PplWare Mobile

China fornece 20 vezes mais chips defeituosos para a Rússia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Kommersant

Autor: Marisa Pinto


  1. LP says:

    Ai esta o que eu disse. Sem o ocidente os chineses e russos nem sabiam o que eram avioes, smartphones, automoveis, nem construir casas sabem. O ocidente e que ensinou o mundo a ser desenvolvido e ate Tolkien se refere aos Men of the west como a melhor raca

    • Dave Snow says:

      Isso não tem a ver com raças ou povos, é mais sobre onde está o dinheiro e recursos. Existem invenções chinesas que ainda hoje utilizamos.

      • Nêsperas says:

        Pólvora, por exemplo.

        • Jose says:

          Foi uma “descoberta” completamente por acidental. A porcelana, devido à fartura de terras raras; a seda, pelo facto de ali ser a origem dos bichos até os muçulmanos os espalharem pela Europa. A melhor que de facto e chinesa, intencional e muito útil? O papel. Esse sim, ajudou a mudar uma parte do Mundo. Imagine Leonardo poder testar sem problemas os seus desenhos e experiências? E a divulgação do livro que passaram a ser muitas vezes mais baratos e publicações de maior número, apesar da fragilidade. Quanto ao Mundo actual, foi o Ocidente pela Europa inicialmente e pelos EUA após o século XIX, quem na realidade mydaram o Mundo em que vivemos deram os principais passos para o nível de conhecimento e domínio tecnológico actual.

    • Miguel says:

      Tem cuidado, senão deixam de te considerar como parte da melhor raça 😀

      • LP says:

        Não se trata de ser melhor mas o ocidente e claramente mais desenvolvido em todos os sentidos. A china sao a mao de obra do ocidente, a africa sao as materias primas do ocidente. Os arabes se nao fossem os ocidentais a inventar o motor e a descobrir o petroleo ainda viviam em tendas a comer areia

        • RPG says:

          Vês as coisas numa escala temporal muito reduzida, proporcional ao teu conhecimento. Atualmente (desde a revolução industrial), o ocidente é mais desenvolvido, e domina nas mais variadas vertentes tecnológicas. No entanto, antes desse período, essa realidade era bastante diferente, e estima-se por exemplo que só a China detivesse cerca de 30% de todo o PIB mundial. Aliás, foi precisamente por partilharem essa arrogância que tu demonstras ter, que levou a China a fechar-se, pois pensavam ser o centro do mundo e superiores, que o mundo inteiro procurava a sua “tecnologia”, pois comercializavam para todo o mundo através de diferentes rotas, sem precisarem de comprar/importar bens do mesmo modo. Eles pelo menos, aprenderam a lição da pior forma, e são um povo humilde e que trabalha imenso. Já para não falar que tens milhares de estudantes chineses a serem formados todos os anos, nas melhores universidades do mundo e com resultados de mérito. A única coisa que vai travando o seu desenvolvimento tecnológico, mas que ironicamente foi também um dos responsáveis pelo rápido crescimento, é o seu governo autoritário, opressivo e socialista. Basta olhares para Taiwan, para veres do que são capazes os Chineses, se viverem em circunstâncias políticas diferentes e de maior liberdade. TSMC foi fundada por um Chinês, nascido em Zhejiang, China.

          • Jose says:

            Que grande fábula! Para já todos os luxos e “maravilhas” firam durante séculos de praticamente total imobilidade destinado às elites e apenas a elas, isto num território riquíssimo. Mais, o império romano era muito mais avançado socialmente e tecnologicamente superior à China 1000 anos depois! Só não o foi mais devido à dependência funesta da escravatura, pois a vida humana era barata. No século Um, produziam mais ferro e obras de engenharia que a China alguma vez sonhou até há 30 anos. A TSMC ser fundada por um chinês em Taiwan, só indica que soube aproveitar uma sociedade que assentou no modo de vida Ocidental e por ele apoiada. Só uma nota, Taiwan tem povos nativos de origem austronésia, nada trm a ver com os chineses a não ser com aqueles que com o tempo se misturou, inclusive com os japoneses durante a ocupação japonesa, o que quer dizer, que na essência são mesmo um povo diferente.

        • MCakaZim says:

          isso é discutivel. se me disseres que no ocidente foram desenvolvidos ou “descobertas” mais coisas… até posso concordar. Se é mais desenvolvido? duvido imenso. coisa que os orientais sabem fazer muito melhor que os ocidentais, na minha opiniao claro, é potenciar recursos.

    • Não sejas pateta says:

      Se disseste, então só dizes baboseiras. Que parvoíce é essa do Tolkien? Não existem múltiplas raças mas sim etnias. Raça só há uma, a Humana. Posteriormente demonstras que a tua cultura se resume a ler obras de fantasia do Tolkien. Mais antiga que a cultura ocidental (Grécia Clássica ou Romana) é a cultura chinesa e os avanços científicos nas áreas da medicina, química ou matemática – até em áreas em que Portugal deu cartas, como as navegações com as viagens chinesas em grandes barcos de juncos até ao Atlântico sul.- Posteriormente á queda do império Romano, tens também a cultura árabe muito mais avançada do que o Ocidente a nível de economia, química e matemática. Actualmente as inovações que saem do Ocidente não são apenas devido ao desenvolvimento no Ocidente mas pelo esvaziamento dos países emergentes ou de 3º mundo ao nivel de intelectuais, com os países Ocidentais a centralizar o conhecimento atraindo pessoas mantendo o sub desenvolvimento desses países. Ao mesmo tempo chutam para esses países a manufactura de produtos aproveitando o baixo custo da mão-de-obra e não tendo de se preocupar com o impacto ambiental causado pelas suas acções (que necessitariam de mais investimento no Ocidente devido à regulação ambiental). Consequência disto é o facto de quando há um evento a nivel global que causa disrupção, atira todo o planeta para uma crise económica porque o Ocidente foi demasiado ganancioso deslocalizando produções para outras partes do planeta. A nível Ambiental e de sustentabilidade é um modelo gasto e nocivo.

      • abdu says:

        tenho um cão de etnia labrador

      • Jose says:

        Tanto disparate junto. O nickname assenta-lhe bem. A China é mais recente que Império Romano – na verdade, só no século II unificou-se de uma vez! Não queira comparar com os romanos, estes eram mais avançados em tudo. Sabe quando Roma nasceu? Já vi que não. Dou-lhe a colher de chá: 753 a.C.. Antes já tínhamos o gregos, não há filosofia alguma da época sequer comparavel – convém saber o significa “Filosofia”. Os árabes recolheram precisamente os arquivos grehos e romanos, há muita mentira e envobrimento sobre onde foram buscar certos conhecimentos. Depois, dá o remate final ao afirmar que os chineses com juncos chegaram ao Atlântico Sul!!! Aonde foi você buscar esse disparate? Qual a prova? Não sabe que não se faz ciênciasem provas? Esse é o logro deste século, falar sem provas. Digo-lhe de frente, jamais um junco por muito forte que fosse poderia navegar até ao Atlântico – aqui, não lhe dou qualquer colher de chá, mas uma pista: pois tem a ver com engenharia naval; só portugueses e apenas eles tinham na época dos Descobrimentos e Expansão o segredo da navegação e não eram os mapas, em Lisboa, no século XVI, havia mais de 37 casas de reprodução de mapas, muitas detidas por estrangeiros. Aliás, os chineses terão feito uma visita diplomática num Oceano farto de ser navegado, inclusive, antes de Zeng He! Há provas de contacto chinês até ao Quénia actual, o que seria muito comum, pois indonésios, indianos e árabes navegavam também nesse oceano para comerciar. Seria o mesmo dispatate que dizer que os romanos foram quem descobriram a navegação no Mediterrâneo “esquecendo”: egipcios, fenicios, cretenses, gregos etc etc. O resto do seu argumento, está ao nivel disparatado de como defebde tantos erros: um novelo e confusão total. O senhor, terá nisso tudo de explicar as revoluções contínuas na Europa em defesa dos direitos, de evolução contínua nas Artes, na Filosofia, política e na tecnologia? Como foi possível tantas invenções que conduziram ao Mundo actual e à velocidade em que se deram. Para exemplo a cana do açúcar levou 10.000 anos desde o local de nascimento nas ilhas indonésios a chegar ao ponto mais Ocidental da Europa. O tabaco, originário das Américas, levou apenas 50 desde que os europeus o viram até o levar à China! Quanto ao que conclui: repare quem leva os prémios Nobel: fora da escritura e da paz? Repare quem são a maioria e de onde vêm. Quanto ao lixo, meu caro, esse, fazem-no todos.

    • Maria says:

      LP deve ser de long play, tu porque só podes estar a brincar…

  2. TiagoC says:

    Já está explicado porque a máquina de guerra russa anda a passo de caracol. Nem nos chineses, os russos podem confiar…

  3. freakonaleash says:

    Os chineses também sabem construir com qualidade e segurança, exemplo está nos vários aparelhos eletrónicos que usamos. No entanto há muitas lojas dos chineses a vender material rasca. Portanto há preços de produtos made in china para todas as carteiras…

    Já estamos a ver que a economia russa já não aguenta comprar do bom e o Ji Xi Ping está-se pouco marimbando para se o Führer Putin ganha ou perde a guerra. Depende mais a Federação Russa da China que o inverso!

    • LP says:

      Os chineses apenas fabricam o que os europeus dizem. O processo de fabrico eles não sabem. E como dizeres que todos os trolhas sao engenheiros civis e arquitectos so porque constroem coisas

    • Grunho says:

      Os aviões militares chineses são todos de fabrico russo – Migs e Sukhois. Portanto, não têm escolha senão cooperarem os dois, e cooperam mesmo. Não oficialmente, é claro, recorrem a uns esquemas para contornar. E o ocidente só tem uma escolha: fingir que não sabe.

      • Jose says:

        E os russos a jacto, foram cópias dos Rolls Royce num típico disparate britânico, que cedeu essed motores aos soviéticos. Até a bomba nuclear soviética, foi resultado de espionagem dentro da investigação norte-americana: Projeto Manhattan. Projeto esse decidido em 1939 após os norte-americanos serem aconselhados pela carta escrita por Leo Szilard e também assinada por Albert Einstein – irá lanentar-se disso mais tarde -, ao Presidente Rosevelt, sobre as intenções alemãs no assunto.

  4. Daniel says:

    Enquanto as democracias são forçadas a cooperar, as ditaduras não têm outra opção senão competir.

    Os chineses estão-se é a aproveitar.

  5. Secadegas says:

    “fontes”… Mas alguém acredita nisto? Sabem quantos países existem que podem e conseguem fornecer chips á Rússia? Tirando a UE, EUA, e dois ou três outros existem várias opções de compra. O “mundo” não é a UE e os EUA….

    • freakonaleash says:

      Está no texto.
      https://www.kommersant.ru/doc/5619318

      Instale a extensão TWP no seu browser e consegue a tradução na própria pagina ou faça o copy paste para o google translate.

      E como é camarada…!? O o glorioso exército orc sempre vai fazer um buraco na barragem e culpar os untermenchen ucranianos? Os tais que os voluntários reservistas queixam-se que andam todos drogados no campo de batalha e por isso não temem as precisas balas das imaculadas AK47!?…cof cof body armor…cof cof

      Não se esqueça que deve bater as botas quando estica o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que junto ao garrafão do bagaço.

  6. Miguel says:

    A ver pela amostra, aqui nos comentários, não tenho qualquer dúvida de que o ser humano gosta é de guerrinhas. Mais amor por favor (venham lá esses comentários a vociferar argumentos irrelevantes, ou Simões violência gratuita…. Gratuita pois, porque do gratuito se alimentam os pobres).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.