China acusa os EUA de se infiltrar nos servidores da Huawei desde 2009
As relações entre a China e os EUA têm estado tensas há algum tempo. As acusações repetem-se de parte a parte, sempre com preocupações de segurança. Agora, a China volta a atacar e acusa os EUA de se infiltrarem nos servidores da Huawei desde 2009.
China acusa os EUA de atacar o país
Envolvido nas diferentes situações que têm pontuado as relações entre os dois países, a China acusou agora os EUA de se infiltrarem nos servidores da Huawei desde 2009. Revelaram que esta situação faz parte de um amplo esforço para roubar dados que culminou em dezenas de milhares de ataques cibernéticos contra alvos chineses no ano passado.
A unidade de Operações de Acesso Personalizado da Agência de Segurança Nacional realizou os ataques em 2009, que então monitorizou continuamente os servidores. Esta informação foi avançada pelo Ministério da Segurança do Estado da China numa publicação na sua conta oficial do WeChat na quarta-feira. Não foram fornecidos detalhes sobre os ataques desde 2009.
Os ataques cibernéticos são um ponto de tensão entre Washington e Pequim. Este acusou o seu rival político de orquestrar ataques contra alvos chineses desde que Edward Snowden fez alegações explosivas sobre a espionagem dos EUA. Washington e pesquisadores de segurança cibernética disseram que o país asiático patrocinou ataques contra o Ocidente.
Alvos foram servidores da Huawei desde 2009
As acusações do Ministério da Segurança do Estado da China surgem enquanto os dois países lutam pela supremacia tecnológica. A Huawei, em particular, gerou alarme em Washington desde que revelou o Mate 60. Este smartphone vem equipado com um SoC que a empresa projetou e é fabricado pela Semiconductor Manufacturing International Corp.
Os EUA têm ampliado demais o seu conceito de segurança nacional com a repressão às empresas chinesas. Este sentimento foi reforçado pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, aos jornalistas numa conferência de imprensa em Pequim, na passada quarta-feira.
Este é mais um passo na luta de palavras constante e tem agitado os mercados internacionais. Tanto os EUA como a China parecem dedicados a defender as suas empresas e as tecnologias que estas criam, bloqueando o que a sua concorrência traz e que deveria ser acedido por todos.
Este artigo tem mais de um ano
Dia o roto ao nu: porque não te vestes tu? 🙂
Hehe mas e novidades?
Em matéria de invadir equipamentos informáticos devem ser os 2 países que o mais o fazem.
Exato… não sei o espanto…
Um país que vioa constantemente a lei internacional de privacidade e que até tem uma entidade (NSA) para o fazer e que obriga as empresas do seu país a pré instalar código nos seus equipamentos para poder facilmente recolher informação, é a que mais critica o resto do mundo.
A única diferença é que estão imunes a serem processados porque perante o TPI não podem ser investigados e acusados cidadãos americanos, mesmo depois do que se passou no Vietname Iraque e Afeganistão, todos assobiam para o lado e pior é ver a UE a apoiar esta prática continuamente.
A vantagem que temos da China é que tudo é feito às claras e sabemos com o que contamos já na UE contam uma história e fazem outra as escondidas.
Concordo com a sua opinião. Mas penso que falta alguma coisa. Quando o Snowxxn expôs a espionagem em grande escala a tudo e a todos (ex: espiar a Angela Merkel ou o Makron), na Europa ninguém mostrou coragem para criticar. A União Europeia ficou bastante caladinha. A imprensa “internacional” do mundo Anglo-Saxónico (aquilo que nós chamamos a imprensa “internacional”) ficaram todos caladinhos…
O mesmo se passa com os danos das vacinas do c@vid e os negócios escuros da Ucrânia…
E ainda não te mudas-te para a China porque?
Tenho lá um servidor só para alguns trabalhos….
Estava à espera que acabasses de fazer as malas para o acompanhar
E isso é o que se sabe…. Esqueceu das duas Bombas nucleares sobre humanos que só eles teem direito a fazer, e as bandeiras asteadas na Antártida que só eles podem lá ter… Com o tempo até poderemos descobrir que os países todos teem que lhes mandar as contas como se eles fossem contabilistas… Aliás.. O representante máximo desse país está feito á imagem e semelhança… É um Cateticos grafenado cheio de Alzheimer com paragens cerebrais… Se meter por exemplo no YouTube vai encontrar dezenas de intervenções públicas de envergonhar qualquer nação
o grave da NSA foi a espionagem industrial, ninguém se lembra que na altura estava um negocio de bilioes da AA para renovar a sua frota e os USA não queriam que a AA fosse para Airbus que estava mais bem posicionada nas negociações, e foi usada informação dessa negociação recolhida pela NSA para favorecer a Boeing.
isto apenas o mais grave de muitos casos que passaram despercebidos ao olhar do povo, o zé povinho preocupa-se muito que o espiem mas esse é o menor dos problemas, it’s all about money.
a china desde a decada de 90 que o fazia a nivel interno, e não tardou muito a tornar isso na sua politica externa, devem pensar que a pobre china dos 80s, 90s, se tornou no segunda maior economia mundial pelos seus lindos olhos ou por competencia, copiou e continua a copiar o ocidente em tudo, esse sim culpado pela ganancia do fabrico barato, acabou por sair caro para todo o mundo, e ninguém sabe o futuro
A infiltração nos servidores da Huawei nada tem de novo. Nos documentos de Snowden consta que ocorreu em 2010, o governo chinês, pela primeira vez, veio reconhecer que se verificou, antecipando para 2009.
Os órgãos de comunicação dos EUA e de outros países já tinha publicado, em março de 2014, detalhes detalhes dos documentos de Snowden.
Reuters, “NSA infiltra-se em servidores da gigante chinesa de telecomunicações Huawei” (março de 2014)
https://www.reuters.com/article/us-usa-security-china-nsa-idUSBREA2L0PD20140322
*cof cof* Situação no Mar da China *cof*
Peço desculpa, esta tosse..
*cof cof* Situação da Palestina *cof*
*cof cof* Situação de Guantánamo *cof*
*cof cof* Situação de ocupação com várias bases militares no Iraque ainda hoje *cof*
…
…
“cof cof” Situação de ocupação com várias bases militares na Síria até hoje “cof”
“cof cof” Julian AsXXge “cof”
“cof cof” SnowXXn “cof”
“cof cof” Nord Stream 1 e 2 “cof”
“cof cof” EstaXXs UnXXos espiam AnXXla MerXXl com ajuda da Dinamarca
…
…
Vou tomar Xarope.
Muitos aqui defendem os EUA salientando o mal que a China faz e vice-versa.
Ambos são tóxicos. Sabemos disso.
Mas no mundo me que vivemos também não nos podemos dar ao luxo de ser neutros. A neutralidade é uma utopia. Podemos não gostar de um ou do outro, mas no final, há sempre uma Escolha de Sofia a fazer. Não gosto e sou bastante crítico da forma que os EUA se posicionam no mundo, mas gosto ainda menos e sou ainda mais crítico da forma que a China o faz.
No final, e não havendo o luxo de posições neutras, escolheria mil vezes viver num mundo dominado pelos EUA que dominado pela China, mesmo com todas as partes negativas que sabemos que isso acarretaria.
E porque temos de pensar pequeno, e seguir um dos dois? Porque nao pensar em 20 ou 30 anos estar a liderar com valores morais minimos?
Nunca entendi porque a Europa tem que se submeter a escolher e nao avancar independentemente, criticar ambos e seguir em frente, isso e o que falta nesta Europa, empresas como deve ser e politicos que olhem para a Europa e vejam o velho continente com potencial para liderar o mundo outra vez.
O problema são as democracias, para liderar o mundo é preciso tempo, com rotatividade de 4 a 8 anos, não tens tempo de liderar coisa nenhuma, e o que vier a seguir vai dar continuidade a umas coisas e estragar outras.
Resumindo, só os putin’s e xi’s desta vida é que podem pensar a 20/30 anos, pq vão ser eles ou os seus disciplos que vão executar…
Concordo em parte com isso.
Mas usando o exemplo de uma empresa, os trabalhadores tambem rodam, os CEOs mudam, mas uma empresa tem sempre um visao e valores e um objectivo claro.
O mesmo deveria acontecer num governo de uma estrutura como a Europa. Decidirem (populacao tambem) onde querem ver a Europa daqui a 20 anos. Depois os pequenos detalhes de se vamos mais a direita ou mais a esquerda isso e para o dia a dia, mas a visao tem de estar la.
Senao vai ser continuar a reboque do resto(USA, China) quando a India, Indonesia, Brazil acordar, ainda pior, sempre a ficar para tras em termos de importancia geoestrategica.
resume se tudo a guito…
Vcs leiam com atenção o que vou escrever, Portugal ainda vai ser o país que vai destronar a China e os EUA e vamos tornar Europe great again.
Com esta liderança que temos do Costa Maduro Punjab, o céu é o limite e talvez possamos até ir mais além.
Somos os melhores do mundo e arredores, frase lapidar do selfies man papagaio mor.
Bom, estou a ser sarcástico, não vá alguém acreditar.
O nosso destino é ficar Albânia 2, e isto é sem sarcasmo.
Já falta pouco…