Holandesa ASML acusa funcionário da China de roubar informações estratégicas
Para além dos Estados Unidos, também o Japão e os Países Baixos começaram a meter algum travão à China na aquisição de chips e as máquinas necessárias para o seu fabrico. E de acordo com as mais recentes informações, agora a gigante holandesa ASML acusa um dos seus antigos funcionários da China de ter roubado informações estratégicas da empresa.
ASML acusa ex-funcionário da China de espionagem e roubo de informações
Segundo as mais recentes informações, a empresa holandesa ASML, popular por produzir máquinas EUV (Ultra Violeta Extrema) para a produção de chips em litografias mais avançadas e modernas, revelou que um dos seus ex-funcionários das instalações da China está a ser investigado por supostamente ter roubado dados importantes e estratégicos relacionados com a sua tecnologia.
Nesse âmbito, a empresa notificou as autoridades dos Estados Unidos da América e dos Países Baixos sobre o sucedido. Isto porque estas acusações trazem algumas preocupações relativamente à segurança cibernética e espionagem entre os EUA e a China, sobretudo depois do suposto balão chinês espião que sobrevoou os céus norte-americanos, tendo acabado por ser abatido.
De acordo com os detalhes, a ASML acusa o ex-funcionário de ter roubado informações confidenciais sobre tecnologia ao longo dos últimos dois meses. As informações indicam que a descoberta foi feita através de uma auditoria interna, na qual foram levantadas suspeitas de que haveria uma possível violação de informações e um potencial acesso aos controlos de exportação, o que deixou a empresa vulnerável.
Estas informações vêm no seguimento da notícia que o Japão e os Países Baixos se uniram aos EUA nas restrições à China, com o objetivo de limitar a capacidade do país asiático em fabricar e produzir os seus próprios componentes, nomeadamente semicondutores. Para além disso, o Japão vai restringir a exportação de máquinas de fabrico de chips para a China.
Este artigo tem mais de um ano
Sim, como se isso fosse um exclusivo Chinês.
Só eles é que espiam, querem ver?
Desta forma é! Acaba por roubar o esforço, investimento e sabedoria dos outros para depois se exibir ao Mundo como se fosse a última bolacha do pacote, sem ter gasto um cêntimo ou sequer desenvolvido algo que seja de facto disruptivo para o avanço do conhecimento humano! Tira vantagem da imensa e desproporcional massa humana para se impor com tralha a preço de labor escravo. Estou farto da propaganda chinesa e dos seus agentes.
José, o que quer dizer concretamente com “desta forma é?”
Até parece que para espiar há regras escritas e códigos de honra.
Não me faça rir.
Cada um espia como pode e com o que tem.
E quem tem mais são os EUA.
Preciso dizer mais?
Em relação ao estar farto disto e daquilo, olhe, habitue-se.
Eu tb estou farto de muita coisa e tenho que me aguentar.
Tanto os Chineses, Russos, Indianos, Iranianos, Paquistaneses e todos os outros Países “não amigáveis” para os EUA não só têm os planos de fabrico actualizados, como todo o equipamento necessário para construir estas máquinas
Belo sonho que tiveste. Agora, já podes acordar…
Deixe-o iiludir-se. Temos de rir de algo. O que esses países deram ao Mundo foi escravatura e ditaduras. Mas estes tipos “estudaram muito, não vê?
José, em relação a escravatura, é melhor nem falar disso.
Nesse assunto não podemos dar lições a ninguém.
Em relação a ditaduras, sem o saber, já está numa.
E a China deu muitas coisas, papel e pólvora, que me lembre assim de repente.
Ah, e tb lhe deu dinheiro para o país gastar não sei onde, através da venda da EDP e outras, que só eles quiseram comprar.
Não sou defensor deste ou daquele, apenas acho hilariante uns poderem fazer tudo e outros não o poderem fazer tb, porque são ditaduras, racistas, electricistas, etc.
Ha que ser imparcial.
Comer propaganda tipo atrasadinho mental não funciona aqui.
hehehe,… só agora é que acusam, aos anos que a china faz isso.
Já é algo bastante conhecido! Só não sabe quem não “quer”!