Quantcast
PplWare Mobile

A Apple parece ter-se esquecido que os novos MacBook Pro têm um notch

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. HB says:

    O notch foi a coisa mais idiota que a Apple inventou. Simplesmente horrível e pouco funcional.

    • sayWhat says:

      +1000000000

    • lapizazul says:

      +10000000000000000000000

    • Miguel says:

      Sim o notch e mau, um bezel enorme como os outros portateis tem e que e bom. Sim o dell xps n tem um bezel tao grande mas ainda assim maior que o do macbook e tem uma webcam com qualidade horrivel. Por isso n existe outro portatil com melhor webcam e menor bezel que o macbook. Agora mete a viola no saco e baza

    • Miguel says:

      Sim o notch e mau, um bezel enorme como os outros portateis tem e que e bom. Sim o dell xps n tem um bezel tao grande mas ainda assim maior que o do macbook e tem uma webcam com qualidade horrivel

      • Dave says:

        É verdade, mas não sei se custava muito a Apple fazer uma versão sem notch para quem não precisa de webcam de qualidade. Isto era o ideal.

        • Miguel says:

          Mas quem n precisa de uma webcam de qualidade num portatil? Ainda para mais hoje em dia com teletrabalho é fundamental! Alem do mais o notch esta na barra de tarefas logo nao interfere com nenhum programa ou mesmo video. As pessoas gostam de reclamar so porque sim.

          • Dave says:

            Eu entendo, mas uma webcam é algo que uma pessoa consegue arranjar facilmente. Mesmo que alguém precise mesmo da webcam, devem ser raro os casos em que seja mesmo necessário uma webcam de alta qualidade.

            Nem sempre as pessoas reclamam só porque sim. Por acaso no meu Mac (13″), eu coloquei a definição para a barra de tarefas esconder automaticamente. Por isso com estes novos Mac ia causar-me algum incomodo.

            E na minha opinião, entre má qualidade da webcam e notch, claro que prefiro ter má qualidade.

          • Miguel says:

            Preferias ter ma qualidade da webcam? Claro que nao! Mas se preferes tens o xps 15 da dell que basicamente me obrigou a comprar uma webcam porque era demasiado ma. Com o macbook n tenho qualquer problema, a qualidade é fenomenal. Se n gostas do notch compra um dell…eu vendi o meu porque considero o macbook superior em tudo.

          • Dave says:

            Eu estou a falar apenas da mina opinião pessoal, a webcam não me faz falta, por isso acho que o notch não faz sentido. Alem disso a minha sugestão não era retirar o notch por completo, mas sim ter um modelo sem notch, para que não tem necessidade de ter uma boa webcam.

          • Miguel says:

            #COMENTÁRIO REMOVIDO POR INFRAÇÃO ÀS REGRAS#

          • Dave says:

            Não precisas de chamar idiota. Nem toda a gente precisa de webcam de boa qualidade para estar em teletrabalho, ou achas que teletrabalho é fazer vídeo chamadas a toda a hora. Não percebo porque é que defendes assim tanto a Apple, pelos teus comentários aposto que defendias a Apple mesmo que fizesse um portátil sem ecrã.

          • Miguel says:

            #COMENTÁRIO REMOVIDO POR INFRAÇÃO ÀS REGRAS#

          • Dave says:

            A não ser que sejas funcionário da Apple não percebo a tua agressividade. Se tenho dinheiro ou não é irrelevante, além disso não estou a reclamar. Estou a dar opinião e se precisasse mesmo de comprar o Mac, não seria o notch que me iria impedir. Simplesmente acho que os novos Macs são bastante bons, mas em relação ao notch acho que Apple podia ter feito melhor.

            Já agora caso não saibas, existem trabalhos que é mesmo preciso ter um Mac.

        • Tadeu says:

          A Apple se quiser tem uma solução simples e acaba com o problema, coloca uma opção no sistema em que todo o ambiente gráfico fica abaixo do notch.
          É parvo chegar a esse ponto, mas resolve e nem sequer se está a perder ecrã face aos modelos anteriores já que essa area continua a ser 16:10 como dantes.

        • Peartree Hugh says:

          Bem dito! E mais, ainda podiam fazer modelos de base mais básicos ainda. Também há quem não precise de graficas tão poderosas nem tamanhas resoluções. Nem sempre é preciso ter tanta complexidade em tanto minimalismo de simplicidade.

          • Miguel says:

            Ja tens o macbook air e o macbook 13…mas nem te deste ao trabalhar de procurar porque so vens aqui deitar abaixo

      • FAR says:

        Mau design é mau. Defender mau design porque sim é ainda pior.

        A sua fobia de um bezel “enorme” é assim tão grande que precisa de vir defender aquela falha de design? Caso não tenha reparado o bezel com notch não é assim tão menor que o bezel anterior sem notch. Estamos a falar de milimetros.

        Comparar por absurdo com outros modelos de portateis é falacioso. Compare com o anterior modelo da mesma linha e confira por si mesmo os “ganhos” que teve.

        Criar uma guideline para desenvolvedores de aplicações terem de andar “à volta do notch” é, objetivamente, um desperdicio de espaço num ecrã já de si (relativamente, claro) pequeno.

        • Tadeu says:

          o desperdício de espaço é relativo. O notch em si não veio roubar espaço face aos ecrãs anteriores, mas a forma como querem implementar uma solução com notch parece que não é muito funcional.

          • FAR says:

            Se o bezel tivesse mais uns milimetros para conseguir acomodar bem a camera e não houvesse notch haveria mais espaço no ecrã. Isto é factual, não é subjetivo nem relativo.

            Agora, e como muito bem indicou, a solução “workaround” da Apple é, no fundo, a mais simples, mas implica ainda mais desperdício de espaço de ecrã.

          • Tadeu says:

            FAR, é sempre relativo porque se fossem a fazer sem notch também poderiam decidir reduzir o tamanho do ecrã, já que o ponto de referência é a proporção 16:10 que a Apple tem vindo a usar nos portáteis há muitos anos e nisso o notch não interferiu – a área útil por debaixo do notch continua a ser 16:10.

            Quanto à câmera, não parece que possa ser “escondida” na espessura de margens que estão a usar – o sensor parece ser maior do que o habitual. Teriam que usar outra câmera.

        • Vítor M. says:

          O desenho do notch no Mac não influência nada se a Apple corrigir algumas destas questões relacionadas com a Barra de menus. Normalmente e quem tem um Mabook sabe disso, esta área está sempre ocupada com a barra de menus. Contudo, se estivermos a jogar ou a ver um filme, a resolução 16:9, por exemplo, não usa esta área, ficando em baixo e em cima barras negras.

          Agora, há, como vimos nesses exemplos, aplicações e opções que estendem pela barra de menus fora menus. E a Apple irá com certeza impedir que atrás do notch apareça qualquer menu ou opção.

          Foi burrice não terem já visto isso, até porque é sobejamente conhecido o modo de utilização dessa barra. Alguém dormiu neste caso.

          No entanto, com o ecrã mais estendido e com mais espaço de imagem, as câmaras e sensores precisam ali de um pequeno espaço, que normalmente, em 80% do tempo de utilização, está sem nada a ocupar.

          Claro que quando qualquer aplicação expande em ecrã completo, a Apple tem também de acautelar esta área. Que é outro ponto que ainda não foi bem trabalhado.

          Podem ter tratado do assunto e evitado esta burrice.

          • Dave says:

            Já agora, na tua opinião. Como o nocth tem apenas wemcam ao contrário dos iPhones, achas que seria muito complicado para a Apple ter uma versão sem notch, mas com uma webcam de qualidade inferior?

          • Tadeu says:

            Dave, a Apple nunca irá ter duas versões do ecrã, mais depressa resolve a questão com software.

          • FAR says:

            Tanto influencia que já o fez 🙂

            Concordo que o mal é menor dado que a maioria das aplicações usa o espaço no topo do ecrã para a barra de menus, mas existem cenários onde tal não acontece (aplicações em ecrão completo, como indicou), mas continua a ser um mal. Não trás benefício nenhum ao utilizador em termos funcionais, dá mais trabalho aos devs, porque agora têm de contornar uma área no ecrã e tudo isto para aplicar na linha de gama alta portátil a mesma “imagem de marca” que existe na linha móvel.

            Os ganhos estéticos de ter os bezels um pouco menores são suplantados por aquele “olho” enfiado no topo do ecrã (aqui já será subjetivo).

          • Vítor M. says:

            A solução, que não será para se usar sempre, volta a tapar e a colocar um bezel temporário maior. Não é grande solução, mas pelo menos já não há por trás menus que não podem ser utilizados. O problema é que não há soluções perfeitas. Uns colocaram um bezel grande, mas não se aproveita o ecrã total, outros colocaram a câmara em baixo, junto ao teclado, mas para videoconferências é uma imagem estranha, outros têm uma câmara que se destaca do ecrã, mas é mais um pingarelho para avariar… outros têm uma câmara apenas sem os sensores, outros têm uma câmara fraquinha que ocupa muito pouco espaço… não há soluções perfeitas. Agora, neste caso a Apple ao colocar neste lugar a câmara e os sensores, deveria ter dado logo ali a margem que necessita.

          • Sujeito says:

            Dave, para que haveriam de ter uma versão sem notch se já a tinham e decidiram fazer o notch?

            Ou seja, o que querias já eles tinham antes.

            Agora, claramente estão a caminho de ter o FaceID na camera.

          • Gil Reis says:

            estava a pensar comprar um mac de 3000eur para ver netflix e jogar plants vs zombies

          • Vítor M. says:

            Pois nesse caso o notch é capaz de estorvar nos joguinhos. Para trabalhar, não vai estorvar, mas para jogar se calhar estorva. 😀

      • Tadeu says:

        raciocínio sem nexo! Há muitas aplicações em que os menus vão acabar na zona do notch.

  2. ervilhoid says:

    inadmissível

  3. Fernando says:

    Quanto custa mesmo o equipamento com esta “feature”?

    • Miguel says:

      O macbook e o portatil com melhor preco face a qualidade que oferece. O macbook air de 900 euros da 10 voltas a qualquer portatil windows com preco ate mais elevado

      • FAR says:

        “O macbook air de 900 euros da 10 voltas a qualquer portatil windows com preco ate mais elevado”

        O fanatismo que certas pessoas têm para com estas “marcas” capitalistas é deveras impressionante. Defendesse você (e outros tantos) os seus direitos como cidadão pagador de impostos como defende essa corporação multi-bilionária e estaríamos todos bem melhor.

      • Ângelo says:

        O MacBook Air (versão M1) não custa 900. A versão base custa 1000€ (e até mais, se comprarem na loja da Apple).

        E não dá 10 voltas a nenhum outro portátil. Apesar de ser muito bom e melhor que a maioria dos portáteis nesta game de preços (excepto para gaming, é claro).

  4. Fred says:

    Eu vejo uma feature xD

  5. TSSRK says:

    Desde que tenha USBs…o resto tudo se resolve

  6. KeyboardWarrior says:

    Eu acho bonito, e extremamente funcional. Sempre que estiver a trabalhar estarei concentrado naquele retângulo preto, assim a minha atenção estará sempre virada para o trabalho e não nos arredores. “Apple, you think of everything. Thanks.”

  7. Tadeu says:

    Já estava a imaginar este tipo de problemas idióticos!
    E ainda nem sequer apareceram a testar com outras línguas que muitas vezes usam palavras mais longas para o título do menu.

  8. IKAROS says:

    Isto é porque tentaram esconder a existência de um notch até à apresentação.
    Certamente sairão atualizações com base no feedback negativo dos utilizadores.

  9. Gil Reis says:

    Muito mau, não podiam simplesmente meter uma cam no teclado como já se vê em outros modelos?

  10. Zé Fonseca A. says:

    Bem, o pessoal é tão rapido a julgar que nem percebe que aquilo não são apps nativas do SO nem apps da Apple, é logico que os devs vão ter de readaptar as suas aplicações.

    • Tadeu says:

      :S Todas são apps nativas, e o sistema operativo tem forma de controlar o que aparece na barra de menus. Como tal é justo criticar a Apple, até porque não faz qualquer sentido ter que ficar à espera duma actualização duma aplicação para poder trabalhar com os menus!!! A Apple já sabia o que poderia acontecer e não implementou algo para mitigar a situação.

      • FAR says:

        Imagine-se se cada fabricante de portáteis decidisse ter notchs assim cada um com uma medida diferente, obviamente será responsabilidade dos devs adaptar a aplicações para estas ideias. É que não há mais nada para fazer e os devs são baratos 😀

        /s

        • Zé Fonseca A. says:

          É uma bar, 1 dia de trabalho e está feito.
          Qualquer profissional de IT é caro, no meio disso os devs são dos mais baratos e até muitos há que trabalham ao metro.

          • Toni da Adega says:

            É uma bar que muda de posição e tamanho consoante a resolução, idioma e modelo de portátil. O OS deveria gerir isso automaticamente.

      • Zé Fonseca A. says:

        iStats e DaVinci Resolve são apps nativas?
        Nativas = OS native
        Nem as apps OS native nem as apps da apple padecem desse pobrema, isto já tinha sido alertado que teriam de ser os devs a desenvolver adicionalmente.

  11. Marco Rodrigues says:

    Deixa estar, fica bonito sim…

  12. Gil Reis says:

    Alguém sabe se consigo meter a janela do pornhub escondida atrás desse notch?

  13. V.T. says:

    Mais uma iFeature… alguém falou em defeitos?

    • Miguel says:

      Nao deixa de ser o melhor portatil do mercado e que tu adoravas ter, n estivesses a comentar todos os artigos da Apple. Ja no que fala dos defeitos da samsung n te vi por la, deves ter tido um ataque de choro eheh

      • Tonheco says:

        Srá que corre o farcry 6 e o flight simulator a 4k@60fps?

        • Miguel says:

          O macbook nunca foi um pc para gaming, mas nenhum portatil o é. Desktops ou consolas sao melhores para esse proposito

          • Tonheco says:

            Então é o melhor em “algumas” coisas.

          • Tonheco says:

            É que por mais de 2k já se compra algo jeitoso para gaming nos portáteis.

          • Miguel says:

            com 2k n compras nenhum portatil para jogar flight simulator 4k a 60fps. O macbook tem melhor performance grafica que qq portatil de 2k com windows pois equivale a uma 3080 rtx.

          • Ângelo says:

            Não equivale a RTX 3080.
            No melhor dos casos, consegue performances perto da RTX 3060 (e sem usar ray tracing). Na maior parte dos casos, fica com metade da performance dum portátil com essa placa. Podem argumentar que os jogos ainda não estão optimizados para o M1 e tal. Mais para a frente se verá se os jogos serão optimizados para o M1 e aí surgirão mais testes de certeza.

          • Miguel says:

            Angelo n sabes o que dizes. O m1max tem memoria partilhada ao contrario da rtx 3080…na apple a grafica tem acesso directo aos 64gb de ram e aos 10 cores do cpu…nos portateis windows isso n existe logo perdes a optimizacao toda. O cyberpunk funciona na perfeicao no mac

          • Ângelo says:

            Estou a falar de dados concretos, testes que já foram feitos. M1Max fica aquém de uma RTX3060. Na maioria dos casos, muito aquém.

            Ter acesso a 64GB não vale de nada, a não ser que joguem em 12K de resolução.

            Define o que é “correr na perfeição”, quando mencionas o Cyberpunk 2077. Por acaso não encontrei nenhum benchmark desse jogo num MacBook Pro M1 Max, mas duvido que seja a única excepção à regra.

  14. Eu sei lá says:

    1 – “Para garantir um computador com uma moldura no ecrã próxima do zero, a Apple criou o notch nos novos MacBook Pro.” – certo
    2 – “Do que pode ser visto, afinal o macOS Monterey coloca ícones e opções das apps nesta área onde é impossível aceder.” – não é impossível, mas é preciso colocar a aplicação em tamanho médio.
    3 – “A Apple tem documentação específica e que prepara os utilizadores para lidarem com a utilização do notch no macOS Monterey. Estes devem preparar as suas apps para que evitem a utilização deste espaço nos novos MacBook Pro, como esperado.” – os utilizadores ou os developers?

    Mas voltamos sempre ao 1 – o que é preferível: diminuir a borda e aumentar o ecrã com notch, ou manter as bordas maiores? Ser anti-notch só por que sim, não leva a nada.

    • Sujeito says:

      Nem é preciso ser anti notch. Quem quiser pode comprar o modelo anterior, ou o Air, ou um mini ou um imac ou um dell ou um lenovo etc etc.

      Eles vão implementar o faceID, daí o notch. Não faria qualquer sentido apresentar este modelo todo liso, sem notch nenhum, e depois no modelo seguinte apresentar um notch.

      Por outro lado tambem não é ideal apresentar o notch sem o FaceID mas é a solução que mais sentido faz visto o caminho já têm decidido.

      • Ângelo says:

        Para mim, isto não faz sentido. Se não implementaram o faceID, para quê ocupar esse espaço no écran? De certeza que quando o faceID for implementado, os utilizadores deste MacBook Pro não o poderão instalar nos seus portáteis…

        Depois você diz que não faria sentido apresentar este modelo listo sem notch e no modelo seguinte apresentar um notch… Não foi isso o que aconteceu? O modelo anterior não tinha notch, este tem. Ainda por cima, nem sequer era mesmo necessário ter notch ou pelo menos não com este tamanho.

  15. wolf says:

    Ocorre-me o seguinte (não sou muito inteligente!):
    Se as apps tiverem um menu DeVeRaS grande, o menu irá contornar o notch?
    Hmm!!

  16. Pedro says:

    Secalhar é uma feature do novo macOS ahahahah tem a sua piada! Sou utilizador mac ha anos, mas isto foi muito mal preparado enfim lol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.