CEO da Intel compara Xeon e AMD EPYC a uma luta de facas numa cabine telefónica
A rivalidade entre a Intel e a AMD é cada vez mais notável, e à medida que novos produtos vão surgindo, o braço de ferro pelo poder torna-se ainda mais notável.
Mas agora, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, comparou a sua linha profissional Xeon às AMD EPYC como sendo uma luta de facas numa cabine telefónica. Por outro lado, o executivo reconhece que a rival tem crescido, mas reafirma a liderança da sua empresa.
Intel reconhece ascensão da AMD
Recentemente o CEO da Intel deu uma entrevista ao site Bloomberg onde teceu alguns comentários acerca da rivalidade entre a sua empresa e a AMD, nomeadamente no mercado dos processadores. Na entrevista, Pat Gelsinger frisa e reafirma a liderança da Intel no segmento dos CPUs, no entanto também reconheceu o crescimento da rival liderada por Lisa Su nesta área.
Mas Gelsinger também comparou a linha Intel Xeon às AMD EPYC, ambas destinadas ao setor profissional de servidores. Nessa comparação, o CEO da Intel assemelhou a disputa entra ambos os modelos como uma "luta de facas numa cabine telefónica". Se tentarmos visualizar esta analogia, dá a impressão de ser um panorama sangrento e violento, no entanto o executivo frisa que é a Intel quem assume a liderança no mercado dos processadores.
Para além disso, Pat Gelsinger referiu ainda que, depois da chegada da nova geração de processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, a AMD aparece no espelho retrovisor da sua empresa.
Já não é a primeira vez que o CEO da Intel compara os seus produtos aos de outras marcas num sentido de superioridade. Por sua vez, raramente vemos as empresas rivais a responder às afirmações de Gelsinger.
Recentemente mostrámos que a AMD tem crescido e já detém 25,6% da participação no mercado dos processadores. Mas os restantes 74,4% continuam sob a alçada da Intel que, assim, lidera isolada. Resta saber se esta realidade se vai manter ou, daqui a alguns anos, tudo se alterará, até porque a empresa de Lisa Su adquiriu agora a Xilinx.
Por outro lado, ainda no final desta semana ficámos a saber que a AMD havia superado a rival pela primeira vez no que respeita ao valor de mercado, tal como pode ler na notícia completa que deixamos de seguida.
Este artigo tem mais de um ano
CEO da Intel está cada vez mais desesperado!! Está a ver a carta de despedimento cada vez mais perto 🙂
Nada de novo aqui, a INTEL durante anos foi dona e senhora do mercado e deixou-se andar à sombra da bananeira, a AMD conseguiu dar a volta ao jogo e eis que neste momento faz frente à INTEL e esta agora anda à rasca pois a AMD está a pensar fora da caixa e a inovar e principalmente a dar cabo da INTEL no custo beneficio.
Acho que a parte sangrenta da analogia da Intel se deve a ter que reduzir as margens dos processadores para se manter competitiva, podendo isso ir matando a empresa. A verdade é que a AMD tem subido muito os preços e se a Intel viesse a desaparecer do mercado iria ser outro monopólio, mas desta vez dá AMD