Huawei pode desenvolver o seu processador de 3nm até ao final do ano
O mundo da tecnologia está muito diferente daquele que conhecíamos há uns anos. E a única certeza é que certamente a evolução vai definir um novo caminho a curto e médio prazo, nomeadamente no segmento dos chips.
Segundo as mais recentes informações, a Huawei poderá desenvolver o seu processador de 3nm até ao final deste ano.
Enquanto ainda vive momentos complicados devido às duras restrições implementadas pelos Estados Unidos da América, a Huawei tenta reerguer-se por outros caminhos e apostar em tecnologias e soluções que façam a diferença.
Assim, para além de um novo sistema operativo e da sua própria loja de aplicações, a empresa chinesa parece estar também a apostar forte no segmento do hardware móvel.
Processador de 3nm da Huawei poderá chegar no final do ano
Já em janeiro se suspeitava que a Huawei poderia lançar o processador topo de gama Kirin 9010 de apenas 3nm. E essa possibilidade ganha cada vez mais força.
Com a saída da gigante TSMC dos parceiros da Huawei, a empresa teve que encontrar soluções para dar continuidade à produção dos seus chips Kirin da subsidiária HiSilicon.
Deste forma, e segundo as últimas notícias, a Huawei Technologies deu entrada de um pedido de registo da marca Kirin Processor no dia 22 de abril deste ano. Este pedido foi feito para ser registado na categoria "9 instrumentos científicos".
Alguns relatórios indicam que a marca chinesa se encontra então a desenvolver o chip móvel Kirin 9010 da próxima geração. E este processador poderá já ser produzido com um processo de fabrico de 3nm.
O design deste novo SoC deverá ficar concluído pela Huawei até ao final de 2021. Por sua vez, o processador virá integrado nos principais smartphones e tablets da marca.
Devido ao atual estado da arte deste segmento, a produção em massa dos chips de 3 nanómetros não deverá ter início antes de 2022. Mas vamos acompanhando de perto este assunto para estar a par de todas as eventuais novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Se a TSMC, Samsung, etc estão impedidas de fabricar chips para Huawei, pelas sanções dos EUA (que não devem mudar tão cedo); não parece muito expectável que a Huawei consiga ter o chip no mercado no futuro próximo.
E dependendo até que ponto a TSMC e Samsung respeitam integralmente as sanções, até o desenvolvimento do chip pode ser parcialmente atrasado, isto porque o desenho e optimizações estão também dependentes das especificações da tecnologia de fabrico e de poder fabricar amostras para testar.
Não leste o texto!! A Huawei confiou a produção do chip à HiSilicon que pertence à Huawei!!
A HiSilicon é apenas a subsidiária da Huawei para desenhar os processadores Kirin, não fabrica nem nunca fabricou processadores
Para passar a fabricar teria que construir fábricas que demoram anos a completar, adquirir equipamentos que estão proibidos de ser vendidos à Huawei e suas subsidiárias, e desenvolver o seu próprio processo de fabrico coisa que também demora anos.
De modo que não, não há ideia de pôr a HiSilicon a fabricar este processador, qualquer que seja a interpretação do texto que leste… até porque a link da notícia menciona que a esperança da Huawei para produzir o processador é conseguir negociar o fim das sanções americanas antes de começar a produção em massa a 3nm das fábricas da TSMC.
e mesmo que não haja sanções, tanto a apple como amd vão ter prioridade nesses processos de fabrico. Nem para 2024 chegam.
É provável que outras empresas já tenham contratado a produção, não deixando espaço para a Huawei, mas pode haver algum acordo debaixo da mesa!
Quanto à AMD, ela não tem tido prioridade no acesso aos processos mais avançado de fabrico da TSMC. Historicamente os primeiros têm sido a Apple, Huawei e Qualcomm (quando a Qualcomm escolhe a TSMC). A AMD costuma ter quase 1 ano de atraso, e 3nm está apontado para 2024.
Quando a Huawei fez o proprio OS diziam que não ia durar 3 meses no entanto já operadoras a querem o OS. A Huawei vai arranjar maneira de fabricar os próprios processadores acabando com a sua dependência de outros.
se queres acreditar na fantasia de que a Huawei está a planear produzir este processador por si, o problema é teu! Contudo acabarás invariavelmente por ver que nada do que estás a dizer vai acontecer, até porque nem é isso que a fonte da notícia diz!
Nem sempre as noticias são verdadeiras!!
uau! incrível como entras numa absoluta contradição… aceitas a fonte da notícia para falar dum novo processador, mas não aceitas a fonte da notícia pela informação que presta sobre o novo processador!!
Segundo ponto, se a Huawei está a planear fabricar por si própria deverás ser capaz de dar um fonte para essa informação, ou indicar prova de que investiu milhares de milhões de dólares na construção duma fábrica, ou que conseguiu comprar equipamento que está a ser embargado de ser vendido à China…
Existe sempre maneira de contornar os embargos e a prova disso é a Coreia do Norte e os seus misseis balisticos!!
Samuel MG, complicado contornar o embargo quando só há 1 empresa no mundo que produz o equipamento necessário para fabricar processadores destes!
Por mim os pode fabricar ja amanha,de todas as maneiras nao compro telemoveis de marcas chinesas, independentemente da sua qualidade, prefiro marcas europeias ou americanas.
Eu também penso como tu, mas se me conseguires mostrar telemóveis da marcas Europeias, tirando a Nokia, que licensiou o negócio à HMD Global, e cada vez mais está-se a atrasar no lançamento de novos aparelhos, agradecia, dado não conhecer outra marca Europeia de jeito de telemóveis…
eu prefiro europeias e chineses dos americanos nao quero nada desde que conheci snowden
para mim os americanos sao os anjos do inferno aqueles das boas intenções
Engraçado esse comentário, porque os componentes derivam todos da China. A marca pode não ser chinesa mas os componentes e a montagem é de lá.
Os processadores até podem ser de americanos mas o resto é chinês.
Não sei porquê tanta repúdio aos chineses, os Estado-unidenses fazem muita coisa ruim e prejudicam muitas marcas para se enaltecerem no mercado mundial…….A China arranja sempre maneira, quando menos esperamos já eles conseguiram. Ninguém dava nada pelo sistema Operativo da Huawei e acredito que vai dar muita luta à Google e á Apple, entre outras coisas.