Empresa cria PC gaming retro que tem até drive falso para disquete
Se é adepto de tecnologia mais antiga, da velha guarda e que atualmente é considerada como pertencente ao passado, então anime-se, há uma novidade no segmento dos computadores que vai gostar.
A empresa Origin criou o RestoMod, um PC gaming com aparência retro que conta até com uma drive de disquete falso e botão turbo.
Sobretudo quem nasceu na década de 70, 80 e 90 tem um interesse especial pelas tecnologia old school. Muitos dos equipamentos dessa altura atualmente já são completamente obsoletos, mas trazem-nos memórias inigualáveis das nossas primeiras experiências geek.
No entanto, algumas marcas desenvolvem produtos alusivos à tendência retro, no sentido de provocar uma certa nostalgia nas emoções dos utilizadores mais antigos.
Criado PC gaming retro que até traz uma drive falsa para disquete
A Origin PC, não confundir com a plataforma EA Games, é uma fabricante destinada à produção de computadores, sediada em Miami, EUA.
A marca apresentou agora o seu mais recente projeto, um computador gaming com um visual retro dos anos 90, designado RestoMod.
Mas a atenção aos pormenores teve bastante dedicação por parte da empresa, uma vez que este PC conta até com uma drive falsa para disquetes e para CDs. Além disso, foi ainda colocado o clássico botão turbo ao lado do botão para desligar.
Estes desenhos foram feitos através de uma impressão HD UV diretamente no aço do painel frontal.
Para o fabrico deste PC, a Origin adaptou uma caixa 4000 D Corsair e transformou a parte da frente num autêntico computador antigo. No entanto, este design contrasta com a lateral que conta com detalhes modernos, como um painel em vidro onde é possível ver o espetáculo de cores e componentes RGB no interior.
Mas basta um olhar por estas características mais antigas para nos levar numa verdadeira viagem no tempo. E como sabe bem recordar esses momentos!...
Na parte superior consta um acabamento em rede, fundamental para uma boa ventilação e refrigeração dos componentes.
Há apenas 50 unidades para venda deste PC retro
Se ficou interessado neste equipamento, então saiba que o RestoMod é uma edição limitada e há apenas 50 unidades disponíveis para venda.
Uma vez que todo o interior pode ser personalizado, o preço varia consoante os componentes. Por exemplo, por 2.080 dólares (~1.714 euros), pode ter este PC com um processador Intel Core i5-10400, com 16 GB de RAM, 250 GB de armazenamento interno e uma GPU NVIDIA GeForce GTX 1600 Ti.
Mas a equipa do site Tom's Hardware fez o teste para saber qual o valor máximo que poderá custar o RestoMod. Desta forma a conclusão foi de que, com um Intel Core i9-10900K, 16 GB de RAM, armazenamento interno de 2 TB (SSD NVMe) e a nova placa gráfica RTX 3090, este computador pode ficar em 5.229 dólares (~4.310 euros).
Já para os fãs da AMD, existem as opções de processadores Ryzen e placas gráficas Radeon RX 6000.
De momento, os PCs RestoMod só estão disponíveis para venda no mercado norte-americano. Mas, quem sabe, não pode o projeto estender-se a outras regiões.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Origin
Nada inovador até porque imprimir a frente de uma caixa antiga e colar por cima nada tem de retro, apenas demonstra a falta de imginaçao.
verdade… isso é um autocolante nada demais….
+1
“… atenção aos pormenores teve bastante dedicação por parte da empresa, uma vez que este PC conta até com UMA drive falsa para disquetes…”
Consigo ver ver DUAS drives de disquetes…..a baixo do leitor de CD’s está um a drive de 5 1/4 mais abaixo a de 3 1/2!!!
Estragaste-me a pergunta 🙂
Ainda vi, nunca as usei, de 8″. Mas de 5 1/4 usei muitas, as de 3 1/2 então nem se fala, primeiro as de 720KB e depois as DD de 1.44MB, que basicamente bastava fazer um furo nas de 720 e milagrosamente passavam a ser DD. Para os mais novos imaginem o que era instalar o Windows 95 ou 98 em disquetes?? Era dezenas de disquetes.
E depois uma delas dar erro (sectores danificados!!!!!!!)
Malditas disquetes! Assim como os discos rígidos, só nos últimos anos a fiabilidade tem aumentado bastante. À mais de 20 anos, era um luxo um pc sem disco com sectores danificados!!!!!!
Entretanto descobri a Iomega com aquelas disquetes gordas de 100Mega e abandonei as disquetes de 3 1/2. Ainda tenho por casa o leitor Iomega e disquetes de 100Mega!
Assim que surgiram as pen USB, tudo passou a ser mais simples!!!!!
Quem lê a PPLWARE sabe o que é que levava a 2ª baía a contar de cima para baixo? E já viram alguma à frente? 🙂
A 3ª baía ainda é relativamente recente, mas a 2ª não!!!!
O RBG fez-me ficar mal disposto…
O botão TURBO que fazia exatamente o contrário <3
Faltou ali a entrada de chave
o meu aumentava de 66 para 166 🙂
Nunca fez o contrário, estava era sempre ligado…
Eu arranjo umas caixas das antigas com entradas verdadeiras. E com as drives a funcionar.
Na verdade bastavam as frentes das drives, para não ocuparem espaço desnecessariamente dentro da caixa.
Em tempos cheguei a ter uma dessas caixas antigas com uma tampa cortada, com acrílico ajustado. Mais tarde pintei-a de preto, ficou uma cagada e acabei por investir numa caixa decente eheh
E quem se lembra de um aplicativo para formatar disquetes a 2MB?
+1 🙂
tenho esse programa que era necessário para formatar as disquetes para o windows 95
13 disquetes de instalação e 1 de arranque
Reinstalar o SO quase todas as semanas lol
basicamente um pc actual, 2x mais caro por causa de um autocolante com aspecto “retro”. Epa, mas esta gente tem assim tanto tempo livre para fazer estas inutilidades?
Que treta… “…a atenção aos pormenores teve bastante dedicação por parte da empresa”… um autocolante com a imagem de um leitor de cds e duas drives de disquetes?!?!
Pelo preço que estão a pedir NO MINIMO metiam tampas plásticas a simular esses dispositivos… moldes para isso não faltam!!
Caixas e paineis branco cinza que ficavam amarelados com o tempo. E o botãozinho do turbo.
Nos novos computadores escondem tudo de lado.
já que era para fazer algo limitado, que o fizesse funcional, podia ter feito uma USB nessa unidade de disquete e um disquete com uma unidade flash, isto seria nostálgico, impressão qualquer gráfica faz.
Grande coisa. Agarro numa caixa velha atx e faço o mesmo por menos. E se quisesse ir mais longe ate punha um floppy drive verdadeiro.
Assim é fácil, com autocolantes eu transformo meu PC ate numa Bimbi!
ahahah