Devido às sanções, tanques russos usam chips de eletrodomésticos
A situação económica na Rússia não está nada favorável, pois a guerra que Vladimir Putin iniciou contra a Ucrânia originou uma série de pesadas sanções por parte dos vários países em todo o mundo, como forma de estes se mostrarem contra o conflito.
As sanções têm tido um impacto significativamente pesado em vários setores, entre eles o tecnológico. Desta forma, as novas informações indicam que já há tanques russos que usam chips de eletrodomésticos devido à falta dos componentes mais específicos.
Infelizmente a guerra na Ucrânia não parece ter um fim à vista num futuro próximo. No entanto praticamente o mundo inteiro está unido na missão de castigar a Rússia e tentar que, assim, haja algum desequilíbrio na estrutura de combate do país invasor.
Tal como temos vindo a referir, praticamente todos os dias existem novas sanções aplicadas à Rússia, especialmente no setor dos chips eletrónicos. Neste sentido, grandes e importantes marcas tecnológicas já mostraram cartão vermelho à conduta de Vladimir Putin, através da retirada dos seus produtos e suspensão dos negócios feitos no país. Ainda recentemente informávamos que o Reino Unido retirou à Rússia o acesso à arquitetura ARM. E as consequências dessa e de outras decisões já se fazem sentir.
Tanques russos usam chips de eletrodomésticos
De acordo com as mais recentes informações, devido a estas sanções que comprometem seriamente o fornecimento de componentes, os tanques russos estão agora a usar chips de eletrodomésticos.
Segundo as declarações da secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, ao Comité de Apropriações do Senado, nesta quarta-feira, a Rússia está a usar chips que se destinam a eletrodomésticos para reparar o seu hardware militar. Raimondo referiu que:
Temos relatos ucranianos de que, quando encontram equipamentos militares russos no solo, estes estão repletos de semicondutores que tiram de máquinas de lavar a loiça e de frigoríficos.
A secretária do Comércio referiu ainda ao Comité que as exportações de tecnologia dos EUA para a Rússia já caíram cerca de 70%, devido às sanções:
A nossa abordagem foi recusar tecnologia à Rússia - tecnologia que iria prejudicar a sua capacidade de manter uma operação militar. E é exatamente isso que estamos a fazer.
É possível que, sem as condições devidas, e sem arranjar alternativas viáveis, muitos dos equipamentos de guerra russos possam deixar de ter a eficácia esperada. Vamos é aguardar que tal ajude a que esta guerra acabe rapidamente.
Este artigo tem mais de um ano
“guerra que Vladimir Putin iniciou contra a Ucrânia”?!
Não querem antes dizer “operação tática especial para desnazificar a Ucrânia “?
Não.
Até podem dizer que é uma “operação especial de busca e salvamento da Pipi das Meias Altas”! Só enfia a carapuça quem quiser.
Mas infelizmente não é “praticamente o mundo inteiro” que está unido contra a Rússia, só mesmo países integrantes da NATO, Austrália e pouco mais. América do Sul, África, Ásia e até mesmo o Médio Oriente são por enquanto meros espectadores.
Já estás a caminho da Ruzzia nao?
A desnazificacao só existe na cabeca dos tontinhos que acham que ele é que está certo, porque nem na cabeca dele existe.
Em 2022 ainda se esquecem que uma guerra não se faz sozinha…
Mas uma invasão faz-se. Mesmo que numa guerra sejam precisos 2, pelo menos, para lutar, há normalmente agressores e agredidos. As palas ideológicas não podem disfarçar este facto.
esqueceste-te do ´/s´
´/s´ significa ‘sarcasmo
Por isso é que há relatos que os soldados russo andarem a saquear das casas Ucranianas os eletrodomésticos LOL
pensei no mesmo. Vê-se fotos de eles a roubarem máquinas de lavar a roupa
Ahahahah
😀
Nem quero pensar quando a torre do tanqu3 passar pelo programa de centrifugação.
Abc
Ri-me.
😀
https://shorturl.ae/CjSks
🙂 🙂 🙂
Em vez de tanques, os russos levaram máquinas de lavar a roupa… 🙂
Não, como atrasados tecnologicamente levam tanques de lavar a roupa disfarçados de tanques de guerra, com chip de máquinas de lavar. Como não vendem combustível estão na miséria.
Ri muito mais do que aquilo que devia lol
ICs chips não são de uso exclusivo em um produto ou outro. A pessoa que desenha um circuito desenha ele em volta de um IC mas existem vários outros compatíveis e em caso de necessidade eles podem adaptar ou redesenhar o circuito para trabalhar com outros ICs. Isso não é exclusivo de russos não. Com a escassez de semicondutores várias empresas estão sendo forçadas a fazer o mesmo mas só é notícia se a Rússia faz. Assim como a Ucrânia só tem sucessos militares um após o outro é Rússia apenas sofre derrotas atrás de derrotas. Isso tinha um nome no passado não sei se mudou, era chamado propaganda
Deixa lá… sabemos bem que estas noticias são tendenciosas mas sejamos sinceros, sabe bem este tipo de propaganda.
Sabemos que, por exemplo, a BMW foi obrigada a voltar a por botões físicos, por escassez de componentes . Mas uma coisa é ver a BMW à rasca, outra é ver um “Pudim” à rasca. Sabe tão bem ver o “Pudim” à rasca!
tens que fazer upgrade ao teu SO, ainda estas no windows 3.1. entra no seculo XXI, deita fora o artao do pcp.
Se você percebesse um nadinha do assunto, saberia que no segmento da eletronica e mais propriamente em ICs, existe sempre a gama militar, que basicamente são componentes colocados em encapsulamentos que suportam um maior intervalo de temperaturas, pressão, choque mecânico etc etc etc… Colocar ICs de gama comercial em equipamentos militares, é simplesmente o cúmulo da pobreza. da irresponsabilidade e da despreocupação pela segurança e vida de quem posteriormente controlará esses meios militares. Isto até pode ser propaganda, no sentido em que poderá não ser verdade.. mas a ser verdade, é simplesmente muito mau LOL
Ultimamente a Rússia tem apostado na indústria semicondutoras, além do mais eles podem importar via terceiros
Bem RPG. Tu haveras de saber. Os grandes sábios que aqui aparecem sempre sabem melhor, são os mais entendidos, estão sempre na vanguarda e são especialistas em tudo assim que deves de ter razão.
Para por me iluminar com o teu vas conhecimento geopolítico científico militar tecnológico. Tas desperdiçado aqui
Parabéns *
Diria que esse português acabou de rematar o teu primeiro comentário. Também deves trabalhar com ICs usados em microondas e máquinas de fritar.
É o teclado do Android rapaz, moderno e inteligente que es deves saber que nos os burros raramente escrevemos uma palavra completa aparece na previsão e já está más enfim.. Isso apenas confirma o que eu estava a dizer. Você é uma fonte iluminada de sabedoria retidao, a tua sabedoria e conhecimento não tem limites
Parabéns uma vez mais
A Rússia tem industria de chips de pelo menos 64nm-300nm, não precisa de ir buscar chips a eletrodomésticos..
Sapo,
Não, ainda se chama propaganda, …o problema é que é agora é uma propaganda barata.
Você chegou a conhecer o chips da Elbrus? Eu me lembro que na dégada de 90 quando o pentiumII a 300 Mhz era o top que tínhamos em Portugal, a Elbrus estava a lançar um chip a 500 Mhz. A Intel quando estava no desenvolvimento incial do Itanium eles chegaram a contratar um engenheiro da Elbrus conhecido como Boris Babayan. A Industria russa também já fabricou bastantes chips com a arquitetura da Sparc e agora estão no mercado das ARM
Espero bem que eles programem bem os chips… Ainda aparece algum tanque a fazer centrifugação a 60º 🙂
ou a torrar… 🙂
Esta notícia, depois do ataque informático á agência Lusa. Haverá alguma ligação?
Oi?
É mais fácil fazer copy paste do que procurar….
https://www.youtube.com/watch?v=1sPKSMeonxg
Muito interessante esse vídeo. Obrigado pela partilha.
Faltou ver lá um raspberry pi 🙂
Os Boeing 737 das gerações anteriores ao max utilizavam o 286 que é ainda inferior aos chips atuais dos eletrodomésticos ( provavelmente um ARM Cortex ME) mas faziam o trabalho perfeitamente
É normal que quando há varias décadas a usar um CPU, e se conhece a fundo as suas qualidades, é muito dificl mudar para algo novo e desconhecido.
Muito provavelmente esses CPUs são preparados para serem bem estáveis, e resistentes a vários factores.. a velocidade não interessa muito.
“ui…este tanque anda nas horas….tem um chip da zanussi…que meu amigo…bate nas 15 mil rotações que é um mimo…sempre a rasgar…”
😀 😀 😀
“every thing can be turned into a weapon” ficou literal. Agora quero um russo montado numa máquina de lavar a usar uma torradeira como lançador de balas e uma balança como capacete.
Estou a imaginar os tanques Russos com chips de frigoríficos, a atirarem sandes de carne assada ou uma sopa de feijão verde…