PplWare Mobile

Devido às sanções, tanques russos usam chips de eletrodomésticos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Jane Doe says:

    “guerra que Vladimir Putin iniciou contra a Ucrânia”?!
    Não querem antes dizer “operação tática especial para desnazificar a Ucrânia “?

    • Stayawaycosta says:

      Até podem dizer que é uma “operação especial de busca e salvamento da Pipi das Meias Altas”! Só enfia a carapuça quem quiser.

      Mas infelizmente não é “praticamente o mundo inteiro” que está unido contra a Rússia, só mesmo países integrantes da NATO, Austrália e pouco mais. América do Sul, África, Ásia e até mesmo o Médio Oriente são por enquanto meros espectadores.

    • Louro says:

      Já estás a caminho da Ruzzia nao?

      A desnazificacao só existe na cabeca dos tontinhos que acham que ele é que está certo, porque nem na cabeca dele existe.

    • Filipe says:

      Em 2022 ainda se esquecem que uma guerra não se faz sozinha…

      • Miguel Ferreira says:

        Mas uma invasão faz-se. Mesmo que numa guerra sejam precisos 2, pelo menos, para lutar, há normalmente agressores e agredidos. As palas ideológicas não podem disfarçar este facto.

    • mamba says:

      esqueceste-te do ´/s´

      ´/s´ significa ‘sarcasmo

  2. SteveRobs says:

    Por isso é que há relatos que os soldados russo andarem a saquear das casas Ucranianas os eletrodomésticos LOL

  3. Jorge Carvalho says:

    Nem quero pensar quando a torre do tanqu3 passar pelo programa de centrifugação.

    Abc

  4. Sapo says:

    ICs chips não são de uso exclusivo em um produto ou outro. A pessoa que desenha um circuito desenha ele em volta de um IC mas existem vários outros compatíveis e em caso de necessidade eles podem adaptar ou redesenhar o circuito para trabalhar com outros ICs. Isso não é exclusivo de russos não. Com a escassez de semicondutores várias empresas estão sendo forçadas a fazer o mesmo mas só é notícia se a Rússia faz. Assim como a Ucrânia só tem sucessos militares um após o outro é Rússia apenas sofre derrotas atrás de derrotas. Isso tinha um nome no passado não sei se mudou, era chamado propaganda

    • Ogoid says:

      Deixa lá… sabemos bem que estas noticias são tendenciosas mas sejamos sinceros, sabe bem este tipo de propaganda.
      Sabemos que, por exemplo, a BMW foi obrigada a voltar a por botões físicos, por escassez de componentes . Mas uma coisa é ver a BMW à rasca, outra é ver um “Pudim” à rasca. Sabe tão bem ver o “Pudim” à rasca!

    • ze mangas says:

      tens que fazer upgrade ao teu SO, ainda estas no windows 3.1. entra no seculo XXI, deita fora o artao do pcp.

    • RPG says:

      Se você percebesse um nadinha do assunto, saberia que no segmento da eletronica e mais propriamente em ICs, existe sempre a gama militar, que basicamente são componentes colocados em encapsulamentos que suportam um maior intervalo de temperaturas, pressão, choque mecânico etc etc etc… Colocar ICs de gama comercial em equipamentos militares, é simplesmente o cúmulo da pobreza. da irresponsabilidade e da despreocupação pela segurança e vida de quem posteriormente controlará esses meios militares. Isto até pode ser propaganda, no sentido em que poderá não ser verdade.. mas a ser verdade, é simplesmente muito mau LOL

      • Samuel Delgado says:

        Ultimamente a Rússia tem apostado na indústria semicondutoras, além do mais eles podem importar via terceiros

      • Sapo says:

        Bem RPG. Tu haveras de saber. Os grandes sábios que aqui aparecem sempre sabem melhor, são os mais entendidos, estão sempre na vanguarda e são especialistas em tudo assim que deves de ter razão.
        Para por me iluminar com o teu vas conhecimento geopolítico científico militar tecnológico. Tas desperdiçado aqui

        • RPG says:

          Diria que esse português acabou de rematar o teu primeiro comentário. Também deves trabalhar com ICs usados em microondas e máquinas de fritar.

          • Sapo says:

            É o teclado do Android rapaz, moderno e inteligente que es deves saber que nos os burros raramente escrevemos uma palavra completa aparece na previsão e já está más enfim.. Isso apenas confirma o que eu estava a dizer. Você é uma fonte iluminada de sabedoria retidao, a tua sabedoria e conhecimento não tem limites
            Parabéns uma vez mais

    • Mauricio says:

      A Rússia tem industria de chips de pelo menos 64nm-300nm, não precisa de ir buscar chips a eletrodomésticos..

      Sapo,
      Não, ainda se chama propaganda, …o problema é que é agora é uma propaganda barata.

      • Samuel Delgado says:

        Você chegou a conhecer o chips da Elbrus? Eu me lembro que na dégada de 90 quando o pentiumII a 300 Mhz era o top que tínhamos em Portugal, a Elbrus estava a lançar um chip a 500 Mhz. A Intel quando estava no desenvolvimento incial do Itanium eles chegaram a contratar um engenheiro da Elbrus conhecido como Boris Babayan. A Industria russa também já fabricou bastantes chips com a arquitetura da Sparc e agora estão no mercado das ARM

  5. Pedro H. says:

    Espero bem que eles programem bem os chips… Ainda aparece algum tanque a fazer centrifugação a 60º 🙂

  6. Joaquim Sobreiro says:

    Esta notícia, depois do ataque informático á agência Lusa. Haverá alguma ligação?

  7. Mario says:

    É mais fácil fazer copy paste do que procurar….

    https://www.youtube.com/watch?v=1sPKSMeonxg

  8. Samuel Delgado says:

    Os Boeing 737 das gerações anteriores ao max utilizavam o 286 que é ainda inferior aos chips atuais dos eletrodomésticos ( provavelmente um ARM Cortex ME) mas faziam o trabalho perfeitamente

    • Mauricio says:

      É normal que quando há varias décadas a usar um CPU, e se conhece a fundo as suas qualidades, é muito dificl mudar para algo novo e desconhecido.

      Muito provavelmente esses CPUs são preparados para serem bem estáveis, e resistentes a vários factores.. a velocidade não interessa muito.

  9. falcaobranco says:

    “ui…este tanque anda nas horas….tem um chip da zanussi…que meu amigo…bate nas 15 mil rotações que é um mimo…sempre a rasgar…”

    😀 😀 😀

  10. We says:

    “every thing can be turned into a weapon” ficou literal. Agora quero um russo montado numa máquina de lavar a usar uma torradeira como lançador de balas e uma balança como capacete.

  11. André R. says:

    Estou a imaginar os tanques Russos com chips de frigoríficos, a atirarem sandes de carne assada ou uma sopa de feijão verde…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.