e Samsung respeitam integralmente as sanções, até o desenvolvimento do chip pode ser parcialmente atrasado, isto porque o desenho e optimizações estão também dependentes das especificações da tecnologia de fabrico e de poder fabricar amostras para testar.

    • Samuel MG says:

      Não leste o texto!! A Huawei confiou a produção do chip à HiSilicon que pertence à Huawei!!

      • Tadeu says:

        A HiSilicon é apenas a subsidiária da Huawei para desenhar os processadores Kirin, não fabrica nem nunca fabricou processadores
        Para passar a fabricar teria que construir fábricas que demoram anos a completar, adquirir equipamentos que estão proibidos de ser vendidos à Huawei e suas subsidiárias, e desenvolver o seu próprio processo de fabrico coisa que também demora anos.
        De modo que não, não há ideia de pôr a HiSilicon a fabricar este processador, qualquer que seja a interpretação do texto que leste… até porque a link da notícia menciona que a esperança da Huawei para produzir o processador é conseguir negociar o fim das sanções americanas antes de começar a produção em massa a 3nm das fábricas da TSMC.

        • ACS says:

          e mesmo que não haja sanções, tanto a apple como amd vão ter prioridade nesses processos de fabrico. Nem para 2024 chegam.

          • Tadeu says:

            É provável que outras empresas já tenham contratado a produção, não deixando espaço para a Huawei, mas pode haver algum acordo debaixo da mesa!
            Quanto à AMD, ela não tem tido prioridade no acesso aos processos mais avançado de fabrico da TSMC. Historicamente os primeiros têm sido a Apple, Huawei e Qualcomm (quando a Qualcomm escolhe a TSMC). A AMD costuma ter quase 1 ano de atraso, e 3nm está apontado para 2024.

        • Samuel MG says:

          Quando a Huawei fez o proprio OS diziam que não ia durar 3 meses no entanto já operadoras a querem o OS. A Huawei vai arranjar maneira de fabricar os próprios processadores acabando com a sua dependência de outros.

          • Tadeu says:

            se queres acreditar na fantasia de que a Huawei está a planear produzir este processador por si, o problema é teu! Contudo acabarás invariavelmente por ver que nada do que estás a dizer vai acontecer, até porque nem é isso que a fonte da notícia diz!

          • Samuel MG says:

            Nem sempre as noticias são verdadeiras!!

          • Tadeu says:

            uau! incrível como entras numa absoluta contradição… aceitas a fonte da notícia para falar dum novo processador, mas não aceitas a fonte da notícia pela informação que presta sobre o novo processador!!

            Segundo ponto, se a Huawei está a planear fabricar por si própria deverás ser capaz de dar um fonte para essa informação, ou indicar prova de que investiu milhares de milhões de dólares na construção duma fábrica, ou que conseguiu comprar equipamento que está a ser embargado de ser vendido à China…

          • Samuel MG says:

            Existe sempre maneira de contornar os embargos e a prova disso é a Coreia do Norte e os seus misseis balisticos!!

          • Tadeu says:

            Samuel MG, complicado contornar o embargo quando só há 1 empresa no mundo que produz o equipamento necessário para fabricar processadores destes!

  2. jorge says:

    Por mim os pode fabricar ja amanha,de todas as maneiras nao compro telemoveis de marcas chinesas, independentemente da sua qualidade, prefiro marcas europeias ou americanas.

    • JCR says:

      Eu também penso como tu, mas se me conseguires mostrar telemóveis da marcas Europeias, tirando a Nokia, que licensiou o negócio à HMD Global, e cada vez mais está-se a atrasar no lançamento de novos aparelhos, agradecia, dado não conhecer outra marca Europeia de jeito de telemóveis…

    • carlos tavares says:

      eu prefiro europeias e chineses dos americanos nao quero nada desde que conheci snowden

    • carlos tavares says:

      para mim os americanos sao os anjos do inferno aqueles das boas intenções

    • Cláudio says:

      Engraçado esse comentário, porque os componentes derivam todos da China. A marca pode não ser chinesa mas os componentes e a montagem é de lá.
      Os processadores até podem ser de americanos mas o resto é chinês.
      Não sei porquê tanta repúdio aos chineses, os Estado-unidenses fazem muita coisa ruim e prejudicam muitas marcas para se enaltecerem no mercado mundial…….A China arranja sempre maneira, quando menos esperamos já eles conseguiram. Ninguém dava nada pelo sistema Operativo da Huawei e acredito que vai dar muita luta à Google e á Apple, entre outras coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.