Chegaram finalmente os novos processadores de 12.ª geração da Intel
A grande novidade da Intel já foi finalmente anunciada. Trata-se dos novos processadores Alder Lake de 12.ª geração e cujas características estão a conquistar a atenção dos consumidores e fãs do segmento de hardware e gaming.
Depois de vários leaks e testes não oficiais, por fim temos agora dados reais daquilo que os computadores podem esperar com estes poderosos CPUs. Esta 12.ª geração de chips Intel conta com uma arquitetura híbrida, modelos de 10, 12 e 16 núcleos e chega às prateleiras no próximo dia 4 de novembro. O destaque vai claramente para o modelo Intel Core i9-12900K, considerado como o melhor processador do mundo para jogos.
Intel anuncia os processadores Alder Lake de 12.ª geração
Os tão aguardados processadores com nome de código Alder Lake da Intel foram finalmente anunciados pela fabricante norte-americana nesta quarta-feira (27). O anúncio já era esperado e, tal como previsto, a empresa de Pat Gelsinger revelou os modelos com 10, 12 e 16 núcleos. As pré-encomendas estão abertas já a partir desta quarta-feira e a sua chegada ao mercado está agendada para o dia 4 de novembro.
Entre os equipamentos está o verdadeiro 'monstro' de processamento Intel Core i9-12900K, considerado como o melhor processador do mundo para o segmento dos jogos.
Ao todo são então seis processadores para desktop desbloqueados que lideram com a transição para as memórias DDR5 e conetividade PCIe 5.0. Todas as características, como turbo boost de até 5,2 GHz e até 16 núcleos e 24 threads, oferecem todo o desempenho necessário para os jogador e criadores de conteúdo mais exigentes.
Esta nova família de processadores Intel Core de 12.ª geração é a primeira a estrear processo Intel 7, o qual garante um desempenho superior para todos os segmentos de computação. A nova arquitetura híbrida oferece desempenho escalonável de 9 a 125 watts para habilitar todos os segmentos de PC, de portáteis ultrafinos e leves até aos entusiastas de desktops e mais além.
Para além dos equipamentos anunciados, a Intel adianta que a gama Intel Core de 12.ª geração completa vai contar com 60 processadores configurados para serem personalizados com mais de 500 designs de um amplo conjunto de parceiros.
Os seis processadores para desktop desbloqueados que foram agora apresentados são os primeiros baseados na arquitetura híbrida de desempenho da Intel, e apresentam uma combinação de núcleos de desempenho (P-cores) - o núcleo de CPU de maior desempenho que a Intel construiu - e núcleos eficientes (E-cores) - projetados para desempenho escalonável de carga de trabalho multithread.
Uma nova era preparada para o Windows 11
De acordo com Panos Panay, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Microsoft:
Estamos no início de uma nova era para o PC liderada pelo lançamento do Windows 11.
Com o Windows 11 e a nova tecnologia Thread Director da Intel, os utilizadores verão o desempenho do PC atingir novos patamares na nova família de processadores Intel Core de 12.ª geração.
Os novos processadores oferecem ainda a melhor experiência de overclocking através de ferramentas líderes no mercado para a personalização do desempenho final, como a capacidade de fazer overclock de núcleos eficientes e memória DDR5.
A pré-encomenda das principais marcas que personalizam estes processadores começou então nesta quarta-feira, e a disponibilidade do produto vai ter início no dia 14 de novembro. Os preços vão desde os 264 a 589 dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Litografia de 10 NM..a AMD vai lançar em janeiro a litografia de 5 nm….
Com a Intel eficiência reduzida a metade da AMD… Mais vale passar logo um cheque á EDP
E entao? Os 10nm da intel sao melhores que os 7 da amd por isso aguenta te nerd
Sabias que a Litografia de 10 NM da INTEL é basicamente do mesmo tamanho da Litografia AMD?
Como pode saber, é tecnico da MEO, nem sequer teve Arquitectura de Computadores, para ele densidade é um termo abstracto.
Quem é que quer saber do consumo quando se compra um processador de >500 euros?
Nunca vi um dono de Ferrari se queixar dos consumos.
Uma máquina de lavar gasta bem mais…
É desta que faço upgrade.
A AMD nem com o 3D V-cache se vai safar.
De 6 Posts 90% é KAKA da grossa sem qualquer conhecimento. É assim que esta a sabedoria em Portugal não sõ na tecnologia mas em tudo… tudo e quase todos muito atrasados e limitados. É uma pena, ver o meu país neste estado. E já agora sobre o tema: A AMD não vai precisar sequer dos modelos com V-cache para ultrapassar a Intel…alias TDP por TDP a AMD já é superior com a actual geração. Estes novos Intel so vieram trazer mais uma ideia a AMD que foi de lançar CPU’s sem 3D Cache Primeiro para obter mais lucro e guardando o 3D Cache na gaveta para mais tarde. Abraço